O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Paty Serafim 25/05/2022

Um excelente livro nacional
Esse livro é incrível, vale muito a pena a leitura! A história é uma mistura da cultura nordestina, com a série Subrenatural e com muito humor!

Lefara 24/05/2022

O livro já me conquistou por ser uma história de fantasia que se passa no Brasil, a autora não apenas se utiliza do nordeste brasileiro como pano de fundo de sua história, como utiliza nomes brasileiros, quero ver nome mais brasileiro que Antônio, chamado de Toninho e Josefa.
Ele um caçador de monstros, ela uma maga filha do sete-pele. A aliança improvável entre essas duas pessoas tão diferentes dá um enredo muito legal de acompanhar. Em suas caçadas andando pelas cidades do nordeste somos apresentados a elementos que direta e indiretamente fazem parte do nosso dia a dia e da nossa cultura.
Como filho de nordestino, cresci ouvindo muitas histórias sobre as criaturas que Toninho e Josefa caçam e também sobre os locais e cidades que brotam no nordeste, ver a riquezas de detalhes de como tudo é contado me remete a infância.
É impossível ler O Auto da Maga Josefa e não se apaixonar pelos seus personagens, pela riqueza de detalhes sobre o Brasil e principalmente sobre o nordeste, que nos é apresentado em cada capítulo. A leitura é muito gostosa de ser feita, quando você vê já leu quase tudo e fica adiando o fim lendo poucas páginas, de tão bom que é o livro, recomendo muito mesmo.

Lefara 24/05/2022

DAbora 21/05/2022

É a peleja do diabo com o dono do céu ?.
O livro é maravilhoso. Orgulho de ver a literatura brasileira feita de uma forma tão divertida e rica de imaginação. Amei viajar nesse universo de fantasias sobre histórias (algumas) que são comuns aqui no lugar em que moro e de onde eu sou, melhor ainda se identificar com as gírias e expressões. Meus capítulos preferidos foram o 2 e o 10 (ri muito na troca de farpas e deboche entre Josefa e a vampira). Gostaria que esse livro tivesse mais partes, adorei conhecer Toninho e Josefa (e a Veia também).

Ferdie 15/05/2022

Aaah que alegria
Que história divertida! Que bem representado! O estilo da escrita e a forma que foi contada a história torna tudo tão nosso, tão Brasil. Amei todos os personagens, e quero mais histórias com essa dupla toda diferente e parecida.

bscenesz 14/05/2022

uma história engraçada, divertida e poética.
que aventura! eu amei esse livro e a forma como foi escrita, cada capítulo é um caso diferente e acompanhamos a jornada de Josefa, Toninho e Véia, sua mula encantada.

a ingenuidade do Toninho e o humor ácido da Josefa resultou numa relação maravilhosa que rende boas risadas e é simplesmente impossível não amar esses dois!

uma fantasia brasileira de respeito com sotaques, trejeitos, crenças e supertições das pessoas que habitam o nordeste.

divertidíssimo do começo ao fim!

"Todo mundo merece uma segunda chance. Até mesmo a própria filha do diabo."
Gabi 14/05/2022minha estante
Eu amo demais esse livro!

Adson 09/05/2022

Supernatural com sotaque
Continuando a minha saga pelo nordeste, depois de ler dois livros do Ariano Suassuna, cheguei nessa pérola.

Imagine Supernatual no nordeste brasileiro... Impossível errar.

Toninho vem de uma família de caçadores, mas chegou a sua hora de caçar e ter aventuras. Ele encontra a misteriosa maga Josefa e, juntos vão livrar o mundo do mal.

O livro é muito engraçado, de leitura rápida, cada capitulo é um episódio de ?Supernatural?, quando você vê, terminou.

É um livro que se tiver continuação entra automaticamente na minha lista de leitura
Amanda 11/05/2022minha estante
Você tem ele em que formato?

Fernando1355 08/05/2022

Toninho, Josefa e Véia
Como descrever um livro tão bom? Te parente tanto. Linguagem coloquial brasileira e o nordeste. Tem como melhorar? Tem o Auto da Maga Josefa é uma excelente obra de fantasia nacional, misturando muito bem as criaturas fantásticas com nosso território.
John 11/05/2022minha estante
Ansioso para ler ?

Kaicchan 03/05/2022

Uma maravilhosa fantasia em solo brasileiro
Já fazia um tempo que uns amigos me recomendavam esse livro e, quando finalmente o li, entendi porquê eles insistiam tanto.

O auto da maga Josefa é um livro rápido, tranquilo, divertido e muito fluído, com diversas passagens cômicas, mas sem perder a profundidade e seriedade em debater tópicos complexos. É impossível não rir com as tiradas sarcásticas de Josefa, mas mais ainda, é impossível não se apaixonar por esse universo fantástico construído bem aqui no Brasil.

Tendo o Sertão Nordestino, da década de 70, como plano de fundo, o Auto da maga Josefa realmente se diferencia de muitas fantasias que já li, se aproximando da cultura brasileira, enaltecendo a beleza e a diversidade do nosso país e, para além disso, do próprio Nordeste - muitas vezes extremamente estereotipado pela mídia sudestina.

Um livro que fala sobre fazer o bem e ajudar o próximo, nem que seja com uma companhia ou uma piada meio boba. Certamente uma das minhas leituras favoritas do ano.

Mrs Luna 28/04/2022

Eu esperava um pouco mais
Criei muita expectativa para ler esse livro, mas esqueci de que se criar muita expectativa, geralmente eles nos decepcionam de certa forma, o livro é escrito de forma primorosa, com todos os sotaques e trejeitos das pessoas que habitam o nordeste, bem como suas crenças e superstições.
O livro segue em forma da contos, onde cada capítulo é um caso diferente durante a jornada de Josefa e de Toninho, bem como a companhia de Véia, sua mula encantada.
Adorei a forma como a autora usou os elementos da magia misturados com o nordeste de nosso Brasil nesse homenagem, e de uma forma a mostrar que sim, dá sim para se ter uma fantasia bem brasileira.

Ari Phanie 21/04/2022

Cultura nordestina + sobrenatural = ARRETADO, SIÔ!

Como é massa ler um livro de fantasia brasileiro tão marcante. E não porque é simplesmente bom, é porque a Paola Siviero usou o melhor recurso possível: nosso regionalismo. E o melhor de todos: da região do meu Nordeste. As pouquíssimas fantasias brasileiras que li ou vi nos últimos anos seguiam muito o roteiro das fantasias europeias, e aproveitaram pouco o que temos de melhor: nossa cultura.

O auto da maga Josefa nos presenteia com uma ambientação original em termos de mercado, construído à perfeição, um humor bastante característico do povo nordestino e personagens cativantes que encantam o leitor. A premissa é básica: Toninho e Josefa caçam monstros pelo sertão nordestino da década de 60. É um lugar árido e pobre, sim, mas não é só isso. E enquanto Toninho e Josefa vão de encontro aos monstros que atormentam esse lugar, mostram também que ali não é só luta e pobreza, tem um povo alegre que sabe aproveitar os pequenos prazeres da vida; e os comportamentos, tradições e símbolos desse povo que deixam tudo mais divertido e aconchegante.

Para além dessa ambientação maravilhosa sobre a qual eu poderia falar incansavelmente, não posso deixar de mencionar a construção dos personagens. Toninho é onde mais reside a hilaridade da história. Ele é filho de caçadores profissionais, e desde menino sabe o ofício. Ele trabalhava sozinho, mas ao conhecer a braba Josefa, resolve que talvez seja bom ter companhia e alguma ajuda. Josefa é uma maga, um ser que por si só deveria ser caçado, mas ela não é má, apesar de ser bastante geniosa. E quem me conhece sabe que eu amo uma personagem feminina geniosa. Eu amei o Toninho, mas a Josefa é minha preferida. Além de bastante impetuosa e perspicaz, é através da Josefa que a Paola emite as melhoras críticas sociais.

E o que falar dos monstros? A autora usou os mitos que conhecemos e que não são nada originais, ou sequer fazem parte do nosso folclore, mas deu uma roupagem abrasileirada ou única para eles. Primeiro, tivemos o demônio-bebê que não gostava do inferno, depois a vampira nordestina com problemas de alcoolismo, seguida pelo coronel-múmia e uma Sereia justiceira; logo depois veio o calango voador (ou um dragão cearense), e um gênio da lâmpada maligno que fez um povo miserável prosperar, seguido de um golem criado por um menininho judeu sem amigos, um chupa-cabra metido nas terras de uma velhinha pra lá de arretada, e depois um pobre lobisomem sem sorte. O último caso é o da própria Josefa que conta com participações pra lá de especiais. Eu não vou mentir que gostei da execução de todos os casos. Algumas vezes, senti falta de uma complexidade, de um pouco mais de tempo nas resoluções; alguns foram muito rápido e fáceis de resolver e terminavam com conclusões superficiais. Mas para alguém começando a sua trajetória na escrita, eu diria que a Paola arrebentou. E fez alguns contos me cativarem de verdade, como o da vampira, da sereia e do dragão.

Enfim, fiquei encantada com a mescla de fantasia e uso da excelente cultura da qual tenho tanto orgulho. Quando vi que a Paola Siveiro não era nordestina, fiquei com o pé atrás, com medo de encontrar algo caricato e estereotipado, mas ela fez um trabalho incrível. Toda a pesquisa e o estudo pagaram porque ela foi certeira. O livro é uma preciosidade que exalta o meu povo e a minha cultura, e eu agradeço à autora e a todos que ajudaram esse livro a ganhar vida. É de autora e histórias assim que precisamos.
Dhuda Lobato 27/06/2022minha estante
Obrigada por essa resenha! É exatamente algo assim que estava procurando para mostrar aos meus alunos ?

Ari Phanie 27/06/2022minha estante
Uau! Eu que agradeço o comentário. ??

Batatinhagelada 16/04/2022

Brasilidades apaixonantes
Eu não sei nem por onde começar essa resenha. Eu adoro a série supernatural e ler algo nesse estilo, mas com os contos e lendas brasileiros foi arrebatador, ver a forma como as paisagens, as pessoas e tudo foi retratado me deixou tão feliz. Em diversos momentos me peguei gargalhando alto, não conseguia parar a leitura, meu foco era o livro. Eu amo a Josefa, eu amo o Toninho e eu amo a relação deles.
Muitos frase me marcaram verdadeiramente desde a dedicatória ao final, Paola escreveu de uma forma tão leve e tão bonita, simplesmente não tem como não se apaixonar.
Obs: Eu NECESSITO de mais histórias deles

bibis8 15/04/2022

P E R F E I T O
FANTASIA NACIONAL NORDESTINA??????? TEM COMO PEDIR ALGO MELHOR?

ESSE LIVRO É INCRÍVEL, LEIAM!!!!!!!

Cris 03/04/2022

Perfeição
Que livro maravilho! Uma leitura fluída e deveras simpatica! Toninho e Josefa os dois personagens principais nos encantam de primeira, seja pelas suas diferenças, seja pela suas similaridades!

Visto que, embora o caminho que os personagens percorrem seja o mesmo, o destino que desejam é diferente!

Durante essa caminhada a bruxa e o caçador de demônios se deparam com múmias, lobisomens, dragões do agreste, vampiros e com uma amizade completamente inesperada que ambos desenvolvem.

É sem dúvida uma leitura que diverte, tem uma história bem construída e que cativará qualquer leitor!

Lenne.Meneses 01/04/2022

Livro muito leve e engraçado! Gostei muito das piadas e da trama bem supernatural! Queria muito um segundo livro, achei esse curtinho demais. Pensei várias vezes que daria um filme muito bom. Único ponto que destaco é que em alguns momentos me causou confusão sobre a época em que a história se passava e acho que poderia ter tido narrações de cenário mais completas.