Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Carol.Cordoni 27/03/2021

Pingos nos is
Desde muito novinha admirava o trabalho do Alexandre (chorão), ler este livro me fez potencializar o que já sentia com as músicas: uma pessoa próxima a ele. Grazon, a autora e esposa, escreve de forma muito simples então a leitura é fácil. Isso não impediu meu interesse para terminar o livro no mesmo dia.
Algumas situações estão bem dialogadas no livro, outras apenas pinceladas, mas deve ser realmente complicado se por a risco de recriar diálogos que já se fazem tanto tempo. Foi o que senti falta, algumas coisas aconteceram e queria mais detalhes.
O chorão foi um cara foda, complicado e sensível. A Grazi teve grande participação em segurar sua onda e fico feliz por finalmente ela ter tido seu espaço para mostrar tudo o que se doou por ele (muitas vezes de forma bronca), o amor e o carinho deles era lindo e muitas vezes difícil. Terminei o livro chorando, como se tivesse um toque de inspiração mais voraz ela termina o último trecho do livro na medida certa para abalar o coração do leitor.

Lívia 04/08/2023

Amei MUITO esse livro, a história do chorão e da Grazi é simplesmente incrível.

"Espero que um dia vocês se apaixonem de verdade. Sintam o que é amar e ser amado de verdade"

Dani Paulino 01/04/2021

Livro simples e gostoso de ler, super interessante acompanhar a história pela perspectiva da Grazi. Ver o quanto ela foi participativa na carreira do Chorão.

Nicoli 28/10/2023

Me deixou bem emotiva
A leitura foi fácil, a escrita da grazi foi bem fluida p mim, mas devo confessar que por eu ser genz em vários momentos me vi fazendo careta p algumas "gírias" da grazi, me senti meio cringe, com vergonha alheia, e me perguntava "mano quem fala assim?" mas eu tentava sempre me policiar depois por lembrar que ela veio de outra época, que ela viveu em outro tempo, e q p ela talvez ainda seja normal se comunicar assim.
Conheci um lado do chorão que eu n estava preparada p conhecer e me senti super decepcionada ao perceber que ele era o tipo de homem pelo qual eu jamais conseguiria me relacionar pois tenho horror a esses homens extremamente inseguros e carentes de atenção.
A grazi, pelo contrário, era cheia de vida, determinada e muito batalhadora, e infelizmente teve a má sorte de encontrar esse cara que embora tenha sido o amor de sua vida, apagou completamente o brilho dela, e transformou aquela garota sonhadora e autêntica em sua secretária, uma mulher que vivia a sua sombra, fazia de tudo por ele e pela banda, e não recebia nem metade em troca.
Ela deixou de lado a vida de sucesso e realizações que poderia ter tido para ser o braço direito desse homem que no final das contas só deu trabalho e problema p ela e isso me arrasou, eu me senti como se fosse uma familiar dela, vendo uma irmã ou prima mto próxima tendo aos poucos sua vivacidade sugada até o esgotamento.
Ela constantemente teve momentos nos quais se sentia vazia, sem rumo, e aquilo era obvio, ela vivia por aquele homem, tinha largado estudos e trabalho pra viver por ele, então se sentir que nem merda de vez em quando se tornou comum p ela, e o fato de ele nunca se atentar a isso e só pedir pedir pedir e tomar dela me deixava angustiada.
A grazi tentou várias vezes se reerguer, voltar ao mercado de trabalho, fazer algo por si mesma, mas o chorão, indireta ou diretamente, sempre dava um jeito de destruir tudo.
Outra coisa que me incomodou foi o filho do cara, que foi mencionado pouquíssimas vezes no livro, o que me deu a impressão de que ele não tava nem aí p moleque. Que paizão, hein? É claro que eu posso estar enganada sobre a relação que o chorão tinha com o filho, mas estou falando sobre como me senti com a leitura.
O chorão me irritou muito também quando a questão era a banda e como ele tratava o pessoal. Tudo bem que ele era a cara da banda, mas ficar esnobando os outros e esfregando na cara da equipe que ele era isso ou aquilo devia ser insuportável, e ver a grazi defendendo ele com unhas e dentes mesmo quando o maluco tava claramente errado me irritou de um jeito que eu tinha vontade de parar a leitura e ir socar uma parede.
Na época que ele começou a dar "show" no meio das apresentações e a humilhar o champs na frente de todos eu tive certeza de que ler esse livro tiraria mais da metade da admiração que eu tinha pelo cara, principalmente no finalzinho da leitura, quando eles se reaproximaram e o champs pediu desculpas, esperando um pedido de desculpas de volta, e não recebeu nada, principalmente quando o chorão postou no site da banda que tava tudo bem entre eles e que o champs já tinha pedido desculpas e enxergado seus erros, como se ele próprio (o chorão) nunca tivesse errado também, colocando a si mesmo num pedestal, como alguém que merecia desculpas mas não precisava se desculpar com ninguém.
O cara era extremamente inseguro, carente, tinha o ego do tamanho do mundo, era cabeça dura, teimoso, foi um péssimo companheiro, mas pelo menos ele era talentoso e fazia caridade, né?
Eu poderia falar mais um monte de merda sobre o comportamento dele enquanto adicto, mas aí seria falta de noção minha, pois um viciado em qualquer coisa, não poderia jamais agir diferente daquilo.
O final do livro me destruiu muito, e me vi extremamente preocupada com a grazi do passado, passando por toda aquela barra, e ainda por cima recebendo julgamentos e hate de pessoas que não sabiam da mísera metade do que ela havia passado. Me compadeci demais com a dor dela, e mesmo com todos aqueles altos e baixos, p mim era claro que ela amava ele demais e que aquilo tava destruindo ela, que já estava bem capenga de todos aqueles anos vivendo a sombra do cara e tomando todas as dores dele.
No livro havia várias fotos do chorão, em vários momentos de sua vida, e eu me emocionei demais ao vê-lo em mementos que eu nunca tinha visto, fora as referencias a algumas musicas, algumas letras, alguns nomes de músicas que apareciam no livro, que me davam uma sensação melancólica de nostalgia.
Enfim, foi uma leitura fluida, mas pela carga emocional, foi uma leitura difícil p mim, mas eu recomendo, recomendo com o conselho de que: ninguém é perfeito, nossos ídolos são humanos e ninguém merece um pedestal no nosso coração.

Carlos Jorge 09/06/2022

História muito bem contada
A Grazon tem uma escrita fluida e gostosa de ler. Partindo desde o momento anterior ao relacionamento entre ela e o Chorão, ela vai nos conquistando a cada página, até o pós fim trágico que todos já conhecemos. Livro digno de 5 estrelas.

Beatriz3345 03/10/2023

?Você é poesia em movimento.?
É indescritível o sentimento que esse livro nos traz. Inegavelmente, Charlie Brown Jr foi uma banda de extrema influência e que ainda mantém seu legado até os dias atuais. Ouso dizer que esse legado será guardado e compreendido perpetuamente.

O livro traz a visão mais crua de quem foi o Alexandre, não como um cantor célebre e afamado, mas como um homem sensível e com tanta humanidade como qualquer outro.

Trazendo à tona sua vida por trás dos palcos, a narrativa de Graziela nos faz entender severamente os versos mais intensos e marcantes das composições de Chorão, tal como o reflexo de seu caráter e visão de mundo em suas músicas.

Poder compreender um pouco mais sobre as vivências de Chorão, sobre sua personalidade e sua maneira de enxergar a vida, a música e o amor, foi uma dádiva que Grazi conseguiu trazer através do livro.

Li e reli incontáveis vezes, mas ainda me pego sentindo o mesmo sentimento de quando li pela primeira vez. Indubitavelmente, será para sempre uma das minhas leituras mais marcantes.

Ana Lima 13/04/2021

Chorei demais. Uma história de amor da vida real e que mostrou um outro lado do Chorão. (Também achei que a Grazon se anulou demais por ele, mas não julgo)
Josiane.Vieira 14/04/2021minha estante
tem que pagar pra ler ??

Alê 26/09/2021

Se não eu, quem vai fazer você feliz..
Legal conhecer a história da Grazi e a evolução da banda.. O Chorão sempre pareceu esquentado, e no livro retratam um cara bacana e romântico também.
Otimo livro. Super recomendo!
Amanda.Mendes 26/09/2021minha estante
Gostei, tbm!!

fagundessisadora 02/09/2023

Apesar de já saber o triste fim dessa história, eu amei poder viver os detalhes de vida do Chorão e da Grazon, do amor precioso que eles tiveram por tantos anos! A Grazi releva muitos acontecimentos de toda a sua vida, desde sua infância, ao se apaixonar por um skatista de Santos, seu amor pela moda e a criação e o auge do CBJr. Me emocionei, surpreendi e ri em vários momentos dessa incrível leitura. É bom poder saber de vários ensinamentos que guiaram o Chorão por toda a sua vida e que foram eternizadas através das palavras de seu grande amor, que apesar de tudo, sempre enfrentou com muita garra as adversidades da vida de artista junto com o Alê(como ela mesma chama)!

majolika 24/11/2023

Realmente cativante
Primeiro de tudo, obrigada chorão por mostrar que é possível ter um sonho e chegar lá. sua determinação e persistência era realmente admirável. meu eterno ídolo.
segundo, a grazi é uma mulher maravilhosa! sempre esteve por trás do sucesso da banda, auxiliando em tudo e além disso, é uma mulher forte. me identifiquei muito com ela nos gostos, o jeito, etc.
essa história de amor é uma das minhas preferidas, pena que o fim não foi dos melhores - foi horrível. a conexão deles era de outra vida!
é doloroso demais tudo o que aconteceu, o fato dele não ter conseguido escapar do vício e não se ver como alguém que precisava de ajuda.. a grazi lutando a todo tempo por eles... realmente muito triste. com certeza, continuaria sendo um dos maiores nomes hoje em dia.
por fim, quero agradecer a minha namorada por ter me dado esse livro de presente no meu aniversário. eu queria muito e fiquei muito feliz em poder descobrir o processo por trás das letras e entender um pouco mais o universo do meu ídolo. obrigada, cams! ?
cmlle 24/11/2023minha estante
que bom que gostou, meu amorzinho! faço qualquer coisinha pra te ver feliz, te amo ?? quero ouvir você me explicando depois

Liviaxxs 26/11/2023minha estante
Chorei tanto que na hora de escrever minha resenha fui ter que parar pq ainda tava chorando

Magica.leitura 16/05/2021

Que leitura emocionante?
Achei muito legal a Graziela escrever esse livro, pois mostra um lado do Chorão que a maioria das pessoas não conheceu...gostei muito!!

bri 11/11/2023

Por escutar as músicas do cbjr, sempre me interessei em ler essa história, mas a fluidez da escrita da grazi me prendeu completamente no livro.
mergulhei na história e ao mesmo tempo que foi interessante ver o início da história da banda, foi muito doloroso ver o rumo que essa história de amor levou. os últimos capítulos são tristes demais, é avassalador ver que além de ter dado tudo de si pra salvar esse relacionamento E a vida dele, no final ela ainda levou a culpa pela tragédia.

Iasmin Lucena 25/11/2023

Eterno Chorão
O livro é um prato cheio para os fãs de CBJR e do Chorão. Pela ótica da Grazi, é possível ver a humanidade e as inúmeras qualidades que o Chorão tinha e, também, a perseverança dele. O livro narra toda a trajetória da banda também, que era tudo pra ele. Sem dúvidas, o Chorão e a Grazi viveram uma história avassaladora e como as letras mesmo dizem cheia de lutas e cheia de glórias. O Alexandre era um homem além do seu tempo e as mensagens que ele queria transmitir vão reverberar por muitos anos. Esse livro é uma forma de sentir pertinho daquela época icônica e desse cara extraordinário. Obrigada, Grazi, por ter, de certa forma, vencido toda a dor que você sentiu e por compartilhar com o mundo um pouquinho da dádiva e da dor de tudo o que você passou!
Liviaxxs 26/11/2023minha estante
Vc falou tudo, eu nãoo consegui nem escrever minha resenha direito pq fiquei sem palavras depois de ler

alinetiemi 03/06/2021

"O amor é assim/ É a paz de Deus que nunca acaba"
Que livro maravilhoso! Acompanhar uma história de amor real, com altos e baixos, momentos bons e outros nem tão bons assim. Com todo amor e carinho, Graziela sempre apoiou Alexandre para demonstrar o seu melhor lado.
Aqui, podemos conhecer um Chorão diferente daquele que víamos cantando, com um jeito de bad boy, mas a gente vê um homem que ama, que chora e que sente todo tipo de emoção.
Um livro que aborda as inseguranças e a depressão em suas formas mais verdadeiras.
IlyIparis 03/06/2021minha estante
AA, quero muito ler esse, sua resenha foi um aviso pra mim ir ler logo(eu acho haha)

alinetiemi 03/06/2021minha estante
nossa, super recomendo! Você vai adorar!

Jodéle 05/06/2021

Às vezes nem todo o amor do mundo é capaz de salvar alguém.
?Eu me perguntava se faria alguma diferença falar sobre o meu lado da história, já que, enquanto eu ainda sangrava, houve quem espalhasse versões especulativas sobre nossa vida juntos?. Graziela Gonçalves

Neste livro que Graziela Gonçalves, ou Grazon, como ele a chamava, a mulher que o acompanhou entre altos e baixos, tem a chance de contar a perspectiva dela, de quem acompanhou de perto tanto o sucesso da banda, quando os conflitos recorrentes entre os membros.

É uma leitura fluida, que fazemos com voracidade, mas não é uma leitura fácil. É impossível não cantar junto com o livro, principalmente para galera da geração MTV, (eu faço parte dessa geração). Quando analisamos a narrativa sobre o relacionamento dos dois a inspiração por trás de algumas das músicas mais famosas da banda, há uma grande dose de sofrimento.

Eu sofro muito com histórias reais, a minha empatia é cruel comigo! Estou chorando cântaros!

O relacionamento dos dois era intenso, e para cada momento em que vemos o tanto que ela o ajudou e impulsionou a se tornar melhor, ele muitas vezes se mostrava obsessivo, autoritário e ciumento. São coisas que fazem parte da personalidade de cada um. O tempo em que ela permaneceu ali e porquê, é amor, o amor é assim, e foi por amor que ela tentou até o fim.

Porém, às vezes nem todo o amor do mundo é capaz de salvar alguém. As dores que ele já carregava dentro dele e que certamente não foram ajudadas pela fama e pela dependência química, trilharam um caminho sem volta, um caminho de autodestruição.
É muito triste! Sinto muito, Grazi! :(

?Eu o amava demais, mas não tinha a menor ideia de como lutar contra aquilo?.
Graziela Gonçalves

?Resgate suas forças
E se sinta bem
Rompendo a sombra
Da própria loucura
Cuide de quem
Corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura?

Viver, viver e ser livre
Saber dar valor
Para as coisas mais simples
Só o amor constrói
Pontes Indestrutíveis?.

Sempre vou lembrar dos versos dessa música e da força que esses versos passam para aqueles que em algum momento podem estar sofrendo.

(Não menospreze o dever
Que a consciência te impõe
Não deixe pra depois
Valorize a vida?) Pontes Indestrutíveis

Que pena que ele não conseguiu vencer a batalha contra seus demônios internos, contra a doença cruel que é a depressão, contra a dependência química.

Todos perderam! A Graziela perdeu o amor da vida dela, a família dele e o filho perderam alguém insubstituível, os fãs e o Brasil perderam um grande ícone do Rock Brasileiro.

Só tenho a lamentar depois dessa leitura, lamento muito pelas vidas perdidas, sinto muito por todos que sofreram e ainda sofrem.

Fique em paz Graziela, você é uma mulher de fibra! Você fez tudo o que podia. Você não poderia ajudar quem não queria ser ajudado. Ajudar quem não quer ser ajudado é como dar óculos pra quem não quer ver. Simplesmente a pessoa não os usará.

Isso significa que devemos jogar a toalha quando percebemos que uma pessoa está causando danos a si mesma? Não! No entanto, devemos estar cientes de que nossa ajuda tem limites, limites muitas vezes impostos pela outra pessoa. Devemos aprender que a ajuda que podemos fornecer está limitada à ajuda que o outro está disposto a aceitar. Eu sei que na teoria isso parece algo muito simples de entender, mas na prática não é, principalmente quando se trata daqueles que amamos.

Que o Alexandre tenha encontrado a paz, a luz e o descanso que necessitava!
Nágila 05/06/2021minha estante
Tua resenha me deixou com uma vontade tremenda de sair correndo e ler esse livro urgentemente!

Jodéle 06/06/2021minha estante
Leia, vale a pena! Mas prepare os lencinhos de papel, porque dói muito!