Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Vanessa.Dias 09/04/2021

A autora arrasou
O enredo do livro é muito bom e comecei me apegando aos personagens para depois odiar eles em algum nível- e isso não me fez desgostar do livro nenhum pouco- o final deixa um gostinho de quero mais, com toda certeza! É um livro muito diferente, sem dúvidas, mas é bem interessante como ela descreveu os traços da cultura nigeriana e o período político da época, é uma leitura que valeu muito a pena!

Nanda 07/07/2020

puta que la merda que história BOA
meus mais sinceros agradecimentos à LENDA Ayòbámi escritora dessa obra maravilosa, um olhar incrivel sobre o amor e o querer inevitável das pessoas. na moral que história BOA

Hilsa Camargo 29/01/2022

Inesquecível
Esse livro consegue ser triste e leve ao mesmo tempo, a autora acerta no tom de cada narrativa.

Yejide sofre muito, principalmente pela cultura que exige tanto... que maltrata a mulher, transformando ela numa máquina de reproduzir filhos

O drama vivido pela protagonista parece nunca ter fim, mas ela nos ensina a sermos fortes e mantermos a esperança

Aline @contandoleituras 15/07/2020

Surpreendente!
Quantas reviravoltas nessa história!! Tive diversos sentimentos durante a leitura, mas sem dúvida é uma leitura que vale a pena.
A autora faz menções durante a historia sobre o que estava acontecendo na Nigéria nos anos 90, mas de forma leve.
@contandoleituras

Aline 14/05/2021

O papel da mulher
Não importa o país ou a cultura, a mulher sempre será a culpada, se a culpa existe ou não.

Nathália Có 15/04/2023

Um romance que te prende, tem reviravoltas, te faz se conectar com os sentimentos dos personagens. Muito bom! Inclusive um ótimo desfecho da história
Adeilma.Machado 15/04/2023minha estante
Uma narrativa que nos joga pra dentro dela e de nós mesmos.

marina510 21/04/2021

Emocionante!
O romance de estreia da Ayòbámi é duro de ler, traz questões de maternidade, da pressão que as mulheres sofrem para serem mâes, principalmente dentro do contexto nigeriano nos anos 80. Esses aspectos são abordados de forma muito sensível e criam um panorama assustador que mistura fatores culturais com machismo e falta de diálogo dentro dos relacionamentos retratados. Outro ponto positivo, foi o cuidado com o cenário político do lugar onde a estória se passa: golpe de estado e conflitos ditatoriais e populares na Nigéria e como isso estava afetando o dia a dia das personagens. A única coisa que me incomodou foi o uso de alguns recursos ao longo da narrativa, acontecimentos que me chocaram, mas que não tiveram muito propósito narrativo, ao meu ver.

Nanda 17/01/2021

Ainda processando esse livro..

É um livro pesado, mas bem interessante. Recomendo apenas pra quem não vai ser mãe recentemente ou acabou de ser.

Cah 04/02/2020

Fique comigo... Apesar de tudo?
Um romance nigeriano para pensar sobre relações familiares, amorosas e culturais. É aconselhável não escolher um lado, procure estar aberto ao entendimento, ouça o que os personagens tem a dizer, reflita. Até que ponto você iria para encobrir uma mentira? Um misto de suspense e porque não dizer amor.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Fique Comigo é um livro de tentativas. Em um momento você pode estar com raiva da família de Akin , no outro você está chorando de desespero com Yejide. A escrita da autora trás o sofrimento da personagem para o leitor, a raiva e desespero e, ao mesmo tempo nos deixar sensibilizado.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595083196

Caroline1321 18/12/2023

Esperava muito mais
Amei saber mais sobre costumes e tradições da Nigéria, nunca tinha lido nada sobre. Gostei muito da escrita da autora também.

A história tinha muito potencial porém não consegui nem me emocionar porque achei todos os acontecimentos muito previsíveis e óbvios, principalmente pelas informações dadas no capítulo 1.

Fer 19/06/2021

Rotimi
Esse livro me tirou o fôlego.
Cada final de capítulo era uma surpresa.
Escrita maravilhosa, fluida, nos prende, nos faz querer saber mais! Além disso, riquíssimo sobre a cultura e cenário político nigeriano da época em que se passa o livro. Mas, não é isso que nos prende ao livro, é a tristeza, o sofrimento, a humanidade, os desafios, a vida de uma família contada em sua total dificuldade, nua e crua, tentando sobreviver em pé.
Leiam esse livro!

Márcia 05/10/2020

Um novo olhar sob a cultura nigeriana
Fique Comigo é o livro de estreia da escritora nigeriana Ayòbámi Adébáyò e é narrado ora por Yejide e ora por Akin, em duas linhas temporais, passado e presente.
Ambientada na Nigéria dos anos 1980, a história é sobre Yejide e Akin, que se conhecem na faculdade, passam a namorar e depois se casam.
Yejide desde cedo tem que aprender a lidar com o luto, pois sua mãe morre ao lhe dar a luz e acaba sendo criada pelas madrastas.
Após se casarem, a família de Akin fica preocupada pois passam-se anos e eles ainda não tem um filho. Desse momento em diante, a história nos enche com temas como a poligamia, casamento, maternidade e luto.
Podemos ver todo o esforço que Yejide faz para tornar-se mãe e até onde esse desejo a leva a fazer certas coisas, bem como Akin e seus segredos que são revelados no decorrer da leitura.
A trama é bem construída e reserva surpresas em cada capítulo. Um livro sobre amor e também sobre perdas. ♡

*Uma ressalva para a editora: li o livro físico e tinham algumas frases em ioruba (uma das línguas faladas na Nigéria) que não possuíam tradução. Acho que faltou uma nota de rodapé nesse quesito.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 04/04/2023

"Hoje digo a mim mesma que foi por isso que me esforcei para aceitar cada nova humilhação: para ter alguém que procurasse por mim caso eu desaparecesse."
Ainda não processei por completo a leitura, mas foi completamente diferente do que eu esperava e uma surpresa que me deixou puta da vida e super revoltada, ao mesmo tempo que eu sofri horrores.
booksluv_ 14/01/2024minha estante
amg o final é bom??? já tô passando tanta raiva com essa segunda mulher...

Luiza Helena (@balaiodebabados) 15/01/2024minha estante
o final é satisfatório kkkkkkk

Maísa 01/12/2021

Comentários
Qual o limite de subjugação você é capaz de aguentar?
Até onde iria pra obter o que tanto quer?
Adébáyo cria um enredo em que os anseios de atender às expectativas ao redor se tornam catalisadores da destruição.

Sensível e bem escrito; um tanto previsível.