A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein Kiersten White

Resenhas - A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

ana clara :) 09/03/2021

tive que dar 5 estrelas porque esse livro tem tudo pra merecer-las. no início eu tinha um pé atrás com a protagonista, mas ao decorrer do livro a gente vai entendendo certos pensamentos dela e você de fato se comove. eu gostaria muito que outros personagens tivessem sido mais desenvolvidos, e tinha cabimento pra isso.

sobre o victor: eu achei ele um personagem interessantíssimo de se entender, não to nem de longe ?passando pano? pra ele, mas quando a gente lê ele conseguimos ver um amor que não é falado com frequência em outros livros. o obsessivo. em *diversas* falas, ele é se descreve como superior e até ****SPOILER**** chega a se chamar de deus. no entanto, eu vi várias falas dessas sendo ditas pela elizabeth mas como eu disse, a gente entende bem isso.
sim, ta enorme a resenha, mas o livro merece

carneiro11 14/01/2021

estou sem palavras...
Um livro q, no começo, é um pouco lento, mas qnd ele começa a fluir, vc n consegue parar de ler. Uma história perturbadora sobre como o amor pode levar a loucura e a obsessão. Realmente mto bom!

Meli 15/12/2020

Perfeito
Ainda, infelizmente, não li o livro Frankstein, que ta na minha lista pra 2021, mas a sombria queda de Elisabeth Frankenstein é simplesmente perfeito.
Elisabeth é completamente cativante, sem esconder a humanidade dela, sabemos os sonhos que ela possui, e até onde ela iria pra alcança-los.
Sem palavras pra esse livro, muito bem escrito, me conquistou no primeiro capítulo.

Natália 30/10/2020

Quando criança, Elizabeth Lavenza viu a oportunidade de sair das garras de sua cuidadora que a maltratava e morar com a família Frankenstein. Na verdade, ela foi vendida, mas naquela ocasião só importava que as coisas melhorassem e tudo o que precisava fazer, era ser amiga de Victor, um jovem solitário. Com isso, ela começa a fazer de tudo para se tornar indispensável, mostrando aos pais do garoto o quanto eles precisam dela.

Entretanto, conforme os anos passam, Elizabeth fica cada vez mais aflita ao pensar que o pai de Victor vai mandar ela ir embora da casa. Para piorar ainda mais a situação, Victor se tornou ainda mais temperamental e saiu de casa a alguns meses, não dando mais notícias. Agora ela precisa se aventurar para o trazer de volta e garantir sua segurança, mas as coisas mudaram tanto que ela não sabe se irá conseguir.

A autora tem o dom de criar personagens extremamente obsessivos com um aspecto da vida, como Victor, que desde criança faz experimentos cruéis com as pessoas, afim de vencer a morte. Ao longo da obra, é perceptível que ele é extremamente complexo, não tendo empatia com os outros e só os seus propósitos são válidos.

Elizabeth possui muitos assombros, não somente de sua vida passada que ainda a visita em seus sonhos, mas também ao consertar as coisas inexplicáveis e ruins que Victor está sempre fazendo. Ela manipula algumas situações pensando somente em seu próprio bem-estar, mas acaba se tornando a maior vítima da situação.

Mesmo sem nenhuma grande reviravolta, a dose sombria que acompanha a obra nos deixa ansiosos para conhecer o desfecho e o rumo que a vida dos personagens irão tomar. Gostei do final e da originalidade do enredo acrescentando uma visão feminina a essa história tão famosa. Elizabeth, apesar de ter sido egoísta em muitos pontos, foi forte ao lidar com problemas tão difíceis e de nunca desistir ou fugir.

É uma leitura extremamente válida. Apesar de o início ser um pouco lento, as mudanças de atitudes de Elizabeth compensam tudo, principalmente quando ela começa a reivindicar o controle de sua vida e se torna dona de si mesma.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadanah/

Rai 28/09/2020

Bom !
Achei esse livro muito bom, tanto pela história, achei esse reconto de Frankenstein ficou muito bom colocando a mulher como protagonista e abordando bastante sobre o papel da mulher naquela época.

Gio 26/08/2020

Magnífico
É difícil encontrar palavras o suficiente para elogiar esse livro! Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos!
Se Mary Shelley tivesse a oportunidade de ler o reconto do seu clássico Frankenstein através das palavras de Kiersten White, com certeza ficaria muito orgulhosa!
Kiersten recontou a história através de personagens femininas fortes, dando destaque à Elizabeth e trazendo uma nova personagem tão forte quanto!
Recomendo muito a leitura!

Mari 08/06/2022

O livro é ótimo, adorei estar na mente da Elizabeth e devo dizer que minhas expectativas foram alcançadas completamente. Quando comprei eu nem tinha lido a sinopse, eu só tinha adorado o conceito da capa e pensei "por que não?" Mas me surpreendi. Eu acredita fielmente em tudo o que ela acreditada, ou o que ela foi manipulada para acreditar. Não imagina que o final seria daquela maneira e pretendo futuramente ler novamente essa obra, acredito que pela segunda vez sentirei emoções e sensações completamente diferentes. O livro fala muito sobre morte e eu terminei o livro no dia que soube da morte da minha avó, então esse livro tá ligado comigo de alguma forma.

@blogleiturasdiarias 14/01/2020

Resenha | A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein
Mais uma vez Kiersten White soube ousar e trazer sua criatividade. A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein é uma releitura do grande clássico da Mary Shelley, que me encantou. A homenagem aos 200 anos foi primorosa.

Elizabeth Lavenza tem uma vida miserável. Com um dia-a-dia nada fácil para uma criança — sendo espancada e com escassez de comida recorrente — ela vê uma oportunidade de mudança de vida, quando a família Frankenstein a quer para fazer companhia ao seu instável filho, Victor Frankenstein. O problema é que para conseguir essa proeza, ela se tornará alguém completamente maleável, alguém que o agradaria. E dá certo. Ano após ano, a sua dependência está mais interligada ao fato de acalmar e entender Victor. Porém, seu conforto está em risco pelo fato dele ter saído de casa para estudar, sem previsão de volta. O que Elizabeth é capaz de suportar e fazer para sobreviver?

Em minha opinião, releituras é algo arriscado dentro da literatura porque é um estilo que pode dar certo, agradando, ou pode dar completamente errado. O desenvolvimento precisa trazer, na medida certa, o enredo original que foi baseado e o que será inovador. Com uma escrita voltada para o público jovem adulto, os elementos da narrativa nos prendem do início ao fim, o que faz a junção ter dado certo, felizmente. É um enredo cadenciado, que pode demorar a crescer — tendo uma longa introdução necessária para o entendimento do todo — deslanchando do meio para o final, o que é um ponto positivo.

Sobre os personagens, o que me conquistou foi o fato de termos a perspectiva feminina presente. Ganhando holofotes, Elizabeth é o elo principal de diversos acontecimentos e modificações ao longo da história. Conhecer e entender sua dependência a uma pessoa problemática, avistá-la se transformando em algo que não queria em função de alguém e posteriormente sua rendição, é interessante. Pelo fato da narrativa ser em seu ponto vista, conseguimos captar o que a levou tomar decisões equivocadas e que a torna "indiretamente" culpada de quem Victor ´é — e essa é uma das justificativas do elemento surpresa.

"Apesar de todos os meus esforços para aprender a ser o que os outros precisavam que eu fosse, eu não percebera que já era perfeitamente adequada para aquele hospício. Eu era exatamente quem queriam que eu fosso. Que a mão e o pai de Victor tinham me educado para ser. Quem Victor me criara para ser. Eu era uma prisioneira." pág. 285

Apesar de conhecermos o fim da obra original, Kiersten White trouxe sua singularidade, construindo grandes reviravoltas e descrições que nos deixam de queixo caído — mostrando seu estilo de trabalho diferenciado. Com um andamento acelerado do meio para o final, muitas perguntas elaboradas vão sendo respondidas. Abrilhanta termos um início, meio e fim bem pontuados e surpreendentes. Fora o grande mistério sendo resolvido de uma forma peculiar, ou melhor dizendo, com explicações que requer pensar na ambientação como um todo. Aliás, prepare-se para se manter em alto teor de tensão até o epílogo!

Preciso falar dos ares sombrios que o exemplar percorre, e necessários. A construção de um ser humano de cadáveres/corpos, o embate entre a vida e a morte traz essa ambientação para pano de fundo — junto do cenário vitoriano do início do século XIX. Acredito que era algo a ser imaginado nesse universo, então espere encontrar cenas que possam ser impactantes nesse sentido. Gostei do modo como foi abordado, e que novamente expôs as qualidades da escrita da autora.

De uma forma geral, super recomendado! Realmente me divertir realizando a leitura, ficando de boca aberta, me prendendo ao suspense gerado e a tudo que ocorria, sendo compatível ao grande clássico que é associado. Espere bastante aventura, coisas a descobrir e aquele quê reflexivo característico da obra de Frankenstein — que foi inclusive foi diversamente explorado.

Na parte física, a Plataforma 21 inovou. Fazendo a alusão da anatomia e tudo que envolve a ciência da criação de um "monstro", sua lombada diferenciada — que mostra a costura e a cola — é um chamariz. Temos o título em alto relevo, e não preciso nem dizer que a escolha da arte é bonita. Enfim, só elogios! A parte interna também tem seu charme com uma diagramação cheia de detalhes. Não encontrei erro de revisão ou ortográfico. Como falado anteriormente, a narrativa é feita pelo ponto de vista da Elizabeth em primeira pessoa.

"Eu amava Justine. Assim como amava Henry. Mas não amava ninguém como amava Victor, porque devia tudo a ele."

Estou me tornando fã da autora, e ficará para 2020 a leitura de outro livro dela — Caçadora, que inicia outra série dela. Espero que tenham gostado!

site: http://diariasleituras.blogspot.com/2019/12/resenha-a-sombria-queda-de-elizabeth-frankenstein-kiersten-white-plataforma-21.html

Matheus945 08/01/2021

A sombria queda é um livro bem interessante... A autora resolveu fazer esse reconto da história de Frankenstein mas sob um outro ponto de vista. É de fato um reconto. Eu esperava que tivesse a mesma aura que Frankenstein, um dos meus livros favoritos, e ela quase consegue, quase chega lá mas não chega totalmente.

Primeiro, quem quer ler esse sem ler o original pode com certeza, mas seria muito mais legal se lesse o original antes. Ele traz questionamentos sobre o que nos faz humanos, sobre como a ambição de nos tornar maior do que nós realmente podemos chegar pode nos destruir. Esse livro não tem nada disso, é como se a autora tivesse mostrado que poderia ir pra esse caminho mas não foi. Ela também dá uns toques do que seria um ?feminismo? para a época, achei bem condizente e adequado, até mesmo pela própria posição da Elizabeth, que existe apenas em função do Victor. Outro ponto positivo foi ela tornar a personagem da Elizabeth de fato mais sombria, toda a história é muito trágica, ela precisou ser desse jeito.

Mas assim, o livro tem suas falhas, tem uma boa parte pelo meio do livro que está em excesso, se a autora tivesse lapidado um pouco mais o livro e feito alguns cortes teria ficado bem menos cansativo. Além de que o livro não deixa moral ou margem para reflexões, perdeu bastante da essência do original. E o final... poderia não ter tido o epílogo, teria dado um efeito sensacional. Quem leu esse e não leu Frankenstein, FAÇA O FAVOR, é bem melhor.

Bia | @intothisbook 23/06/2019

Escrito em homenagem ao clássico Frankstein da Mary Shelley, A Sombria queda de Elizabeth Frankstein vai introduzir novos pontos de vista a história. O livro é narrado pela irmã adotiva de Victor, a Elizabeth, que foi adotada pela família Frankstein justamente para controlar os estranhos desejos de exploração do Victor .

O livro vai alternar com a Elizabeth nos contando da infância dela com o Victor ao presente, na qual, a protagonista manipuladora e astuta terá que controlar o desequilibrado Victor depois de descobrir seu mais novo experimento.

O livro me conquistou em apenas um capítulo, com uma escrita poética, sombria e viciante. Ao longo da leitura conseguimos ver o desenvolvimento da Elizabeth e como a autora enaltece a força e a sororidade feminina. Eu super recomendo esse livro e já planejo reler ele de tanto que amei.

Helomf 11/04/2019

Maravilhoso!!! Amei

Juliana.Bragiato 13/02/2021

Maravilhoso
Esse livro é tão bom quanto o original.
Pode acompanhar a história de Criador e Criatura pelos olhos da Elizabeth, foi uma experiência incrível.
Com certeza este livro será um dos meu favoritos do ano!

Michele207 04/03/2019

Sensacional!
Acredito que todos conheçam ou pelo menos já ouviram falar da história de Frankenstein, uma criatura feita de pedaços de corpos pelo insano Dr. Victor Frankenstein. A trama original foi escrita há 200 anos, e desde então temos filmes, hqs, desenhos e etc, baseados na obra de Mary Shelley.

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein é uma releitura sombria e deslumbrante do famoso livro Frankenstein, ou o Prometeu Moderno, narrada pela perspectiva da jovem Elizabeth.

Elizabeth foi adotada pela família Frankenstein, quando pequena, para fazer companhia ao recluso Victor, e ajudá-lo a lidar com seus ataques de raiva. Elizabeth acaba por se tornar o interesse amoroso de Victor.

Elizabeth é uma personagem complexa, inteligente e manipuladora ela está disposta a tudo para sobreviver, inclusive acobertar as insanidades de Victor.

A autora fez algumas mudanças com relação a trama da obra original, e na minha opinião isso deixou o livro mais interessante, pois tornou alguns acontecimentos inesperados, principalmente para quem já leu a obra original.

Com uma narrativa instigante, o livro nos prende do início ao fim. A edição feita pela Plataforma 21 está lindíssima, o único ponto negativo é que o livro é um tanto frágil.

Lay 30/01/2019

Supresa
Eu me surpreendi com esse livro. Eu fiquei a todo tempo com a história do Frankenstein em minha cabeça, esperando aquele tão conhecido final. Mas, fiquei chocada, quando descobri que a autora não só fez uma releitura da obra de Mary Shelley como fez algo novo e surpreendente.

Elizabeth é dada a Victor Frankenstein, isso mesmo, é dada. Quando ela era criança, vivia numa casa onde era maltratada, e um dia uma mulher leva esta menina para sua casa. Para que ela seja amiga de seu estranhíssimo filho Victor.

Elizabeth, sem saber de sua história, tendo plena convicção de que não passa de uma garota pobre e miserável, faz de tudo para que seja sempre indispensável pela família. E acaba criando um vínculo com o menino, ela vê nele a sua única chance de ser "feliz". Escondendo segredos e manipulando a família, Elizabeth protege Victor com unhas e dentes. Mas, será que toda essa proteção e manipulação fará bem a Victor? Será que as consequências vindas de tantas mentiras serão tão terríveis assim? É uma história, que ao meu ver, daquela típica frase "Os fins justificam os meios".

E então, como já conhecemos, Victor cresce e decidi que é o momento de criar o seu mais temível monstro. Mas, será mesmo essa criatura profana o monstro? Ou mais uma vez, foi pura manipulação?
Mas de quem é a culpa? Será que sempre fora aquele menino genial e completamente estranho ou foram consequências de tanta proteção de parte de Elizabeth que o tornaram assim?

Apesar de a história de Frankenstein me dar muito medo, um dos pouquíssimos livros que posso dizer com certeza que me causou ou causa calafrios, esta releitura me cativando. Me fez enxergar a história com outros olhos, e deixar o medo um pouquinho de lado. Com certeza entrou pra minha lista de favoritos. Uma obra muito bem feita.

Obs. Falando sobre a edição do livro, fiquei muito decepcionada. Pois a editora fez o livro de uma forma diferente, sem a lombada. Até ai tudo bem, colocando algo que prenda e mantenha o livro inteiro, mas infelizmente o livro é todo delicado. Eu li apenas uma vez, e o deixei guardado na estante e a capa está descolando. Estou muito, mais muito chateada mesmo, esperava que tivesse mais qualidade. Mas não, parecem que apenas costuraram e passaram uma cola qualquer e pronto. Quando eu peguei pela primeira vez, até pensei que tinha uma qualidade boa, pois pra fazer um livro desse jeito sem ele desmanchar, é necessário QUALIDADE. Mas infelizmente, está assim... Nem vou pedir devolução, pois todas as edições desse livro específico são feitas assim sem lombada, seria uma troca inútil.