My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

Marina 01/11/2021

Muito bom. É estranho mas a leitura é fluida e interessante.
Acho que no meio do livro o ritmo se perde um pouco mas ainda gostei bastante.

Beatriz 14/02/2022

Todo mundo precisa de psiquiatra até a psiquiatra
Me prendeu bastante, tinha vezes que eu não conseguia parar de ler. Muita gente criticou mas achei super bom. Amei a escrita da autora.

Tem umas coisas que acontecem no começo/ meio do livro e você pensa huuumm isso vai dar merda no final e quando acontece da até uns arrepios.

A protagonista precisava de uma psiquiatra urgentemente e conseguiu uma psiquiatra que precisava de uma psiquiatra urgentemente. A Reva coitada também precisava de uma psiquiatra urgentemente.

Malu 10/02/2022

Intenso
Fiquei o livro todo pensando na Lila quando leu o livro da Lenu que falava da realidade do bairro "feio, Lenu, feio, feio", ela disse isso aos prantos; foi mais ou menos assim que me senti lendo esse livro, não é bonito, é real e puro.
Achei toda a trama do porquê ela queria dormir por um ano inteiro muitíssimo interessante, essa forma de escapar da realidade.
A autora foi genial ao abordar o estado mental da narradora e ao mesmo tempo ela ser arrogante, mesquinha e egocêntrica não deixando nenhuma chance do leitor sentir simpatia pela protagonista.
Apesar de ser um livro com uma escrita super fluida e abordar temas importantes de uma forma fantástica não é possível ignorar o quanto é problemático em alguns trechos e também que não é um livro pra ser romantizado!
É uma leitura completamente maluca e não sei se recomendaria pra alguém...

gabibs 03/02/2022

amei
realmente não esperava gostar tanto desse livro, apesar da personagem principal ser insuportavel eu criei um apego enorme por ela e não entendi pq tanta gente reclama do final, eu adorei. gostei demais que o livro praticamente não tem história mas que vc entra completamente na cabeça dela

lis 02/02/2022

prometeu nada e entregou tudo!
uau. foi uma leitura instigante! a protagonista cansou de sua existência e decide querer só dormir com o uso de medicamentos prescritos, ela vive em uma espécie de fuga da realidade. fala muito sobre depressão, vícios, crítica a psiquiatra, a cultura da padronização, enfim a autora usa um humor ácido por meio de sátiras para falar sobre isso. é um livro recheado de críticas e tem bastante gatilho! achei a leitura super fluída, nunca tinha lido um livro assim.

mooony 29/01/2022

o ano
Ainda estou raciocinando esse livro.
Ele é intenso. Muito.
Eu comecei a ler sabendo que a chance de me agradar era pequena. E eu estava certa.
Eu gostei do livro, me fez pensar muito, criar expectativas, me identifiquei em algumas pequenas partes, me fez a ver as coisas com olhos diferentes, mas não é um livro que eu vou dizer: eu amei ele e indico pra caralh?
Me decepcionou um pouco, principalmente o final. Eu imaginei algo super UAU e recebi algo Ok.
Ele explora a depressão de um modo que eu nunca iria conseguir pensar sobre.
É um livro pesado psicologicamente e que deve ter um cuidado enorme ao ler.
O fato de eu não ter amado, não anula que é um bom livro. Você pode gostar de um livro ruim, do mesmo jeito que pode não gostar de um bom.
Quem se interessar em ler, vai com tudo e saiba quais expectativas colocar.

Ali 27/01/2022

Nós mulheres
???... eu achei a protagonista muito chata mas muito relatable, o livro tem umas falas problemáticas que é difícil relevar mas eu gosto muito dele, acho muito interessante.

"Ela era linda, com todos seus nervos e todos seus sentimentos, contradições e medos complicados e tortuosos."

amanda weibel 10/01/2022

um dos piores livros que já li na vida. porém, surpreendentemente, a leitura eh extremamente fluida e até me prendeu algumas vezes.

não acontece literalmente NADA aqui. fui até o final esperando uma melhora, mas nem isso. final de mErda

freakingjules 08/01/2022

altas expectativas em vão
bom, não vou mentir, eu esperava mais desse livro. todo mundo que eu vi lendo disse que era incrível, que retratava perfeitamente o estado da personagem, então resolvi dar uma chance.
mas eu não achei tudo isso. é um livro bem diferente do qual eu tô habituada, os personagens são bem mais reais, há diversos temas importantes e que foram abordados de maneira sutil ao longo do livro. também achei interessante ver a perspectiva da personagem, a qual acreditava que não tinha nada de errado com ela e como ela lidava com as situações.
o lado ruim é que a narrativa é meio arrastada, a forma como a autora escrevia não me prendeu em nenhuma parte, o que me motivou a terminar foi por pura curiosidade, e, ainda assim, achei o final meio decepcionante. criei expectativas demais e no fim não foi tudo isso.

miu 07/01/2022

muito interessante, adorei a escrita e como rapidamente me senti envolvida pela narrativa. me identifiquei em alguns pontos e isso fez com tudo parecesse mais palpável.
só não gostei de como o final pareceu ter um ritmo muito mais acelerado do que o resto do livro, esperava um pouquinho mais.

deadpoetz 06/01/2022

a autora fez um trabalho incrível nesse livro, a escrita é muito boa e os personagens são super reais.
os problemas psicológicos da protagonista são mostrados de uma forma tão realista que te deixa desconfortável. a única coisa que me incomodou foi que o desfecho do "ano de descanso e relaxamento" dela foi muito apressado.
(obs: gente, pesquisem os gatilhos antes de ler esse livro porque tem um monte)

alana 30/10/2021

Kyoto - Phoebe Bridgers
desde o comecinho eu gostei da narrativa por me identificar com ela, mas a sátira e o humor me conquistou de um jeito? Enfim gostei muito não queria ter me identificado com ela nem com a Reva mas acontece

O plot de Remember Me (2010) pqp

w0lfst4ar 14/12/2021

to passando é mal
eu realmente gostei muito do livro, amei a escrita da autora e de certa forma me prendi muito ao personagem, talvez seja pelo fato de muitas vezes eu ter me identificado com ela. a personalidade dos personagens são muito fortes e marcantes. a nota só não é maior pq esperava um final melhor para eva.

mariforeverswiftie 08/12/2021

esse livro é exatamente como eu gosto
"Eu não conversava mentalmente comigo mesma. Não tinha muito que dizer. Foi assim que soube que o sono estava fazendo efeito: estava ficando cada vez menos apegada à vida. Se continuasse, pensei, desapareceria por completo, depois reapareceria sob alguma outra forma. Essa era a minha esperança. Esse era o sonho"