A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein Kiersten White

Resenhas - A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

Isa Books 20/12/2018

"Devia saber que o perigo estava dentro de você... em sua mente, em o que quer que você tenha no lugar onde deveria existir uma alma (...)"
Infelizmente até hoje nunca li a obra de Mary Shelley (Frankenstein), tudo o que acompanho são as versões cinematográficas do gênio louco e seu monstro feito de pedaços de cadáveres. Particularmente adoro a versão em que James McAvoy interpreta o emblemático Victor Frankenstein, considero até poético.

Nunca consegui imaginar Victor como sendo um homem malvado, apenas uma pessoa com uma curiosidade mórbida e um desejo exarcerbado por "criar" vida á partir da morte. Louco? Hum... um pouquinho, pois curiosidade todos temos em relação á alguma coisa, mas obviamente precisamos conhecer nossos limites.

Aqui Kiersten White cria uma trama peculiar, uma releitura como de fato é informado. Temos como personagem central a controversa Elizabeth - orfã e sofrendo maus tratos, vê uma chance de estabilidade na família Frankenstein - e como secundário Victor - o estranho e enigmático garoto a quem é dada de presente como um objeto.
Elizabeth não é uma mocinha indefesa, pelo contrário, ela mente, finge e manipula os sentimentos das pessoas a seu bel prazer. Resumindo: dependendo do ângulo pelo qual observe verá uma jovem insensível e ardilosa que só se importa verdadeiramente por Victor, embora todo esse sentimento esteja enlameado com o desejo de usá-lo apenas para garantir um teto sobre sua cabeça. Embora a maioria de suas atitudes sejam justificáveis, sua súbita redenção nem foi capaz de me convencer, na verdade só pensava o seguinte: é queridinha, aqui se faz aqui se paga. Não tenho peninha de você.
Já Victor é a total personificação do sociopata controlador que nutre algo similar a um sentimento profundo por sua única amiga - que tem como posse - e com seu desejo insano (que ultrapassa a genialidade) de ser o próprio Deus encarnado. Minto! Ele não quer ser o Ser Superior, quer ser algo além disso, inaugurar uma nova categoria de divindade.

Embora cheio de frases sombrias/funestas e de personagens dúbios (adoro obras desafiadoras e que rompe padrões) não consegui manter um elo indestrutível com o livro; a frieza e atitudes dos personagens me incomodavam, zero empatia por eles.
Elizabeth é insossa, o que a salva são seus atos ao decorrer da narrativa de menina boa x menina má, algo do tipo: quero fazer o que é certo mas para garantir minha sobrevivência preciso fazer o que é errado. Quanto a Victor, me vi completamente afastada dele, é uma figura digna de nota mas seus atos mais assustam do que me fizeram suspirar, me refiro ao sentido de exclamar: minha nossa! Que personagem incrível. Ele acaba sendo uma espécie de bicho papão, a mera história contada para assustar crianças, tal qual lenda urbana. Se bem que, para assustar crianças hoje em dia, é só ameaçar tirar seus celulares e internet, os típicos monstros que ameaçavam puxar nosso pé debaixo da cama não conseguiram acompanhar a modernidade.

Em suma, não gostei tanto assim da obra como imaginei de início. Havia um certo distanciamento entre eu e a narrativa, como se o raio não quisesse cair em mim e eu fosse a criatura rejeitada pelo seu criador. Vocês devem estar se perguntando (imagino claro): está dizendo que o livro é ruim?
Não, eu adorei, mas pra mim foi uma obra que não me marcou, considero esquecível. É pulsante como um coração mas em algum momento de minha leitura esse coração parou de bater e não havia raio nenhum para tentar uma reanimação.

Grazi 05/01/2020

Instigante, envolvente e cheio de detalhes, do jeito que a gente gosta!
A sombria queda de Elizabeth Frankenstein | @authorkierstenwhite | @plataforma21_
?"Palavras e histórias eram ferramentas para suscitar as reações desejadas nas pessoas, e eu era uma artesã experiente".
Que Frankenstein é uma clássico da literatura, isso todo mundo sabe e eu particularmente sou apaixonada nesta trama, então quando vi um livro que trazia a proposta de uma releitura da obra sob a ótica de Elizabeth, a irmã adotiva de Victor, eu não me aguentei, e QUE LIVRO MEUS AMIGOS!

A história contada não é especificamente sobre a criação do monstro, mas, principalmente, o relacionamento entre Elizabeth e Victor, e como esta relação transformou ambos no decorrer de suas vidas a ponto de originar a fixação de Victor em vencer a morte.

Elizabeth é uma jovem manipuladora que muitas vezes age de forma egoísta, seu comportamento pode ser justificado pelo temor de perder o pouco que conquistou durante a vida, no entanto, são esses mesmos comportamentos os responsáveis por fortalecer o paradoxo de vida x morte para Victor, e ainda, de forma direta ou não, interferir na vida das demais pessoas a sua volta.

A história ainda trás um forte caráter feminino, não só pela protagonista, mas por outras personagens que se destacam sejam por suas personalidades ou pelo que sofrem.
?"Victor aprendeu os caminhos que o sangue percorre em uma criatura viva, e eu aprendi as melhores maneiras de limpar manchas de sangue das mãos e das roupas, para que os pais dele jamais soubessem o rumo que nossos estudos tomavam".
Esta com certeza foi uma das minhas melhores e mais instigantes leituras do ano passado. Me vi muito envolvida com os sentimentos dos personagens, as contrariedades, as ações manipuladoras e os efeitos colaterais dessas ações.

A forma como a autora descreve Victor, seu pragmatismo e frieza, os detalhes (que para mim são imprescindíveis), adorei. Nunca havia lido nada da Kierstein, mas me conquistou de verdade, sua escrita é maravilhosa e já até tenho outros títulos da autora em mente ??

Piracanjulia 27/04/2021

Bom, mas esperava mais
Uma história com aventura e amizade

André Cermaria 10/05/2021

Top
Apesar de ainda não ter lido o original, este reconto ficou muito interessante! O meio da estória é um pouco massacre por ficar um pouco parada focando na parte de Vitor ter ?abandonado ela?, mas passado esse pedaço a trama começa a ficar mais envolvente e isso nos faz querer chegar logo ao final.
Pra quem gosta de uma trama estilo policial é muito legal. Recomendo.

lagartixa albina 21/03/2020

PERFEITO!
POR QUE TÃO MARAVILHOSO? SERIA ESSE O MELHOR LIVRO DO MUNDO?????? Eu amo esse livro com todas as forças do meu ser. CADA CÉLULA MINHA ESTÁ APAIXONADA!

Eu sempre falo que "tal livro é o meu preferido" mas esse, meus amigos, supera todas as barreiras.

De janeiro até hoje (março) já li 10 livros, mas nenhum chegou aos pés desse. A história é incrível e a protagonista é TÃO CATIVANTE!! Uma daquelas que amamos na literatura, mas íamos odiar se fosse real.

Ainda tem uma mensagem super importante e reflexiva, sobre ignorarmos as coisas e sobre o monstro que cada um de nós carregamos dentro de si.

Brilhante homenagem à Mary Shelley.
lagartixa albina 03/04/2020minha estante
VAI TER FILME!!!!!!!

Brunna Brasil 07/12/2020

Esse livro me chamou a atenção por ser uma releitura da obra de Mary Shelley, Frankenstein — O Prometeu Moderno, de um ponto de vista feminino, nesse caso o interesse romântico do protagonista da história original. Desde o primeiro momento achei que seria uma ótima oportunidade de revisitar a obra, afinal, sendo ela escrita em 1a pessoa, na perspectiva do próprio Victor (que notoriamente não é um narrador muito confiável e que claramente romantiza Elizabeth e a ele mesmo), muitos acontecimentos poderiam ter um outro olhar sobre si.

Apesar de ir já esperando algo nesse sentido, a obra superou muito minhas expectativas. Foi realmente uma releitura digna do clássico de Shelley, que nos mostra Elisabeth Lavenza, futura senhora Frankenstein, em toda sua complexidade de pensamentos, ações e motivações.

A protagonista é alguém com quem me identifiquei desde o primeiro capítulo. Isso porque desde o início entendemos a função dela na vida de Victor (e os sacrifícios que ela tem que fazer em nome disso). Levada para a casa dos Frankenstein depois de um histórico de violência infantil e fome, a ela é prometido ser uma Frankenstein em nome de ser "amiga" de Victor (o que significa ensiná-lo a se comportar, controlá-lo). Apesar de jovem, ela se coloca nesse lugar, sempre pensando em cada movimento para ser perfeita aos olhos da família — principalmente aos olhos de Victor.

Inteligente, sagaz e humana, Elisabeth é o ponto central dessa trama que, de tão bem trabalhada, sempre que havia um ponto destoante da história original, eu ouvia uma vozinha me dizendo: "Victor mentiu; essa é a verdadeira história sobre a criatura,"

Basicamente, estou panfletando essa história pra todo mundo. Uma das melhores leituras que fiz esse ano.

Mica 25/03/2021

"Lightning clawed across the sky, tracing veins through the clouds and marking the pulse of the universe itself."

Review on @reading.with.mica

ana clara :) 09/03/2021

tive que dar 5 estrelas porque esse livro tem tudo pra merecer-las. no início eu tinha um pé atrás com a protagonista, mas ao decorrer do livro a gente vai entendendo certos pensamentos dela e você de fato se comove. eu gostaria muito que outros personagens tivessem sido mais desenvolvidos, e tinha cabimento pra isso.

sobre o victor: eu achei ele um personagem interessantíssimo de se entender, não to nem de longe ?passando pano? pra ele, mas quando a gente lê ele conseguimos ver um amor que não é falado com frequência em outros livros. o obsessivo. em *diversas* falas, ele é se descreve como superior e até ****SPOILER**** chega a se chamar de deus. no entanto, eu vi várias falas dessas sendo ditas pela elizabeth mas como eu disse, a gente entende bem isso.
sim, ta enorme a resenha, mas o livro merece

Palominha 15/08/2020

Assombroso
Elizabeth é uma garota pobre, que sofre nas mãos da mãe adotiva, até que recebi da família Frankstein a chance de ouro de mudar de vida e ela a agarra firmemente. Tudo o que ela tem que fazer é ser a companhia de Victor, o filho mais velho do casal Frankstein e Elizabeth faz isso maravilhosamente, mesmo que o garoto tenha por vezes atitudes assustadoras.
Elizabeth é uma personagem egoísta, calculista, manipuladora e perspicaz que faz tudo ao seu alcance para garantir a sua permanência na família Frankstein, longe da pobreza e da mãe adotiva. Foi o que mais me agradou no livro.
Victor é obviamente psicopata, obcecado pela Elizabeth e pela ideia de vencer a morte.
O problema do livro pra mim foi só o final, não gostei da forma como os problemas foram resolvidos.

Gio 26/08/2020

Magnífico
É difícil encontrar palavras o suficiente para elogiar esse livro! Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos!
Se Mary Shelley tivesse a oportunidade de ler o reconto do seu clássico Frankenstein através das palavras de Kiersten White, com certeza ficaria muito orgulhosa!
Kiersten recontou a história através de personagens femininas fortes, dando destaque à Elizabeth e trazendo uma nova personagem tão forte quanto!
Recomendo muito a leitura!

carneiro11 14/01/2021

estou sem palavras...
Um livro q, no começo, é um pouco lento, mas qnd ele começa a fluir, vc n consegue parar de ler. Uma história perturbadora sobre como o amor pode levar a loucura e a obsessão. Realmente mto bom!

Caroline 07/05/2023

O arrependimento de ter demorado tanto pra ler.....
Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e agora estou simplesmente apaixonada, além de ter uma escrita fluida e organizar muito bem todos os acontecimentos da obra.
Descrever o livro como maravilhoso parece ser pouco.
A sombria queda de Elizabeth Frankenstein narra a história de uma órfã que foi basicamente comprada pra ser clínica de reabilitação do filho mais velho deles e daí pra frente foi só pra trás.

Rai 28/09/2020

Bom !
Achei esse livro muito bom, tanto pela história, achei esse reconto de Frankenstein ficou muito bom colocando a mulher como protagonista e abordando bastante sobre o papel da mulher naquela época.

Natália 30/10/2020

Quando criança, Elizabeth Lavenza viu a oportunidade de sair das garras de sua cuidadora que a maltratava e morar com a família Frankenstein. Na verdade, ela foi vendida, mas naquela ocasião só importava que as coisas melhorassem e tudo o que precisava fazer, era ser amiga de Victor, um jovem solitário. Com isso, ela começa a fazer de tudo para se tornar indispensável, mostrando aos pais do garoto o quanto eles precisam dela.

Entretanto, conforme os anos passam, Elizabeth fica cada vez mais aflita ao pensar que o pai de Victor vai mandar ela ir embora da casa. Para piorar ainda mais a situação, Victor se tornou ainda mais temperamental e saiu de casa a alguns meses, não dando mais notícias. Agora ela precisa se aventurar para o trazer de volta e garantir sua segurança, mas as coisas mudaram tanto que ela não sabe se irá conseguir.

A autora tem o dom de criar personagens extremamente obsessivos com um aspecto da vida, como Victor, que desde criança faz experimentos cruéis com as pessoas, afim de vencer a morte. Ao longo da obra, é perceptível que ele é extremamente complexo, não tendo empatia com os outros e só os seus propósitos são válidos.

Elizabeth possui muitos assombros, não somente de sua vida passada que ainda a visita em seus sonhos, mas também ao consertar as coisas inexplicáveis e ruins que Victor está sempre fazendo. Ela manipula algumas situações pensando somente em seu próprio bem-estar, mas acaba se tornando a maior vítima da situação.

Mesmo sem nenhuma grande reviravolta, a dose sombria que acompanha a obra nos deixa ansiosos para conhecer o desfecho e o rumo que a vida dos personagens irão tomar. Gostei do final e da originalidade do enredo acrescentando uma visão feminina a essa história tão famosa. Elizabeth, apesar de ter sido egoísta em muitos pontos, foi forte ao lidar com problemas tão difíceis e de nunca desistir ou fugir.

É uma leitura extremamente válida. Apesar de o início ser um pouco lento, as mudanças de atitudes de Elizabeth compensam tudo, principalmente quando ela começa a reivindicar o controle de sua vida e se torna dona de si mesma.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadanah/