O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Aqlabia0 28/05/2024

Acho que esse foi o livro mais divertido que eu já tive o prazer de ler durante toda a minha vida, muito bom

minyleituras 27/05/2024

Uma fantasia ambientada no nordeste brasileiro!
Acredito que seja a primeira fantasia nacional que leio, e preciso dizer, me arrependo de não ter lido antes!
Estava de olho nesse livro havia muito tempo, em parte pois sou uma grande fã de Supernatural, então quando vi essa temática de caçadores sobrenaturais NO BRASIL, fiquei obcecada por ler, e digo com tranquilidade que as minhas expectativas sobre ele foram até superadas.
A escrita é muito leve e divertida, gosto muito da ambientação e sobre como é fácil visualizar exatamente o que a autora quer dizer. Durante toda a leitura eu visualizei como se estivesse assistindo uma série na minha cabeça (inclusive já quero uma adaptação desse livro para alguma série ou filme). A leitura foi super rápida e a forma como os personagens principais (Toninho e Josefa) te prendem à eles deixa tudo melhor, são muito carismáticos e cheios de personalidade (Josefa que o diga).
Apenas não dei 5 estrelas para esse livro pois estava esperando mais criaturas do folclore brasileiro, seria muito legal de ver algum dia Josefa e Toninho lidando com um Encourado, por exemplo.
No geral, o livro nos deixa com um gostinho de quero mais! Tenho muitas perguntas sobre o irmão de Toninho e sobre os outros caçadores que existem por todo o Brasil, e espero muito que esse livro ganhe uma continuação. Essa fantasia virou uma das minhas favoritas, eu diria até um livro de conforto!

Mônica B. Lopes 26/05/2024

Arretado de bom.
Leitura finalizada.
Tudo de bom! Que história divertida de acompanhar. Os protagonistas me ganharam logo de cara, Josefa incrível e poderosa, Toninho destemido e engraçado ( mesmo com medo ).
Parecia uma peça de teatro ao ar livre com cheiro de milho cozido e pipoca. Amei muito.

Catsalg 26/05/2024

Acho que é um "ok"
Livro da escola. Me surpreendeu, achei que seria muito chato, mas até que é engraçado kkkk.

A história é divertida e achei muito criativo os personagens e contos (principalmente o da vampira kkkk).

Só não gostei do último capítulo, acho que foi meio do nada e rápido demais, além de ter ficado confuso.

Malu ;-) 23/05/2024

É muito acolhedor
Os personagens são engraçados, as histórias são interessantes mas alguns dos contos achei bem chatinhos, tirando isso é muito bom e divertido ver esses tipo de gente improvável junto no interior do nordeste é muito divertido - Meu nordeste ??????

E será que alguém pode pelo amor de deus fazer um filme disso?????? Ia ser tão maravilhoso

Marcio.Luiz 19/05/2024

Uma aventura emocionante em terras nordestinas!
Sabe aquelas histórias que ouvimos de caçadores de vampiros e monstros pela Europa e Estados Unidos? Esqueça! Leia esse livro que conta a história de caçadores de monstros em nosso Brasil! Com direito à bruxas, reviravoltas, monstros e criaturas do folclore brasileiro, aventura, sotaques e expressões característicos do nordeste, comédia, diálogos irreverentes (muito característico do brasileiro) e presenças inusitadas e importantes! Uma delícia!

Maria 19/05/2024

Divertido e cativante
O Auto da Maga Josefa é um daqueles livros que a gente começa a ler e não consegue mais parar. Eu fiquei encantada por Josefa e Toninho e pelas aventuras dos dois juntos. Como nordestina, eu fiquei muito feliz por ter lido um livro sobre a nossa região que não retrata só seca, pobreza e sofrimento. Paola, apesar de não ser natural daqui, trouxe muito sentimento e sensação de pertencimento pra mim. Com uma escrita fluida e gostosa, esse livro me trouxe divertimento e um gostinho de quero mais. Paola traz pra gente a vontade de sair junto com eles em todas as aventuras e rir das provocações de Josefa e Toninho. Esse livro não poderia ser menos de 5 estrelas. Uma obra-prima, sem dúvidas!

Larissa3225 19/05/2024

Sendo bem sincera, fiquei um pouco decepcionada com essa leitura. Já tinha lido um livro com uma proposta similar (A Maldição do Carneiro de Ouro, do Thiago Lee) e tinha adorado, então achei que esse seria outro acerto. Infelizmente, não foi.

Apesar de gostar da ideia, achei que a execução deixou a desejar. Em vários momentos, senti falta de mais explicações para certas coisas. Tudo parecia meio raso, sem profundidade. Parece que a explicação de tudo é "porque sim". Por que eles fizeram isso? Porque sim. Por que o bicho tal faz isso? Porque sim. E por aí vai.

Achei os personagens legais, tem momentos divertidos, mas não achei nada marcante nem empolgante. É legal. E só.

Carol 18/05/2024

O auto da maga Josefa ?2024?
?Mas não é necessário seguir uma religião ou acreditar em qualquer coisa divina; basta praticar a bondade, cuidar do próximo, lutar por uma sociedade mais justa.?

Fernanda.Redfield 16/05/2024

Literatura fantástica temperada com tudo de bom do Nordeste.
Eu vi MUITOS elogios a "O auto da maga Josefa" desde que me envolvi no ambiente literário brasileiro, mas, eu não estava preparada para o que leria nem nos meus momentos mais otimistas.

Esse é um livro apaixonado, sobretudo, pelo Nordeste e também, pelas pessoas que o fazem ser uma região tão necessária e com muito a ensinar para o resto do Brasil. Nas caçadas de Josefa e Toninho, criaturas fantásticas aparecem da forma mais criativa possível, mas é o humano que provoca reflexões e nos faz apaixonar por esse mundo tão próximo e tão distante, ao mesmo tempo, de nós.

Paola Siviero é uma narradora sensacional que consegue passar muito em atitudes, pensamentos e ações dos personagens. Ela consegue nos fazer rir de Toninho e sua mente pragmática em relação à caçada que entra em conflituo com o mistério de Josefa e sua impaciência com as besteiras do caçador. Acho que essa relação não funcionaria tão bem se Paola Siviero não fosse tão boa no que faz.

Termino o livro apaixonada pela amizade dos dois, tão altruísta e sincera, e com saudades do Nordeste que sempre foi mágico e que foi reconhecido nesse livro. Sensacional!
resenhashorizon 16/05/2024minha estante
AMO esse

Ju Carvalho 16/05/2024minha estante
Já curiosa pra ler! ??

Bia Luckesi 13/05/2024

O Auto da Maga Josefa
O livro começou um pouco devagar, mas depois foi ficando mais interessante, pra depois voltar a ser tedioso, achei que podia ter um plot twist, mas não, infelizmente não me surpreendeu. Gostei, mas não indico.

Baconzitas 13/05/2024

Se pudesse, dava 6 estrelas de 5!
Livro impecável. A capa maravilhosa, as ilustrações no estilo de cordel, ao longo do livro, belíssimas também, singelas

As histórias são leves, divertidas, tem uma pesquisa muito bem feita por trás!

Eu amo magia, amo fantasia. Fui criada com Harry Potter me acompanhando, e muitos anos depois, na faculdade, conheci O Caça Feitiços do Joseph Delaney.

A magia de Harry Potter tem gosto amargo agora por causa da autora. O Caça Feitiços foi a segunda vez na vida que uma série de livros me pegou TANTO como HP, mas infelizmente quase ninguém conhece.

Não tenho como dizer que o livro da maga josefa não me lembre o Auto da Compadecida ? O que é um prazer enorme já que é uma obra nacional tão bem feita. Para ser popular, eu digo que é uma mistura do auto da compadecida com harry potter. Mas o que
mais faria jus mesmo seria com a obra do joseph Delaney

E que maravilha poder curtir tanto um livro brasileiro feito por uma mulher ??

Amanda3913 10/05/2024

Dando uma voltinha pelo nordeste, a gente acompanha as aventuras de Toninho e Josefa esses dois personagens super carismáticos que torna a história muito divertida, apenas leiam ??

Capitu.Jamaittes 09/05/2024

AMEI todas as referências: de músicas (já quero a playlist), de ditos populares, de lugares, comidas, etc
Li com as caras e as vozes de Matheus Nachtergaele e Camila Pitanga, bem que podia ter adaptação pras telinhas.
Quero continuação, quero o livro físico, quero audiovisual

Neandro 09/05/2024

Muito Bom!!!
Uma ótima fantasia.

Gostei muito da escrita da autora, e gostei ainda mais da história se passar no Brasil, algo que vemos muito em falta, histórias de fantasia que se passam em solo Brasileiro, o que me ganhou de primeiro.

O livro tem uma história legal e bacana, senti um pouco da falta de desenvolvimentos de alguns personagens, mas nada que tenha interferido, e ainda um livro super rápido de ser lido, porque é viciante, não consegui largar direito de tão legal que ia ficando de acompanhar a jornada dos protagonistas.

Resumidamente, vale super a pena dar uma chance pra esse livro, e apoiar a literatura nacional.