A Arte Da Sabedoria

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 29/01/2022

Ensinamentos proveitosos
O livro é bom, dá para aproveitar bastante ensinamento. Alguns eu tive que parar para refletir e percebi que devo mudar certas atitudes minhas.
Em compensação, algumas afirmações eu achei muito fortes, como se o autor tivesse certeza de tudo e ainda por cima em muitos momentos ele acabou generalizando e impondo como verdade absoluta alguns pensamentos dele...

Enfim, no geral dá para beneficiar-se com a leitura em muitos pontos, mas é preciso fazer uma leitura crítica e cuidadosa!

Higor.Garcia 26/01/2022

Su esperava mais do livro, apesar de ter conseguido absorver alguns conceitos bem interessantes, principalmente em questão de ter atenção ao se comunicar

Diego 20/01/2022

Mais ou menos
Eu esperava bem mais.
Embora a edição que eu li tenha uma capa diferente desta que encontrei aqui no Skoob, parece ser a mesma: é a edição de 2018 da Faro Editorial. Traduzida por Luís Roberto Antonik. É indicada como 1ª edição.
Achei a tradução muito voltada para os aspectos negociais, o enfoque voltado para a prática profissional.
Sequer sei bem como classificar este livro: eu pensava que seria mais filosófico e acho que se enquadra melhor como auto-ajuda/negócios?
Ainda assim, não é um livro que se largue no meio ou se acabe pensando: não aprendi nada aqui.
Há conteúdo, há o que aproveitar da leitura.
glandula 08/06/2022minha estante
Tenho exatamente a mesma opinião.
Foi bem inusitado o foco em práticas e relações profissionais, não há nada indicando que é sobre isso, você só descobre quando lê.
Mas fiquei com com essa sensação de "pô meio nada a vê mas quero ir até o fim". Realmente, há o que se aproveitar.

Thiagolmb 19/01/2023minha estante
Eu também. Tem mais lições voltadas pra área profissional, mas mesmo assim pode ser aplicada na vida pessoal. Realmente tem coisas que se pode aproveitar. Também tenho uma edição diferente, e em algumas páginas se repete lições de outros capítulos. Não sei se isso acontece em outras edições.

Andre 08/01/2022

Surpreso
Eu lera há muito tempo a versão deste livro da Martin Claret, com o nome A Arte da Prudência. Está versão que acabei de ler é interessante tanto mais porque adaptou o contexto em que vivera o jesuíta espanhol para nossos tempos. Como sou um tanto romântico e afeiçoado ao antigo prefiro a primeira versão que li, mas está que fiz agora também me foi frutífera. Aos curiosos leiam a versão original. Não perderão nada.

Bernardovsky 08/01/2022

O título tinha me chamado muita a atenção
Quando comprei esse livro, estava me introduzindo na literatura prazerosa e mergulhei de cabeça em águas rasas. Pensei que seria um livro com ensinamentos sólidos e que despertasse uma parte racial. Mas tudo que encontrei, foram ditados e um manual para se viver em sociedade do séc. XVII que, em maioria se aplicado hoje, colocaria o corpo social em movimento retrógado idelogicamente e cientificamente.

Jackie 03/08/2021

Minutos de sabedoria
Li cada dia uma página para poder absorver melhor os ensinamentos. Cada parte mostra como agir em determinada situação. No trabalho, no amor, na amizade, ou seja, todas as áreas da vida, todo o conhecimento pode ser aplicado.

Don Hoffman 23/07/2021

Este é só para aqueles que realmente anseiam por evolução pessoal
A arte da sabedoria

Ano de lançamento: 1647
Gênero: Não tem uma definição fechada. Todavia, pode-se classificar como autoajuda.
Autor: Baltasar Gracián

A arte da sabedoria pode ser conceituado como: "um manual de condutas", que são conselhos, ou oráculos como o autor gostava de chamar. São no total 300, divididos em seis partes entre as 126 páginas deste pequeno livro. Não se deixe enganar por este dado, como o próprio autor afirma no mesmo: "Dê mais valor à qualidade do que à quantidade"; "em vez de ser grande e oco, vale mais ser pequeno e sólido"...
Tais conselhos, são enumerados e não costumam extender-se por mais de dois parágrafos. Cada página pode conter de dois até três. A leitura em suma é bem didática; fluída e de fácil compreensão.

Parte 1 - Como alcançar a excelência?

A ideia central desta parte introdutória é a virtude em si, o que pode ser traduzido num conjunto de valores próprios do indivíduo. Por meio dela é possível ponderar o que se faz e alcançar a excelência em diversos aspectos. No entanto, a virtude não é mero conceito único e fechado, mas sim, abrangente. Ou seja, não se restringe unicamente a um conjunto de valores pré-definidos. "É seu dever entesourar um universo de virtudes..."

Nesse aspecto, o autor abarca uma série de qualidades que uma pessoa virtuosa deve ter. Dentre elas destacam-se: inteligência, cultura, prudência, sabedoria, discrição, conhecimento. A prudência, é a virtude mais importante e a base de todos os oráculos do livro, sem ela não há como obter qualquer tipo de sucesso, sua ausência torna todas as outras virtudes ineficazes.

O uso da prudência, consiste em analisar uma situação e buscar tomar a atitude correta, a atitude que uma pessoa boa tomaria: "a perfeição suprema é ser uma pessoa boa". Ou seja, é a atitude razoável. Ser uma pessoa boa em todos os aspectos resulta em admiração, respeito e sucesso profissional e pessoal.

Parte 2 - O agir com prudência e comedimento

Cinco conselhos combinados dos quais se extraem importantes lições.
Para compreendê-los basta entender o conceito, todavia serão citados por fins didáticos: valor, paixão, ardil, comedimento e empreendedorismo, este último mostra uma aplicação prática dos outros quatro.
A intenção de Gracián ao condensar esses conceitos em uma série de dicas para a vida era, explicitar a importância de três coisas: "Prudência, ponderação e razão".

Prudência para descidir, ponderação para agir e razão para não ceder aos impetos dos instintos.
A razão é o pilar que sustenta ambos, pois sem ela é impossível a aplicação dos mesmos.
Tudo deve ser feito com sutileza e cuidado, para que se mantenha a boa reputação, evite a ridicularização e sobretudo obtenha-se sucesso, isto por sua vez se consegue através da "discrição", que também pode ser considerada uma virtude.

Necessário é ter bom senso "meio termo para tudo", não é preciso se abster de qualquer coisa, desde que se esteja no controle de si mesmo.

Parte 3 - Aprimorando relacionamentos profissionais

As lições contidas aqui reservam-se ao âmbito empresarial, observando questões recorrentes no mesmo meio que, se não tratadas da maneira correta podem acarretar em problemas que culminariam no fracasso do indivíduo.
No que se refere aos ambientes profissionais, destacam-se três categorias de indivíduos responsáveis pelo funcionamento da organização.
Os superiores que são os chefes, os pares que são os iguais, ou seja aqueles que compartilham do mesmo cargo e os subordinados.
O trato para com cada categoria é diferente, e determina como será a vida do indivíduo dentro da "empresa", ou local de trabalho.

⚫ Chefes:

Não gostam de ser ver ou sentir que foram superados. Portanto, a esses os fatos devem ser apresentados como se os mesmos já tivessem conhecimento do assunto. É bom estar ao lado deles, e mesmo que se esteja acima em qualquer circunstância, o ideal é que se esconda isso.

⚫ Pares:

Deve-se buscar aprender com eles. Em suma, procurar relacionar-se com aqueles que possuam visão, ou seja os que são bem sucedidos. Andar com fracassados transforma qualquer um em fracassado.

⚫ Comandados (subordinados):

Com estes firmeza e justiça. Necessário descobrir uma força secreta (interior) que promova superioridade em algum aspecto. Algo de destaque.

A ideia central deste capítulo, é agregar importância a si próprio de modo que se faça indispensável ao funcionamento da organização na qual se está incerido.

Parte 4 - Conhecer a vida e entender a alma das pessoas

Este capítulo focará num vício que costuma acometer parte considerável dos indivíduos. A vaidade. De modo que, os conselhos estarão sempre a ensinar formas de se prevenir e evitar atos de vaidade.
Por vaidade, entende-se: "atitudes tomadas pelo indivíduo que o coloquem propositalmente numa posição de destaque".
Destaque que, surge de meticulosos artifícios o que o torna passageiro e ilusório. Em outras palavras, é intenção do indivíduo ser o "centro das atenções".
O autor portanto, sugere que se faça justamente o contrário; que a pessoa deixe de se preocupar com admiração pois a mesma deve vir por mérito próprio, o que a torna uma consequência positiva dos atos do indivíduo.
Destaca-se outro ponto importante neste capítulo, no qual o autor destrincha o funcionamento dos favores.
Aquele que faz muitos favores domina o mundo, porque dele dependem. Logo é melhor ter vários na sua dependência que estar na dependência de um, pior se for o contrário. Pois isso coloca o indivíduo em débito com aquele que lhe favoreceu. Em todo o caso é prudente usar os favores com sabedoria, ou seja, estando na condição de requerente convém avaliar se aquele a quem o favor será requisitado é o certo para prestá-lo, pois as vezes é possível dele tirar mais em outras circunstâncias, nas quais se necessite mais.

Parte 5 - Conhecer a vida e entender a alma das pessoas

A base paras as lições contidas aqui pode soar até um tanto óbvia, todavia a maioria de nós sempre se esquece de levá-la em consideração. Trata-se de reflexão, ou seja, pensar muito bem antes de se tomar qualquer atitude, pois atitudes impensadas ou inconsequentes além de serem potenciais causadoras de danos, as vezes podem criar males irremediáveis.
Isto aplica-se a todas aquelas situações nas quais há uma escolha. Pensar, ou agir de imediato. Atitudes tomadas ao impulso, no calor do momento ou quando não se tenha total conhecimento sobre aquilo que está diante de si, quase sempre acabaram em consequências negativas para aquele que agir ao ardor do imediatismo.
Em vista disso, destacam-se duas importantes situações que geralmente são acometidas pelo descuido. Conflitos e aparências.
No que se refere aos conflitos, analogia pode ser feita com "enfermidades", pois existem aquelas que quanto mais medicação é empregada em seu tratamento, mais ela se agrava, da mesma forma ocorre com certos tipos de conflitos para os quais a solução é deixar passar, deixar que se "curem" sozinhos, pois o ímpeto de resolvê-los só poderá fazer com que piorem.
Quanto as aparências. Nem sempre aquilo que aparenta ser algo, o é em essência. Aparências são doces dissimuladoras de verdades, portanto é sempre necessário olhar além daquilo que se vê, além do óbvio, principalmente com pessoas. Não há nada que necessite analisar-se mais profundamente que o ser humano.
Por outro lado, as aparências regem a maioria das coisas, logo não importa apenas o "ser", mas também o "parecer ser", há pessoas que vêem apenas o superficial (a grande maioria) o que, em certas situações fará com que a aparência fale mais alto que a essência.

Parte 6 - Maximizando relacionamentos sociais

A última, e talvez mais importante parte deste aglomerado de conhecimento pragmático. Nela, o autor enfatiza a conduta do indivíduo no meio, explica a importância das amizades e bem como conseguir as melhores e mais duradouras. Por fim, trata do mais volátil e significativo. A reputação. E como protegê-la em face daqueles a quem ele denomina como tolos ou néscios.
Por conduta, entenda-se: "a forma como nos relacionamos com os outros que integram ambos o círculo social e profissional", a qual deve ser regida pela discrição. Pois, demasiada extravagância ou afetação no modo de se portar atrai atenção indesejada, isso deve-se ao fato do muito diferente naturalmente gerar enfado.
Assim como no trato com os chefes, dissimular a superioridade, faz-se imprescindível, não por questões empresariais, mas sim, de reputação. Pois a inveja daqueles que carecem de tais qualidades decerto falará mais alto, tornando-se a causa de grandes transtornos. Não se deve deixar absorver pelos tolos, pelo meio, mas sim, empregar estratégica discrição quanto aos próprios dotes. Ideal é que se busque adaptar ao meio no qual se está, a fim de evitar o repúdio, reservando-se para si próprio e para aqueles que compartilhem das mesmas características.
Quanto as amizades. Os amigos, devem ser escolhidos com esmerada cautela, visto que são um "segundo eu", compartilham dos bons e maus momentos.
Não se pode viver sem estes, caso contrário não terá ninguém para compartilhar nem a bonança e nem as debilidades, com os amigos dividem-se as responsabilidades, o pesar é repartido em dois.
Não se deve buscar nos amigos apenas a complacência, mas, as três qualidades do bem. Único, bom e verdadeiro. Único porque deve ser seu amigo em qualquer circunstância, bom porque poucos são assim e verdadeiros porque a amizade criada deverá durar muito.

site: Meu instagram: https://instagram.com/don_hoffman1?utm_medium=copy_link

Gabi1675 27/05/2021

Me surpreendeu muito
Tenho que admitir que comprei esse livro sem saber nada simplesmente por causa do preço, mas me surpreendeu muito.
Não direi que é perfeito, pois ele é voltado mais para o âmbito profissional e gumas coisas eu sinto que não cabem com a minha realidade hoje em dia.
Mas eu, que estou nos meus vinte anos, começando minha carreira profissional, sinto que ler esse livro me ajudou a ver certas coisas e entendê-las.
Eu recomendo para quem tiver interessado.

Erick Simões 11/05/2021

Razoável
Uma coletânea de regras e pensamentos para a vida. Sinceramente, a maior parte é totalmente dispensável/inútil. A outra parte, que deve ser uns 10%, vale a pena.

Bjlins 10/05/2021

Muito bom livro, edicão completa com oráculos inspiradores escrito há mais de 300 anos, obra clássica de baltasar gracián. Um livro pratico que apesar de tão antigo se torna tão atual para nossas vidas hoje.

Renata Lohani 17/04/2021

Livro muito interessante!
Foi meu primeiro audiobook, e a experiência foi bem legal, porém preciso desse livro físico pra sempre estar relendo.
Há muitos ensinamentos bons nesse livro, gostei muito e indico pra todos lerem, nos faz pensar e querer pôr em prática cada página.

JanaAna90 27/03/2021

Reflexão e Aprendizado para a Vida
O livro trás mensagens com grandes reflexões para a vida de todos seja no aspecto moral como ético. Ensinando atitudes éticas da boa convivência na sociedade e nos faz pensar sobre nossos comportamentos diante de uma sociedade tão caótica em suas ações coletivas.
Embora o livro traga, em muitos dos seus ensinamentos, voltados para o empreendedorismo, mas pode sim ser aplicado no nosso dia a dia, tão carentes de bons gestos e atitudes mais humanitária. Mas a impressão que tenho que, é uma arma poderosa para dominar pessoas e isso em mãos erradas, sei não...
Enfim, vale a pena ser lido e relido.

°Patt~Siilva° 10/02/2021

Nem sempre o título faz o livro ser bom
Quando resolvi comprar este livro, li pequenas resenhas e pensei que me trariam mais conhecimentos e entendimentos para usar no dia a dia. Porém, o que vi, foi uma leitura sobre os registros de um autor de tempos passados, que não são tão úteis para os dias atuais. Frases/pensamentos, por vezes, conservadores e retrógados.
Bernardovsky 30/12/2021minha estante
finalmente alguém que pensa a mesma coisa que eu aaaah

1 | 2 | 3 | 4