Quem Matou o Caixeta?

Quem Matou o Caixeta? Rainer Petter...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Henrico 16/01/2023

Eu realmente fiquei surpreso com essa HQ, não só pela mensagem que o autor passa, mas pelo modo que ele desenvolveu. Três estórias que se conectam e uma única mensagem de reflexão sobre ódio e preconceito da direita.

Lali 25/11/2022

Apresenta uma crítica social interessante, principalmente sobre a cultura machista, misógina, LGBTfobica, racista em que estamos inseridos. Crescemos ouvindo frases preconceituosas que ficam enraizadas em nossa mente. Mas acho que poderia ter avançado mais, explorado um pouco mais a história.
Vale a leitura?

@livros_no_quintal 23/11/2022

O livro é bom, o formato como foi escrito (as páginas no formato dos vídeos do YouTube) é diferenciado e as ilustrações são bem interessantes. A história é legal.

Carl triz 10/09/2022

Maluca mas acho que entendi
Ela é bem legal uma Crítica bem feita mas o final eu me perdi, mas em si ela é muito boa. Sobre como somos pré moldados a termos certos comportamentos. Como criticamos coisas que fazemos e tals acho que o autor foi muito bem nessa construção de história.

soles0 25/08/2022

é uma leitura rápida mas que ainda assim consegue ser bastante realista. apesar de não ter batido muito com meu gosto literário eu não me arrependo de ter lido.

Kay/índia 13/08/2022

Bom e vale super a pena ler, gostei dos desenhos achei bem diferenciados.
Não era o que eu esperava mas recomendo a leitura.

Douglas 16/06/2022

Quadrinho nacional que aborda temas complicados como racismo, homofobia e violência contra as mulheres de uma forma clara e intrigante. Quem semeia ódio na internet, os odiosos que na vida real são pessoas de boa índole e na rede vestem a máscara de Caim.
Esse quadrinho é essencial e importante, tem uma boa mensagem, embora tenha algumas coisas peculiares é bem ok.

_olivermih 05/06/2022

CA-RA-LE-O
Pelo título pensei que seria mais uma história de mistério, mas no decorrer da leitura percebi o tanto de crítica evidente no enredo, achei interessante o jeito que foi abordado.

Giovana 21/05/2022

Interessante, nos faz ver a sociedade com uma perspectiva do que ela realmente é. Além disso, a arte é muito boa

Keslly.Cabral 19/05/2022

Para fazer pensar...
Leitura rápida e fascinante. Um HQ que nos faz repensar várias atitudes cotianas, sendo nós os replicados delas ou os alvos. Trata sobre LBGTfobia, machismo, racismo e diversos preconceitos que atingem nossa sociedade, em menos de 100 páginas. Recomendo a leitura!

Edeslanio 25/04/2022

O soco no estômago
É um HQ bem rápida, mas também muito intensa. É um daquelas HQs que faz a gente pensar, não espere tudo pronto ao ler essa HQ aqui. Amei muito as críticas que a HQ abordou, e a arte tá muito linda. Só leiam, não vai se arrepender

Matheus 20/02/2022

Genial
Eu achei hilário como esse quadrinho satiriza os Youtubers brasileiros que fazem loucuras por curtidas na internet.
O tio do Caixeta, o irmão dele e a maioria dos personagens aqui são uma piada sobre o típico "conservador" que detesta que contestem a sua "liberdade de expressão".
Esse quadrinho é possivelmente uma paródia sobre o fã clube daquele político, sabe hahahaha
Também achei genial como o autor usou personagens famosos das animações pra ilustrar os estereótipos dos personagens que aparecem ao longo da história. O final foi sem dúvida excelente, recomendo muito essa leitura rapidinha.

Yas (@vestigiosdesolitude) 25/07/2021

Vale muito a pena ler!
Uma HQ super atual, com uma estrutura bem criativa e diferente de tudo que havia lido até hoje, que aborda temas importantes demais de serem discutidos como machismo, racismo, discurso de ódio, homofobia e várias outras questões, trazendo reflexões incríveis sobre cada uma delas!!!

TainA 18/04/2021

Eu gostei da mensagem mas no final não descobri/entendi quem matou Caixeta kkk?

Gárgula 03/02/2021

Um quadrinho obrigatório e necessário
Eu não imaginava que ficaria tão impactado lendo o quadrinho Quem matou o Caixeta? De Rainer Petter e publicado pela AVEC Editora, essa é uma HQ muito importante de ser lida, principalmente pelos dias que vivemos onde um discurso conservadorista tenta se impor.

O impacto na reflexão
Usando uma mídia direta, apresentando quadro a quadro a história, Rainer Petter nos leva pelos fatos que tentam solucionar a estranha morte do vlogger Caixeta. Com um roteiro simples, vários assuntos profundos são citados: racismo, homofobia, machismo, discurso de ódio e relacionamentos tóxicos. Estes são alguns dos temas principais que permeiam a obra. Quantos Caixetas você conhece? Você vai se assustar ao descobrir que conhece muitos!

Impossível não fazer reflexões a cada página, onde vemos os relatos de diversas testemunhas mascaradas, dando ao leitor pistas do universo e da vida da vítima. Apesar do quadrinho trabalhar sua mensagem através de um discurso muito claro, imagino que muitos não perceberam a profundidade proposta. Uma pena pois é espetacular!

Eu cresci em uma época onde se ensinava e pregava muito do que li nessa história. Sou da década de setenta, crescido nos oitenta. Ao final, estava me vendo ali em vários momentos do passado e percebendo como todos podemos mudar nossa forma de agir e pensar. Essa desconstrução é importante para que possamos melhorar como indivíduos. Impactado talvez seja até pouco – uma mensagem importante e que deveria ser difundida muito mais!

Conclusões finais
Sei do poder que os quadrinhos têm de mexer com os leitores. Mas é sempre maravilhoso ler algo que mexe com você a partir de muitas reflexões!

Leiam esse quadrinho e busquem a resposta ao título. Afinal, Quem matou o Caixeta?

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-35-quem-matou-o-caixeta/

1 | 2 | 3 | 4