Por que nós dormimos

Por que nós dormimos Matthew Walker

Resenhas - Por que nós dormimos

gcaldas2 24/04/2021

Leitura obrigatória para quem se preocupa com a saúde
Nunca pensei que o sono fosse tão importante e influente em tantos processos em nosso corpo e este livro demonstra isso com muito zelo e leveza indo direto ao ponto. A leitura foi um divisor de águas para eu começar a me importar com a qualidade e regulação do meu sono assim para outras pessoas.

Rafael.Gomes 23/04/2021

(...) a sociedade moderna pegou uma das soluções perfeitas da natureza (o sono) e dividiu-a cuidadosamente em dois problemas: (1) a falta dele à noite, resultando em (2) incapacidade de permanecer desperto por completo durante o dia.

Hanna 18/04/2021

Um livro importante
Em Por que nós dormimos, o neurocientista e especialista em sono Matthew Walker traz estudos sobre o sono e os sonhos. Como que a falta deles podem afetar nosso bem-estar físico e mental. O livro tem muita pesquisa e estudos feitos ao longo das últimas décadas e ao longo da narrativa ele vai explicando de uma forma bem didática sobre como nossa mente funciona, como podemos aproveitar melhor o sono e os seus diversos benefícios, além de citar alguns transtornos.

Silvana 15/04/2021

Por que nós dormimos?!
Um livro bem interessante, aborda vários assuntos curiosos sobre o nosso sono e principalmente os efeitos da cafeína e de uma noite mal dormida. Pessoas que dormem extremamente tarde deveriam ler esse livro e observar o quanto que estão prejudicando sua saúde. Gostei muito, principalmente, por que fala de um dos sistemas mais complexo e lindo do corpo que é o nosso sistema nervoso.
Ffffgggg 15/04/2021minha estante
Mudei minha rotina de sono por causa desse livro.

Guira 11/04/2021

Livro necessário que dimensiona a importância do sono
O autor, professor e cientista do sono, discorre com autonomia sobre os tipos de sono (profundo e onírico, NREM e REM, respectivamente) e as funções benéficas de cada um para nossa saúde mental e física. O livro apresenta diversos estudos científicos e casos práticos que ilustram a importância de dormir pelo menos 7 horas por noite, respeitando o próprio ciclo circadiano de vigília-sono e, com isso, prevenindo consideravelmente o desenvolvimento de doenças fatais como câncer e alzheimer.

Vinicius.Pedrosa 03/04/2021

Interessante
O livro é muito interessante pois nós faz pensar a respeito de um assunto que se fala muito pouco que é o sono, nós traz muitos detalhes de sua importância e através de pesquisas e estudos prova cada uma de suas explicações, fazendo a gente pensar melhor sobre o nosso próprio sono e o que achamos muitas vezes de outras pessoas que gostam de dormir.

Pâmela Sell 25/03/2021

Sobre o sono
Que livro excelente para entendermos um pouco do nosso sono. O livro apesar de ter algumas linguagens técnicas que requer atenção redobrada e uma leitura mais aguçada é ótimo.
Muito didático, e olha se metade da sociedade soubesse o quanto negligenciar o sono faz mal, muitos custos hospitalares seriam poupados. Eficacia no trabalho seria melhor, relacionamento. Enfimmm, não dá para listar todos os benefícios de uma noite de sono eficaz... Fica a curiosidade para vocês lerem.
Eu adorei o livro e recomendo muito.

Mateus 25/03/2021

Informativo, importante, útil e acessível.

Graças a esse livro virei paranóico com o meu sono, de uma forma boa e por bons motivos.

Moacir 09/03/2021

A importância do sono para a saúde
Ao longo do livro, que possui vários estudos de caso, o autor informa o que deveríamos abandonar em nossos maus hábitos diários, os quais impactam diretamente e indiretamente na qualidade do sono e seu reflexo para a saúde geral, bem como apresenta, resumidamente no final do livro em em tópicos, os hábitos que deveríamos adotar.

Conclui-se da leitura, que uma vida saudável leva a um sono de boa qualidade, o qual retorna ao corpo e ao cérebro o aspecto saudável, num círculo positivo que estende nossa existência e com extrema qualidade.

É uma agradável leitura, principalmente para quem se interessa por neurociência e afins.

Karina 07/03/2021

Didático e acessível!
Um livro indicado pelo Bill Gates não poderia ser ruim, né?
O autor mostra a importância de dormir, do sono REM e NREM, e a assustadora consequência da privação do sono (e de dormir menos de 7h por noite). Além de capítulos interessantíssimos sobre os sonhos!
Tem uma linguagem acessível e com muuuitas fontes e experimentos que embasam suas pesquisas e descobertas.

"Nenhuma faceta do corpo humano é poupada do dano incapacitante e nocivo da perda de sono. Somos [...] social, organizacional, econômica, física, comportamental, nutricional, linguística, cognitiva e emocionalmente dependente dele."

Piatti 18/02/2021

Esse livro me mostrou o quão importante é dormir a quantidade de horas certas. Através de vários experimentos e pesquisas o autor mostra com fatos como o sono é necessário, e o quanto faz mal não dormir de 7 a 9h por dia. Quem ler esse livro com certeza vai ter uma visão muito diferente sobre o sono.Além de conter algumas dicas de como prejudicar menos o sono e como algumas substâncias podem fazer mais mal que bem.

Paola.Fico 15/02/2021

Por que nós dormimos?
Neste livro o autor nos apresenta de forma muito simples e objetiva o resultado de seus estudos sobre o impacto do sono em nossas vidas. Leitura indicada para quem se interessa em adotar hábitos mais saudáveis de sono com embasamento teórico.

Sarmentox 13/02/2021

Revelador e preocupante
Preocupa o quão precário é o conhecimento da sociedade sobre o sono, o livro deixa bem claro com fatos o quaõ prejudicial é a falta de sono não só para o individuo mas para todas as camadas da nossa sociedade, espero que eu consiga ver uma mudança completa de como o ser humano funciona como sociedade quando essas informações forem levadas mais a sério.

Raquel 06/02/2021

Dormir pouco faz mal para tudo!
Qualquer um que ler esse livro não irá negligenciar a importância do sono adequado. O livro mostra uma série de estudos feitos, na sua maioria em experimentos que passam o quanto é importante um sono de pelo menos sete horas por noite e o quão prejudicial ele é dormindo menos que isso. Entretanto, achei o livro cansativo por algumas vezes e acho que o autor poderia ter sido mais sucinto. Chega uma parte do livro em que você acaba se questionando: "caramba, a falta de sono causa tudo de ruim na vida", achei meio complexo esse sentimento de tantos males para com a falta se sono. Por fim, acabei arrastando um pouco a leitura, por vezes foi um pouco cansativa, mas um livro necessário para ficarmos cientes de tantos riscos que estamos nos colocando ao dormirmos mal.

Julia 24/01/2021

Não imaginava a importância do sono até ler esse livro
Adorei a leitura desse livro e recomendo para qualquer pessoa que queira melhor a saúde como um todo ou apenas melhorar a memória.
Nele, o autor vai descrever várias pesquisas relacionadas ao sono e a sua importância para nossa qualidade de vida. Em resumo, o sono é tão importante para nossa qualidade de vida que o próprio autor muda a pergunta do título no meio do livro e não questiona mais o motivo de dormirmos e sim se ficarmos acordados.
Ademais, a escrita é leve e fluída de modo que qualquer pessoa pode ler sem dificuldade. Excelente livro!!!
Brenda 24/01/2021minha estante
Eu vendo isso sem ter dormido ainda mds??