Aurora Rising

Luiza Helena (@balaiodebabados) 03/04/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
"Somos a Legião
Somos a luz
Queimando forte contra a noite"*

Aurora Rising é o mais novo trabalho do duo Amie Kaufman e Jay Kristoff. Creio que zerei a vida ao receber a ARC e a única coisa ruim disso é que já quero o segundo livro para ontem.

Tudo se inicia quando o menino de ouro da Aurora Academy, Tyler Jones, descobre uma jovem adormecida, Aurora O’Malley, em uma nave supostamente desaparecida pelos últimos 200 anos. Por causa do seu ato de heroísmo, Tyler perde uma importante cerimônia de graduação da academia e acaba se tornando líder de um grupo formado por uma galera um tanto problemática.

Em sua primeira missão, Tyler e seu grupo descobrem que a muito mais envolvendo Aurora e seu despertar. Logo, o Squad 312 e a garota fora de seu tempo se veem envolvidos em uma trama intergalática maior do que podem imaginar.

Primeiro, apresento-lhes o Squad 312:
- Tyler Jones: primeiro da classe, menino de ouro da academia, líder do grupo (Alpha)
- Scarlett Jones: badass confiante e sempre com uma resposta na ponta na língua, é a diplomata do grupo (Face)
- Zila Mandra: cientista do grupo, tem problemas em convívio social e ama usar uma arma de choque contra tudo e todos (Brain)
- Finian de Karran de Seel: Betraskan expert em apetrechos tecnológicos, sempre tem um comentário engraçadinho (ou não) a fazer (Gearhead)
- Kaliis Idraban Gilwraeth: Syldrathi estrategista do grupo, cheio de conflitos internos e que precisa frequentar uma reunião de gerenciamento de raiva (Tank)
- Catherine Brannock: piloto do grupo (e a melhor da academia), suas tatuagens mostram o quanto ela não leva desaforo para casa, mas é um doce de pessoa beeeem lá no fundo (Ace)
- Aurora O’Malley: integrante não-oficial, a cola que fez esse povo todo se unir, está tentando se acostumar com o universo 200 anos mais velho do que ela imaginava.

Aurora Rising tem uma super pegada de Star Trek. Espaçonaves, viagens no espaço-tempo, novas raças e espécies convivendo com os humanos… é um prato cheio para quem gosta de ficção científica. Alguns termos específicos do gênero podem ser desconhecidos para quem não acompanha muito esse tipo de narrativa, mas é bem explicado e de fácil entendimento.

A Aurora Academy lembra um pouco Starfleet (Star Trek), com suas divisões de função, cada uma sinalizada por uma cor. Um Squad é formado por seis pessoas:
- Alpha (azul): líder do grupo e é isto; resume tudo
- Face (amarelo): diplomatas, geralmente são as pessoas que fazem os primeiros contatos
- Brain (verde): cientista do grupo, geralmente responsável pela saúde da galera
- Gearhead (roxo): especialistas em tecnologia, auxiliando também o Brain da equipe
- Tank (vermelho): especialista em estratégias, táticas e lutas
- Ace (branco): piloto da equipe, sempre apoia seu Alpha (SEMPRE!)

Jay não mentiu no seu resuminho no Goodreads que o livro também tem uma pegada de Guardiões da Galáxia. O Squad 312 é composto por pessoas mais diferentes possíveis que vão desenvolvem uma ligação de companheirismo e afeto. Ao ajudar Aurora eles vão fazendo uma lista de inimigos por onde passam e, apesar de alguns momentos de dúvidas e hesitações, eles sabem que no fundo estão fazendo algo correto e pelo bem da galáxia.

O livro é narrado em primeira pessoa, dividido em sete pontos de vista. Tudo bem que poderia ter sido convertido em terceira pessoa (tipo Six of Crows), focando nos personagens, mas achei que usando esse estilo vamos conhecer mais a fundo os personagens, como medos e motivações. A única que ainda é meio uma incógnita é Zila. Seus pontos de vista são um tanto enigmáticos e distantes. Espero que nos próximos livros sua personalidade seja mais explorada.

Tyler dedicou sua vida para a Academia e a seguir regras; agora se vê tendo que quebrar todas as regras por uma garota aleatória, apesar de seu instinto dizer que ele está indo pelo caminho certo. Scarlett, com sua autoestima incrível, é puro charme e flertes para todos os lados, possuindo um instinto de mamãe-urso com o restante do grupo.

Finian esconde por seu medo de se sentir sozinho novamente por trás de uma fachada de cretinice; não perde a chance de flertar com seus companheiros (alvos preferidos: Ty e Scar) (na verdade, ele não perde a chance de flertar com ninguém e é isto). Cat é super leal, não é de levar desaforo para casa e defende seus amigos com unhas e dentes; apesar de um pouco arisca a novas pessoas, no fundo ela é um doce.

Kal é o típico personagem que chama atenção por ser todo centrado e misterioso, porém por dentro ele tem altos conflitos que eu só queria abraçá-lo, colocar num potinho e dizer que ia ficar tudo bem. Auri, nossa garota fora do tempo, mostra uma coragem e bravura inesperada para alguém que acordou 200 anos no futuro, quando tudo e todos que ela conhecia não existe mais. Seus medos e indecisões são compreensíveis, ao mesmo que são o combustível para ela seguir em frente e saber o que realmente aconteceu.

O livro tem um ritmo constante do início ao fim. Por conta dessa mudança de ponto de vista, ele é dinâmico e de fácil envolvimento. As cenas de ações são bem descritas e de tirar o fôlego. As informações sobre o mistério que rodeia Auri são reveladas ao longo dos capítulos, à medida que os personagens vão descobrindo. Há reviravoltas e a reta final é fazer sofrer e desesperar. O real plot da história é de estourar cérebros; muito longe de qualquer palpite. Só sei que necessito do segundo livro pra ontem.

Aurora Rising é o primeiro livro da trilogia Aurora Cycle. Ele cumpriu bem seu papel de livro introdutório, mostrando o necessário do mistério que rodeia Aurora, gerando questões e entregando algumas respostas, ele deixou um ótimo gancho para o próximo livro.

"Mas às vezes você só precisa ter fé."*

Esse livro está com lançamento previsto para maio. Boatos que a Rocco comprou os direitos de publicação aqui no Brasil, mas sem data de lançamento.

* Quotes traduzidos por mim

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/04/resenha-373-aurora-rising.html

gabimds_ 30/06/2022

uau - me prendeu do início ao fim
-eu não dava nada por esse livro
achei q ia ser algo besta de adolescente
mas foi uma surpresa
-os 7 personagens são tá importantes e tão únicos cada um deles tem o seu papel e não poderiam ser substituídos
-o romance me quebrou pq eu tava shippando as pessoas erradas
e quando aconteceu eu fique confusa
mas eles acertaram dms
-a perda de tal pessoa foi bem significativa e mexeu dms cmg (mas eu acredito e espero q não tenha sido o fim )

que surpresa de livro
apenas uau

Estela | @euviestrelas 09/09/2019

No ano 2380 com o descobrimento de várias raças alienígenas há uma academia para legiões neutras em meio aos conflitos. Tyler Jones está se formando para ser o melhor líder e consequentemente poder montar seu próprio esquadrão com os melhores recrutas.

Mas Tyler não esperava que um grande contratempo o impediria de realizar isto, o garoto acaba se vendo em uma missão de resgate de uma garota que dorme há 200 anos e que nem deveria estar viva. Por conta disso, o alfa perdeu a cerimônia de escolha e ficará com apenas os rejeitados em seu esquadrão. Tyler agora deverá lidar com o surgimento de Aurora em sua vida enquanto tenta liderar seu esquadrão de desajustados.

Aurora Rising é o sci-fi que eu precisava e não sabia. Logo de início já nos deparamos com a clássica escrita de Jay Kristoff e eu fiquei surpresa de já nas primeiras frases reconhece-la mesmo que só tenha tido contato com a mesma em Nevernight.

O plot do livro de início, apesar de ser interessante, não nos revela muito sobre o que esperar durante o desenvolvimento da história e por isso senti ela um pouco parada na maior parte do tempo e pensei real que nada iria acontecer, mas isso muda e nos deixa gritando pela continuação.

No livro nós somos apresentados a sete personagens e os capítulos são divididos entre o ponto de vista de cada um em primeira pessoa, o que nos faz conhecer bem eles. A maior parte dos personagens já me conquistaram de cara e os únicos que não me agradaram muito foram a Cat e a Zila, mas não tem como não dizer que: melhor squad.

Apesar do ponto alto serem os personagens, os autores fazem um bom trabalho na construção de mundo e na aventura. A leitura é bem fluida e tem esse ar de mistério que nos deixa ávidos para saber o que vai acontecer.

É um sci-fi para se aventurar pela galáxia tanto para quem já gosta quanto para quem quer começar a ler o gênero. Aurora Rising será publicado no Brasil em 2020 pela editora Rocco e já teve seus direitos vendidos para se tornar uma série de tv.

site: https://www.instagram.com/p/B2NYikBjyHU/

Sarah | @only_a_snowflake 26/09/2019

NOBODY PANIC. | Booktalk SEM spoilers
Tá para existir uma dupla de sucesso melhor que Amie e Jay. Depois da trilogia maravilhosa de Illuminae, fomos agraciados com essa nova série incrível da Aurora. Em Aurora Rising vamos acompanhar um squad nem um pouco convencional. Meio disfuncionais, os excluídos da sociedade juntos em uma missão aparentemente simples. Acontece que quando você perceber, vai ver que o destino da galáxia caiu nas mãos desse time hilário e truncado. Como diria o Aidan (Illuminae): "Sem pressão".

- Auri: Que confusão, hein amiga? Mas ao mesmo tempo: que evolução de personagem, hein amiga? Aurora se mostrou uma personagem extremamente forte e madura durante os perrengues que ela enfrentou. Aplaudo ela de pé. Ainda existe a incógnita do que ela realmente é, afinal das contas e qual o objetivo de tudo que está acontecendo com ela.

- Tyler: Se você for parar para pensar, Ty é um personagem bastante genérico, até. Um ótimo líder, sem sombra de dúvidas.

- Scar: Ela é o equilíbrio perfeito entre uma pessoa diplomática e sassy. Gosto muito dela

- Kal: Legolas+Rowan+Rhysand: Eis nosso Kal. Ele bem o clichê que eu gosto, então caí de amores pelo Kal. Fico triste que ainda não encontrei nenhuma fanart que faça jus à ele. Espero grande desenvolvimento dele no próximo livro. Os capítulos dele foram sensacionais.

- Finian: AMO o humor desse cara, juro. As falas dele são de chorar de rir.

- Zila: Por favor, desenvolvam o backstory da Zila no próximo livro, nunca te pedi nada, Jay e Amie T__T

- Starslayer: HE IS COMING.

Um ponto super positivo do livro é o romance. Ele não é esfregado na sua cara, nem é o foco do livro. Ele está lá, sutil, nas entrelinhas. Aguardo grandes encaminhamentos em relação ao romance nos próximos livros. Agora, tem uma coisa que realmente não entendi: a linha temporal dessa história. Não posso falar muita coisa para não dar spoiler, mas realmente não entendi o que a Aurora tem a ver com toda essa confusão galáctica. Pra mim, o período de tempo não bate (quem estiver disposto, podemos conversar mais sobre isso nos comentários ou no inbox). Anyways, o livro é sensacional e te diverte do começo ao fim (talvez no fim você chore um pouquinho). Tomara que o próximo livro seja chamado "Aurora Calling", vai ser perfeito.

"What can you say when there are no words for what you're feeling? What can you do when there is nothing left to be done?" (p.370)

BGM: "Cage" (Hiroyuki Sawano)
//Waited for a century, it’s only gotten worse
People want to stop me when I try to lift the curse
We are isolated in a close proximity
Sisters and our brothers living in this galaxy
Ordinary life alluded me
Was it worth it just for saving me?
You are one of my few weaknesses
But this girl has deep allegiances//
Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/09/2019minha estante
Aurora Calling seria um ótimo nome mesmo

Bia | @intothisbook 23/10/2019

Divertido, envolvente e ótimo pra quem quer ler sci-fi
#resenhaintothisbook - Aurora Rising | Jay Kristoff e Amie Kaufman |

O ano é 2380 e os novos cadetes estão prestes a pegar sua primeira missão. Tayler Jones é um dos melhores cadetes da Aurora Academy e está pronto para escolher a melhor equipe da academia. Porém, um dia antes de pegar seu esquadrão, Tayler vê uma nave vagando no espaço e nela uma menina desacordada, para conseguir salvá-la ele acaba se pondo em perigo e como consequência perdeu a equipe dos sonhos. Seu novo esquadrão não é bem o que Tayler esperava, por serem os cadetes que sobraram. Entretanto, eles terão que aprender a trabalhar em equipe pois, a garota que Ty resgatou, Aurora Jie-Lin O?Malley, alega estar fora só seu tempo e diz ser de um planeta que não está nos registros da Aurora Academy.

Aurora Rising é o primeiro livro de uma trilogia young adult sci-fi super divertida. Eu não canso de dizer como a parceria desses dos autores só sai livro bom, Illuminea tá aí como prova. A trama é muito bem desenvolvido, temos representatividade nos personagens, diversas aventuras e um romance que não toma muito espaço na história. Eu amei essa leitura e recomendo para quem quer começar a ler sci-fi e para os leitores que já gostam desse gênero !

thay 07/08/2022

UM LIVRO DIVERTIDO
Aurora rising foi meu primeiro livro de ficção científica. No começo achei tudo confusso, os nomes, a ambientação kkk mas aos poucos a própria história vai explicando o significado das coisas. Um ponto que seria negativo é que poderiam ter trabalhado mais sobre esse universo, mas acredito que nos próximos volumes isso deve acontecer. O ponto chave do livro são os personagens, setes personagens principais com personalidades diferentes mas que devem trabalhar como uma equipe. Adorei isso adorei o fato que cada um tem seu capítulo, a gente sabe o que cada personagem está pensando. O livro deixa você curioso para saber o porque isso esta acontecendo mas no final nao explica muito bem essas coisas ou nem explica kkk deixaram para o outro volume kkk fiquei com raiva? Sim kkkk e o plot do final, nao sei o que dizer kkk achei um pouco bobo, mas o livro é infantojuvenil entao tudo bem. Mas quero muito ler a continuação pq eu amei os personagens

Bia 03/07/2021

Aurora Rising
Fui ler bem animada já que muita gente fala bem do livro, e acabei de decepcionando. Achei a história bem genérica, é divertida, mas nada demais. Não me apeguei aos personagens e não estava tão interessada no enredo, no geral é um livro comum pra distrair só. As problemáticas do autor, que descobri após iniciar a leitura, me desanimaram um pouco também.

"But how can I describe what it is to fly to those who have never even seen the sky?"

Biiahsf_ 24/05/2020

Estou apaixonada pelo squad 312
Esse foi meu primeiro contato com um livro de ficção científica. A demora para finalmente ler um livro do gênero foi um absurdo, já que eu sou fã de carteirinha de filmes desse gênero. Resolvi começar por Aurora Rising depois de ouvir muitos elogios sobre a história e, sinceramente, todos os elogios estavam certos!
Toda a vibe futurística da história me lembrou de Star Trek e isso, por si só, já me fez amar a história. Além de tudo, os mistérios envolvendo Aurora são sensacionais. Passei o livro todo tentando adivinhar o que ela seria, qual o motivo de ela estar ali. Tentando entender como as peças se encaixavam e qual era o objetivo e o papel de cada um do squad 312 naquela missão tão estranha. O fato de nem mesmo Aurora entender o que era e porque estava ali só acrescentou ainda mais mistério para a trama e me deixou ainda mais ansiosa para avançar pelas páginas e descobrir tudo.
Eu adorei os personagens. Achei que cada um teve um papel importante na trama, com suas particularidades e com a forma única que foram construídos. O squad 312 foi construído por pessoas ?disfuncionais?, mas que se encaixavam perfeitamente ali, e formaram uma verdadeira família, e isso foi o que mais gostei. As tentativas de incluir romance na trama, porém, não me agradaram tanto. Temos dois ?casais? aqui, e o desenvolvimento de ambos deixou a desejar. Mas espero que esse seja um ponto melhorado ao decorrer da série.
Além de ser minha primeira experiência com ficção científica, essa foi também a minha primeira experiência ouvindo um audiobook. E que experiência! Esse audiobook contava com um full cast, ou seja, com vocês diferentes para cada POV de personagens. Sete vozes diferentes de pessoas muito talentosas que trouxeram vida e mais verdade para a história toda. Além disso, os efeitos de som também eram ótimos.
Não digo que foi uma experiência completamente tranquila, pois apesar de trabalhar como professora de inglês e, portanto, ter domínio da língua, as expressões especificamente criadas para esse universo de aurora rising as vezes me confundiam um pouco, e eu me pegava tendo que voltar o áudio para compreender melhor do que se tratava. Mesmo assim, não senti que isso foi algo que atrapalhou a experiência - na verdade, já era bem esperado, se tratando de uma ficção científica.
De modo geral eu adorei a história, e o final deixou aquele gostinho de ?quero mais?. Vou ser obrigada a comprar o segundo volume agora mesmo para dar continuidade a esse universo sensacional, e, com certeza, me apaixonar mais ainda pelos membros dessa tão peculiar squad 312.

?Do moons choose the planets they orbit? Do planets choose their stars? Who am I to deny gravity, Aurora? When you shine brighter than an constellation in the sky??

Guedes 18/06/2020

Um ótimo sci-fi
Que leitura gostosa essa, me fez lembrar de seriados, que eu gosto muito, como Stargate Atlantis, me fez lembrar dos filmes do Star Trek e de shows como Rick and Morty (a parte cômica pelo menos). Tudo isso misturado a um enredo bem amarrado nós faz gostar muito dessa história.
Esse esquadrão de "azarões" nós faz nós importar com cada um deles, escolher nossos favoritos e torcer por todos eles. Você fica curioso durante a história , mesmo que no final eu já esperava algo parecido com o que aconteceu em uma das grandes revelações, e só por esse clichê eu tirei meia estrela da minha avaliação mas de modo algum diminui o conteúdo como um todo.
Pra quem gosta de um bom sci-fi fica a minha recomendação.

Kamy ;) 30/03/2021

HUMMMM
Ok, esse não foi um livro ruim, mas também não foi um livro maravilhoso.

Foi bom. Um livro ok. Mediano.

Acho que o pior erro aqui é que a história é incrível e infelizmente ela foi deixada de lado. Podia ser mais explorada, eu queria mais desse universo, mais do mistério.

Eu amei os personagens, mas eles me irritaram pra caramba. Quer dizer, mais ou menos.

Fin, Zila, Auri e, principalmente, o Kal, eram PERFEITOS. Sério, esses quatro de longe são meus preferidos, sem comparação.

Mas Tyler, Cat e Scarlett? Esse trio foi o motivo do meu ódio. Eles eram tão arrogantes, infantis e simplesmente irritantes que se tornaram insuportáveis pra mim.

E por último, vamos falar sobre o casal! Confesso que eu não estava esperando que esses dois ficassem juntos, mas eles eram tão fofos e maravilhosos que eu amei, amei demais.

Mirella | @readingmirella 19/10/2020

o começo foi tão bom, mas o resto...
estava tão animada com o começo desse livro, mas meio que tudo desandou no restante. achei que quase todos os personagens são esteriótipos ambulantes, e como todos os setes tem ponto de vista, achei que dava para dar mais voz e personalidade para eles. a aurora é muito CHATA para alguém cuja a história gira em torno de si. senti que esse plot poderia muito ter sido aproveitado de outra maneira, uma pena. pelo menos ele foi bem rapidinho de ler.

koookiesmile 14/01/2021

Eu, como sempre, terminando o livro chorando kkkkkkk

Esse foi o primeiro livro em inglês que eu li e posso dizer com toda a certeza que foi uma ótima experiência.

Achei a narrativa um pouco arrastada, a história se desenvolve aos pouquinhos e vai crescendo ao decorrer dos capítulos mas o mistério sobre o porque de todos os acontecimentos estranhos te prende até o final do livro.

Um dos pontos mais fortes pra mim foram os personagens, eles com certeza deixam tudo mais interessante e com um gostinho de quero mais justamente para acompanhar o crescimento deles e as aventuras.

Enfim, adorei e chorei horrores com esse final kkkkkk

Carol 12/07/2021

Basicamente Star Trek e não estou reclamando. Os personagens são uma mistura dos clichês de star trek mas funcionou pra mim, consegui me ver no universo do livro.

Mariana 29/06/2020

A fantastically fun ride
Rápido, emocionante do começo ao fim, cheio de idéias inovadoras, humor, romance, traição e aventuras. Com passar dos capítulos, até fui me esquecendo nos pequenos detalhes que me incomodaram no começo da leitura. O livro é bastante fluido e cheio de reviravoltas, não deixando apenas para o final os grandes acontecimentos da estória.
O humor juvenil no começo do livro me incomodou um pouco, mas, aos poucos, ele foi se tornando mais sútil e dando espaço para a genialidade de cada integrante do squad. Os personagens eram muito diferentes, mas acho que eles se complementam bem.
Eu realmente gostei de todos os personagens e suas personalidades. Mas gostaria que Zila recebesse mais capítulos. Ela parece ser uma personagem super interessante e eu adoraria saber mais sobre ela.

Giovana | Blog Dei um Jeito 01/09/2019

Mais um squad favorito dos livros
No dia do draft Tyler resolve dar um rolê no espaço e acaba indo pelas bandas da colônia Hadfield, que saíram da terra lá nos primeiros anos de colonização espacial porém não conseguiram chegar ao destino por conta dos perigos da viagem no "fold", acontece que Tyler nota que tem uma jovem possivelmente viva ali no meio e a resgata.

Aurora O'Malley passou uns 200 anos congelada e à mercê dos perigos do "fold", ao acordar o seu cérebro está a vias de virar uma salada devido a essas condições e pensar que todos que ela conhece já estão mortos.

Mesmo tendo feito uma descoberta fantástica, Tyler perdeu o draft, que é um teste final da Aurora Academy para formarem as equipes e se tornarem legionários, por conta disso o jovem que tem fama de menino de ouro ficou com um time bem desajustado: a sua irmã gêmea e melhor amiga de infância (que são fiéis escudeiras nas horas vagas), e mais três jovens que por razões peculiares foram os últimos a serem escolhidos no draft.

A primeira missão deles não é daquelas dos sonhos por ser dada a um time que não é de primeira linha, mas acaba se tornando uma jornada perigosa quando descobrem que a Aurora foi recomendada a ir no bagageiro deles por medida de segurança - que já abre a onda de teorias da conspiração quando vemos o que ela pode fazer e o que o alto governo terráqueo pretende fazer para colocar as mãos na garota.

Olá olá Aurora Rising por ter mais um squad queridinho dos livros, o livro tem ponto de vista dos sete personagens e os únicos que são mais agridoces para mim são o da Cat que foca muito no crush enquanto ela é bad ass e muito estilera, e os da Zila, que por mais que façam sentido pelo tanto que a garota externa o que pensa, vai pela contra mão do tanto de coisa que passa na cabeça dela - é uma mente que instiga a entender a garota mas está bem difícil ler ela.

Já dos pontos de vistas queridos ficam para o Finian, que é o disaster bi™ e desconhece limites quando se trata de piadinhas, o Kal que vai do Hulk ao iti malia quando se trata da crush e o da Aurora, em que vemos o choque da realidade e a quantas andam a mente dela.

Os meio termos ficam para os gêmeos Jones, Tyler e Scarlet, que ganharam um charme a mais (além da sua construção de jovens sensação), quando eu vi um comentário no Tumblr que eles tem uma vibe Capitão América e Viúva Negra nas personalidades, o jovem de ouro que não peca nas decisões e a sexy e cheia de cartas na manga (no caso da Scarlet: na lábia). (Na antepenúltima frase acho que transpareceu o #TeamCap.........)

Gostei demais da ação nesse livro, pois cheguei em um ponto da história "será que os autores são doidos o suficiente para arriscarem tanto os personagens em um livro só e ainda por cima o primeiro?" A resposta é sim, apresentaram bonitinho os sete e depois foram lascar com a vida deles.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2019/08/review-aurora-rising-amie-kaufman-jay.html

1 | 2 | 3 | 4