Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

dedag 09/12/2023

Adorei
Uma linda história de amor, que teve um final triste, infelizmente. O último capítulo foi simplesmente perfeito! A maneira como a Grazi conseguiu superar a tristeza e os ataques que ela sofreu depois da morte do Chorão é simplesmente inspiradora. O epílogo então? meus olhos se encheram de água. O livro segue quase sempre num mesmo ritmo, contando sobre a vida antes, durante e depois da banda, sem ficar chato nem cansativo em nenhum momento; muito pelo contrário: me fez amar ainda mais esse cantor e banda incríveis dos quais eu já gostava muito e conhecer e admirar a Grazi, essa
mulher forte e inspiradora! Recomendo demais a leitura!

Amanda 25/02/2020

Recomendo

Caroline457 01/11/2023

Chorão em carne e osso
"Se não eu, quem vai fazer você feliz?" foi escrito pela companheira de vida do Chorão, um dos maiores nomes do rock nacional. Nesta obra, Grazi nos apresenta toda a trajetória do casal, desde o momento em que se conheceram até os últimos dias do cantor. Além de falar sobre a conexão existente entre ambos, ela também fala sobre a criação e sucesso da banda Charlie Brown Jr., detalhando todos os conflitos e divergências que ocorreram entre os integrantes ao longo do tempo.

Sem deixar de fora as características marcantes do Alê, que tinha uma personalidade extremamente forte e complicada, a Grazi conseguiu nos mostrar que, na verdade, esse seu jeito forte de agir era apenas uma forma de esconder seu lado sensível e inseguro.

As últimas páginas foram muito difíceis de se digerir, pois abordaram toda a dependência química do Alê, que passou a se imergir em uma depressão severa e, embora tenha iniciado tratamento algumas vezes, sempre acabou voltando ao vício, até morrer no ano de 2013. Muito louco pensar que muitos dos fãs acabaram culpando a Grazi pela morte do Chorão pois, na minha opinião, é um pensamento muito ignorante, uma vez que o amor nem tudo pode curar.

Recomendo demais essa leitura emocionante. Obrigada, pai, por ter me apresentado a uma das melhores bandas da história desde pequena.

"Hoje compreendo que só me tornei o que sou graças a tudo o que vivi. Acolho cada experiência com amor e gratidão eternos. Se um dia quis fugir da minha história, hoje a carrego como um estandarte, com muito orgulho."

Mah 01/12/2023

?Essa eu fiz por você. E por todos nós?
Sempre fui admiradora da banda Charlie Brown Jr., então, ao me deparar com o livro "Se não eu, quem vai fazer você feliz", da autora Graziela Gonçalves ou Grazon como era carinhosamente chamada pelo Chorão, senti imediatamente a necessidade de ler.

O livro oferece uma visão íntima e sincera da vida de Graziela ao lado do Chorão, revelando como o casal trilhou seu caminho até a fama de maneira entrelaçada. A história de amor dos dois está atrelada a trajetória da banda e foi muito bom acompanhar todo esse lado até então desconhecido para mim.

Outro ponto fascinante foi descobrir mais sobre a história de alguns dos sucessos mais marcantes do CBJ, assim como as inspirações para os nomes dos álbuns.

A obra não hesita em abordar tanto os momentos de luta e glória, quanto os aspectos mais sombrios da história. Ao mergulhar nas páginas, somos cercados por uma narrativa que explora a beleza e a complexidade de forma cristalina.

Terminei o livro com os olhos marejados, a sensação de perda e a tristeza pela partida de um ídolo tão marcante como Chorão, ressurgiram. "Se não eu, quem vai fazer você feliz" não é apenas uma leitura sobre a vida de um artista, mas uma jornada emocional que ressoa profundamente em quem lê.

ellenzinha 05/04/2023

"Eu digo Charlie vcs dizem...
Perfeito como a grazon conseguiu explicar tão bem a relação deles, principalmente nos momentos mais difíceis, um livro que me emocionou tanto no quesito triste como no feliz também!!
Chorão pra sempre será lembrado.

cami56 07/05/2023

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Impossível ser fã e não se emocionar! a grazi entregou toda sua alma e coração nesse livro. passei a história inteira torcendo pra dar certo, pro casal estar bem mesmo sabendo o final de tudo :( o livro não conta só a história de amor deles como também toda a evolução da banda, já que ela estava intimamente ligada ao início da carreira do chorão! Obrigada Grazon, por me proporcionar mil e um sentimentos em algumas horas.

Juliana Failli 22/06/2020

"Tentei tanto salvá-lo, e agora era eu que precisava de resgate. E quem sempre cuidou de mim não estava mais aqui."

Uma história real, cheia de amor e defeitos, um verdadeiro encontro de almas!

Impossível falar de rock nacional e não lembrar do Charlie Brown Jr, banda que fez parte da minha infância e permanece presente até hoje. Nessa leitura vamos conhecer um pouco melhor Alê, o famoso Chorão, e sua musa inspiradora Graziela. Infelizmente sabemos que essa leitura não tem um final feliz. O livro é emocionante e doloroso, mas valeu a pena cada capítulo. Conta a história de amor deles, momentos marcantes e como a Grazon foi fundamental na vida do Alê e todos os desafios e vitórias que eles enfrentaram juntos.

Por ser uma história real é impossível não se emocionar, se encantar e admirar a grande mulher que é a Graziela. Dá para entender os motivos dela ter sido inspiração de grande parte das músicas, além de descobrir que as músicas são baseadas em momentos vividos pelo Alê. É uma história intensa e profunda, que te faz refletir sobre a vida e o que buscamos dela, e que nos ensina que cada um faz a sua escolha e que nunca será nossa culpa a escolha do outro.

Minha total admiração e amor por Graziela: você é uma grande mulher, e merece somente coisas boas da vida.

Vit 18/04/2021

o dia q eu li esse livro foi um dia de pura nostalgia. chorão tinha que tá aqui, um cara foda com uma mente mais foda ainda, tinha que tá aqui.

hellenbeatrz 01/02/2023

chorei todas as lágrimas que tinham no meu corpo. fiquei muito encantada com a grazi e o jeito cheio de amor que ela escreveu esse livro, o cuidado e o carinho que ela teve em falar até das partes mais sensíveis (e defeituosas) do chorão. tá favoritado!!!!!

Lari 19/09/2020

Comecei o livro com a sensação de que tava lendo uma fanfic. E não digo isso como algo ruim, pelo contrário: eu senti aquele rolê meio juvenil no qual o amor vem sim acompanhado de umas borboletas no estômago, por mais clichê que pareça. Conforme a história vai avançando, esse clima de romance ingênuo vai dando lugar a um relacionamento super complexo que passou por todos os altos e baixos de uma história que parece mesmo de cinema.

Esse livro é um presente nostálgico e agridoce pra quem acompanhou os anos de sucesso da banda e é impossível termina-lo sem a vontade de revisitar a discografia. Quanto a Grazi, taí mais uma mulher que passei a admirar demais.

Gabriele.Costa 06/04/2021

Uma história real
"Se não eu quem vai fazer você feliz?" É a história de amor mais real possível, com suas lutas e suas vitórias, cantadas pelo próprio Chorão ao longo de sua vida. A delicadeza da Graziela ao contar a sua história é admirável, e a luta dela pelo Chorão idem. Um livro inspirador, real, e tocante.

Milena.Dias 22/07/2021

Grazon é foda
Eu acho que todo mundo de SP principalmente deveria ler esse livro, a história passa muito em Santos e a Grazon conta como ela conheceu o chorão e como ela fez parte do início da carreira até o fim. Mulher extremamente forte

LBliv 19/12/2022

eu tentei escrever diversas vezes tudo que senti lendo esse livro mas no fim não achei palavras certas que descrevessem tudo. Eu simplesmente li o livro em um dia pq a história de amor do chorão e da grazon me comoveu em cada página.
Uma história de amor imperfeita, mas real.
eu já amava o chorão e as músicas dele, mas depois do livro entender um pouco mais sobre todo o processo foi ainda melhor??

Bea 22/06/2020

Demais!!!
Sempre curti as letras do CBJR e conhecer as histórias por trás dos bastidores foi bom demais!
Uma leitura leve, gostosa e que te faz ficar grudadinha no livro até terminar.
Uma linda história de amor, companheirismo, luta, desafios e muito sucesso.
Para quem é fã da banda é realmente imperdível.