Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Kamyla.Maciel 03/07/2023

Achei um livro forte, até cruel com a personagem principal, mas, ao mesmo tempo, tocante e que nos leva a muitas reflexões sobre a maternidade, os limites do amor, a pressão sofrida pela mulher diante da obrigação de ser mãe, sobre perdas impensáveis e recomeços.

O livro fala de uma mulher nigeriana, Yejide, que tem um casamento até feliz com Akin. Mas, tudo começa a desmoronar quando o peso de não ''ter dado um filho a ele'' entra no meio da relação dos dois. É surreal a pressão familiar e social que Yejide sofre, surreal é jeito de falar porque sabemos que nas sociedades ainda é isso que acontece, em maior ou menor proporção, à mulher que não tem filhos cabe apenas o julgamento.

A questão é o quanto essa obrigação feminina afeta o psicológico de uma mulher, Yejide que o diga! A forma como se enxerga e como isso resvala no amor próprio e no amor do companheiro. As mulheres só são boas esposas se cumprem exatamente o que é determinado para elas socialmente? Tudo isso rodeado pela insegurança gerada com uma possível segunda esposa, para dar ao marido aquilo que ela não consegue fazer. Sério, ê mulher sofrida viu!

Não é que ela não queira ter filhos, supostamente ela não consegue ter filhos, mas depois de muito sofrer consegue engravidar e várias coisas terríveis vão acontecer daí, não quero dar spoiler. Mas, aviso que é um livro triste, sobre faltas, culpas, carências, solidão na infância, mentiras, traições e muitas reviravoltas.

E ainda assim vale a pena ler? Vale muito! Acho sempre proveitoso quando conheço novas culturas a partir de um livro, formas de pensar e agir diferentes do que considero ''normal'' (MUITAS aspas aqui, por favor!), é esse olhar sobre o amor, vida e pensamentos do outro que esse livro nos possibilita.

No final, ficou a pergunta na minha cabeça: o que deixamos de viver por medo de sofrer novamente? É uma reflexão que o final do livro nos provoca.

Jéssica 06/11/2022

Rotimi
Yejide e Akin desde o início do seu relacionamento decidiram ter uma vida monogâmica, ainda que a poligamia fosse comum e aceita no contexto em que viviam. No entanto, após 4 anos de casados e sem terem conseguido engravidar, Yejide é pressionada de todos os lados, principalmente pela família do seu esposo, que a culpa por não conseguir dar filhos a Akin e perpetuar a linhagem familiar, ao ponto de sua sogra lhe afirmar que "as mulheres fabricam crianças e se você não consegue fazer isso, então não passa de um homem, ninguém deveria chamá-la de mulher". As duas famílias, arrumam uma segunda esposa para Akin, que a aceita, sem o conhecimento de Yejide, o que acaba levando-a ao seu limite.

Este livro perpassa por tantas coisas. É uma história emocionante com uma escrita envolvente. Não é apenas um romance de um casal que não consegue engravidar, mas reflete sobre questões muito mais profundas, principalmente nossa relação com a família e a sociedade na qual estamos inseridos e em como isso nos afeta. Tudo isso com o realismo das dificuldades políticas enfrentadas pela população da Nigéria nos anos 80.

Foi um dos livros mais surpreendentes que eu já li esse ano. Entrou pra lista daqueles livros que eu não leria se não fosse o desafio e com certeza perderia a oportunidade de conhecer uma grandeza literária.
TatiBatista 06/11/2022minha estante
Adorei a resenha, me deu vontade de ler. Já coloquei na lista!

Jéssica 07/11/2022minha estante
Eu amei demais! É uma história muito emocionante e em um contexto completamente diferente do nosso.

hiliandra.faggion 18/11/2021

Um livro de.uma sensibilidade incrível. Uma história triste, sofrimento, guerra, amor, filhos, morte. Um livro que nos faz pensar na vida, família, interesses...

Cath 19/07/2022

Lendário!!
Esse livro mexe com você de tantas formas diferentes? A forma como ele é escrito é tão fluída que se assemelha a uma história contada por um amigo próximo. O casal principal se desenvolve de uma forma muito boa, e, quando fui entendendo suas inseguranças e problemas, percebi o motivo de terem tomado certas ações. Ademais, o livro também trata muito bem sobre como expectativas familiares e sociais muitas vezes não são as ideias para um certo núcleo familiar e como a pressão pela aceitação social pode nos levar a extremos. A discussão política do livro não é extremamente profunda, mas achei ela bem assertiva, visto que não é o foco principal da obra. Adorei toda a construção da história e ele ja se encontra como um dos favoritos da vida. LEIAM!!!

Stephanie 16/07/2022

A verdade da vida
Em alguns momentos da leitura pensei em como essa narrativa poderia ser real ou até autobiográfica. E, também, no fato de que ela é muito mais profunda do que se pode imaginar.
Acompanhar um período da trajetória de Yedije e do papel da mulher nigeriana é rico, culturalmente dizendo, e triste. Por isso essa história ganhou meu coração, mesmo com todo o sofrimento.
O único ponto que me deixou dividida foi o final, mas não tira a beleza da obra como um todo.

Vanessa.Carla 12/10/2022

Fique comigo
Fique comigo é aquele tipo de livro que antes mesmo de chegar na minha casa eu já sabia que iria mexer comigo e de fato se tornou um dos favoritos do ano.
É um livro complexo e intenso, é incrível como em poucas páginas autora consiguiu reproduzir tantos marcos importantes na vida dos personagens.
Embarquei na leitura do jeito que eu gosto, sem saber de quase nada, a não ser que se passava na Nigéria. Sempre é uma experiência enriquecedora ler livros de autores não americanos.
A intensidade e a complexidade dos personagens faz com que o livro seja ainda mais incrível. São extremamente reais, com seus defeitos, vontades, crenças, vaidades, belezas e amores.
É muito lindo ver personagens negros complexos e bem trabalhados e ver isso sendo feito por uma autora tão talentosa é mais lindo ainda.
Um dos livros que mais me fizeram chorar em vários trechos, só de imaginar como é estar no lugar dos personagens.
Muito bom também ver os dois lados da história, ver que ninguem é perfeito e cada um tem sua individualidade, trás perspectiva e riqueza para o livro.
Amei essa leitura.

Vanessa.Dias 09/04/2021

A autora arrasou
O enredo do livro é muito bom e comecei me apegando aos personagens para depois odiar eles em algum nível- e isso não me fez desgostar do livro nenhum pouco- o final deixa um gostinho de quero mais, com toda certeza! É um livro muito diferente, sem dúvidas, mas é bem interessante como ela descreveu os traços da cultura nigeriana e o período político da época, é uma leitura que valeu muito a pena!

Hilsa Camargo 29/01/2022

Inesquecível
Esse livro consegue ser triste e leve ao mesmo tempo, a autora acerta no tom de cada narrativa.

Yejide sofre muito, principalmente pela cultura que exige tanto... que maltrata a mulher, transformando ela numa máquina de reproduzir filhos

O drama vivido pela protagonista parece nunca ter fim, mas ela nos ensina a sermos fortes e mantermos a esperança

Vanessa 30/01/2022

Doloroso
Nunca pensei que a leitura ia me deixar tão tensa. Do início ao fim, é uma agonia, mas muito bem escrita. Além de mostrar bastante da cultura e acontecimentos na Nigéria da década de 80.

Cah 04/02/2020

Fique comigo... Apesar de tudo?
Um romance nigeriano para pensar sobre relações familiares, amorosas e culturais. É aconselhável não escolher um lado, procure estar aberto ao entendimento, ouça o que os personagens tem a dizer, reflita. Até que ponto você iria para encobrir uma mentira? Um misto de suspense e porque não dizer amor.

eiller 16/07/2020

O QUÃO SUFICIENTE SOMOS?
Durante todo esse ano tenho buscado leituras que consigam me engrandecer como ser humano. Leituras que me fazem refletir sobre todos os aspectos e contextos possíveis de vivência de uma sociedade. Fique Comigo de Ayobami Adebayo foi mais uma dessas leituras que enriquece a forma de ver a vida.

Este livro é tão complexo que me fez compadecer de todos os personagens envolvidos e suas decisões tomadas. São atitudes extremas que buscam a todo custo colocar a felicidade do outro a frente da sua. É um tipo de livro que te faz repensar aquilo que te completa, e o quão necessário é para nós, provarmos para os que nos cercam que somos extremamente felizes e completos dentro de nossos lares. Mesmo que não sejamos tão felizes e completos assim.

Leitura SENSACIONAL

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Fique Comigo é um livro de tentativas. Em um momento você pode estar com raiva da família de Akin , no outro você está chorando de desespero com Yejide. A escrita da autora trás o sofrimento da personagem para o leitor, a raiva e desespero e, ao mesmo tempo nos deixar sensibilizado.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595083196

Lidia 02/09/2021

Surpreendente
Esse é o tipo de romance que me pega. É real, é tocante, é viciante.
A escrita de Ayobami é simplesmente esplêndida, ela traz todas as nuances de cada personagem e ação de forma real, sem melindros, mas sempre de forma poética.
É fácil compreender a humanidade de cada personagem, não há uma pessoa certa e uma errada, essa é uma história que poderia ser real e que leva em conta a complexidade da vida real.
A mentalidade e sentimentalidade dos personagens é muito bonita de se ver, assim como sua evolução até a última página.
O livro começa com um mistério e termina com a resolução de tudo isso.

Fique comigo vai além de um pedido de companhia física e isso é o mais belo de tudo!

marina510 21/04/2021

Emocionante!
O romance de estreia da Ayòbámi é duro de ler, traz questões de maternidade, da pressão que as mulheres sofrem para serem mâes, principalmente dentro do contexto nigeriano nos anos 80. Esses aspectos são abordados de forma muito sensível e criam um panorama assustador que mistura fatores culturais com machismo e falta de diálogo dentro dos relacionamentos retratados. Outro ponto positivo, foi o cuidado com o cenário político do lugar onde a estória se passa: golpe de estado e conflitos ditatoriais e populares na Nigéria e como isso estava afetando o dia a dia das personagens. A única coisa que me incomodou foi o uso de alguns recursos ao longo da narrativa, acontecimentos que me chocaram, mas que não tiveram muito propósito narrativo, ao meu ver.

Maísa 01/12/2021

Comentários
Qual o limite de subjugação você é capaz de aguentar?
Até onde iria pra obter o que tanto quer?
Adébáyo cria um enredo em que os anseios de atender às expectativas ao redor se tornam catalisadores da destruição.

Sensível e bem escrito; um tanto previsível.