Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Vit 18/04/2021

o dia q eu li esse livro foi um dia de pura nostalgia. chorão tinha que tá aqui, um cara foda com uma mente mais foda ainda, tinha que tá aqui.

LBliv 19/12/2022

eu tentei escrever diversas vezes tudo que senti lendo esse livro mas no fim não achei palavras certas que descrevessem tudo. Eu simplesmente li o livro em um dia pq a história de amor do chorão e da grazon me comoveu em cada página.
Uma história de amor imperfeita, mas real.
eu já amava o chorão e as músicas dele, mas depois do livro entender um pouco mais sobre todo o processo foi ainda melhor??

Marilia.Ducatti 15/04/2021

Os fãs são o maior tesouro que um artista pode ter, ele dizia, e batia no peito ao falar que os do Charlie Brown Jr eram os melhores!

Essa eu fiz por você e por todos nós.
Eu digo Charlie e vocês dizem ...

Bea 22/06/2020

Demais!!!
Sempre curti as letras do CBJR e conhecer as histórias por trás dos bastidores foi bom demais!
Uma leitura leve, gostosa e que te faz ficar grudadinha no livro até terminar.
Uma linda história de amor, companheirismo, luta, desafios e muito sucesso.
Para quem é fã da banda é realmente imperdível.

Juliana Failli 22/06/2020

"Tentei tanto salvá-lo, e agora era eu que precisava de resgate. E quem sempre cuidou de mim não estava mais aqui."

Uma história real, cheia de amor e defeitos, um verdadeiro encontro de almas!

Impossível falar de rock nacional e não lembrar do Charlie Brown Jr, banda que fez parte da minha infância e permanece presente até hoje. Nessa leitura vamos conhecer um pouco melhor Alê, o famoso Chorão, e sua musa inspiradora Graziela. Infelizmente sabemos que essa leitura não tem um final feliz. O livro é emocionante e doloroso, mas valeu a pena cada capítulo. Conta a história de amor deles, momentos marcantes e como a Grazon foi fundamental na vida do Alê e todos os desafios e vitórias que eles enfrentaram juntos.

Por ser uma história real é impossível não se emocionar, se encantar e admirar a grande mulher que é a Graziela. Dá para entender os motivos dela ter sido inspiração de grande parte das músicas, além de descobrir que as músicas são baseadas em momentos vividos pelo Alê. É uma história intensa e profunda, que te faz refletir sobre a vida e o que buscamos dela, e que nos ensina que cada um faz a sua escolha e que nunca será nossa culpa a escolha do outro.

Minha total admiração e amor por Graziela: você é uma grande mulher, e merece somente coisas boas da vida.

hellenbeatrz 01/02/2023

chorei todas as lágrimas que tinham no meu corpo. fiquei muito encantada com a grazi e o jeito cheio de amor que ela escreveu esse livro, o cuidado e o carinho que ela teve em falar até das partes mais sensíveis (e defeituosas) do chorão. tá favoritado!!!!!

isadora964 28/12/2022

só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível
uma das coisas mais lindas e tristes que eu já li
quatro anos depois do lançamento do livro que conta um pouco da história daquele que é o meu cantor nacional favorito desde criança, eu finalmente criei coragem pra encarar essa leitura. eu sabia que ia doer e que eu ia ter que lidar com o fato de que o chorão não era o tempo inteiro o cara que prezava pela paz e liberdade, mas ainda assim foi uma experiência incrível.
a graziela se mostrou, durante o livro inteiro, uma pessoa corajosa, sensível, amorosa e, acima de tudo, um ser humano de muita luz. é incrível pensar no quanto o amor dos dois era intenso. é um privilégio pra qualquer fã do cbjr "ver" o chorão como alê, através dos olhos da grazon, a musa por trás das músicas que fizeram (e ainda fazem) parte da trilha sonora da vida tantas pessoas. relembrar quanta bondade havia no coração do chorão e, ao mesmo tempo, o choque entre um músico talentoso e um homem inseguro e sonhador, e tudo o que isso causou. a experiência de estar tão perto da história deles, vendo as fotos, lendo os bilhetes, é indescritível! tu entende o porquê de cada letra, a escolha das palavras nos versos, o cuidado um com o outro e, ao final do livro, a preocupação e ansiedade da graziela perante à dependência química do chorão, fazendo tudo o que podia para salvar o seu marido.
o livro é bastante rápido de ser lido, mas ainda assim toca o coração, a alma. é a eternização, em palavras, de um amor verdadeiro de uma forma bastante crua, sem uma preocupação de fazer tudo parecer um conto de fadas. é um retrato de como as coisas estão totalmente fora do nosso controle, de como a vida é frágil.
se não eu, quem vai fazer você feliz? se tornou um dos meus livros favoritos, com certeza. acho que não vou superar essa leitura tão cedo.

agora sei
o quanto é precioso
o nosso tempo
a gente tem que dar valor
certas coisas não têm preço
o fato é que a gente tem que se preservar
viver intensamente
com a cabeça no lugar

Beatriz 25/11/2023

O senhor do tempo e a proibida
Esse livro me fez chorar tanto. É tão triste ser testemunha de um amor surreal de bonito e ver o fim que ele tomou. O Chorão amou muito a Grazon, mas a Grazon amou infinitamente mais o Chorão.
Liviaxxs 26/11/2023minha estante
Aí eu chorei tanto pqp, escrevi minha resenha chorando

Amanda 05/07/2022

Eu digo Charlie e vocês dizem . . .
Escrita muito simples e fluida! Um livro gostoso de ler. Achei que seria difícil - que ficaria mal- mas não! Eu ameiii! E me emocionei com a última frase do livro como qualquer fã do eterno Chorão ??

João Vitor 16/04/2021

???
Muito triste que ela tenha morrido affff eterno chorao! A grazon tbm parece ser incrível ??????????
João Vitor 16/04/2021minha estante
Meu deus era pra ser ele*

Pedro 19/07/2023

Uma leitura muito leve e muito pessoal. Imaginar aquela época e recriar os acontecimentos sendo um amante do rock nacional foi de grande prazer. Uma morte que marcou o Brasil, e uma vida que marcou a música, Chorão era realmente incrível. As músicas dedicadas a Grazi ganharam um sentido mais especial do que já tinha pra mim.

Luiza3265 10/03/2024

Fico imaginando se um cara faria tudo isso que a Grazi fez pelo Alê, toda essa dedicação e deixa o dela de dela pra se concentrar totalmente no dele. Essa mulher é inspiração demais, quando crescer quero ser igual ela !!
Katherine49 10/03/2024minha estante
Ah tô doída pra ler!!

Luiza3265 29/03/2024minha estante
lê é bem emocionante !

mai 06/05/2022

começa ótimo, parece o relacionamento mais perfeito. ate mesmo com desentendimentos normais. o problema era que era e é um amor muito forte. grazi dedicou toda sua vida a esse homem, que merecia sim seu amor. lutar contra uma doença não é fácil, ele não conseguiu. mas mesmo assim 'grazon' não saiu do seu lado. esse livro é um tapa na cara pra mídia babaca, que falaram horrores dela. quando chorão faleceu, eu era pequena. lembro da grande repercussão, mas o que eu me lembro mesmo, era de todo mundo falando da musa inspiradora que o largou. essa mulher é uma guerreira, que abriu mão de tudo e todos. por ele.

Fabi 23/01/2024

Recomendo muito!!!
Terminei esse livro antes de dormir e mesmo tendo chorado, ainda estou com o choro engasgado na garganta!
Nele a Grazon relata sua jornada e a do Chorão depois de se conhecerem... conta sobre a carreira do Chorão, suas inseguranças, angústias, alegrias e sobre esse amor intenso e forte que sobreviveu a quase tudo!
Impossível não se emocionar e não chorar com pesar de ver um cara tão bom, com tanto talento e intensidade em tudo que fazia se autod3struir daquela forma.
Eu senti como se eu estivesse sentada frente a frente com a Grazon e ela me contando tudo o que aconteceu.