A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein Kiersten White

Resenhas - A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

Sarah | @only_a_snowflake 30/03/2020

Quem é o monstro, afinal? | Booktalk sem spoilers
Isso é o que eu chamo de reconto! Primeiramente, decidi comprar o livro pela edição, lindíssima com lombada exposta, com a costura à mostra, e fui surpreendida com uma historia facinante. Certamente que temos personagens extremamente problemáticos no livro, temos famílias disfuncionais e a questão do preconceito. Cada uma dessas nuances é trabalhada com maestria no decorrer da história.

- Victor: Desde criança, um gênio incompreendido e insano. Faltou sabedoria dos pais para orientar o filho, que mesmo tão jovem já apresentava tendências psicopatas. Ele foi um personagem que me assustou pelo modo de pensar, ao mesmo tempo que foi interessante observar a maneira que suas ideias doentias tomavam forma em sua cabeça, como uma engrenagem. A frieza em que ele executava seus planos era horripilante.

- Elizabeth: Infelizmente, também sofreu traumas irreversíveis quando criança. Ela também possui um comportamento peculiar, porém foi desesperador acompanhar sua jornada no decorrer do livro. A maneira que ela se apegou à um sentimento turvo pelo Victor e como isso desencadeou toda a desgraça que veio depois foi bem sofrido de ler.

- Adão: Talvez uma das poucas vítimas dessa loucura toda.

Enfim, fiquei extremamente interessada em ler a obra original de Frankenstein, mas não sei se tenho estômago para acompanhar a história macabra de Victor mais uma vez.

"Talvez fosse por isso que Victor tinha tanto desespero para imitar a vida, em sua versão própria e doentia. Nunca fora capaz de sentir as coisas com a profundidade que deveria. Fora criado em uma casa onde tudo era fingimento e ninguém falava a verdade." (p.299)

BGM: Secret and Lies (Ruelle)
//You got a cold, cold heart
Do you feel it all?
You build a house of cards
But it's gonna fall
You think I don't see
Who you really are
I got news coming
I've seen it all from the start
I know all your secrets
I know all your lies
I know where you keep 'em
Buried deep inside//

beatriz 21/11/2022

Ele, para quem amar significa obedecer
Uma das leituras mais diferenciadas que fiz esse ano, bem interessante e envolvente. No começo, não estava entendendo nada e não conseguia identificar o rumo que a história estava tomando, mas depois me situei. É uma leitura fluida, embora seja um pouco monótona, são poucos pontos de ação, mas as reviravoltas valem muito a pena.
Victor é um personagem insuportável e repulsivo, odiei dele do começo ao fim. É triste ver como tudo que a Elizabeth foi, foi graças a ele. Porém contudo, entretanto, é interessante acompanhar ela se desenvolvendo e saindo de baixo da máscara que construiu para sobreviver.
Em um determinado momento, ela se igualou a ele por tamanho egoísmo, mas é compreensível. Teve um pontinho tristemente previsível, mas o conjunto da obra é agradável!
É uma leitura cheia de sentimentos conflituosos e angustiantes, além das perdas irreparáveis de personagens doces que não tiveram o fim que mereciam. Exceto o Victor, esse já foi tarde!
Livro excepcional e que me agradou bastante. Recomendo!

Heloísa 04/03/2020

Frankenstein
A história de Frankenstein recontada sob o ponto de vista da personagem Elizabeth Frankenstein. Tão bom quanto o original.

Nicoly Mafra 26/11/2018

#ResenhaNickMafra - A SOMBRIA QUEDA DE ELIZABETH FRANKENSTEIN.
"(...) - Eu derrotarei a morte. Roubarei dela a faísca da criação para transformar a vida em algo eterno, incorruptível. E faço isso por você."
_

Quando Elizabeth Lavenza é vendida por sua guardiã à família Frankenstein, ela vê ali a chance para deixar para trás a vida de fome e violência. Seu trabalho na nova família é fazer companhia à Victor, um garoto introspectivo, solitário e um tanto peculiar. Agarrando essa oportunidade com unhas e dentes, Elizabeth fará de tudo para se tornar indispensável para o garoto, e assim, garantir seu futuro.

Anos se passam e Elizabeth e Victor se tornam inseparáveis, porém acompanhar Victor se torna uma tarefa muito perigosa; o temperamento do jovem é muito difícil de controlar, seus interesses estão cada vez mais bizarros, e, por uma questão de sobrevivência, Elizabeth continua atendendo todos os pedidos de Victor, mesmo que não concorde com os princípios do garoto.

Com uma mente calculista e ardilosa, um sorriso meigo e postura sofisticada, Elizabeth fará de tudo para se manter viva, mesmo quando tudo ao seu redor se transforma em trevas e caos.
_
"(...) - Você é minha, Elizabeth Lavenza, e nada poderá roubá-la de mim. Nem mesmo a morte."
_
Em comemoração aos duzentos anos de ?Frankenstein?, Kiersten White traz um reconto do clássico de Mary Shelley sob um novo ponto de vista, e o resultado não poderia ser mais incrível. Com uma escrita de arrepiar e tirar o fôlego, Kiersten tece uma história envolvente e sinistra sobre loucura, obsessão, cheia de perigos e assassinatos.
Infelizmente, não conheço muito a obra original, apenas li uma adaptação em formato de HQ, mas fiquei com muita vontade de conhecer essa primorosa obra de Mary Shelley.

Kiersten White me surpreendeu de todas as maneiras com essa adaptação; com uma escrita viciante e personagens fortes e determinados, é impossível não se envolver nessa trama assustadora.

A atenção e o carinho que a @plataforma21_ deu para essa edição também merece ser mencionada aqui. A edição brasileira de ?A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein? ficou incrível!

Gio nauta 13/09/2023

A autora desse livro conseguiu algo que achei incrível: manteve a essência do livro original mas fez um final inovador. Quem puder ler Frankenstein anteriormente a leitura desse, terá uma ótima experiência de leitura.
O livro tem um plot twist incrível e a forma como o pensamento da protagonista em relação ao Victor Frankenstein muda ao longo da narrativa é muito interessante.
Só não dou 5 estrelas, pois a relação Elizabeth e Mary não foi bem desenrolada e até mesmo um pouco forçada.

yun4 04/11/2022

Bom só depois da metade
No começo é bem entediante e chato, fiquei sem vontade de ler e até cheguei a largar o livro. Dei uma segunda chance e fui lendo a escrita puxada, depois da metade me interessei e não parei de ler! (Eu tinha 10 anos, não posso dizer mt sobre achar chato, n tinha paciência suficiente)

Paloma.Lohane 17/12/2021

EU AMEI, KIERSTEN WHITE OBRIGADA POR ESSA EXPERIÊNCIA
Eu fiquei imersa na história desde a primeira página, não li a obra que inspirou esta mas consegui ver tudo como se estivesse assistindo um filme na minha cabeça.

Eu me apeguei tanto a todos os personagens, que é como se eles estivessem do meu lado enquanto escrevo essa resenha.

A construção do enredo inteiro é perfeita, tudo o que acontece tem um motivo. E eu amei tudo. Senti raiva, tristeza, nojo, medo, felicidade... um verdadeiro misto de emoções.

5 estrelas e favoritado com certeza. Estou me sentindo sem rumo por não ter mais desses personagens na minha vida.

A escrita da autora pra mim, foi impecável. Quero muito ler outras obras dela, até mesmo a trilogia da conquistadora, por mais que eu odeie livros que nao sejam únicos kkkk.

Tenho total consciência de que o início do livro pode ser lento pra maioria, mas eu estava amando tanto que pra mim foi uma leitura gostosa e fluída do começo ao fim.

Piracanjulia 27/04/2021

Bom, mas esperava mais
Uma história com aventura e amizade

Mica 25/03/2021

"Lightning clawed across the sky, tracing veins through the clouds and marking the pulse of the universe itself."

Review on @reading.with.mica

ana clara :) 09/03/2021

tive que dar 5 estrelas porque esse livro tem tudo pra merecer-las. no início eu tinha um pé atrás com a protagonista, mas ao decorrer do livro a gente vai entendendo certos pensamentos dela e você de fato se comove. eu gostaria muito que outros personagens tivessem sido mais desenvolvidos, e tinha cabimento pra isso.

sobre o victor: eu achei ele um personagem interessantíssimo de se entender, não to nem de longe ?passando pano? pra ele, mas quando a gente lê ele conseguimos ver um amor que não é falado com frequência em outros livros. o obsessivo. em *diversas* falas, ele é se descreve como superior e até ****SPOILER**** chega a se chamar de deus. no entanto, eu vi várias falas dessas sendo ditas pela elizabeth mas como eu disse, a gente entende bem isso.
sim, ta enorme a resenha, mas o livro merece

DeiaMolder 30/04/2019

Pois é, não sei dizer se amo ou odeio esse livro. Penso que quando se vai mexer com um clássico como Frankenstein deve -se saber o que está fazendo.
Elizabeth não me convenceu. Transformou Victor num psicopata e nem sei o que dizer da criatura.
Ainda estou digerindo, mas pende mais para não gostar.
Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
Li Frankenstein quando era jovem adorei quero lê-lo novamente antes de ler esse.

DeiaMolder 26/09/2019minha estante
Frankenstein é maravilhoso, nas esse ali, achei estanho. Leia e depois me diga sua opinião. Abraço

Suzi 06/10/2019

Interessante!
Comecei o livro com uma certa resistência por ser um reconto de um clássico, mas qual não foi minha surpresa por ter gostado e muito! Aqui temos um reconto da história detalhando a vida de Vitor Frankenstein desde criança, sempre ao lado da nossa personagem central, Elizabeth, uma menina infeliz, maltratada, mas que, ao conhecer Vitor, vê nele a sua salvação, se moldando assim ao gosto dele. Era também a única que o entendia, que sabia como tratá-lo. Assim ela pensava...

carneiro11 14/01/2021

estou sem palavras...
Um livro q, no começo, é um pouco lento, mas qnd ele começa a fluir, vc n consegue parar de ler. Uma história perturbadora sobre como o amor pode levar a loucura e a obsessão. Realmente mto bom!