A guerra

Resenhas - A Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leticiadias 14/06/2020

Jornalístico
O livro inteiro é "uma grande matéria jornalística", ele aponta para reflexões sobre o sistema politico do combate a guerra das drogas (ps. para quem se interessa em dados legais - as informações sobre o RDD estão desatualizadas - já que sofreu alterações com o pacote anticrime de 2019 - sugiro uma consulta a lei de execução penal 7210/84 quando os autores mencionarem o RDD ou outros aspectos da execução da pena) . Difícil falar se é um livro bom ou ruim, é um livro jornalístico, e na minha humilde opinião todas as historias possuem lados (no mínimo três) , sinto que tem um tom tendencioso massssssss o livro ajuda a entender que a "base" do crime é muito mais profunda, que não devemos olhar de forma superficial...e claro tem um pezinho na legalização de drogas.

Fer Paimel 31/05/2020

Surpreendente
Eu adorei o livro. Me fez refletir sobre tantas coisas. Como estudante de Direito, me proporcionou reflexões sobre o mundo a parte das organizações criminosas e como elas podem, em muitos contextos, ?se justificar?. Vale a pena a leitura!!

Thaís Furlan 11/05/2020

Interessante
O livro traz toda a história do PCC desde seu início, com riqueza de detalhes e relatos de trechos dos "salves". É a verdade nua e crua sobre a criminalidade brasileira.
Não é um livro que flui como os de Drauzio Varella, pois é mais um livro histórico, com dados e informações.
Enfim, é uma leitura interessante para que gosta do tema.

Ana 24/03/2020

O livro apresenta um panorama da história recente da criminalidade no Brasil que levou ao cenário que vemos atualmente nas ruas, nos presídios e no discurso dos nossos políticos. Lembra ainda da batalha da vereadora Mariele Franco que dava voz aos moradores de comunidade denunciando o abuso de violência policial nas favelas, cujo assassinato, assim como tantos outros, permanece sem esclarecimento.

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, de Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias – Nota 9/10
Escrita por uma socióloga e por um jornalista, essa obra é muito mais que uma reportagem jornalística sobre uma facção criminosa, o PCC. Os autores conseguiram tecer o retrato da violência organizada do Brasil, passando por temas importantíssimos como os problemas de nosso sistema prisional e o papel do tráfico de drogas como fonte de sustento para as facções. E esse retrato apresentado ao longo da obra é assustador, pois deixa clara para o leitor a real dimensão do poder que as facções criminosas detêm fora e dentro dos presídios brasileiros. Sua relevância é tamanha, que o livro revela a dificuldade do Estado em conseguir lidar, conter e até mesmo se comunicar com essas organizações.

Na verdade, não são meras organizações criminosas. Por meio de relatos dos próprios integrantes das facções, percebemos um claro processo de institucionalização. Hoje, eles contam com uma sólida pirâmide hierárquica, “tribunais” próprios e uma estrutura administrativa ramificada e complexa para conseguir gerenciar as cifras milionárias que passam pela cúpula do poder – e que têm como fonte principal o tráfico de drogas. É quase um “Estado” à parte, em que cada indivíduo que passa a integrar a facção – por meio do “batismo” – deve se submeter a regras extremamente rígidas, as quais, caso descumpridas, podem levar à sua morte.

O texto também aborda diversas passagens históricas e mostra como elas estão relacionadas, criando um cenário propício para a ascensão das facções ao poder.
É realmente um livro que abre nossos olhos. Não há como terminar a leitura sem ter consciência de como o problema da violência é complexo e envolve diversos setores políticos e sociais. E mais que isso: apenas confirma que a “solução” de prender e isolar o criminoso é, na verdade, um verdadeiro tiro no pé, uma vez que é das prisões que nascem as facções e é das prisões que o seu comando é exercido.

De aspecto negativo, senti que algumas passagens continham detalhes em excesso que poderiam cansar o leitor comum, que não busca uma pesquisa acadêmica sobre o assunto.

Enfim, uma leitura obrigatória!

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Flavia.Machado 21/02/2020

Poderia ser melhor mas é bom !
A grandiosidade da pesquisa feita é evidente mas a falta de ordem cronológica, o excesso de acontecimentos em vai e vem, e um número enorme de personagens torna a leitura confusa e cansativa.

Oscar8 19/02/2020

Livro 005/2020
Livro 005/2020.
19/01/2020.
Manso, Bruno Paes ; Dias, Camila Nunes. Todavia. Grande obra, tratando do crime organizado, vida na prisão, corruptos e corruptores. Uma análise dura, nua e crua em um trabalho jornalistico preciso.

bookscourt_ 15/02/2020

O PCC
Leitura obrigatória para quem quer entender a rede do PCC, como eles operam, quais os seus objetivos e o que acontece dentro da cadeia

Denis 26/01/2020

O PCC enquanto organização
Estudo de folego e profundidade, sem achismos sempre baseado em fatos verificáveis. Não se trata de apologia ao PCC e muito menos demonização gratuita.
Me chamou a atenção a sofisticação organizativa do PCC e a sagacidade política (não confundam com política partidária) dos seus estrategistas. Merece estudo aprofundado dos estudiosos da teoria das organizações.
Chama a atenção também a ética (não confundam com moralismo) que é legitimada pelos membros e permite o funcionamento estável, embora sempre tenso, da organização.
Por fim o livro prova por "A mais B" que a estratégia do encarceramento em massa, pilar das nossas políticas públicas de segurança, só serviu de espaço para a articulação e recrutamento de novos quadros para organizações criminosas.

Luiz Amaro 17/01/2020

QUANTOS MAIS VÃO PRECISAR MORRER PARA QUE ESSA GUERRA ACABE?
Um livro sobre jornalismo informativo, uma leitura essencial para todos os brasileiros.

Nele, teremos toda a história por detrás do PCC, desde o motivo que levou a sua fundação (1993), até o seu modelo atual, uma máquina empresarial que hoje ultrapassa fronteiras.

Um livro pesado, que explica o racha com o CV, aborda também os motivos por detrás da carnificina ocorrida mediante as rebeliões carcerárias que chocaram o Brasil recentemente, nos apresenta toda a relação do PCC com outras facções pelo Brasil, além de relatar as invasões do Estado aos morros que resultaram nas criações das UPPs. Por fim, não podemos deixar de falar sobre o caso Marielle Franco.

Por ser um livro jornalístico, os autores acabam nos metralhando com informações o tempo todo. São muitas histórias, muitos personagens, entrevistas, muitos dados através de números e índices. No fim das contas, todo esse aglomerado de informações foi se juntando e se transformou em um livro puramente informativo. Em certo ponto chega a ser maçante, e com certeza, não trará prazer na leitura para o leitor leigo, apenas curioso no assunto. Para estes, aconselho alternar essa leitura com outra mais leve. O importante é não abandonar essa leitura tão séria e significativa.

Yvan 29/12/2019

Cita os principais nomes da facção, sua origem e os principais acontecimentos.

Interessante a demonstração de como a política pública influencia no resultado da organização criminosa, esse livro é um estudo que até ajuda na resolução do complexo problema.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/10/2019

A guerra é um livro que traz descrição detalhada e análise profunda dos acontecimentos que levaram à formação das quadrilhas que hoje disputam a hegemonia no mundo do crime.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588808034

Pandora 28/03/2019

Eu não sou uma leitora acostumada a livros de não ficção; porém sou aquela que acredita que conhecimento nunca é demais. Em maio de 2006, quando uma onda de violência atingiu São Paulo e alguns outros estados - cujos ataques foram atribuídos à organização criminosa Primeiro Comando da Capital - PCC - fazia menos de um ano que eu vivia na capital, trabalhando na avenida mais famosa do Brasil. Senti todo aquele alvoroço de perto: o espanto, o medo, a tensão, a angústia a cada nova morte. Mas as notícias não eram capazes de preencher as lacunas. Afinal... por quê?

O livro A guerra, escrito pelos doutores Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias, vem para esclarecer estes e outros episódios que envolvem uma das organizações criminosas mais fortes do Brasil, bem como para amarrar acontecimentos que poderiam parecer desconexos aos leigos, mas que são fundamentais para o entendimento da violência no país e da atuação confusa do Estado na questão da segurança pública. Sem contar o envolvimento de um sem-número de “homens de bem” nos esquemas de corrupção. Afinal, os bandidos são sempre os outros, não? Aqui, a história tem dois lados. Como deve ser, inclusive.

Leitura fundamental para entender um pouco este nosso Brasil brasileiro.

PhD 19/01/2019

Outro ponto de vista
Entender a complexidade do crime no Brasil é essencial. Neste livro os autores propõem vários fatos que ocorrem no submundo dos presidios, favelas, ruas e fronteiras. O descaso do estado com as minorias, que é a maioria nesse país com coisas essenciais para sobrevivência, faz com o indivíduo recorra ao mundo do tráfico. O PCC com sua forma de gestão empresarial, oferece ajuda e reconhecimento para quem está desesperado, e por sinal talvez seja a unica opção. Ótima leitura, recomendo a todos.

Rafael Cormack 03/01/2019

7,0/10
A falta de ordem cronológica na narrativa, os inúmeros personagens e a quantidades de dados e datas despejados em sequências tornam a leitura amarrada e cansativa demais, parece um documentário escrito.

A coisa só melhora no final, quando o livro aborda a questão do tráfico no RJ, as UPPs, e narra com uma certa sequência a derrocada do governo Sergio Cabral e a morte da Marielle.

Fica a sensação de que poderia ser melhor.
Nadia 14/01/2019minha estante
Bem isso. Qdo fica bom, acaba. Arrastei as primeiras 200 páginas por 12 dias e li o restante numa tarde. Acho que seguir a ordem cronológica dos fatos já teria ajudado muito.

Rafael Cormack 30/01/2019minha estante
Pois é... exatamente essa a minha impressão.

Julinhafox 25/02/2019minha estante
Tive a mesma sensação! Deixar a cronologia não linear - com tantos personagens - acabou prejudicando o livro, que é bastante interessante, mas poderia ser melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5