Resenhas - Duas Vidas

JuMaris 06/01/2022

Simplesmente lindo
HQ perfeita, quero ler tudo desse autor. Essa HQ me arrebatou de um jeito que meu Deus!! Essa hq mostra como é difícil a gente tomar a decisão de mudar a vida quando a vida que estamos vivendo não nos faz feliz. Muito reflexiva essa HQ. Repito perfeita, leiam por favor!!!!!!!!!!

Raquel Paixão 06/01/2022

Sensível, tocante e muito bem construído
{Chorei a ponto de eu simplesmente fechar o livro, tentando processar a histo?ria.}
Ja? conhecia o autor, Fabien Toulme?, de quando escreveu a sensi?vel graphic novel ?Na?o era voce? que eu esperava?.
Agora, ele nos traz a histo?ria dos irma?os Luc e Baudouin. Enquanto mais velho vive uma vida leve e cheia de propo?sito, o mais novo se ve? aprisionado em um trabalho de que na?o gosta e uma vida medi?ocre. Mas tudo muda quando Baudouin recebe o diagno?stico de um ca?ncer terminal.
Luc entra em cena para ajudar o irma?o a resgatar antigas vontades e viver seus dias com mais paixa?o, aprendendo a valorizar cada momento antes de morrer.
O livro e? muito intenso. As pa?ginas finais sa?o como um soco no esto?mago. Quanta sensibilidade do autor e quantas lic?o?es.
Essa e? uma histo?ria que vai permanecer por muito tempo em minha mente.

Andreza 09/01/2022

Acabei de terminar e estou aos prantos, que HQ mais linda.
Adorei como a narrativa é feita e principalmente a construção dos personagens, li tudo numa tacada só.
O plot da história é incrível e pega exatamente no ponto central da trama.
Não dei cinco estrelas pois alguns pontos me incomodaram, principalmente pelos comentários feitos em relação às mulheres e a construção das mulheres de Benin.

melfru 10/01/2022

li em uma madrugada e uau
chorei viu!
nao tava preparada mesmo pro que ia acontecer ou eu tava mas tava só negando mesmo
enfim
leiam!!!!

Amanda 19/01/2022

Ensinamentos para a vida...
Essa HQ tocou minha alma! O quão você dá valor aos pequenos momentos, as coisas simples da vida, as relações que construímos com os outros...? É impossível falar mais sobre essa HQ sem estragar a experiência de alguém, mas só posso dizer que uma história linda entre irmãos e é muito tocante. O autor conseguiu lidar com um tema pesado de forma leve e divertida. Super recomendo ?

Leandro 19/01/2022

Hq incrivel
Uma historia tocante, cheia de humor e emoção. Uma refelexão sobre o sentido da vida, simplesmente leiam.

Marcelo 20/01/2022

Fantástico !
Uma história sensível, que nos faz refletir a respeito das escolhas que fazemos. Uma leitura agradável. Finalizei em um dia ! Certamente lerei outras obras do autor.

Isa 22/01/2022

confesso que eu gostaria que o livro fosse beeeem maior com muitas aventuras hahahaha mas tuuudo bem. dei 3.5 estrelas por ser um livro muito bonito (esteticamente) e com um final incrível (que eu não esperava - inclusive rendeu algumas lágrimas haha). recomendo ?

Cleyde leitora 23/01/2022

Quadrinho muito sensível
Um quadrinho de ótima qualidade para refletir! Identifiquei-me muito nessa história que realmente retrata a nossa vida de adulto e as consequências das nossas escolhas. Às vezes as nossas escolhas podem ter tido influência das pressões das nossas famílias. Linda história

mairesse 25/01/2022

Duas vidas
Uma reflexão sobre o sentido da vida. Uma história sensível e tocante. Confesso que não esperava esse final, mas achei muito bom.

Certamente lerei mais coisas do autor.

@jaquepoesia 26/01/2022

Maravilhosa HQ!
• Duas vidas
• Fabien Toulmé
• Editora Nemo @editoranemo

"Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma."
☆ Confúcio

Baudoin é o irmão mais novo de Luc. Diferente do seu irmão mais velho, Baudoin sempre teve medo de arriscar, mesmo assim desde a infância sempre foi o mais pressionado pelo pai.
Ao crescer foi praticamente forçado a cursar direito e se tornar um advogado, o que o faz viver uma vida monótona e sufocante.
Mas ao receber o convite de Luc para um almoço, o diálogo o leva a reconsiderar suas escolhas até aquele momento de sua vida.

Luc reforça o quanto Baudoin deveria se entregar aos seus sonhos de adolescente, entrar em uma banda e fazer o que realmente gosta, tocar guitarra. Mas para Baudoin essa ideia é inconcebível, até que descobre estar com câncer e ter apenas só mais alguns meses de vida.

💬 Triste, capaz de gerar muita reflexão e com uma reviravolta e tanto, essa #hq de 270 páginas traz uma mensagem incrível sobre valorizar a vida, buscar seus sonhos e mudar de rota sempre que se pegar vivendo uma vida da qual não se orgulha (que não o faz feliz, que não o faça ver o quanto a vida pode ser maravilhosa ao invés de sufocante).

Djeison.Hoerlle 06/02/2022

Uma vez Jack Kirby disse que quadrinhos partiriam nosso coração, e acho que não houve pessoa capaz de discordar. O que ninguém avisou, no entanto, é que existiriam quadrinhos que, não se contentando apenas em partir nosso coração, iriam também despedaçá-lo de forma quase cruel, e foi isso que Duas Vidas fez comigo nesta noite de sábado.

E bem, certamente eu não embarquei nesta jornada rumo à destruição do meu miocárdio totalmente alheio à obra em questão. Sendo este um lançamento antigo, não faltam materiais e reviews sobre, sendo que o comentário que se vê na internet é praticamente um consenso: Duas Vidas é um quadrinho que nos faz chorar.

Mas outra coisa que nenhum outro cronista da nona arte lembrou de dizer (felizmente, pois assim pude descobrir na prática) é que o simbólico ato de verter lágrimas aqui é resultado não somente de um impactante plot twist, mas principalmente, da discussão que ele acende no leitor.

Discussão essa cuja profundidade nos faz questionar até mesmo o título. Afinal, se no começo da história assumi que se tratavam das vidas de Baudouin e de seu irmão, ali pela metade, já estava certo de que se tratavam das duas vidas vividas do protagonista (antes e depois da doença). Ao fechar o livro, no entanto, me perguntei se não seriam as minhas próprias: a que eu vivo e a que eu gostaria de viver?

O enredo da ascensão pessoal de Baudouin tem ainda uma qualidade que talvez seja a que mais contribua para o resultado encantador: ela é crível. Sem aquela ânsia por tornar todo momento grandioso, a história é tecida com paciência e bom senso, sempre consciente da força de seu final e sem pressa para despertar sentimentos no leitor, apesar de possuir alguns quadros tocantes, mesmo que não de uma forma pretensiosa. São justamente esses quadros que nos afeiçoam aos rostinhos arredondados de Baudouin e Luc, trazendo ainda mais peso e significado para o tocante encerramento de Duas Vidas

Se por alguma razão você, assim como eu, é outro atrasado e ainda não leu essa obra, tá mais do que na hora. Se presenteie com essa história maravilhosa.

SAN 08/02/2022

Já estava querendo ler esse aqui a muito tempo e porque demorei tanto???? Uma Hq pra te fazer chorar, com um final inesperado. A arte é muito bonita e da uma sensação de conforto enquanto lê, muito gostoso e rápido de ler.

A história sensível e tocante do Baudouin, um advogado que sempre teve o senho de ser músico, até que uma questão faz ele largar tudo e ir com o irmão pra África e ter várias experiências e emoções novas.