Por que nós dormimos

Por que nós dormimos Matthew Walker

Resenhas - Por que nós dormimos

Rodrigo Silvestre 17/02/2020

Excelente! O cara consegue explicar tudo (até demais) de uma forma simples e completa.
Nunca me senti tão bem representado como quando ele falou do experimento com a aranha viciada em cafeína que fazia tudo errado.

Lia 16/02/2020

Leitura recomendada!
O livro é ótimo e com uma narrativa que cativa, explica detalhe por detalhe do nosso sono. Depois que ler esse livro, com certeza você vai passar a cuidar mais da sua rotina de sono.

Naty 16/02/2020

Livro muito bom, com muuuitas informações e comprovações. Pra aprender muito sobre o sono e o ser humano.

Edil2 15/02/2020

Desmistificação do sono e reavailiação de sua importância.
Por que nós dormimos é um livro completamente científico, todos os argumentos nele encontrado, são reforçados pelo estudo científico e comprovados pelo mesmo. Mudou completamente a minha relação com o sono e acho que a de qualquer pessoa que o ler. Ele arranca da cabeça do indivíduo a ideia disseminada de sono como uma mera "recarga de energias" nesse livro você verá que o sono vai muito além disso(muito mesmo) e que você não deveria trocar suas oito horas de sono por nada. Abaixo irei listar apenas alguns dos grandes benefícios do sono que o Matthew Walker descreve ao decorrer do livro.
- É no sono que levamos as informações do hipocampo(curto prazo) para o córtex(longo prazo). Logo se você não dorme você não aprende!!!
- Dormir rotineiramente menos de 6 ou 7 horas por noite destrói o sistema imunológico e mais do que dobra o risco de câncer
- Quando temos quantidades indevidas de sono ficamos mais descontrolados emocionalmente(Mais suscetíveis a oscilações de humor e afins)
- Ficamos extremamente inclinados a cometer erros de todas as formas possíveis, pois o nosso cérebro falha ao decorrer das atividades.
- Dirigir com sono é mais perigoso e causa mais acidentes do que dirigir embriagado.
- Dormir 8 horas por noite reduz a chance de problemas psiquiátricos (ansiedade, depressão, esquizofrenia, etc.) e pacientes que já têm esses problemas se beneficiam com boas noites de sono;
- É MITO que a frase "o importante é qualidade e não quantidade", quando se trata de sono quanto mais você dorme maior a qualidade do seu sono.
- Álcool é um assassino do processo do aprendizado, fazendo você sofrer até 60% de amnésia sobre o conteúdo estudado.

Ninguém está excluído desses efeitos, pessoas que se privam de sono se acostumam com um padrão de funcionamento precário Como diz o autor "pessoas que dormem pouco se acostumam a um novo padrão de vida que nivela as coisas por baixo, e passam a achar que é natural não conseguir se concentrar, ter problemas de memorização, sentir cansaços inexplicáveis durante o dia, ter pensamentos ruins, lidar com alterações drásticas de humor, etc."

Joel Marcos 04/04/2019

Fenomenal
Acredito que depois dessa leitura você assim como eu irá dormir mais e melhor e dará mais valor às suas horas de sono. É uma obra (com dados e referências científicas) bem completa e abrange vários temas importantíssimos, galera aproveitem porque o livro é top. Enfim desejo a todos vocês muito sono REM e sono NREM rrss Boa noite e bons sonhos!!!
skuser02844 05/04/2019minha estante
kkkk estou terminando e gostando bastante tbm

Joel Marcos 06/04/2019minha estante
Show