Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Beatriz 25/11/2023

O senhor do tempo e a proibida
Esse livro me fez chorar tanto. É tão triste ser testemunha de um amor surreal de bonito e ver o fim que ele tomou. O Chorão amou muito a Grazon, mas a Grazon amou infinitamente mais o Chorão.
Liviaxxs 26/11/2023minha estante
Aí eu chorei tanto pqp, escrevi minha resenha chorando

Taynara Lima / @taaynaralima 08/11/2018

Autora: Graziela Gonçalves
Editora: Paralela
Nota: 4/5

Eu sou grande admiradora do Charlie Brown Jr desde novinha, então, fiquei bastante ansiosa em relação ao livro. Confesso que na época em que o chorão ainda era vivo eu não sabia nada da sua vida pessoal. Na verdade, só fui saber depois que morreu sobre o seu casamento de quase 20 anos com a Graziela e é ela que vai contar essa história.

Nos primeiros capítulos ela conta um pouco da sua infância e adolescência em Santos. Pouco depois somos introduzidos no começo da sua história com o Chorão. O Charlie Brown já existia nessa época, porém, em uma formação bem antiga e nem cd eles tinham na época.
Ela além de ser a grande musa inspiradora de Chorão foi uma mulher que lutou muito ao lado dele desde o comecinho.

O livro é rápido e direto, durante quase 20 anos de relacionamento o que eu percebi durante a leitura foi que a Grazon (apelido que Chorão deu para ela) abriu mão da própria vida para viver a do Chorão. Ela foi bem participativa nos altos e baixos do Charlie Brown, mas em diversos momentos ficou claro que ela deixava os próprios sonhos de lado e vivia em prol da banda, como se o que ela sonhava fosse menos importante.

Porém nem só de amor se vive um relacionamento. As brigas, o ciúme excessivo do Chorão fez com que eles se separassem algumas vezes. O temperamento explosivo dele também o fez perder os integrantes da banda original. Em 2005 depois de muitas brigas e desentendimentos a banda se separou e as diversas entrevistas dadas pelos ex-integrantes logo após a saída atingiu em cheio o Chorão e ele guardou essa mágoa por muitos anos.

O livro todo gira em torno mais da banda com um plus do relacionamento deles. Achei que o assunto das drogas seria abordado de uma forma mais incisiva, mas acredito que de alguma forma ela tentou preservar a imagem dele. O assunto só foi aparecer lá para 80% do livro e do jeito que foi contado, ficou parecendo que o problema era algo recente, seguindo a linha do tempo do livro, ele teria começado a usar drogas somente 4/5 anos antes da overdose que levou ele a morte. Mas era de conhecimento geral que o Chorão era usuário há muito mais tempo.

Foi uma história de amor bonita apesar dos seus problemas, Chorão (aos olhos da Grazon) era um cara doce, romântico, porém, inseguro e esse era o ponto fraco não só do relacionamento deles, como em relação ao Charlie Brown.

“Se não eu, quem vai fazer você feliz?” foi a forma que a autora teve como contar aos fãs os acontecimentos que sucederam a morte do Chorão, em como a imprensa e alguns fãs foram injustos com alguém que viveu anos ao lado dele e na busca para encontrar um culpado pela overdose do Chorão, culparam a ela.

Ótimo livro para quem é fã da banda e queira saber não só sobre quem foi a musa inspiradora do Chorão, mas também que tenha um relato de uma história de amor nada convencional.

site: @limataynara
Andréia 21/11/2018minha estante
Muito boa sua resenha. Sou uma fã da banda e tenho desejo de ler o livro com toda certeza.

Gvbryo 20/10/2023

Lindo
Maravilhosamente maravilhoso, da uma nova camada ao Chorão e as músicas do CJBR desde pequeno sou fã da banda e depois desse livro me tornei mais ainda, terminei em prantos aflorou tudo de bom em mim saber como o Chorão era fora dos shows, me peguei torcendo pelos dois como se fosse um livro de romance qualquer muitas vezes de tão perdido que fiquei no romance desses dois, Maria Luiza eu te amo e te dedico todas as românticas do Cjbr, beijos meus amor
luiza 22/10/2023minha estante
???

Káh 17/03/2021

Gostei muito!
Gostei bastante do livro.
Foi bem interessante conhecer a história do Chorão pelos olhos da Grazi.
Me tocou muito a questão de toda a angústia e dependência química.
Também me senti bem incomodada de ver como todo o relacionamento era sempre só sobre ele. Ela era praticamente uma babá dele.
Dani 08/04/2021minha estante
Eu me senti exatamente assim durante a leitura também, era uma mistura de admiração com angústia e incômodo. Ela perdeu sua identidade de uma forma tão sombria que me doeu muito.

Vitão 17/01/2021

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
O livro mostra ao leitor a exata mensagem, que foi pedida para ela ao escrever, que é mostrar um ídolo do rock nacional humano, com problemas e o mais importante, que é chegar onde você quiser.
Coloquei o mesmo título do livro na resenha porquê é exatamente disso que se trata o livro. E por mais que a autora no fim do livro discorde dessa um pouco disso, pode se perceber o quanto uma mulher interfere na vida de um homem, o quanto uma mulher guerreira como ela pode fazer alguém como o Alexandre que era só um sonhador, realizar todos os sonhos.
Além disso mostra também as coisas que podem levar uma pessoa para a ruína, como as drogas. É um verdadeiro livro de romance da vida real e infelizmente sem um final feliz.
"Eu digo Charlie e vocês dizem..."
Julia.Bartholazzi 17/01/2021minha estante
Uou! Não sabia da existência desse livro! Bacana

Alice.Avila 12/05/2021

Que livro sensacional, a história do meu ídolo!
Super indico e pretendo ler novamente.
Começo, meio e fim bem desenhados, sem enrolação, sem defeitos!!!!!!!! (meu livro predileto?)
Raphaela ð @noseosdogs 12/05/2021minha estante
Eu amei! ??

Larissa.Dias 08/05/2021

Obrigada por este livro, Grazon!
Chorão foi um talento absurdo. Um artista impecável. Infelizmente sua história foi interrompida de forma trágica e isso só reforça a importância de procurar ajuda quando a cabeça e o corpo dao sinais de que não estão mais aguentando. Transtorno mental é doença e precisa de tratamento. Apesar do fim precipitado, sua trajetória com o cbjr foi linda! ?? recomendo a leitura!
Ricarda Caiafa 09/05/2021minha estante
Também recomendo muito a leitura desse livro! Me fez conhecer o chorão de verdade!

Ana Lima 13/04/2021

Chorei demais. Uma história de amor da vida real e que mostrou um outro lado do Chorão. (Também achei que a Grazon se anulou demais por ele, mas não julgo)
Josiane.Vieira 14/04/2021minha estante
tem que pagar pra ler ??

Emilia.Reis 20/06/2021

Uma história de amor interrompida pelo vício
Acredito que como eu a maioria das pessoas se interessam pelo livro pra saber mais sobre a banda que inspirou uma geração e descobrir um pouco mais sobre o carismático e rebelde Chorão. Mas nessa resenha quero falar da Grazi, essa mulher que nos conta essa história pelo seu ponto de vista, e durante a narrativa podemos sentir o amor que esses dois construíram e parecia ser único. As abdicações e apoio que ela deu durante toda a carreira dele, ela era a pessoa que eles se inspirava, aprendia e compartilhava momentos. Avida deles está nas canções que ele escrevia.
O livro desperta nostalgia dos anos 90, mas também mostra como essa vida de fama é desgastante e pode levar as pessoas ao desespero. Chorão foi um ícone, mas era só um ser humano que precisava de socorro em certo momento da vida como todos nós. Ele é descrito como frágil, intenso, bruto, cabeça dura, amigo, caridoso, determinado e tantas outras coisas.

"Ainda existia amor, claro, mas o homem da minha vida era diferente do Alexandre que estava diante de mim. Até seu olhar não era mais o mesmo." não consigo imaginar como é perder alguém dessa forma, mesmo tentando lutar o vício dominou tudo.

Sani Melo 05/07/2021minha estante
??

Rê Bastos 26/02/2019

Amor, superação, fama, vício, depressão.
Como fã do Chorão e do CBJr foi lindo poder ver como tudo começou, como desenvolveu e como terminou.

Como o nome já diz, o livro foca na história do Chorão com a Grazi, uma história de amor linda linda linda. Já era fã dele, agora sou fã dela também. Uma mulher forte, que fez tudo o que podia para ajudá-lo em todas as fases da sua vida. Que não desistiu de tentar mesmo na pior parte em que infelizmente aconteceu o pior.

É lindo e doloroso ver o relato de alguém tão próximo sobre a vida dele, mas vale muito muito muito a pena. Leiam!

Você deixou saudade!!
Esteja em paz, mestre.

Lele 20/02/2019

Maravilhoso
Superou todas as expectativa. Eu como um fã do Chorão e do CBJr nunca imaginei tantas as dificuldades diárias que eles passavam. A história dos dois é intensa do começo do ao fim, com altos e baixos, porém com certeza valeu a pena.

"Eu digo digo Charlie e vocês dizem..."

Nai 08/11/2018

Sensível e verdadeiro
É incrível a experiência que o livro traz, pelas palavras da Grazon em saber da história dos dois e como foi toda a história do Charlie Brown Jr. É uma das minhas bandas favoritas e traz saudade lembrar de tudo. Ouvir as musicas agora tem todo um significado diferente e especial. Criei uma admiração enorme pela Grazon. Mulher forte e guerreira.
Pra quem é fã ou quem também não é vale muito a pena sentir a vibe em ler esse livro.
Super indico!!!!

Emanuuuh 14/05/2024

"alguns vivem como se nunca fossem morrer, outros morrem como se nunca tivessem vivido.
eu não vivo em vão, eu vivo pra ser feliz
não vivo pra ser normal! sou Charlie Brown mané!"
chorão, teu legado é eterno!

Simone.Santaroni 22/02/2020

Arrebatador
Não sei colocar em palavras o sentimento que essa obra me trouxe. Ver a história do Alexandre e da Graziela sendo construída. A conexão que havia entre ambos era algo que transcendia. Parece história de outro mundo ou conexão de alma. Muito triste pensar o fim como se sucedeu e ver o sofrimento dela. Passou a sua vida praticamente toda sendo posta de lado e do Alexandre como primeira opção. De qualquer forma, gratidão é a palavra por ter nos proporcionado desfrutar através da leitura, conhecer um amor arrebatador e saber o ser humano que o Alexandre foi atrás de toda aquela figura ou personagem que assumia no CBJr. Descobrir toda sua luta para realizar seus sonhos. Tenho certeza que o seu objetivo de passar toda sua mensagem foi alcançado.