O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

mari152 16/10/2022

merece muito mais reconhecimento
eu li esse livro bem rapidinho no feriado, intercalei com outra leitura de um gênero completamente nada a ver, e no início eu tava tão apegada a história que quase nem quis continuar o outro livro pra continuar só esse aqui. é maravilhoso o fato de ser tudo tão bem distribuído: humor, aventura, mistério, representatividade e o monty fazendo besteira.
quando comecei a ler, não tava colocando tanta fé assim e ele definitivamente quebrou todas as minhas expectativas. passei raiva, felicidade, tristeza, animação, indignação e ainda ri demais, tudo que um livro precisa ter!!
pra mim, todo mundo tinha que ler o guia do cavalheiro para o vício e a virtude.

ps: não sei escolher qual dos três eu amo mais, mas A FELICITY pra mim foi insuperável, QUE MULHER.
ps²: passei o livro todo falando que se a autora matasse o percy eu ia dar 0 estrelas, graças a deus não se concretizou ?

Dan 08/10/2022

Tem seu valor reflexivo
"O primeiro passo será desaprender todas as coisas que você me ensinou a vida toda. Precisei de muitos milhares de quilômetros para começar a acreditar que sou melhor do que as piores coisas que já fiz. Mas estou começando."

Essa carta final do Monty certamente foi o ponto mais alto do livro. Uma amostra de como a forma como somos tratados desde crianças afeta as nossas crenças, relações e comportamento pelo resto de nossas vidas e como trabalhar isso é um trabalho árduo, mas necessário.
Dito isto, foi uma história muito bacana. Na verdade, uma montanha-russa, já que em alguns momentos eu sentia uma vergonha alheia intensa e, em outros, amava cada palavra.
Agora, alguns spoilers:
Eu não poderia dar mais que 3.5 pra essa leitura por alguns pontos: além do pobre protagonista ser meio problemático e atrapalhado, o que dá pra relevar até certo ponto e não veria problema nisso se a evolução dele não fosse tão agonizante de ler em alguns momentos, achei o vilão fraquíssimo e estúpido. A princípio, parece um homem poderosíssimo capaz de conseguir o que quiser e, ao final, está sozinho afundando numa ilha. Onde estava o poder dele? Não há explicação alguma para isso.
O livro também peca em atitudes e acontecimentos envolvendo outros personagens, coisas que soam contraditórias demais.
Enfim, não foi uma leitura ruim, mas poderia ter sido melhor.

Sophia 29/09/2022

gostei bastante. fiquei confusa em certos momentos mas fora isso, incrível
a história é um amorzinho e o amor do Monty com o Percy é lindo. recomendo, uma história de amor q vale a pena
fiquei com raiva da Felicity em algumas situações mas acontece

Bia Oliver 29/09/2022

Paciência é uma virtude
A premissa era realmente muito boa, um bom desenvolvimento de personagens e de acontecimentos, porém a história em si parecia se arrastar muito mais do que o necessário.

Fiquei apaixonada pelo Percy e senti um profundo ódio do Monty por, praticamente, 89% do livro, mas foi visível o quanto ele evoluiu por quem ele ama. Infelizmente isso não foi o suficiente para me agradar totalmente com o livro, o fator "encheção de linguiça" foi algo que realmente não deu para relevar.

Minha conclusão é: uma boa história que rende muitos surtos (principalmente de ódio), mas precisa ter muita paciência para não desistir da leitura (eu mesma tinha abandonado 2 vezes, só na terceira que me obriguei a terminar e valeu a pena)

"Porque quero que saiba que há vida após a sobrevivência" ?Ernesta

Alana.Benedito 12/09/2022

Diferente, divertido e interessante
É um romance clichê, em geral, achei muito divertido. Tem os momentos dramáticos também, que são essenciais pra equilibrar tudo, mas o que chama atenção é o toque de fantasia (ficção científica talvez?!?) que aparece e deixa tudo um tanto diferente do que a gente costuma ver em romances. Até porque, acho que realmente tá mais para uma aventura romântica, como Monty diz.

Os personagens são bem jovens, tem aquela infantilidade confusa, então eu tive paciência com as situações de falta de comunicação que eles mesmos provocavam ao invés de resolver as coisas como pessoas sensatas.

Daniel 02/09/2022

Divertido, irônico e imprevisível.
Através de uma boa dose de humor crítico e aventuras nos séculos passados, o livro nos leva a conhecer Henry que embarca em um Grand Tour pela Europa, junto com sua irmã Felicity e seu melhor amigo de infância e crush eterno Percy, como parte de todas as responsabilidades que ele irá assumir ao iniciar seus trabalhos junto do Pai. Parece ser uma tarefa fácil, mas estar nesse Tour com seu crush supremo é tentador ainda mais quando se é interrompido entre uma paquera e outra kkkkk
Durante a narrativa senti que torci muito pelos dois, esperava ansiosamente por momentos em que eles ficassem a sós e juntinhos. E realmente foram os melhores momentos, aqueles que aquecem o coração do leitor. Ao mesmo tempo que a narrativa corre de forma fluida, com diálogos irônicos e cenas que te animam para saber os próximos passos.
Em um geral, eu gostei bastante da leitura, minhas expectativas no início eram de esperar um grande romance fofo, porém temos muito mais aventuras e mistérios do que romance neste livro. Vale ressaltar, a importância que o livro carrega ao trazer um protagonista bissexual e também assuntos tratados no decorrer da história, como preconceitos racial e lgbtfobia.
Cleide 02/09/2022minha estante
Oiêeeee! Ótimo resenha ???

Mellodenys 22/08/2022

Com as expectativas certas, uma excelente opção!
Fui com muita sede ao pote, imaginando que seria um clássico romance proibido histórico, com cenários políticos bobos e clichês. Era exatamente o que eu queria, mas não foi o que eu tive?

Sinto que esse livro apresenta além de um romance queer, uma verdadeira e emocionante história de ação e aventura, com pitadas de romance, comédia, protagonismo e humor ácido.

A leitura é difícil em alguns momentos, confesso, mas pelo todo vale muito a pena o esforço!!

Não foi meu livro favorito, mas eu amei a história e seguirei lendo a continuação, agora focando o enredo na irmã do protagonista.

(Dei 4,5 por em muitos momentos a narrativa ?se perder? o que demanda voltar algumas páginas e fazer uma costura imaginaria. Além de se extender em alguns detalhes que não geram valor à história final. Mas num todo o livro é muito bom!)

MMC_KK 19/08/2022

Olha...
Tenho que dizer, que quando cheguei no capítulo 7, eu larguei esse livro por uns meses pq eu NN aguentava mais ter que ficar lendo sobre as burradas do Henry. Mas, a partir do 8° capítulo, tudo se transformou pra melhor. Os mistérios, o romance, o plot twist, o crescimento dos personagens, as aventuras, as partes engraçadas, foi tudo muito bem trabalhado. E não acho que há melhor final do que aquele para aquela história.

Ester 19/08/2022

Amei, Percy você tem todo o meu amor ??????????
Protagonista, demorou para eu gostar de você mas também te amo ?

Ju_leitora 06/08/2022

Aqui tem aventura, romance, humor, abordagens sensíveis de questões sociais complexas e personagens muito bem construídos.
E de quebra tem Felicity Montague que entrou pro meu hall de personagens preferidas!

Dora 03/07/2022

Um anti-herói no séc. XVIII
O anti-herói de Mackenzi Lee é belo, mas baixinho; bissexual, mas louco por seu melhor amigo; medroso, mas sempre metido em encrencas; imperfeito, mas apaixonante.
Henry Montaghe ou Monty nos conta sua história em primeira pessoa. Ele vai para seu Grand Tour pela Europa, acompanhado de seu muito amado (e desejado) amigo Percy e sua menos querida irmã Felicity, que deverá ser levada ao colégio interno em Marselha. Junto está um tutor para conter os impulsos de Monty. Tudo foi cuidadosamente planejado por seu pai, um homem cruel que detesta as tendências libertinas e homossexuais de seu filho.
Um dia na Versalhes de Louis XV, Monty comete um deslize e isso leva ele, sua irmã e Percy a serem perseguidos pela França, Espanha e Itália.
Ao longo do livro torcemos pelo romance entre Monty e Percy, para que Felicity consiga desenvolver seus dotes nada comuns para uma dama do séc. XVIII, para que nossos heróis sobrevivam às desventuras deste Grand Tour.
Um livro para se divertir e curtir frases adoráveis e incrivelmente doces como ?O amor pode ser algo grandioso, mas maldito seja, pois toma mais do que a parte que cabe a ele dentro de um homem.?