Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Bruna 17/10/2023

Aquela história de que não se justifica mais atitudes racistas disfarçadas em pequenos ?costumes? sociais, aquelas palavras que não deveriam ser ditas e até mesmo pensamentos movidos simplesmente pelo que a sociedade pré julga são a mais pura verdade. Esse livro está disponível no Kindle Unlimited e traz uma reflexão importantíssima sobre como o racismo pode estar disfarçado em tantos contextos que somente poderá ser mudado se a sociedade, principalmente aqueles que não são atingidos diretamente se posicionarem absolutamente contra esse terrível mal social e cultural. Um livro enriquecedor.

Julianna15 02/10/2023

Fundamental para entender e combater o racismo
O autor explica de forma clara e embasada toda a estrutura que se forma o racismo. Como agentes ativos da sociedade, não devemos fechar os olhos e ignorar essa questão. Portanto, apesar de ser um livro técnico essa leitura deveria ser obrigatória.

Marcio440 28/09/2023

Esclarecedor
Fácil leitura e entendimento. Esclarecedor, mostra o quanto o racismo está impregnado em nossos sistemas.

Ligia 16/09/2023

Saia da sombra do seu racismo
O racismo é perverso, excludente, egoísta, assassino de milhares !
O povo negro foi vítima do colonialismo e saga europeia por poder e riqueza. O ocidente se formou e cresceu com base nessa chaga e o racismo tornou-se estrutural.
O livro trata de aspectos históricos, políticos, econômicos para mostrar como a escravidão e posterior preconceito com o povo negro contribui para construir nossa sociedade.

ANDER CELES 09/09/2023

Um tema muito importante de ser discutido.
Gostei do livro, com algumas ressalvas. Eu entendo que o assunto "racismo" é importantíssimo, e Silvio Almeida é referência no estudo deste tema, em especial o "racismo estrutural". Este livro é famosissímo, então há um bom tempo tava querendo ler.

Bom, no começo do livro eu tava entendendo tudo, e tudo fazia lógico na minha cabeça. Fiz várias marcações e anotações. Mas à partir do capítulo 2 (já??) comecei a me sentir perdido na escrita. A questão aqui é qual: uma escrita muito monográfica. Totalmente uma escrita TCC, então é mais técnica, tem uma linguagem mais acadêmica, mais difícil. Eu, particularmente, não curto essa escrita, porque não me debruço sobre o tema para estudar, eu leio basicamente para entender e ter uma ideia do tema, fazer reflexões de coisas da realidade, e tal. Então, uma escrita muito acadêmica não é a minha praia.

Mas enfim. Gostei do livro, foi possível entender o ponto do autor em todos os elementos apresentados, é possível fazer algumas reflexões importantes. Mas não é um livro pra população geral, passa longe.

Letícia 03/09/2023

Leitura obrigatória
Sempre me pego pensando o quão importante é conhecermos nossa própria história.

Cheio de referências e indicações de outros livros e estudos, Silvio Almeida traz reflexões muito boas sobre a presença do racismo no dia a dia do nosso país, seja nas ações individuais, nas instituições, na economia ou no direito.

O panorama histórico que ele apresenta é super importante, já que o que sofremos hoje é uma construção que começou com a colonização e foi sendo modificado ao longo do tempo.

Fico triste, porém, com a quantidade de pessoas que precisam ler esse livro e não o farão, simplesmente por acreditarem que o racismo é invenção da esquerda, ou que o racismo não existe mais apoiadas no mito da democracia racial.

Este livro deveria ser leitura obrigatória do cidadão brasileiro.

Mina 01/09/2023

Me deixou com vontade de ler a coleção inteira . É um livro bem orgânico, de fácil leitura e aborda muitos conceitos sociais de uma maneira que dá pra absorver muitas informações até para quem não tem conhecimento prévio sobre política

Debora 29/08/2023

O que dizer dessa obra, primeiro o Sílvio, é fenomenal, segundo, todo brasileiro deveria ler essa crítica à questão racial especificamente brasileira. É urgente e necessária a leitura.

JhulianoCesar 24/08/2023

Leitura obrigatória
Uma verdadeira aula, onde o grande Silvio Almeida nos explica como o racismo funciona e, infelizmente, está enraizado no ser humano até hoje, seja em campos como a política ou na sociedade em geral, causando muitas reflexões. Considero este um material obrigatório para que, quem sabe um dia, esse mal esteja apenas marcado nos livros como algo que um dia aconteceu.

Carolina2900 18/08/2023

Leitura obrigatória
Livro super didático, apresenta diversos temas complexos de uma maneira simples, mas com muitas informações, aprendi muito!

Blackthorne 13/08/2023

Racismo Estrutural de Silvio Almeida é um trabalho onde o autor tenta explicar o que é racismo, os motivos de a nossa sociedade aceitar os diferentes tipos racismo que acontecem diariamente, e a relação da raça com o Direito, o Poder, o Estado... definindo como racismo estrutural pelo fato de a nossa sociedade ser racista. Tal como bell hooks fala em "O feminismo é pra todo mundo", que não basta não ser sexista, é necessário também ter atitudes ANTI-SEXISTAS, a ideia do autor da obra é estudar as estruturas do racismo, como ele opera pra que, além de não reproduzirmos o racismo, possamos adotar essa postura ANTI-RACISTA.

É um livro denso. Tanto pra quem estuda, quanto pra quem só quer aprender mais sobre o racismo, muito por causa da densidade de informações que o Almeida coloca. Ele trás dados, conceitos de direito, filosofia e sociologia, relação com direitos humanos, que são difíceis de entender. Pelo menos foi pra mim. Mas com atenção, é um livro acessível.

Mas é um livro ímpar. Você percebe que o autor tem bastante domínio do assunto e foi bem a fundo tentando entender como o racismo opera em nossa sociedade, suas relações com o modo de produção capitalista, as contradições que acontecem na nossa sociedade, e ele compara com a historicidade distinta entre Brasil, Estados Unidos e África do Sul.

É uma leitura muito importante, pois as vezes, a gente reproduz racismo sem perceber. A teoria é importante por isso, por ser uma forma de a gente tentar se perceber com indivíduos que podem ser racistas. Eu quero ler de novo, com mais atenção e tal, mas fica aqui a recomendação.

WalterGoncalves 09/08/2023

O livro fala sobre como o racismo se relaciona com as diferenças de classe e também com o patriarcado ariano — já obsoletas do século XIX e início do século XX — aquele sistema onde os homens de "raça superior" têm mais poder. Ele até explora o surgimento do capitalismo, e como as crises desse sistema vem sugando teorias hereditárias do colonialismo e imperialismo. O foco especial do patriarcado reforça o sofrimento da vida das mulheres negras.

Só que fica a dica: como o livro tem uma abordagem bem "marxista", acaba deixando de lado outras nuances importantes das formas de opressão.

Mas mesmo assim, ele ajuda a entender melhor como esses problemas todos estão entrelaçados, mesmo que veja tudo através desse filtro classificatório.

JoaoVictorOF 05/08/2023

Leitura obrigatória
Que livro completo, bem escrito. Silvio de Almeida desmonta didaticamente o funcionamento do racismo no nosso país. Primeiro retoma a nossa história, indicando como o racismo é um elemento que moldou o rumo e as estruturas do nosso país e é bem mais do que um problema individual ou uma falha de caráter, como muitas vezes é encarado. Depois fala da conexão entre racismo e direito e qual é o papel da lei frente ao problema. Finaliza tocando na questão da economia, momento em que faz críticas incisivas e válidas ao sistema capitalista e expõe como o racismo é também parte integrante do seu funcionamento.
O livro é denso e cheio de referências. Certamente voltarei a ele muitas vezes para consultá-lo.

Beatriz.Camarotti 03/08/2023

Extremamente necessário
Gostaria de começar dizendo que foi um dos primeiros livros verdadeiramente teóricos que eu já li e foi extremamente gratificante. Essa será uma resenha um pouco diferente justamente por essa razão.

Considero como uma leitura quase que obrigatória para aquelas pessoas que querem se inteirar mais da realidade social do Brasil, assim como aquelas que acreditam não entender muito sobre o racismo em si. Peguei essa recomendação com o meu padrasto e serei eternamente grata a ele por isso, já que aprendi MUITO com a obra do Silvio Almeida. A escrita, por mais que não seja a mais simples do mundo (não se assustem, ela não é complicada, só requer bastante raciocínio e concentração) é extremamente didática e faz com que os assuntos se tornem cada vez mais óbvios para o leitor. Como se todas aquelas informações sempre estivessem presentes na nossa mente, mas nunca conectadas dessa forma genial que o autor faz.

Porém não é uma leitura linear, ou seja, recomendo que próximos leitores aproveitem ele aos poucos, fazendo anotações sempre que possível e refletindo mesmo. Racismo Estrutural não é um livro para se digerir de uma vez, justamente por todas as informações e reflexões que traz.

Espero encontrar outros livros nesse estilo o mais cedo possível porque me apaixonei pela genialidade (e, para mim que sou uma garota extremamente apaixonada por sociologia e completamente de humanas, ganhou um significado ainda maior).

gabriel 01/08/2023

Estruturalismo e raça

Sinceramente, não gostei muito desse livro não. A tese principal dele é de que o racismo é "estrutural" e o livro já começa com essa pegada. Mas eu senti que a tese nunca foi efetivamente abordada de frente em nenhum momento do trabalho, mas apenas repetida indefinidamente, sob as mais variadas formas.

Isso torna o livro uma incômoda "sinfonia de uma nota só". É como se fossem aquelas músicas que possuem um tema, e este tema é repetido em vários instrumentos e em diferentes tons e formas. Não ajuda também o fato de o livro ser no estilo acadêmico, com aquele tradicional "repeteco" de outros autores e citações a rodo (o que torna a leitura muito, muito chata).

Aqui talvez nem seja culpa do autor, mas uma exigência do seu tipo de trabalho. De qualquer maneira, acho que é chegada a hora de teóricos, intelectuais e similares, saírem um pouco deste vício e produzirem livros mais acessíveis ao grande público (e mais agradáveis de ler, se possível).

O grande problema, para mim, foi que a tese parte de um certo lugar em que "deveria ser óbvia por si só", e este é justamente o ponto a ser provado (ou, pelo menos, discutido). Mas não há discussão, pois o estruturalismo já é o pano de fundo. Ele já assume de antemão o que deveria provar.

O livro cresce quando entram questões econômicas (como o neoliberalismo) e aqui ele junta as pontas. Mas isso somente demonstra a fraqueza da tese. A economia fornece a estrutura (já disse um certo teórico aí de alguns séculos atrás), não a cultura. A cultura é fenômeno, não causa.

De qualquer maneira, o livro é cheio de informações interessantes, ainda que vistas sob a ótica "antiocidental" e "antirracional" que o seu autor insiste em pincelar, o que faz sobrar porrada para tudo quanto é lado. Aqui, sobrou até para o cogito cartesiano (visto como uma base para um certo "universalismo europeu" de caráter opressor), Hegel também roda por alguma observação racista infeliz (retirada do seu contexto), etc etc.

Acho este tipo de crítica bastante inoportuna, ainda mais num momento em que querem retirar a Filosofia das grades escolares, esta tradição do pensamento que é uma verdadeira arma, e pode ser um auxiliar na luta contra opressões e no desenvolvimento da crítica.

Sinto, então, que Almeida encontra o problema correto, mas aponta para os culpados errados. A cultura sofre ataques, o iluminismo sofre ataques, assim como a filosofia e a ciência; ignorando o progresso que estes proporcionaram.

Isso não nos isenta de criticar os exageros de todos eles, e os movimentos anti-iluministas também são interessantes. Achei que faltou dialética aí para o nosso autor, para incorporar a natureza contraditória destes termos.

É com um gosto amargo que termino esta resenha, constatando a brutalidade e a injustiça do Estado brasileiro, mais especificamente o Governo do Estado de São Paulo. Deixo aqui o meu humilde protesto contra as chacinas perpetuadas pela PM na cidade do Guarujá, neste julho/agosto de 2023.

Um livro importante, Almeida é o atual Ministro dos Direitos Humanos da atual gestão Lula e contém opiniões fortes, uma denúncia importante do racismo, mas para mim se engana com algumas das suas premissas e não desenvolve muito bem a ideia do racismo estrutural. De qualquer forma, indico a leitura.