A Teia de Charlotte

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

icynight. 27/05/2023

Lindo, lindo, lindo
Esse livro é delicado, fofo e informativo, eu gostei da forma que o autor construiu coisas naturais da vida de forma simples: como a morte, e o amadurecimento (que foi a Fern). Aprendi sobre as aranhas e sua importância no mundo. E o Wilbur é um amorzinho. Eu levarei essa obra em meu coração para sempre.

Jaqueline349 23/05/2023

Eu conheci esse livro por conta do filme que eu gostava muito quando era mais jovem, e ambas as obras tem muito dessa mensagem sobre amizade e o sentimento de que todo mundo tem algo de especial.

Jess 04/04/2023

Lindo lindo lindo & triste
"A menina e o porquinho" era meu filme favorito na infância. Eu me lembro muito bem de amar e me apegar a Wilbur e Charlotte (e de chorar muito com a morte dela). Depois de tantos anos, essa história ainda me toca igual e nos mesmos lugares. E sim, eu chorei novamente com a morte de uma aranha.

Esse é um livro sobre superação, amizade e morte. É um clássico infantil que fala muito mais do que o que está escrito, desde que você assista/leia com sensibilidade. Precisa ser realmente bom para expressar um oceano de sentimentos a partir de uma pequena onda de palavras, e o autor fez isso com maestria.

Eu amei esse livro de todo o coração. A mensagem que ele passa é muito tocante.

Algumas das frases que eu marquei:

"- Ah, não ligue para mim - disse Charlotte - É que eu já não tenho forças. Acho que estou triste porque nunca verei meus filhos."

"Das centenas de pessoas que tinham visitado a feira, ninguém soube que uma aranha cinzenta tinha desempenhado o papel mais importante de todos. Ninguém estava com Charlotte quando ela morreu."

"Fern não vinha mais ao estábulo regularmente. Ela estava crescendo e evitava coisas de criança, como sentar num banquinho de ordenha perto do chiqueiro."

"Não é sempre que encontramos alguém que sabe ser amigo de verdade e escrever bem. Charlotte sabia as duas coisas."

Luiza1139 19/03/2023

A amizade é uma das coisas mais gratificantes do mundo
Tava a fim de ler uma história leve e que esquecesse meu coração e foi essa aqui. Que história mais fofa e mesmo sendo feita para crianças tem uma coisa ou outra pra ensinar em relação a amizade e outras lições da vida. Quando eu comecei a ler não tinha ideia de que já tinha visto o filme e dps me toquei, é tão bom quanto. Os personagens são fofos dms também?

Aquirone 15/02/2023

Livro clássico recheado de lições
A Teia de Charlotte nos ensina o verdadeiro significado de amizade, lealdade e compaixão. Assim como nós temos sentimentos de medo, ansiedade e amor, os animais também tem e este livro nos mostra isso. Livro melancólico e triste, mas nos deixa com o coração quentinho a cada página lida. Nota máxima!

Isabela354 08/02/2023

Fofo
Que historinha mais fofa

Apesar de ser feita para crianças tem uma coisa ou outra para ensinar para os adultos. Uma história sobre amizade sincera que deixa o coração quietinho ??

Rafaella 16/01/2023

Acho q esse é um dos livros mais tristes que eu já li!
Esse livro tem os personagens mais fofos que eu já vi, além de ter várias lições de vida...

vasilisamorozko 10/01/2023

O Porco Aranha Ainda É O Porco Mais Carismático Que Conheço
"Ela era especial. Não é sempre que encontramos alguém que sabe ser amigo de verdade e escrever bem. Charlotte sabia as duas coisas."

"Das centenas de pessoas que tinham visitado a Feira, ninguém soube que uma aranha cinzenta tinha desempenhado o papel mais importante de todos. Ninguém estava com Charlotte quando ela morreu."

"Você foi meu amigo – replicou Charlotte. – Isso é uma coisa maravilhosa. Teci minhas teias para você porque o amo. Afinal, o que é a vida? Nós nascemos, vivemos um pouco, morremos. A vida de uma aranha sempre envolve um pouco de confusão, com todas estas armadilhas e esta comilança de moscas. Ao ajudar você, talvez eu estivesse tentando dar um pouco mais de sentido à minha vida. Só Deus sabe que a vida de todo o mundo precisa de um pouco de sentido."

#8 - Acho que nunca vi a Menina e o Porquinho, na verdade só a chamada desse filme na sessão da tarde me deixa irritada - e só Deus vai saber porque, eu era uma criança tão esquisita - mas por alguma razão inexplicável sempre quis ler A Teia de Charlotte.

E mesmo tendo ele em sua versão original nunca tive vontade de ler em inglês, não sei, livros infantis tem mais magia se lidos em meu próprio idioma então foram longos anos até encontrá-lo em português e finalmente poder ler. - o que é uma lástima em certo ponto.

O começo desse livro é bem gostosinho, Wilbur é um porquinho engraçadinho e muito atrapalhado e não ajuda em nada os outros animais darem "péssimos" conselhos pra ele (aquela gansa Jesus kkkk o bichinho era um "bebe" não sabia que era melhor fugir mesmo) mas é só depois que Charlotte aparece que as coisas começam a desandar pra mim.
Veja, o início realmente tem toda a história de Fern salvando Wilbur e cuidado dele mas depois disso é só sobre ele e Charlotte - o que não faz sentido nenhum pro título br, eu entendo que era pra chamar atenção das crianças mas isso leva a um ponto que vou falar logo mais.

Charlotte é uma personagem incrível, engraçada e muito bondosa, e agora eu entendo porque o livro leva o nome dela, acho que esse é o único ponto em que ela leva algum crédito, já que ela fica em segundo plano no final - ou na história inteira.

Charlotte se esforçou e se deu muito pra ajudar e salvar Wilbur , o que é muito ao ponto de não conseguir gostar do porquinho depois da metade do livro, ele foi um personagem incrivelmente egoísta.

Sim, ele era pequeno no início do livro mas ele vai crescendo ao longo do livro e para lá da metade quando ele já era um "jovem" ele continua da mesma forma... "ai Sal mas ele ia morre, ele estava com medo de virar bacon e etc" até deveria ser aceitável como desculpa mas não me desceu. Ainda mais no final, quando ela diz que está cansada e precisa botar seus ovos, Wilbur ainda pensa em si e em sua própria salvação, não sei onde ficou o dar e receber na troca do valor da amizade entre eles, porque o livro é sobre isso, a amizade entre eles, certo? Mas eu só vi isso de forma verdadeira de um lado.
Sem contar que depois que os filhos de Charlotte nascem e vão pro mundo a primeira preocupação dele não é "céus eles são filhotes, como vão se cuidar nesse mundo cruel?" não, ele pergunta quem vai ficar com ele e se seu amigo (ou coisa do tipo).

"– Mas onde? – perguntou Wilbur.
– No lugar aonde o vento nos levar. Vamos embora ao sabor da brisa.
– Todas vão embora? – perguntou Wilbur. – Não podem ir todas embora. Eu ficaria sozinho, sem amigos. Tenho certeza de que sua mãe não haveria de querer isso."

Que meu filho???? Pra mim ele foi egoísta do início ao fim e nada mais...

Claro que tudo pode ser só chatice minha e eu esteja totalmente errada e o livro é isso mesmo, a salvação do porco pra não virar assado no natal e de uma amizade dada sem nada em troca além da vontade de ser fazer o bem, porque afinal, eu já sou adulta e devia parar de ficar procurando pelo em ovo em livro em infantil.

Tudo o que sei é que no final da leitura continuo me questionando porque ninguém ficou impressionando por uma aranha saber escrever já que o porco não fez nada de "milagroso" além de ser mencionado em teias finas. Charlotte ficou de escanteio em tudo, no livro, no título do filme e em tudo o que é possível mesmo sendo uma personagem que merecia mais.

Mas enfim, acho que se tivesse lido esse livro quando pequena teria amado mais e talvez em uma releitura eu consiga ver Wilbur com outros olhos, gostei do livro e da simplicidade e calmaria que ele passa mas não é um livro que me tenha ganhando o coração como Nárnia ou coisa do tipo.

Ps: The fox and the hound quem sabe um dia eu leia você mesmo em inglês.

PP.S: Não gostei dos sinônimos da palavra egoísta por isso ela aparece várias vezes, em minha cabeça era melhor ser repetitiva do que drasticamente cruel.

Joesmari.Malko 08/01/2023

Uma leitura aconchegante
Esse é o tipo de livro que deixa você com o coração quentinho.
Eu diria que é semelhante a "O Pequeno Príncipe", porque apesar de ser catalogado como literatura infantil, tem coisas a ensinar para os adultos também.
Uma fábula sobre amizades sinceras, a passagem do tempo e as mudanças que ela traz, e sobre a vasta capacidade que as crianças têm de enxergar e compreender coisas às quais os adultos não costumam dar atenção.
Uma destas coisas é que os animais também podem sentir afeto, medo e dor.

Vale lembrar que o livro foi escrito nos anos 50, então não estranhem encontrar pensamentos que parecem retrógrados para os dias atuais.

alxnny 04/01/2023

se você quiser chorar que nem criança com história infantil (nem elas choram tanto assim), esse é o livro

Nathiele 14/12/2022

Esse livro passa uma vibe tão boa
Eu simplesmente amei esse livro ele é incrível uma mistura de drama com amizade com suspense e principalmente muita parceria do jeito que eu amo!

emiS2 12/12/2022

Mais uma primavera
Muito fofo!
A Charlotte simplesmente dona desse livro, linda linda linda. Também amei o Templeton, não sei por quê, nossa esse rato me deu uma raivinha, mas foi uma raivinha boa.

Alice.dbm 25/11/2022

Teia de Charlote
O livro é legalzinho, fala de amizade mas eu sinceramente não gostei tanto. Por fim posso dizer que não é um dos meus favoritos porém é um bom livro, vale a pena ler.

Beatriz3345 18/11/2022

Lindo
Fiz a leitura conjunta com meus filhos na hora de dormir.
É emocionante ver a linda amizade entre Wilbur e Charlotte.
Charlotte é uma amiga fiel, que dá sem esperar nada em troca.
É uma história linda sobre amizade.
Super recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6