Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Tiago 24/01/2024

Obra genial de Machado de Assis
É um livro simplesmente genial. Machado de Assis tem aqui um estilo de escrita, diria eu, revolucionário para a época no Brasil, muito bem humorado e com várias mensagens importantes entremeadas na sua ironia e bom humor. Começando pela premissa de um defunto escrever o seu livro de memórias e que dialoga continuamente com o leitor ao longo da obra. No meio disso tudo temos comentários estilísticos do narrador ao longo da obra que ela parece até rascunho do que seria a obra final. A dedicatória da obra, ?Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas?, já mostra o tipo de conteúdo que espera o leitor nas páginas seguintes.

Brás Cubas recorda a sua vida desde a infância até os seus últimos dias e a sua condição de defunto é muito conveniente para que ele faça este relato sem filtros. Fala dos seus amores, das suas infidelidades, nos apresenta a filosofia de Quincas Borba, alfineta a sociedade e política brasileira, especialmente a sociedade do Rio de Janeiro. Aliás, considero que há nesta obra o embrião de várias obras futuras de Machado. Além do próprio Quincas Borba, podemos ver traços de "O Alienista" e de "Dom Casmurro". Apesar de toda ironia, podemos ver ali alguma dose de lamento em Brás Cubas, a impressão de que ele podia ter sido (e feito) muito mais e melhor na vida. Será que ele falhou em quase tudo que tinha proposto de importante e grandioso para si? Será que um enorme potencial não aproveitado? Vale muito a reflexão.

Temino citando Susan Sontag no seu ensaio "Vidas Póstumas": Estar morto pode representar um ponto de vista que não pode ser acusado de ser provinciano. Sem dúvida, Memórias póstumas de Brás Cubas é um dos livros mais divertidamente não provincianos já escritos. E amar esse livro é tornar a si mesmo um pouco menos provinciano a respeito da literatura, a respeito das possibilidades da literatura.

Leitura indispensável!

Kiny0 24/01/2024

Fazer oq né
Bom eu odiei o livro?

Eu não gostei de nada e ao menos entendi o livro e sim a minha leitura foi bem rápida e terminei em 2 semanas (q orgulho de mim?)

E novamente eu tinha pegado esse livro na biblioteca da minha escola

barb 24/01/2024

Mimos, egoísmo e a desgraça de Brás Cubas
Adoro a ironia das obras do Machado, mas acho que nesse aqui ele se supera. Se você aguenta chegar até a metade, porque, para mim, os livros dele se tornam envolventes nesse momento, se depara com a melhor história dele (para mim pelo menos, até então). A escrita se torna dinâmica, e a ironia na miséria de Brás Cubas, feita para entreter com humor, na verdade resulta em uma tristeza. No início do livro, o personagem é um tanto intragável, mas ao ver a falta de metas e realizações em sua vida, torna-se meio impossível não terminar o livro torcendo (mesmo que seja um pouco) para essa figura desgracenta que foi criada uma criança mimada e egoísta.

Migueleituras 24/01/2024

Um dos livros mais geniais que já li, a forma como é escrito é incrível e eu parava muitas vezes pra admirar. Ainda bem que finalmente li.

Cristiane190 23/01/2024

Gênio compreendido
Sempre li contos de Machado, mas Memórias Póstumas traz sentimentos que os contos não exprimem. O autor é extremamente competente em trazer humor e irônia. O livro é inteligente, engraçado, debochado, onde o autor consegue ter excelência até nas mentiras que nos conta. Já adicionando outras obras machadianas a minha estante!

graci 22/01/2024

ELA ERA BONITA PORÉM?COXA
?Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?? AAAAAAAAAAAAA

?Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico essas memórias póstumas?

MATAMOS O TEMPO E ELE NOS ENTERRA.

Brás Cubas tinha tudo e morreu sem ser ngm. O ?pobre? homem tenta se sentir vivo, grande, importante a todo momento. Mas só depois de morto entende que era um homem muito medíocre e que nunca iria se sentir feliz pq até na felicidade ele era mediado. Morreu querendo ser grande, mas poucos foram os foram ver seu caixão baixar na terra. E ainda menos os que os visitaram no hospital nos últimos momentos. Morreu sem legado, sem amor, sem família própria. Morreu sem conseguir finalizar nenhum ciclo, sem conseguir se comprometer com nada. Morreu levando com ele somente seu nome que será esquecido. O livro é inteiramente uma crítica a sociedade carioca do século 19, mas eu juro que conheci vários Brás Cubas nesse século kkkk monte de gente com acesso a o melhor do mundo e mesmo assim sendo bem inútil.

Morreu de pneumonia por obsessão a grandeza. Queria fazer o emplasto pra ser lembrado e assim pegou um ventinho q matou o miserável kkkkkk

Mas ele não reclama, apesar de não ter feito nada de grande pelo menos não enlouqueceu como quincas Borba, ou morreu como dona plácida ou teve q trabalhar. Então parece q ele e a vida estão em igualdade. No entanto, Brás Cubas acha q tem um saldo positivo, pois ele não teve filhos, ou seja, não passou seus ensinamentos pra outra geração, sendo isso uma coisa boa pra ele q considera que não tem nada a ensinar.

?Não tive filhos, não deixei a nenhuma criatura o legado de nossa miséria?

Leiam no tempo certo pq esse livro merece uma leitura justa. Outra coisa muito importante, ESSE LIVRO SE BENEFICIA DE UMA RELEITURA.
Cleide 22/01/2024minha estante
Fiquei pensando também que poucos foram no enterro dele? mas tbm pensei que ele enterrou quase todo mundo! Os amigos foram antes ? viveu foi muito ?

Chafik1 22/01/2024

Clássico absoluto da literatura mundial.
Fiz questão de escrever o "literatura mundial" e não brasileira pq ainda sinto injustiça na falta de reconhecimento desta obra no mundo.
Memórias Póstumas é sagaz, ácido, divertido, irônico e reflexivo.

LuccaOdeiaLer 21/01/2024

"Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria"
É a segunda vez que começo esse livro e finalmente cheguei ao final.

Memorias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881 é um clássico brasileiro que exemplifica bem a literatura machadiana: enredo não-linear, capítulos curtos e o aprofundamento psicológico das personagens.

O motivo da minha demora foi puramente o fato do livro ser um clássico, a escrita é fantástica, mas um pouco erudita demais para mim que sempre tive certa dificuldade com o gênero. A partir dos capítulos VII (Delírios) e VIII (Razão contra Sandice), que foram os meus preferidos, a leitura fluiu bem melhor.

A trama é simples, um homem contando ao leitor a sua vida, porém o homem em questão está morto e se torna o primeiro autor defunto, ou melhor, o primeiro defunto autor do Brasil. Essa característica é a mais criativa da história, pois veja bem, Brás Cubas é patético, e viveu uma vida patética, não tem nada sobre ele que me faria ler um livro seu. As outras personagens que são apresentadas pelo morto são simplistas, e é o suficiente, eu também não não tenho nenhum interesse em saber mais sobre qualquer uma delas.

Exceto por Prudêncio, que me parece um exemplo vivo da notória frase: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor". Ou Dona Plácida, que me causa um diferente tipo de indiferença.

Acabo de perceber que meu parágrafo pode parecer uma crítica negativa, e não é. Simples é diferente de ruim, nem tudo em uma narrativa precisa ser complexo. As pessoas que Machado de Assis desenvolve na obra são extremamente reais, a forma como levam a vida, como se posicionam, o que acham importante, tudo isso é palpável.

Eu também disse anteriormente que a trama era simples, porque é, e a genialidade é encontrada na forma que o autor nos mantém interessados até o final. Um pensamento que me deixou intrigado durante a história inteira, foi como as coisas não acontecem, vou exemplificar para evitar spoilers.

Imagine o cenário, você está lendo um livro e a personagem principal vai tomar um chá, ela pega a xícara e comenta que sentiu um cheiro incomum e o gosto parecia distinto. Eu penso na hora que a personagem fora envenenada e mais tarde as consequências disso aparecerão. Em Memórias póstumas de Brás Cubas isso não acontece, uma questão é apresentada ao leitor e logo depois é esquecida.

E o motivo disso é que nosso livro em questão é realista. Agora imagine o cenário, você está tomando chá e pensa ter sentido um cheiro incomum, mas bebe mesmo assim e o gosto parece distinto. Eu pensaria que coloquei água de mais ou de menos e seguiria a minha vida.

É essa a sensação que a obra nos causa, que estamos lendo um diário qualquer, sobre alguém que nunca conquistou nada de incrível, nem fez algo extraordinário, apenas uma pessoa vivendo uma vida medíocre.

A complexidade do livro se encontra nas entrelinhas, nas críticas que o bruxo faz para a sociedade brasileira e a burguesia, a política e a hipocrisia, a escravidão e a riqueza, a educação e a futilidade. Usando da ironia, e por muitas vezes do sarcasmo e do deboche, ele expunha tudo que achava necessário ser exposto.

Por essa razão, caro leitor, ao ler esse livro, preste atenção em cada frase, pois certamente encontrará algo oculto.

Obrigada pela paciência?
Giovanna1754 21/01/2024minha estante
Amei

Giovanna1754 21/01/2024minha estante
Quero ler só por causa dessa resenha agr

MateusReis 21/01/2024

Entre a morte de Quincas Borba e a minha
Não tenho palavras para mensurar a destemida ou talvez, fúnebre vida de Brás Cubas, cinquenta anos e a vida o leva para lados inusitados.

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Não tenho muito o que criticar, a não ser o silogismo com os quais nos deparamos ao decorrer da leitura, visto que, se se trata de um testemunho de vida, fica claro o prazer ou quem sabe desprazer de quem estará lendo.

EduardaCGP 21/01/2024

Difícil, mas um clássico obrigatório
A leitura não inicia fácil, apesar de se tornar fluida com o passar das páginas. Além da história, a escrita tornou esse livro um clássico, Machado foi gênio nas colocações e nas retratação de sentimentos através das palavras.
Brás Cubas, nos tempos de hoje, seria apenas mais um playboy com boas ideias mas sem iniciativa para colocá-las em prática.

Júlia 21/01/2024

é ele né pessoal
Gênio da literatura brasileira. amo a forma com que ele escreve e como ele é exageradamente humano.

Pamela.Cristina 20/01/2024

Brás cubas
Já ouvi falar que no momento da morte, se passa um filme com os momentos marcantes de nossas vidas... Será?

É o que acontece no livro com Brás Bubas teremos o privilégio de conhecer sua história desde o início da vida até o final.

O livro é encantador, com a escrita formidável, senso de humor agradável que envolve ao ponto de sentirmos que ele está falando conosco "o leitor", como se tivesse sido feito para cada um de nós...

De toda sua vida Brás cubas considera a fase mais brilhante, quando se envolve em um projeto para ajudar doentes e necessitados conforme o trecho abaixo.

"Mas a alegria que se dá à alma dos doentes e dos pobres é recompensa de algum valor; e não me digam que é negativa, por só recebê-la o obsequiado. Não; eu recebia-a de um modo reflexo, e ainda assim grande, tão grande que me dava excelente ideia de mim mesmo."

Resumindo Machado de Assis me conquistou...