Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Carol.Cordoni 27/03/2021

Pingos nos is
Desde muito novinha admirava o trabalho do Alexandre (chorão), ler este livro me fez potencializar o que já sentia com as músicas: uma pessoa próxima a ele. Grazon, a autora e esposa, escreve de forma muito simples então a leitura é fácil. Isso não impediu meu interesse para terminar o livro no mesmo dia.
Algumas situações estão bem dialogadas no livro, outras apenas pinceladas, mas deve ser realmente complicado se por a risco de recriar diálogos que já se fazem tanto tempo. Foi o que senti falta, algumas coisas aconteceram e queria mais detalhes.
O chorão foi um cara foda, complicado e sensível. A Grazi teve grande participação em segurar sua onda e fico feliz por finalmente ela ter tido seu espaço para mostrar tudo o que se doou por ele (muitas vezes de forma bronca), o amor e o carinho deles era lindo e muitas vezes difícil. Terminei o livro chorando, como se tivesse um toque de inspiração mais voraz ela termina o último trecho do livro na medida certa para abalar o coração do leitor.

Beatriz 02/11/2023

Intensidade na mais pura forma
Cara que livro intenso, fiquei vidrada pra saber como tudo aconteceu, desde o início da banda até o fim trágico do Alê. Como eu era jovem na época da morte dele eu não sabia muito sobre, sabia das drogas mas queria entender o que levou ele a se enfiar nesse mundo que pra muitos é um caminho sem volta.
Grazon foi luz na vida do Alê, ele também foi na dela por muitos anos. Sua musa, companheira, mãe do seu filho, seja gente ou gatinho.
É triste demais ver como uma trajetória tão linda acabou se perdendo no meio do ego e do orgulho da parte de varias pessoas e não só do Chorão.
Ele podia estar ai até hoje sabe? fazendo história. Mas tudo tem um propósito eu acho e acredito que a Grazi também acredita nisso. Ele fez o dever dele de fazer muita gente feliz enquanto pode estar aqui com a gente.
Ter essa visão mais emotiva dele mudou muito a representação que vivia na minha cabeça de uma cara meio mau encarado e bravo.
Amei a escrita, os registros no livro, o final, tudo muito lindo.
Alê está eternizado da melhor maneira possível. Obrigada por tudo Grazi!

Dani Paulino 01/04/2021

Livro simples e gostoso de ler, super interessante acompanhar a história pela perspectiva da Grazi. Ver o quanto ela foi participativa na carreira do Chorão.

Beatriz3345 03/10/2023

?Você é poesia em movimento.?
É indescritível o sentimento que esse livro nos traz. Inegavelmente, Charlie Brown Jr foi uma banda de extrema influência e que ainda mantém seu legado até os dias atuais. Ouso dizer que esse legado será guardado e compreendido perpetuamente.

O livro traz a visão mais crua de quem foi o Alexandre, não como um cantor célebre e afamado, mas como um homem sensível e com tanta humanidade como qualquer outro.

Trazendo à tona sua vida por trás dos palcos, a narrativa de Graziela nos faz entender severamente os versos mais intensos e marcantes das composições de Chorão, tal como o reflexo de seu caráter e visão de mundo em suas músicas.

Poder compreender um pouco mais sobre as vivências de Chorão, sobre sua personalidade e sua maneira de enxergar a vida, a música e o amor, foi uma dádiva que Grazi conseguiu trazer através do livro.

Li e reli incontáveis vezes, mas ainda me pego sentindo o mesmo sentimento de quando li pela primeira vez. Indubitavelmente, será para sempre uma das minhas leituras mais marcantes.

Lys 26/10/2023

Lindo
Chorei várias vezes (oq já não é novidade ???)
esse livro é simplesmente lindo, foi incrível conhecer melhor o alê, a grazi, ver que todo mundo batalhou mt pro charlie brown jr ter se tornado no que se tornou
grazi é uma mulher maravilhosa, com crtz ganhou mt da minha admiração

Paula1735 16/12/2021

Uma história de amor única
Sempre gostei muito das músicas do CBJR e imaginava quão iluminado aquele homem deveria ser para compor letras tão sensíveis e profundas. Mais ainda, admirava a tal musa inspiradora de toda a sua arte: a Grazon.
Nesse livro, somos presenteados com uma história de amor única, entre Alexandre e Graziela, desde o dia em que se conheceram em um bar na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Vemos a luta dos dois em conquistar seus objetivos, a persistência, a paixão avassaladora que superava tudo, ou quase tudo...
Certamente uma obra difícil de ser escrita, que deve todo o reconhecimento à sua autora. Espetacular!

"Escuta, Grazi, que isso é importante. Diz que é possível ter um sonho e chegar lá. Mas tem que querer de verdade, ter coragem e persistência, porque não é um caminho fácil."

Ana Lima 13/04/2021

Chorei demais. Uma história de amor da vida real e que mostrou um outro lado do Chorão. (Também achei que a Grazon se anulou demais por ele, mas não julgo)
Josiane.Vieira 14/04/2021minha estante
tem que pagar pra ler ??

Magica.leitura 16/05/2021

Que leitura emocionante?
Achei muito legal a Graziela escrever esse livro, pois mostra um lado do Chorão que a maioria das pessoas não conheceu...gostei muito!!

rafa 12/01/2024

Perfeito
Que história. emocionante, cativante, linda. tô até sem palavras pra descrever o que foi esse amor, que lutou tanto pra que acontecesse. o jeito que eles se tratavam, como faziam de tudo pra ter o outro perto. quando começa na parte do vício dele, é de apertar o coração ao sentir a tristeza dela. muito bom, virei fã

alinetiemi 03/06/2021

"O amor é assim/ É a paz de Deus que nunca acaba"
Que livro maravilhoso! Acompanhar uma história de amor real, com altos e baixos, momentos bons e outros nem tão bons assim. Com todo amor e carinho, Graziela sempre apoiou Alexandre para demonstrar o seu melhor lado.
Aqui, podemos conhecer um Chorão diferente daquele que víamos cantando, com um jeito de bad boy, mas a gente vê um homem que ama, que chora e que sente todo tipo de emoção.
Um livro que aborda as inseguranças e a depressão em suas formas mais verdadeiras.
IlyIparis 03/06/2021minha estante
AA, quero muito ler esse, sua resenha foi um aviso pra mim ir ler logo(eu acho haha)

alinetiemi 03/06/2021minha estante
nossa, super recomendo! Você vai adorar!

Jodéle 05/06/2021

Às vezes nem todo o amor do mundo é capaz de salvar alguém.
?Eu me perguntava se faria alguma diferença falar sobre o meu lado da história, já que, enquanto eu ainda sangrava, houve quem espalhasse versões especulativas sobre nossa vida juntos?. Graziela Gonçalves

Neste livro que Graziela Gonçalves, ou Grazon, como ele a chamava, a mulher que o acompanhou entre altos e baixos, tem a chance de contar a perspectiva dela, de quem acompanhou de perto tanto o sucesso da banda, quando os conflitos recorrentes entre os membros.

É uma leitura fluida, que fazemos com voracidade, mas não é uma leitura fácil. É impossível não cantar junto com o livro, principalmente para galera da geração MTV, (eu faço parte dessa geração). Quando analisamos a narrativa sobre o relacionamento dos dois a inspiração por trás de algumas das músicas mais famosas da banda, há uma grande dose de sofrimento.

Eu sofro muito com histórias reais, a minha empatia é cruel comigo! Estou chorando cântaros!

O relacionamento dos dois era intenso, e para cada momento em que vemos o tanto que ela o ajudou e impulsionou a se tornar melhor, ele muitas vezes se mostrava obsessivo, autoritário e ciumento. São coisas que fazem parte da personalidade de cada um. O tempo em que ela permaneceu ali e porquê, é amor, o amor é assim, e foi por amor que ela tentou até o fim.

Porém, às vezes nem todo o amor do mundo é capaz de salvar alguém. As dores que ele já carregava dentro dele e que certamente não foram ajudadas pela fama e pela dependência química, trilharam um caminho sem volta, um caminho de autodestruição.
É muito triste! Sinto muito, Grazi! :(

?Eu o amava demais, mas não tinha a menor ideia de como lutar contra aquilo?.
Graziela Gonçalves

?Resgate suas forças
E se sinta bem
Rompendo a sombra
Da própria loucura
Cuide de quem
Corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura?

Viver, viver e ser livre
Saber dar valor
Para as coisas mais simples
Só o amor constrói
Pontes Indestrutíveis?.

Sempre vou lembrar dos versos dessa música e da força que esses versos passam para aqueles que em algum momento podem estar sofrendo.

(Não menospreze o dever
Que a consciência te impõe
Não deixe pra depois
Valorize a vida?) Pontes Indestrutíveis

Que pena que ele não conseguiu vencer a batalha contra seus demônios internos, contra a doença cruel que é a depressão, contra a dependência química.

Todos perderam! A Graziela perdeu o amor da vida dela, a família dele e o filho perderam alguém insubstituível, os fãs e o Brasil perderam um grande ícone do Rock Brasileiro.

Só tenho a lamentar depois dessa leitura, lamento muito pelas vidas perdidas, sinto muito por todos que sofreram e ainda sofrem.

Fique em paz Graziela, você é uma mulher de fibra! Você fez tudo o que podia. Você não poderia ajudar quem não queria ser ajudado. Ajudar quem não quer ser ajudado é como dar óculos pra quem não quer ver. Simplesmente a pessoa não os usará.

Isso significa que devemos jogar a toalha quando percebemos que uma pessoa está causando danos a si mesma? Não! No entanto, devemos estar cientes de que nossa ajuda tem limites, limites muitas vezes impostos pela outra pessoa. Devemos aprender que a ajuda que podemos fornecer está limitada à ajuda que o outro está disposto a aceitar. Eu sei que na teoria isso parece algo muito simples de entender, mas na prática não é, principalmente quando se trata daqueles que amamos.

Que o Alexandre tenha encontrado a paz, a luz e o descanso que necessitava!
Nágila Maria 05/06/2021minha estante
Tua resenha me deixou com uma vontade tremenda de sair correndo e ler esse livro urgentemente!

Jodéle 06/06/2021minha estante
Leia, vale a pena! Mas prepare os lencinhos de papel, porque dói muito!

jenni 18/10/2023

Já sabia que ia terminar esse livro chorando?
Lembro até hoje o dia em que saiu a notícia que o Chorão tinha morrido e eu fui chorando pra escola sem acreditar que isso tava acontecendo. As músicas dele/da banda fizeram parte de momentos tão importantes na minha adolescência. ?

Achei importante ter esse outro lado da história, a Grazon mostrando em como
ela esteve em todo momento com ele e em como na época realmente a mídia culpou ela quando ele morreu (igual fazem com toda mulher quando acontece algo do tipo). O amor deles foi muito lindo e foi lindo ver como ela inspirou ele na maioria das letras.

alexnilsen 23/06/2021

muito tocante e precioso.
?Escuta, Grazi, que isso é importante. Diz que é possível ter um sonho e
chegar lá. Mas tem que querer de verdade, ter coragem e persistência, porque não é um caminho fácil. Fala de todas as dificuldades, que tem que
manter a cabeça no lugar e ficar esperto pra não cair nas armadilhas. E
você sabe que eu caí em algumas. Mas cair faz parte. O importante é levantar e continuar na luta. Tem que manter a humildade, nunca deixar
as vitórias subirem à cabeça. Tem que tomar cuidado com o ego. Se você
alimenta esse bicho, ele acaba te dominando e virando seu pior inimigo.
Mostra pra eles que eu também sou de carne e osso, que tenho os meus defeitos e fraquezas, que nem sempre eu consigo ser o cara que gostaria.
Como qualquer pessoa, estou tentando ser melhor, evoluir, mas ainda erro pra caramba e me sinto um aprendiz diante da vida. Você faz isso por
mim, Tiri??

Amanda.Ceratti 17/02/2024

"Você é linda, é inteligente, e senti uma conexão rara entre a gente. Tô procurando alguém assim pra mim. Você é poesia em movimento"

Que incrível poder conhecer mais sobre a vida da Graziela, de ampliar a visão sobre sua participação na banda CBJr e conhecer mais afundo seu relacionamento com o Chorão. Uma ótima biografia que retrata momentos bons e conturbados de um relacionamento tão bonito, que se desenvolveu de maneira fluída e que, infelizmente, pelo impacto das drogas, chegou ao fim.

Renata Almeida 08/07/2021

"Só os loucos sabem."
Graziela, conta como foi o início do namoro, as dificuldades pelas quais passaram e como juntos conseguiram alavancar a banda Charlie Brown Jr., referência no cenário do rock brasileiro.
Com uma personalidade explosiva que a mídia explorava, Chorão também tinha um lado afetuoso, amigável, filantropo e extremamente romântico, um cara família, mas infelizmente devido ao uso de drogas, teve um fim trágico, morto no dia 6 de março de 2013, deixando um legado, com músicas que refletem a realidade dele e de muitos, afinal só os loucos sabem.