Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

eloisa 12/04/2021

5 estrelas
essa mulher aguentou foi muito. guerreira.
achei linda toda a história de amor mas me incomodou bastante o ciúmes que ele tinha com ela e o vício em cocaína. sei que é evidente e todo mundo já sabe sobre o que eu to pontuando, e que é uma história real impossível de mudar os fatos mas eu, eu mesma, não conhecia toda essa história e foram poucas as músicas e o contato com a banda que tive, apenas lembro do choque em toda a escola quando foi anunciado a morte dele.

isadora964 28/12/2022

só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível
uma das coisas mais lindas e tristes que eu já li
quatro anos depois do lançamento do livro que conta um pouco da história daquele que é o meu cantor nacional favorito desde criança, eu finalmente criei coragem pra encarar essa leitura. eu sabia que ia doer e que eu ia ter que lidar com o fato de que o chorão não era o tempo inteiro o cara que prezava pela paz e liberdade, mas ainda assim foi uma experiência incrível.
a graziela se mostrou, durante o livro inteiro, uma pessoa corajosa, sensível, amorosa e, acima de tudo, um ser humano de muita luz. é incrível pensar no quanto o amor dos dois era intenso. é um privilégio pra qualquer fã do cbjr "ver" o chorão como alê, através dos olhos da grazon, a musa por trás das músicas que fizeram (e ainda fazem) parte da trilha sonora da vida tantas pessoas. relembrar quanta bondade havia no coração do chorão e, ao mesmo tempo, o choque entre um músico talentoso e um homem inseguro e sonhador, e tudo o que isso causou. a experiência de estar tão perto da história deles, vendo as fotos, lendo os bilhetes, é indescritível! tu entende o porquê de cada letra, a escolha das palavras nos versos, o cuidado um com o outro e, ao final do livro, a preocupação e ansiedade da graziela perante à dependência química do chorão, fazendo tudo o que podia para salvar o seu marido.
o livro é bastante rápido de ser lido, mas ainda assim toca o coração, a alma. é a eternização, em palavras, de um amor verdadeiro de uma forma bastante crua, sem uma preocupação de fazer tudo parecer um conto de fadas. é um retrato de como as coisas estão totalmente fora do nosso controle, de como a vida é frágil.
se não eu, quem vai fazer você feliz? se tornou um dos meus livros favoritos, com certeza. acho que não vou superar essa leitura tão cedo.

agora sei
o quanto é precioso
o nosso tempo
a gente tem que dar valor
certas coisas não têm preço
o fato é que a gente tem que se preservar
viver intensamente
com a cabeça no lugar

Lucas de Oliveira 16/11/2022

Recomendo muito!
Tranquilo rapaziada? Comprei esse livro com intuito de conhecer um pouco mais da história do meu ídolo Chorão. Se pudesse escrever um motivo para você ler eu só iria dizer: Apenas leia!
Mesmo para aqueles que não conhecem muito a banda Charlie Brown, não é fã das músicas e tals, quero dizer que o livro não fala somente disso, mas também de altas história de amor com a Grazon.
Leitura muito tranquila e interativa, aliás para quem curte um romance também vai curtir legal.

Carol 20/09/2021

- e se eu te disser que eu adoro uma confusão?
Simplesmente o livro que eu mais chorei na minha vida e o único digno de ser minha primeira resenha.
ler a história de amor da grazi e o alê, eternos grazon e chorão te deixa em desespero. Desespero de achar que jamais vai ter um encontro de almas e um amor de arrasar o mundo igual esses dois tiveram. Sou da família CbrJr desde pequena e ja sabia dos perrengues da banda e da vida do chorão que sempre foi meu ídolo, mas enxergar tudo isso do ponto de vista humano cheio de amor e paz foi uma explicação única que todos deveriam ter. Obrigada Grazon por ser a luz na vida dele e por manter viva a chama dessa banda que tantos precisaram e como ja dito pelo Alexandre se não você ninguém faria ele feliz.

IlyIparis 08/06/2021

Chorei.
Graziela mostrando o quanto a frase "por trás de um grande homem a uma grande mulher" está errada, ela muitas vezes o colocou na frente dos projetos dela, para o ajudar com os projetos dele, sempre pensando nele, e ela amava o ver feliz, ela foi fundamental para o sucesso da banda, acredito que sem ela não haveria banda, foi fundamental, ela foi muito mais que uma musa inspiradora, ela lutou para isso acontecer, nós momentos ruins da banda ela estava lá sempre com ele, e isso está claro no livro!
Ela não desistiu dele, acreditou nele até o final, mesmo quando ele já estava dependente da droga, ela estava sofrendo com isso, mas nunca sequer o deixou de lado, sempre esteve lá para ele.
Infelizmente ele não conseguiu vencer isso, mas eles se amavam reciprocamente, chorão é inspiração para muitos até hoje, disso eu tenho certeza, e agora ela contou a história disso tudo para nós, disponibilizou a história que pra ela com certeza foi difícil voltar a pensar sobre, mas agora com muita gratidão, que a mesma fala sobre isso no livro.
O livro é uma dedicatória, não só uma história de quem já se foi, ela tinha prometido para ele que faria isso, e cumpriu, eu admiro isso! Ela teve forças para se reerguer.

vitória helena 07/08/2021

em "se não eu quem vai fazer você feliz" a gente consegue ver o alê como a grazon via ele - uma pessoa extraordinária, claro, mas com defeitos, como todo ser humano.
como grande fã do cbjr, foi fascinante saber um pouco mais de como as coisas funcionavam e entender algumas letras das músicas pelas histórias que a gra conta.
e, por último, foi MUITO triste ler a dependência de drogas do ale e saber o final inevitável. de vdd, até hoje não me conformo com a morte dele :(

smoraisc 22/05/2022

Dias de luta, dias de glória...
Que relato emocionante e forte. Graziela Gonçalves conseguiu passar muitos detalhes sobre o CBJr., sobre o Chorão e sobre sua história com ele, de luta e amor. É uma leitura que passeia por todos os momentos bons, alegres, divertidos, mas também por todos os problemas, percalços e dores. A todo momento você se pega cantando alguma música da banda, que o Alexandre compôs exatamente sobre o momento narrado e tudo se encaixa cronologicamente.
Esse livro é recheado de fotos lindas.
É uma nuance de emoções, indignações e alegrias. Um artista muitas vezes nunca é conhecido pelo que ele realmente é. Problemas psicológicos e dependência química, juntos, levaram esse artista incrível, que por trás de toda fama e polêmicas, tinha um coração do tamanho do mundo e era romântico muito além de suas músicas.
Graziela foi fundamental no sucesso da banda. Me pergunto se teriam alcançado a fama sem tudo o que ela fez por eles. Uma mulher que abdicou muitas vezes da própria realização profissional e saúde mental para ajudar o Ale, e viu a grande maioria a culpar injustamente pela morte do mesmo. Lutou o quanto pôde para vê-lo vencer o vício, mas já estava muito além de seu alcance.
Essa leitura é essencial para todos que cresceram ouvindo Charlie Brown Jr. e nada que eu diga aqui será suficiente para expressar a sensação de ler este livro.

?Escuta, Grazi, que isso é importante. Diz que é possível ter um sonho e chegar lá. Mas tem que querer de verdade, ter coragem e persistência, porque não é um caminho fácil. Fala de todas as dificuldades, que tem que manter a cabeça no lugar e ficar esperto pra não cair nas armadilhas. E você sabe que eu caí em algumas. Mas cair faz parte. O importante é levantar e continuar na luta. Tem que manter a humildade, nunca deixar as vitórias subirem à cabeça. Tem que tomar cuidado com o ego. Se você alimenta esse bicho, ele acaba te dominando e virando seu pior inimigo.
Mostra pra eles que eu também sou de carne e osso, que tenho os meus defeitos e fraquezas, que nem sempre eu consigo ser o cara que gostaria.
Como qualquer pessoa, estou tentando ser melhor, evoluir, mas ainda erro pra caramba e me sinto um aprendiz diante da vida. Você faz isso por mim, Tiri??

Waldilene.Souza 22/01/2021

Desculpa, Grazon
Terminei a leitura e espero de coração que todos que apontaram e "culparam"a Grazi pelo o ocorrido com o Chorão, leia este livro e veja o quanto ela foi forte, o quanto ela queria que ele se cuidasse, e o quanto ela sofreu com tudo.
Que entendam que não conseguimos ajudar quem não quer ser ajudado.

BelM0 24/11/2023

Destruída
Não tem como dar mais de 5 estrelas infelizmente
aí só leiam, independente de ser fã do Alê ou não, é uma história linda divina, e escrita pela melhor pessoa que possa ter conhecido ele, eu tô destruída, do início ao fim.
Liviaxxs 26/11/2023minha estante
Sim mdds, na hora que eu fui escrever oq achei do livro voltei a chorar

BelM0 05/12/2023minha estante
tem choro infinito

Nicolas 01/11/2020

A História de amor que a droga levou.
O pouco que posso dizer desse livro é que ele me tocou pessoalmente. Como ex-dependente químico vi o outro lado da história, da companheira sempre disposta a lutar pela melhoria do amado.
Outro ponto incrível do livro são as referências musicais.

Geovanna.Holanda 15/06/2020

Charlie Brown Jr fez parte da minha adolescência, com certeza absoluta, foi uma das bandas que mais me marcou e ler este livro foi incrível.
Havia uma trilha sonora de todas as músicas da banda passando na minha cabeça ao longo do livro, narrado de uma forma muito verdadeira, foi muito bom ver toda a história do Chorão, da Graziela e da banda sob uma perspectiva de quem realmente viveu tudo aquilo.
A leitura é muito fluída e intensa, como uma fã dessa história, que apesar do fim, é uma história linda, me emocionei muito ao longo do livro.

Foi especial ler este livro, relembrar como muitas das músicas da banda foram importantes para mim e me marcaram para sempre.

"Eu digo Charlie e vocês dizem..."

Emilia.Reis 20/06/2021

Uma história de amor interrompida pelo vício
Acredito que como eu a maioria das pessoas se interessam pelo livro pra saber mais sobre a banda que inspirou uma geração e descobrir um pouco mais sobre o carismático e rebelde Chorão. Mas nessa resenha quero falar da Grazi, essa mulher que nos conta essa história pelo seu ponto de vista, e durante a narrativa podemos sentir o amor que esses dois construíram e parecia ser único. As abdicações e apoio que ela deu durante toda a carreira dele, ela era a pessoa que eles se inspirava, aprendia e compartilhava momentos. Avida deles está nas canções que ele escrevia.
O livro desperta nostalgia dos anos 90, mas também mostra como essa vida de fama é desgastante e pode levar as pessoas ao desespero. Chorão foi um ícone, mas era só um ser humano que precisava de socorro em certo momento da vida como todos nós. Ele é descrito como frágil, intenso, bruto, cabeça dura, amigo, caridoso, determinado e tantas outras coisas.

"Ainda existia amor, claro, mas o homem da minha vida era diferente do Alexandre que estava diante de mim. Até seu olhar não era mais o mesmo." não consigo imaginar como é perder alguém dessa forma, mesmo tentando lutar o vício dominou tudo.

Sani Melo 05/07/2021minha estante
??

Stella Oliveira 11/10/2023

Sensacional
Eu nunca escrevo resenhas aqui (escrevo no meu caderno de leituras), porque sempre acho minhas resenhas supérfluas. Mas eu sinto a necessidade de escrever sobre esse livro mesmo que de maneira pessoal, apenas para deixar registrado no meu perfil.
Em primeiro lugar, quero deixar claro que dei 5 estrelas, porque de fato eu amei o livro. Porém, se eu não tivesse gostado do livro (o que nunca aconteceria porque se trata de um livro do gênero não-ficção), eu não avaliaria o livro. Livros de não-ficção, são um conjunto de fatos que não podem ser mudados, então avaliar um livro de não-ficção negativamente seja lá qual for a razão - não ter gostado da escrita, achou o livro "enrolado" etc... não mudará o que de fato aconteceu. A história não poderia ter sido diferente, não é como se o autor pudesse mudar o final ou o desenvolvimento de tal personagem.
Agora vamos pra minha resenha
Esse livro estava na minha lista de desejos a um longo tempo. Conhecia o Chorão bem "por cima" e como amo ler sobre romances reais adicionei ele lá. Peguei esse livro pra ler derrepente, e pode parecer exagerado mas acredito que este livro mudou a minha.
Eu me apeguei a esse livro. Fiquei fascinada, devorei o livro em dias. Li esse livro com um aperto no coração, pois sabia o final e a todo o momento estava esperando a droga aparecer. O que deixou os momentos carinhos e felizes na minha concepção triste, porque toda vez que tinha alguma cena fofa do casal, eu pensava que eles não mereciam o final que tiveram.
O primeiro álbum da banda é como eu digo que era quando estava tudo "florido", porque ao analisar o ultimo álbum vi um comentário que dizia que o chorão nem cantava nesse álbum, ele sussurrava; a uma diferença grotesca entre o primeiro e o ultimo; é perceptível como o Chorão estava desgastado, sem forças. Aquilo que ele mais amava o que o deixava feliz era o mesmo motivo do desgaste psicológico e tristeza.
Um ponto "critico" do livro,(eu achei que era uma irritação pessoal mas ao ler outras resenhas percebi que não). É a auto afirmação constante da Graziela em relação a ascensão da banda. Mas não irei me aprofundar pois tento compreender o lado dela, ela imergiu no plano de levar a banda para o mundo juntamente com o Chorão. Tanto ela como ele queriam essa conquista.
Gostei de como o livro foi se desenvolvendo: as conversas, fotos. Vi os vídeos do Ale brigando com o Champion (inclusive muito lamentável o seu fim, ele também sofreu muito com a banda) e os fãs e me deu um aperto no coração, sei lá parece outra pessoa (as drogas realmente são uma droga). Não chorei quando terminei o livro porque terminei na escola, mas ao chegar em casa cai em lagrimas, vendo vídeos sobre ele e a banda. É um sentimento louco, não o conheci mas me apeguei como se tivesse. Depois do livro passei a virar fã do CBJR de uma maneira como se eu fosse fã a vida toda. Não consigo explicar em palavras como esse livro mudou a minha vida. Mas depois de ler o livro o Chorão é outra pessoa para mim. Passou a ser um cara que eu mal sabia quem era a um cara que eu admiro muito. O cara era um poeta, sem papas na língua. As músicas do CBJR sempre me fazem refletir. Não consigo imaginar o quanto a Grazi sofreu com a morte dele. Me sinto agradecida por ela ter escrito esse livro. E me sinto agradecida também pelo Alexandre ter existido.
girlbookstan 11/10/2023minha estante
tô maluca pra ler

Irena Wieliczka 26/07/2023

Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz?
É impossível ter sido criança nos anos 2000 e não ter o Charlie Brown Jr como referência de sucesso, alegria e crescimento pessoal.

Esse é um livro pra se emocionar do começo ao fim. Não tem quem não conheça o grandioso Alexandre Magno, o querido Chorão.

O Alexandre foi alguém em quem muitos se inspiraram e se inspiram até hoje, apesar de seus medos e seus demônios. Era muito ciumento e muito inseguro, mas era de um coração enorme e fazia de tudo por aqueles que amava e principalmente por aqueles que não conhecia.

Temos essa mania de achar que nossos ídolos são inalcançáveis, seres perfeitos acima dos humanos, são quase como entidades para as quais rezamos na esperança de conquistarmos nossos sonhos. Em cada capítulo eu tinha essa sensação ainda mais forte. Os fãs do CBJr colocavam o Chorão num lugar muito alto, veneravam sua vida e seguiam seus ensinamentos como se ele fosse um ser sagrado, místico. E os fãs nunca estiveram errados.

É de se estranhar que alguém tão generoso e com a ?vida perfeita? acabasse com a carreira e com a própria vida de uma forma tão trágica. Acontece que nunca estamos preparados para nada. A fama e o sucesso foram consequências inevitáveis para os integrantes da banda e saber lidar com tudo ao mesmo tempo foi um desafio que estava acima da compreensão do Alê. Estar inebriado pelo amor dos fãs e pelo rancor e ódio de algumas pessoas fez tudo desandar. Além disso, o Chorão era muito impulsivo e explosivo, motivo pelo qual sempre acabava discutindo e brigando com seus amigos de banda. O destino é realmente impiedoso e a morte já esperava pelo Chorão há tempos.

Perceber o Alexandre como alguém cheio de inseguranças e medos faz a admiração crescer ainda mais. É claro que ele foi uma pessoa ímpar com atitudes e ensinamentos invejáveis, mas lembremos: nossos ídolos são pessoas tão normais quanto nós mesmos.

Ah e uma curiosidade curiosa que eu amo: morei no mesmo prédio que o Chorão e a Grazon, na Alves Guimarães, na mesma época que eles moraram lá! Sou CBJr desde criancinha!! ?