Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Viny 09/01/2024

ISSO AQUI É ARTE
Nossa mas nunca q a gringaiada fedida seria capaz de escrever 5% desse livro. é trabalho com a palavra, um jogo de linguagem em cada capítulo, uma emoção q vai e vem a cada minuto. machado de assis? ele é meu pai!

Amanda3913 08/01/2024

Obra-prima atemporal
Neste livro, Brás Cubas, autor- defunto narra suas memórias e experiências vividas durante sua vida.

Em um primeiro momento, a história parece de difícil compreensão por se tratar de um livro escrito no seculo 19, pois a linguagem empregada é bem formal e requintada, bem diferente da dos livros contemporâneos; isso pode ser um empecilho aos leitores não habituados à leitura dos clássicos, entretanto, em vários momentos, até nos esquecemos que estamos lendo uma obra de Machado de Assis, pois o autor explora bastante o uso de figuras de linguagem como metáfora e comparação, além de capítulos bem curtos e breves reflexões de cunho social e filosófico. Dessa forma, a leitura flui bem.

Em um segundo momento, o que me chamou atenção no livro foi que o autor cita brevemente alguns fatos históricos brasileiros, por exemplo, governo imperial, revolução de 1832, constituição de 1824, escravidão, assinatura da Lei Eusébio de Queiroz e Lei Áurea e a epidemia de febre amarela.

Por último, considero o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas um ótimo livro que deve ser lido e apreciado sem pressa.

Victor108 08/01/2024

O maior da literatura nacional
Machado não é o maior à toa. Apesar de ser do século XIX, esse puro suco de realismo, fundado no Brasil justamente com esse livro, traz coisas extremamente necessárias a qualquer leitor. A realidade atual não está nada distante dessa obra. Além disso, temos o Humanitismo, trazido por Quincas Borba, amigo de Brás Cubas, que é uma teoria que faz o leitor refletir acerca de muitas outras. Não à toa, está na minha lista de favoritos, estando o grande Machado no topo de minha lista de autores favoritos.

Leeh 07/01/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Eu tentei, mas...
Sou apaixonada por Dom Casmurro, é um dos meus livros favoritos da vida, e nisso resolvi conhecer outros livros do Machado de Assis e infelizmente esse não funcionou comigo. É claro que tiveram várias coisas que me cativaram e fizeram com que eu continuasse com a leitura, mas chegando no final da leitura eu comecei a desanimar...

kirao0 06/01/2024

Defundo autor
Legal,proposta interessante e história bem formulada,mas infelizmente não me cativou,empurrei a leitura com a barriga

Yasmin284 06/01/2024

Entregou o q eu esperava, mas eu esperava ser chato
Bem, eu entendo o livro ter sido lento, até porque é um livro escrito a mais de 100 anos, mas mesmo assim, outros livros desse período não são tão cansativos assim, outros livros do próprio autor são mais interessantes. Sobre a história, é cada coisa kkkkkkk, tem uma parte que ele começa a divagar dum elefante é as nuvens e ele monta no elefante e na nuvem kkkk, nessas partes eu ria. Mas tem algumas coisas bem qualquer coisa. Mas enfim, só dei 2,5 porque a escrita é realmente boa, a história q não colabora.
Thayzea 06/01/2024minha estante
Realmente, ler Machado não é pra todos os gostos

LuaGaspar 06/01/2024minha estante
não prometeu nada e entregou o que prometeu

Gabriela1214 06/01/2024minha estante
Amei a sinceridade kkkkkkk

mluisad 06/01/2024minha estante
kkkkkkkk gosto muito desse

Ana 06/01/2024minha estante
Acho legal ler Machado pelo repertório. Li na época da escola e não gostei, dei uma segunda chance depois de um tempo e entendi que existem leituras que são para épocas diferentes na nossa vida. Machado é cultura, é um clássico e é necessário para literatura.

Tammara.Martins 06/01/2024minha estante
Como assim chato? É incrível

Lorena368 06/01/2024minha estante
Eu achei isso de certa forma bem legal, porque é só a vida de um cara qualquer que nunca conquistou nada de muito grande, então porque seria "interessante"?
O conceito é maneiro mas pra ler é uma vez e nunca mais

Rebeca.Garcia 06/01/2024

resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela ? silêncio perpétuo
extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos saem todos passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas"

Carol 05/01/2024

"Não sou um autor defunto, mas um defunto autor"
Publicada inicialmente em 1881, "Memórias póstumas de Brás Cubas", se caracteriza como uma obra revolucionária não só por se tratar de um romance que é considerado o marco inicial do realismo no Brasil, mas também pela perspicácia da narrativa.
Sendo um autor renomado, Machado de Assis tornou-se conhecido por essa e muitas outras histórias, as quais atualmente são descritas como tipicamente "machadianas". Tanto é que durante seus 160 capítulos narrados pelo célebre personagem Brás Cubas, personificado em uma narração fluída onde o leitor acompanha sua vida a partir de sua morte... Sim, talvez hoje não seja nada demais, contudo, imagine para a época onde uma visão ultra romântica da sociedade prevalecia sobre a realidade, com isso em mente fica claro que a "quebra da quarta parede" feita por Machado através de Brás Cubas ao colocar uma visão crítica da realidade e ao mesmo tempo descrever ações que iam contra a "boa índole", trazendo assim uma similaridade até então inexistente entre o ser o humano e o personagem.
Além de todas essa genialidade narrativa e dos assuntos polêmicos abordados durante o livro, quem já teve a oportunidade de ler outras obras do mesmo vai se deparar com referências e similaridades que vão deixar o leitor com o pensamento de... "Será que essas duas histórias acontecem simultaneamente e se entrelaçam?"... Bem, é difícil dizer a final Machado também é conhecido por deixar intrigas incompletas e mistérios que deixam até hoje seus maiores admiradores em um conflito sem fim.

Dani 05/01/2024

Um clássico da literatura brasileira
Foi uma excelente experiência com o autor Machado de assis. Já li a sua obra Dom casmurro e alguns dos seus contos. Memórias póstumas de Brás Cubas foi sensacional.

É interessante saber que o período que o autor escreveu era do movimento literário do realismo, ou seja, ele quebra as ideias românticas em sua obra e a estética.

Um autor que decide começar pela morte do Narrador-personagem, ou melhor, o defunto autor que é consciente do dia da sua morte e vai contando suas memórias para o leitor.

No fim da leitura vemos que Brás Cubas é um personagem muito culto e cheio de conhecimento, porém terá valido a pena a sua vida?

neqtune 05/01/2024

Demorei bastante pra pegar o ritmo da leitura e acho que por isso levei tanto tempo pra terminar, mas adorei o livro, planejo ler novamente no futuro
Taissa 06/01/2024minha estante
ainda faltam umas 100 páginas pra mim e eu tô me perdendo ???

marconiy 04/01/2024

Uma estória genial sobre encarar a própria falta de história
Um livro fenomenal, não só por todos os aspectos do realismo brasileiro, encarnado unicamente na figura do Machado de Assis, como também por todo o seu texto e a forma que o livro - e, em especial, essa linda edição da Antofágica - toma em prol da sua narrativa, transformando essa "autobiografia" não só no retrato da vida, como da própria mentalidade do personagem de Brás Cubas, o que soa óbvio quando eu digo, e de fato a sua genialidade fica bem mais evidente durante a leitura, mas eu vou dar meu esforço de explicar o que eu quis dizer a seguir.
Brás Cubas nunca fez nada verdadeiramente grande na sua vida, na realidade, boa parte do livro é dedicada a fase da vida em que ele foi um mero amante de uma moça que apesar de amá-lo, sempre iria escolher seu esposo, que sim fez coisas consideradas bem maiores que o Dr Cubas. Até mesmo a parte final do livro, em que ele comenta que fez algo muito bom, ele se recusa a contar. Portanto, o livro se apresenta como o retrato de um fantasma constantemente exposto à própria mediocridade, até o ponto em que ele a aceita e a representa em um capítulo de apenas uma linha.
Review curta, esquisita e provavelmente mal escrita que eu vou deixar assim porque é o que acho mais condizente com a obra genial que terminei hoje.

Karen 04/01/2024

Foi cansativo
O livro tem umas partes bem legais e reflexões também, é importante em si, mas foi cansativo e chato de ler, deve ser porque é realista, não combina muito com o meu gosto.

Michelli.Mezzon 04/01/2024

Genial!!!
Precisei ler 3 vezes, em alguns anos, para finalmente conseguir entender as críticas, ironias e genialidade do autor nessa obra. Machado de Assis realmente escreveu livros fascinantes!

Paulo1891 03/01/2024

Durante as primeiras duas (ou foram três?) leituras do livro, acabei por deixar escapar diversas sutilezas e várias das ironias do texto, que é a marca registrada do autor, acho que se pode afirmar isso. De certo modo, isso tira o gosto do livro. Mas agora, numa terceira (ou quarta?) leitura, tudo fluiu muito melhor... Consegui pegar as minúcias de várias partes e, de fato, que livro!
A capacidade do livro de navegar entre vários assuntos e a maneira como são tratados, criticados, é absurda. Ele critica tudo ao seu tempo, tudo no sentido mais geral do termo.
Com certeza vou reler de novo

May 02/01/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
O livro retrata a história de Brás Cubas contada por ele mesmo, após sua morte. O autor-personagem já morto relembra sua vida, contando-nos seus pesares, amores, alegrias e arrependimentos.