Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

NathalieB.Oficial 28/01/2024

Clássicos são Clássicos!
Livro super divertido e leve, por ser clássico tive um receio da escrita ser muito maçante mas foi bem fluida, e por ter capítulos curtos nem percebes que tas a ler bastante.
Recomendo para quem quer começar a ler clássico ou Machado de Assis

Chapeleiro2 28/01/2024

Uma sacada incrivel
Logo de inicio eu fiquei na cabeça, não merece 5 estrelas, putz, que linguagem estranha, mas eu dei desconto por ele ter sido escrito em 1881, mas depois nem presisei disso, depois que sai da inercia a linguagem rebuscada era o de menos, a leitura se tornou incrivel. O livro é triste, Brás passou metade do livro escolhendo sua vida de acordo com as vontades de seu pai, o que lhe priva de muita coisa, só teve fracasso na vida amorosa e termina o livro retratando a vida como uma miseria. Leitor, esse não é um livro que irá te dar uma lição de moral nos ultimos capitulos, do inicio ao fim ele mostra a trsite vida de Brás Cubas, mas nem por isso ela deixa de te envolver, se você é uma pessoa que gosta de classicos e não se importa com uma linguagem antiga recomendo este livro com unhas e dentes.

Sabrina 28/01/2024

Foi um livro difícil de engatar (acho que por conta de tantas referências que eu não sabia kkkrying), mas no fim das contas, foi. Tanto a escrita de Machado é complicada quanto nosso personagem principal não é nada cativante. Mas essa é a graça dos livros do Machado; ele nos permite ver essa sociedade pomposa com suas faces reais, que não são nada bonitas ou corretas. Brás Cubas passa sua vida toda (e morte também, na minha opinião) justificando-se sobre seus atos de hombrifade que, pra mim, só há floreios e zero honestidade. Apenas um homem que desejava deixar seu nome gravado entre os homens. Realmente Machado de Assis é um PUTA escritor, que nos deixa desconfortáveis, indignados... enquanto ele sorri e vê o circo pegar fogo hehe.

Lala 28/01/2024

Divo
Eu amo a genialidade do machado de Assis. Nessa obra brasileira quem narra é o defunto do autor. O livro crítica alguns temas como casamento, relações por interesse, ciúmes. Não sei se é impressão minha mas nos livros do machado de Assis eu percebo uma ironia em certos trechos.

Jufs 28/01/2024

Não é um livro para ler em qualquer momento, por ser, na minha opinião, uma leitura muito complicada, é necessário 100% da sua atenção para poder compreender a história verdadeiramente.
Machado de Assis é simplesmente genial, escolhi esse livro para ser minha primeira leitura do ano e fica aqui a minha indicação para quem puder ler também essa obra de arte valiosíssima.

Ler esse livro, me fez ter vontade de reler Dom Casmurro... A primeira vez que li foi na adolescência, agora vou me programar para reler e ver se a minha opinião continua a mesma sobre a maior pergunta de todos os tempos kkkkk.

DavyLM 28/01/2024

Um clássico, mas...
Olha, eu sei que é um clássico, simplesmente atemporal. Mas, não foi minha vibe.

O tom de autobiografia sinceramente é o que me tirou um pouco do livro. É isso.

#RUMOAOS100LIVROS

k.mazzi 27/01/2024

Tentei ler esse livro aos 17 anos e lembro que não entendia nada e por isso dei como ruim. Hoje, como leitor mais experiente, digo que na verdade, é um livro muito bom, para aqueles que gostam do gênero. Apesar de ter gostado, não é dos meus favoritos, nada inesquecível, excepcional. Talvez fosse essa a intenção mesmo, mostrar o cotidiano da época, com irônicas e críticas, mas tive outras leituras com essa mesma vibe que me instigaram mais interesse e emoção. De qualquer forma, recomendo conhecer esse clássico.

Julli. 27/01/2024

Disruptivo
Inovador para a época e ainda hoje desperta sensações de ineditismo na escrita.
Capítulos que de conteúdo têm apenas uma sequência de pontos finais (ou seriam múltiplas reticências?) chamam a atenção.
.....................................................
Um misto de sério-cômico.
Um clássico!!! Como aprendo com eles!

Amos.Alves 27/01/2024

Primeiro é importante ressaltar que este não é um livro para quem quer algo para relaxar. A escrita é fragmentada, muitas vezes confusa e cheia de capítulos aleatórios que fazem o leitor se perder. Quanto a história é sobre o morto que levou a vida de aristocrata ao modo da época. Não é um envolvente, não possui um universo sedutor, nem um protagonista carismático. Por fim, é um livro rico em informações da época então se quer ler um clássico brasileiro que mostra a mentalidade dos aristocracia da época este é um bom exemplar

Júlio 26/01/2024minha estante
Cara, lê Quincas Borba tbm, se passa nesse mesmo universo, se n tô enganado. Eu li faz um tempinho já e curti

Edevaldo 26/01/2024

Sobre minha leitura
Muito bom! Desde ter uma ideia como era sociedade carioca no século XIX, como de como foi a vida de um personagem que viveu muitas coisas, porém, ao mesmo tempo uma vida considerada medíocre. Só lendo para saber o que quero dizer.

iasmim154 26/01/2024

Genial
" não tive filhos, nao transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miseria"
este livro nos envolves nos sentimos, pensamos e emoções do protagonista, como "Dom Casmurro "
o autor é extremamente competente em trazer ironia e humor. o livro é magnifico, Inteligente e debochado.
e percebemos que Brás Cubas tinha tudo e morreu sem niguem. é um livro de tamanho genialidade e que recomendo..

Evelin Graceffi 25/01/2024

Necessário
Machado é indiscutível. Mais uma obra atual, clássica e que atravessa gerações. Leitura obrigatória, recomendo muito!

Mariann 24/01/2024

Começou foda terminou sinistro!!
Percebi que gosto de passar raiva com personagens se eles forem bem escritos. Capítulo 7 é meu favorito!!! Só dei 4 estrelas pq sinto que não absorvi o máximo que podia. Vou tentar reler daqui um tempo.