A Arte Da Sabedoria

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

@vanessachrisostomo 19/04/2023

Chato
Chato toda vida?. São textos pequenos de incentivo, melhorias de comportamento, enfim? chato demais.

olvlarissa 01/04/2023

Leia refletindo
É um livro bom porém tem certas partes que não dá para "engolir". Como demorei 2 anos para terminar, estou dando a minha opinião sobre as últimas 30/40 páginas. Tem certas partes que parecem te aconselhar a ser uma pessoa totalmente falsa para manter as "aparências" e com isso não concordo nem um pouco. Enfim, o bom é ler o livro debatendo sobre o que está ali escrito e ver se aquilo faz sentido na sua vida.

Indra 14/03/2023

"Um companheiro para a vida."
"Absolutamente único... um livro feito para uso constante - um companheiro para a vida."

Arthur Shopenhauer

Eu concordo com ele, é um livro para sempre dar uma lida em partes diferentes, o que mais estiver sendo difícil na vida.

Guinho 06/03/2023

Avaliação referente a edição
Eu estava gostando no começo da leitura, cheguei a elogiar o livro e às ideias, mas a medida que fui avançando, mudei drasticamente de opinião.

Essa edição está alterada. O "tradutor" (que chega a se auto-intitular autor no fim do livro) reescreveu o texto e aparentemente, mudou muitas das ideias abordadas nele. Entrei para ler um livro filosófico e caí em um manual de como ser aceito pelas pessoas na sociedade e no meio executivo.

Para disfarçar as alterações, ele tenta imitar a escrita do Gracian, e muitas vezes tenta se passar por ele, escrevendo sobre coisas que não existiam na época do Gracian, colocando nas notas de rodapé algo como: "Aqui Gracian faz menção a tal coisa".

Impressionante, eu não sabia que já haviam emails no século 17, porquê até mesmo os emails são mencionados aqui.

Escrita cansativa, lições medíocres que parecem ser feitas para criar uma mentalidade de rebanho. Ele usa virtudes presentes no texto original, como a virtude da prudência, para justificar conselhos absurdos que dizem que devemos imitar as outras pessoas, colocar a reputação acima de tudo, nós vermos como pessoas medíocres, etc.

E na capa não existe nada que indique ao leitor que esse não é o livro original, ou seja farsa. Desrespeito por parte da editora, e audácia do tradutor em se passar por alguém que já morreu. Quem leu nessa edição não leu a Arte da Sabedoria, ouvi dizer que 95% do texto foi alterado aqui.
Carolina 06/03/2023minha estante

aartemesalva-nat 06/03/2023minha estante
Só tenho uma expressão para esse livro, depois dessa resenha: passada.

Cyo 19/06/2023minha estante
EXATAMENTE! Em uma parte ele diz que Gracian faz referência a um soldado da 2° guerra mundial, sendo que isso é absolutamente impossível. Isso porque estou no comecinho, essa edição deve ser cheia dessas coisas

Cleberson 28/02/2023

Para quem gosta de reflexões.
Um livro muito parecido com o livro: 365 reflexões estoicas.
Aqui serão pontos e passagens como evoluirmos no dia a dia, talvez um título complemente o outro.

É fácil e agradável de ler.
Tem disponível no goread( livros clássicos).

Heitor144 27/02/2023

Não me agradou
Não me agradou pois me lembrou muito esse papo de coach que se preocupa só com fama e status.
Basicamente é uma manual de como viver em sociedade e ser bem aceito.
Praticamente mais de 90% achei dispensável.
Não gostei e levo pouquíssimas coisas comigo dessa leitura.

Gabriella123 27/02/2023

Horrível
Eu achei bem simples, foi uma leitura que me arrastei muito para ler, demorei mais que o normal para ler a mesma quantidade de páginas que leria em outros livros do mesmo formato.

Não é um livro que você simplesmente abandona, porque há certos pensamentos muito bons, mas boa parte ? mais da metade ? é uma cagação de regra e moral e eu tenho preguiça de livros assim. Eu fui procurando algo mais filosófico e encontrei fórmulas genéricas de levar sua vida pessoal e profissional, embasando com alguns ditados populares e coisas óbvias.

Enfim, eu recomendaria pra alguém? Não.
Eu li até o final querendo abandonar a leitura? Sim.
Guinho 27/02/2023minha estante
Minha experiência está sendo igual a sua.

Willian.Santos 13/12/2022

Um livro de conselhos
Um livro com muitos conselhos sobre como lidar em um ambiente profissional (foi a minha interpretação). De fato, há muitos conselhos válidos, porém, creio que necessite de um certo grau de maturidade e personalidade para conseguir adotar pelo menos a maior parte deles.

Lais 21/11/2022

A arte da sabedoria
Livro incrível, vou reler ele todo ano com toda certeza.
Livro que te ensina muito sobre tudo.

" Nunca falte com o respeito á ninguém, nem brigue consigo mesmo, especialmente quando estiver só."

Thiago 25/10/2022

Simples e direto
Baltazar Gracian , nos trás pequenas reflexões e ensinamentos, que de tão simples se tornam Grandiosos pois é muito óbvio,e ainda assim não o fazemos . Exemplo "Seja feliz com o que tem . Busque alguém para compartilhar sua vida ." Simplesmente incrível leitura , um verdadeiro manual de vida .

Dany genari 13/10/2022

Muitos ensinamentos, alguns óbvios e outros nem tanto.
Não canse pela abundância. Agrade ao ser breve. Não faça como aqueles oradores
que recebem aplauso não pelo discurso, mas por terminá-lo. Soa muito desagradável
um homem que insiste na mesmice e fala e fala, repete e repete. A brevidade agrada
e consegue facilmente o que busca. Ganhe com a sua cortesia o que perde por ser
breve. Alguém já disse: o bom, se breve, é duas vezes bom. E o mal, se pouco, nem
é tanto mal. Mais trabalha o substancioso do que o breve. É verdade reconhecida
que o homem de grande verborragia raras vezes é sábio. Evite importunar com o
seu excesso de conversa e, mais ainda, aos destacados e muito ocupados. Seria um
grande erro por esses ser depreciado. O bem dito se diz rápido.

Ni 03/09/2022

"Faça que lhe vejam como sensato, em vez de intrometido."

"Não queira o que todos querem, seja feliz com o que tem."

"Busque alguém que o ajude a carregar suas tristezas e compartilhe as suas felicidades."

Leitura vagarosa, para tempo de refletir e aproveitar os pensamentos de Gracián de uma maneira mais eloquente. É um livro excelente?
Não!
Mas, toda leitura se bem feita, é possível tirar algo bom e útil para se utilizar no dia a dia.

Douglas 19/03/2022

Conselhos valiosos
Este livro é uma série de pensamentos em forma de conselho que cobrem as mais diversas situações que encontramos em nossa vida. Escrito há muito tempo, porém com conselhos valiosos que servem como ferramentas que podem ou não ser usadas pelo leitor.

A nova edição da Editora Camelot conta com uma linda capa, e um Prefácio impordível escrito por ninguém menos que Clóvis de Barros Filho. Certamente uma grande oportunidade de aprendizado a todos os leitores.

Martony.Demes 12/03/2022

Bom, há alguns dias tive a oportunidade de singrar pela excelente obra A Arte da Sabedoria, de Baltasar Gracian. E posso afirmar sem hesitar que é de fato um extraordinário livro. Deixa eu tentar justificar um pouco o porquê.

O livro apresenta 300 máximas acercas de diversos temas e como, sabiamente, você deve se comportar ou agir diante de tais situações. É obvio que não tem como citar todas!

Eu escolhi algumas e sem nenhum critério! E é interessante você ter esse livro e ler umas 10 ou 20 aforismos por dia! São tão didáticos e reflexivos que você vai querer sempre ler o próximo. Vale frisar que vou expor apenas o tema! A explicação e a exploração de cada um só mesmo lendo o livro. Então apresento alguns:

11 RELACIONAR-SE COM PESSOAS QUE TENHAM ALGO A ENSINAR;
85 NÃO SER O CURINGA
107 NÃO DEMONSTRAR SATISFAÇÃO CONSIGO PRÓPRIO
136 IR AO ÂMAGO DAS QUESTÕES
142 NUNCA DEFENDER, POR TEIMOSIA, O LADO ERRADO
156 ESCOLHER BEM OS AMIGOS (meu preferido)

E há muito mais! Se tiver interesse em saber mais detalhes sobre algum desses ou outro, só comentar ou pedir no privado!

Beka 28/02/2022

Algumas coisas boas em meio a muita presunção.
Não sei se foi um problema de tradução, mas o livro tem vários textos que me lembram falas de coachings do nosso tempo. Frases problemáticas, de quem se preocupa demais com fama, admiração e status. Não me agradou muito, tiro coisas boas em poucas linhas do livro.

1 | 2 | 3 | 4