Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

João Bruno 26/04/2021

Gosto muito de biografias, basta ver minha estante .. Porém essa não é a biografia do Chorão, e sim a história da Graziela ao lado dele, o que não deixa de ser sensacional.
Chorão foi para os anos 2000,o que Cazuza foi para os anos 80 ... Verdadeiros poetas e influenciadores acima de tudo, antes dessa palavra ser banalizada como é hoje.
Não vivi os anos 80, mas vivi os anos 2000, e o Chorão fez minha cabeça como poucos. Com o tempo as prioridades vão mudando, e o Charlie Brown tb se perdeu um pouco na sua história, mas quando o Chorão morreu, foi mesmo como a perda de um amigo das antigas, que mesmo longe, mesmo depois de muito tempo sem o ver, ainda era uma pessoa marcante.
E como já disse o herói supremo Cazuza, meus heróis também morreram de overdose.
Livro muito bom, e muito triste.

Naiara 17/02/2024

Bem escrito, é uma historia envolvente e me perdi lembrando dos meus proprios momentos romanticos, o que prova que foi escrito de uma forma onde é facil se colocar mo lugar dela no livro, mostrando que tem muito de todo mundo no jeitao deles e ao mesmo tempo sao diferentes por si so..

senti que foi bem pessoal e compreensivel tudo que ela passou, tudo que viveram..
No meu ver, ela respeitou muito do que ele foi porque em momento nenhum difamou ele, ou colocou culpas em exesso difamando ele..

mesmo assim, foi um livro muito enxuto, faltou muitas coisas que eu sentia nas musicas.. na minha percepçao, no final, quando as letras dele ficou mais filosoficas, mais teoricamente good vibes, a coisa tava desandando demais porque ele so falava de perdas e lutar, vencer.. para mim era tudo muito triste e ja cheguei a chorar com musicas que os casais julgavam romanricas.. vi que nao era maluquoce minha, o cara era inseguro e tem mais por traz que nao consegui ver nesse livro..

mas o que fica é que, as musicas, sua vida e tudo que ele nos mostrou foi um presente divino.. Realmente tem pessoas que nos tocam, seja com sua dor ou com seu amor e tem muito dos dois em suas letras que seram eternas enquanto eu viver..

Vale muito a pena quando a alma nao é pequena, mas mesmo com sua alma grandiosa, ninguem conseguiu ajudar quando ele foi tocado pelo começo do fim quando o grande sei la o que nao foi o suficiente para fazer a vida valer a pena.. mas uma das muitas historias de que precisamos aprender a cuidar dos nossos..

Que ela fique bem, merece muito ser feliz porque o grande sei la o que tem que estar presente para todos, afinal ...somos todos iguais, nao é, braços dados ou nao...
AndrAa58 18/02/2024minha estante
Bela resenha, Naiara. Nem sabia da existência desse livro. Obrigada por compartilhar ?

Naiara 18/02/2024minha estante

Amanda 23/07/2020

A leitura é fácil e agradável, porém o livro, como diz o título, é verdade, é restrito à história de amor deles. Fala da banda, claro, mas sempre a partir do relacionamento deles. Apenas no final do livro que ela fala sobre a "parte ruim" dele, até para justificar o desfecho. De qualquer forma, acho que vale a leitura.

Helena Bastos𧸠26/04/2023

A cada página, uma emoção diferente. Sem explicação o quanto amor existe nesse livro! Uma perfeição. Queen Grazon !?????

Enviar

beatriz3345 03/05/2022

eu digo Charlie e vocês dizem??
existe uma grande diferença entre ler ficção e se deparar com um relato desse, que aconteceu de verdade, que foi com quem eu admiro. sem dúvida alguma esse livro entrou para os meus top 3. que energia absurda, que história linda? virei mais fã. Grazi, que força. Chorão, obrigada por ter compartilhado um pouco do seu talento e da sua vida comigo? obrigada por me ensinar que o impossível é mesmo só questão de opinião.

Larissa.Dias 08/05/2021

Obrigada por este livro, Grazon!
Chorão foi um talento absurdo. Um artista impecável. Infelizmente sua história foi interrompida de forma trágica e isso só reforça a importância de procurar ajuda quando a cabeça e o corpo dao sinais de que não estão mais aguentando. Transtorno mental é doença e precisa de tratamento. Apesar do fim precipitado, sua trajetória com o cbjr foi linda! ?? recomendo a leitura!
Ricarda Caiafa 09/05/2021minha estante
Também recomendo muito a leitura desse livro! Me fez conhecer o chorão de verdade!

Jamilli Farineli 02/05/2022

Esse livro é muito emocionante e tocante. É impossível chegar até o fim e não se comover com toda a trajetória do Chorão e toda a garra da Grazi sem soltar nem que seja, poucas lágrimas. Admiro o Chorão e ter conhecido todos os lados dele, pelas mãos da Grazi, só me fez admirá-lo mais. E pela Gra, eu não consigo não compartilhar dos sentimentos que foram passados com tanta verdade, carinho e mais do que tudo dor. É muito difícil não sentir empatia, a gente fica com vontade de estender a mão e acolher, e muitas vezes, de intervir. A sensação de estar na história, como uma terceira pessoa, observando de longe e de mãos atadas é muito real. E acaba sendo mais dolorido porque por várias vezes, tive que relembrar que isso não uma ficção.
A história de amor dos dois foi algo de outro mundo, intenso e totalmente único. Como eu já disse, é muito difícil não se comover com tudo isso e com toda a força e vivência da Grazi perante toda essa situação.
Guardo comigo muito de suas palavras e todos os ensinamentos que foram passados por meio desse livro de memórias. O que mais me atingiu, foi toda essa sede de ter algo pra si e busca interior da Grazi, todo o seu desejo de realização pessoal é inspirador. Ainda quero ter a oportunidade de expressar meu carinho por ela.

lendocombeatrizz 02/07/2023

Poesia em movimento
?Tentei tanto salvá-lo, e agora era eu que precisava de resgate. E quem sempre cuidou de mim não estava mais aqui.?

Esse livro não é apenas sobre uma história de amor, mas sobre conquistas, perdas e luto. Foi a leitura mais difícil e ao mesmo tempo mais rica que fiz nesses 20 anos de vida. Eu sempre amei Charlie Brown Jr. Eu sempre amei o Chorão, porque nunca foi só música, era um estilo de vida. E apesar de ter pouca idade na época em que ele morr3u, senti o impacto ? até hoje sinto;

A Grazi colocou muito da história de amor deles, mas também colocou a história dela. E eu só consegui pensar em uma coisa: que mulher determinada, batalhadora e incrível. Muitas das vezes acabou se escondendo, sendo só os bastidores, quando tinha que ganhar todos os holofotes;

Ela fez tudo que podia pela família e pelo Alê, ela fez de tudo quando eles não tinham nada. Se o Charlie Brown Jr. foi uma banda de sucesso a primeira causa foi ela. E eu fiquei maravilhada com isso, porque Grazi sabia do amor que o Chorão tinha pela música, então fez disso o seu propósito. E deu certo;

Charlie Brown Jr. estourou e o Alexandre virou o mais amado, o centro de tudo e de todos. Era o máximo. Era o momento. Mas tinha lá as partes ruins, porque ??do rei eles sempre querem a cabeça...?. Ele sofreu demais com as cobranças e cabeça dura que tinha, assim como muitos da banda também sofreram, porque a gente sabe, a fama não é fácil. O auge tem um valor a ser pago;

Alê já tinha problemas com a depressão e a cobrança em casa, o que foi só piorando com o tempo. Grazi e Alê tiveram tempos turbulentos, mas a minha pergunta é: por quê ninguém ajudou? Por quê Grazi ficou sozinha quando eles precisavam de apoio?

As drogas ficaram cada vez mais presentes nos shows, nas famosas pré e pós. Todo mundo sabe qual é o final; como eles não puderem prever isso? Os próprios amigos e integrantes da banda. Era uma súplica;

Graziela fez o que podia, mas também estava ficando doente. O mundo se despedaçava, a vida do Alê e de Grazi também. Ela tentou salvá-lo, mas a vida nunca está em nossas mãos;

A escrita dela me despedaçou, porque vi cada um deles se definhando, sem poder fazer nada. Não sei como ela aguentou perder um amor, se perder e continuar sendo aquela mulher forte. Ainda foi atacada por muitos fãs, internautas e redes de fofoca. Quem merece isso?

A música nos junta, mas essa falta de amor pelo próximo nos separa. Um famoso é humano como nós; não os cobre como se fossem super-heróis, porque não são;

Que o Alexandre e o Champignon descanse em paz ? obrigada pelo legado que vocês deixaram.

Reh 03/01/2021

Se não eu, quem vai fazer feliz?
Se você quer entender o lado humano de quem foi Chorão, esse livro é ideal. Sempre fui fã, e sempre quis entender esse lado. Graziela Gonçalves abre o jogo de uma maneira que o livro se torna de alguma forma uma escrita até poética, pois envolve o amor e a real história não somente do Chorão, Alê por ela, até chegar aonde ele chegou. No livro você vai encontrar histórias na qual nunca imaginou, vai sorrir, chorar, e garanto que vai amar a história. Aonde encontrar? Em qualquer livraria e lojas onlines. Obrigado por esse livro lindo Grazon!

Bruna B 29/04/2021

Livro fluido, você se envolve tanto que é fácil terminar a leitura no mesmo dia. Conta por uma nova perspectiva a história do Chorão. Para quem é fã vale a leitura.

Teresa 13/06/2021

lindo
sempre fui apaixonada por cbjr e ver a história romântica por tras de tudo, nao a história da morte do chorão, foi uma experiência incrível, chorei, ri e amo mais ainda agora

Susu 05/07/2021

Adorei essa imersão na historia do casal e da banda que fez parte da minha adolescência e da qual recordo com saudosismo

ferngeov 13/07/2023

Um amor franco, genuíno, real.
É simplesmente emocionante ler essa história de uma ótica tão próxima da realidade vivida por esse casal. Gosto muito de CBJr mas só esse ano tive curiosidade de ler o livro da perspectiva da Grazon, me arrependi de não ter lido antes.
Conhecer a ascensão do Chorão e sua banda no rock nacional é incrível. Conhecer o romance tão sincero do Alê e sua "Tiri" é emocionante. Perceber a evolução de uma depressão pra uma dependência química, e todas suas consequências (no usuário e nas pessoas ao seu redor) é comovente.
O Chorão vai ser eterno. E é tocante saber que a Graziela conseguiu ser forte o suficiente pra escrever um pouco da história dele pra nós fãs.

Nati 18/04/2021

Tão natural quanto a luz do dia...
Sou fã da banda demais, fez parte da minha adolescência, foi a minha trilha sonora em muitas histórias em minha vida, por isso sei que tive um olhar muito mais de fã que nada abala o amor pelo seu ídolo.
Muitas coisas contadas pela Grazon eu desconfiava, como a relação turbulenta dos meninos da banda, o Chorão ser usuário, e parecer perdido em algum momento (ou muitos). A fama e o dinheiro tem muito poder pra qualquer ser humano, e cada um lida com seus problemas de forma diferente.
Chorei com o livro, como chorei no dia que ele faleceu, lembro que aqui na minha rua tínhamos os famosos 'cadernos de perguntas' e lembro que no auge dos meus 13 anos escrevi Charlie Brown errado, na pergunta de banda favorita, riram de mim, mas eu não me importei, porque era real. Eu só consegui ir em um show do Charlie Brown, mas me senti realizada ali, só naquele show, pois ou não tinha idade, ou não tinha dinheiro.
Mas voltando ao assunto, chorão foi um cara de um carisma e talento surreal, o melhor ao meu ver, era uma autenticidade, sei que ele escrevia muitas letras e soube depois de ler o livro que eram todas, essa mulher foi realmente muito guerreira, ela era movida por amor acreditando que tudo daria certo. Ela pode ter se anulado (coisa que hoje em dia ela seria cancelada pela internet) mas acredito que foi uma escolha dela e pagou o preço.
Sobre o Chorão acabei por gostar muito mais dele do que antes. Como cantor, como ser humano, com erros e acertos, picos de raiva e muito amor, um cara que tinha um sentimento gigante de ajudar as pessoas, as lembranças são as melhores possíveis, como todo vício é triste perder alguém, mas acredito que suas letras, seus sucesso, sua presença de palco, seus fãs permanecem com o mesmo sentimento. Ótima leitura.