Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

NatyNatalia 18/02/2022

Emocionante demais
Comecei a ler pro desafio da Ju entre estantes e simplesmente não consegui mais parar! Ainda mais que CBJr marcou minha adolescência, cantava todas as músicas e me identificava com quase todas, e ler sob o ponto de vista da Grazi me fez entender mais ainda as letras e trazer à tona sentimentos que eu tinha naquela época. Triste ver como pessoas que tinham tudo pra continuar prosperando terminaram a vida desse jeito triste. A mensagem que a autora quer passar é muito bonita.

Rebeca 31/01/2021

Incrível!
todo mundo que amou o chorão um dia, deve ler esse livro! li em poucas horas, simplesmente devorei de tão bom. ??

Nath 10/08/2020

Eu digo Charlie e vocês dizem...
foi uma experiência muito boa a leitura desse livro, um sentimento de nostalgia, sempre que era citada alguma música eu ia correndo escutar e o que eu mais amei é que tem várias fotos no livro.
é triste demais ver o fim que teve o chorão.

Amanda 23/07/2020

A leitura é fácil e agradável, porém o livro, como diz o título, é verdade, é restrito à história de amor deles. Fala da banda, claro, mas sempre a partir do relacionamento deles. Apenas no final do livro que ela fala sobre a "parte ruim" dele, até para justificar o desfecho. De qualquer forma, acho que vale a leitura.

maria 28/08/2021

lindo e emocionante
sou fascinada por biografias de artistas que admiro e sempre tive vontade de ler a história do chorão e da grazon. não poderia ser diferente, me emocionei do início ao fim... o amor que sentiam um pelo outro sempre foi expresso nas músicas e a grazon retratou com muita genialidade e respeito deixando tudo ainda mais emocionante! chorão é, sem dúvida nenhuma, o ídolo máximo do rock nacional e essa homenagem é digna de todo o seu legado.

Alice.Avila 12/05/2021

Que livro sensacional, a história do meu ídolo!
Super indico e pretendo ler novamente.
Começo, meio e fim bem desenhados, sem enrolação, sem defeitos!!!!!!!! (meu livro predileto?)
Raphaela ð @noseosdogs 12/05/2021minha estante
Eu amei! ??

Taynara Lima / @taaynaralima 08/11/2018

Autora: Graziela Gonçalves
Editora: Paralela
Nota: 4/5

Eu sou grande admiradora do Charlie Brown Jr desde novinha, então, fiquei bastante ansiosa em relação ao livro. Confesso que na época em que o chorão ainda era vivo eu não sabia nada da sua vida pessoal. Na verdade, só fui saber depois que morreu sobre o seu casamento de quase 20 anos com a Graziela e é ela que vai contar essa história.

Nos primeiros capítulos ela conta um pouco da sua infância e adolescência em Santos. Pouco depois somos introduzidos no começo da sua história com o Chorão. O Charlie Brown já existia nessa época, porém, em uma formação bem antiga e nem cd eles tinham na época.
Ela além de ser a grande musa inspiradora de Chorão foi uma mulher que lutou muito ao lado dele desde o comecinho.

O livro é rápido e direto, durante quase 20 anos de relacionamento o que eu percebi durante a leitura foi que a Grazon (apelido que Chorão deu para ela) abriu mão da própria vida para viver a do Chorão. Ela foi bem participativa nos altos e baixos do Charlie Brown, mas em diversos momentos ficou claro que ela deixava os próprios sonhos de lado e vivia em prol da banda, como se o que ela sonhava fosse menos importante.

Porém nem só de amor se vive um relacionamento. As brigas, o ciúme excessivo do Chorão fez com que eles se separassem algumas vezes. O temperamento explosivo dele também o fez perder os integrantes da banda original. Em 2005 depois de muitas brigas e desentendimentos a banda se separou e as diversas entrevistas dadas pelos ex-integrantes logo após a saída atingiu em cheio o Chorão e ele guardou essa mágoa por muitos anos.

O livro todo gira em torno mais da banda com um plus do relacionamento deles. Achei que o assunto das drogas seria abordado de uma forma mais incisiva, mas acredito que de alguma forma ela tentou preservar a imagem dele. O assunto só foi aparecer lá para 80% do livro e do jeito que foi contado, ficou parecendo que o problema era algo recente, seguindo a linha do tempo do livro, ele teria começado a usar drogas somente 4/5 anos antes da overdose que levou ele a morte. Mas era de conhecimento geral que o Chorão era usuário há muito mais tempo.

Foi uma história de amor bonita apesar dos seus problemas, Chorão (aos olhos da Grazon) era um cara doce, romântico, porém, inseguro e esse era o ponto fraco não só do relacionamento deles, como em relação ao Charlie Brown.

“Se não eu, quem vai fazer você feliz?” foi a forma que a autora teve como contar aos fãs os acontecimentos que sucederam a morte do Chorão, em como a imprensa e alguns fãs foram injustos com alguém que viveu anos ao lado dele e na busca para encontrar um culpado pela overdose do Chorão, culparam a ela.

Ótimo livro para quem é fã da banda e queira saber não só sobre quem foi a musa inspiradora do Chorão, mas também que tenha um relato de uma história de amor nada convencional.

site: @limataynara
Andréia 21/11/2018minha estante
Muito boa sua resenha. Sou uma fã da banda e tenho desejo de ler o livro com toda certeza.

Jess 23/04/2021

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Esse livro é pra se emocionar viu. Indico tanto pra quem é fã e pra quem não é.
Gosto muito das músicas, escuto até hoje. E conhecer essa parte mais pessoal do relacionamento e da banda foi bem legal.

Achei que a autora (viúva do Chorão, diga-se de passagem), quis contar o lado dela da história e seu envolvimento desde o início. Uma forma de colocar os "pingos nos is" sabe. Frisar que ela participou e ajudou desde o início.

Foi bem legal saber os detalhes, os perrengues de quem está começando no meio artístico e na "vida de adulto". E haja perrengue, até depois da fama. Ver a admiração um pelo outro, a sagacidade dela de fazer/resolver as coisas. Foi inspirador, apesar dos pesares.

Os dois foram um encontro de almas criativas e personalidades fortes. Achei muito amorzinho o início, é de emocionar. Os sentimentos e as situações passadas por eles, por todo apoio e compreensão.

E tem muita coisa que aborda no livro, como o conflito com o Champignon, fase de separação da banda... ai muito triste, todas essas "batalhas" que todos enfrentaram. Uma pena como tudo terminou :(

*Meu CD xodó é o Transpiração contínua prolongada (primeiro álbum), o primeiro que escutei (novinha) e não parei mais.

pierrealmeidaba 24/10/2022

"Essa eu fiz por você e por todos nós"
Graziela Gonçalves apresenta no livro "se não eu, quem vai fazer você feliz?" um retrospecto da sua história com Chorão, um dos maiores artistas do cenário do rock brasileiro.
O relato de "Grazon" passa pela própria trajetória da banda Charlie Brown Jr desde o seu início, até o momento da morte prematura do seu líder. A história de Graziela com Chorão confunde-se com a história da banda (e vice-versa).
Acredito que escrever este livro tenha sido para a autora um primoroso exercício terapêutico. Ela relata os seus momentos de glórias e alegrias sem esquecer também as suas dores e angústias, levando o leitor inclusive a exercer uma reflexão a respeito do contexto machista do relacionamento em que vivia, reconhecendo que atualmente - com a vivência que possui - adotaria uma postura diferente em determinadas situações.

daniel.vasco.716 12/04/2021

Não tinha dúvidas de que seria um livro e tanto, e que desperta varias emoções, vale a leitura e recomendo uma caixa de lenços ao lado. Sentimento de gratidão pela grazon que compartilhou a sua história.

stopatto 27/03/2024

Se não eu quem vai fazer você feliz?
Meu Deus, que livro lindo e triste! É incrível saber a história do chorão com a grazi e saber sobre o que a banda passou, e muito triste saber que perdemos uma pessoa incrível por conta de droga.
Chorão eterno! ?

grey 14/05/2022

AMEI! ?????
Sensacional!
Me apaixonei pela história da Grazi e do Chorão. Uma história de amor da vida real, com todas as suas partes boas e ruins.
Lindo como a Grazi escreveu com tanto amor cada página desse livro, com tanto carinho...?

Já quero muito reler!

Naiara 17/02/2024

Bem escrito, é uma historia envolvente e me perdi lembrando dos meus proprios momentos romanticos, o que prova que foi escrito de uma forma onde é facil se colocar mo lugar dela no livro, mostrando que tem muito de todo mundo no jeitao deles e ao mesmo tempo sao diferentes por si so..

senti que foi bem pessoal e compreensivel tudo que ela passou, tudo que viveram..
No meu ver, ela respeitou muito do que ele foi porque em momento nenhum difamou ele, ou colocou culpas em exesso difamando ele..

mesmo assim, foi um livro muito enxuto, faltou muitas coisas que eu sentia nas musicas.. na minha percepçao, no final, quando as letras dele ficou mais filosoficas, mais teoricamente good vibes, a coisa tava desandando demais porque ele so falava de perdas e lutar, vencer.. para mim era tudo muito triste e ja cheguei a chorar com musicas que os casais julgavam romanricas.. vi que nao era maluquoce minha, o cara era inseguro e tem mais por traz que nao consegui ver nesse livro..

mas o que fica é que, as musicas, sua vida e tudo que ele nos mostrou foi um presente divino.. Realmente tem pessoas que nos tocam, seja com sua dor ou com seu amor e tem muito dos dois em suas letras que seram eternas enquanto eu viver..

Vale muito a pena quando a alma nao é pequena, mas mesmo com sua alma grandiosa, ninguem conseguiu ajudar quando ele foi tocado pelo começo do fim quando o grande sei la o que nao foi o suficiente para fazer a vida valer a pena.. mas uma das muitas historias de que precisamos aprender a cuidar dos nossos..

Que ela fique bem, merece muito ser feliz porque o grande sei la o que tem que estar presente para todos, afinal ...somos todos iguais, nao é, braços dados ou nao...
AndrAa58 18/02/2024minha estante
Bela resenha, Naiara. Nem sabia da existência desse livro. Obrigada por compartilhar ?

Naiara 18/02/2024minha estante

Lady fantasminha 10/04/2021

Sem dúvida um dos livros mais intensos desse ano!
Que história...Comecei a ler, e fui envolvida pela escrita simples e informal que te cativa e traz pra perto, como se você estivesse presenciando as cenas descritas pela Grazi.Como fã da banda o livro me impactou muito. É uma história de amor muito intensa e verdadeira - e que temos como prova todas as letras que o Chorão nos deixou.
É impossível não sentir a força e sensibilidade da Grazi em cada palavra escrita. Notar sua humanidade e resiliência em transformar tudo o que viveu em mais amor e pura gratidão.