Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º Semestre

Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º Semestre Lídia Rayanne

Resenhas - Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º Semestre

Maria.Anni-Frid 07/02/2023

Delicinha de livro!
Amei esse livro, super leve e até instrutivo. As referências ao nordeste e vocabulário são maravilhosos, sou nordestina e me senti representada.

Kedma.Favero 26/03/2021

Calourinha em moda
Amei esse livro e amei ainda mais ler enquanto estou vivendo meu momento de "calourice"
Amei saber um pouco mais sobre o universo de uma faculdade de moda (que por um tempo eu pensei em fazer)
A escrita é super fluida e, como é curtinho, dá pra ler em 1/2 dias

Ray 05/02/2022

Susana Brito acabou de sair do ensino médio e ganhou uma bolsa na faculdade Católica do Nordeste para o curso de Tecnología em design de moda. Apesar de ser ótima com desenhos, ela não tem ideia o que são tendências muito menos os que significa "ser fashion"

A leitura é leve e bem fluída, o desenvolvimento tanto da personagem quanto da história é maravilhoso.

A evolução da Susie e o relacionamento com os amigos é tudo pra mim.

Confesso que fiquei com medo de ficar chato quando ia para a sala de aula, mas foi muito natural como a autora fez isso e deixou o livro ainda mais interessante.

Daria TUDO para ver como ficou o vestido dela e do Ed. E o Ed... UM PITICO!!!! Fofinho demais ??

Manuh 14/06/2021

Eu amei tudo nesse livro, os personagens, a escrita, os acontecimentos e a parte da moda. Eu gostei muito da Susana e me identifiquei com ela em alguns momentos. Recomendo esse livro, é super levinho e a parte da moda é super interessante.

Helô 07/11/2020

Leitura deliciosa!
A história do livro é muito gostosinha de ler, os personagens, os ambientes, as cenas são perfeitas...
A construção dos personagens é ótima e a escrita fluída.
A autora escreve sobre as aulas, e o que é cada coisa da matéria de forma de fácil intendimento.
Amei muito, e já vou ler os outros!??

Cami 27/09/2020

Perfeito
Eu amei muito o livro. Me identifiquei com a protagonista em diversas partes da história! Já estou ansiosa para o próximo semestre

nishu 27/12/2021

?PERFEITO?
Queria ler esse livro há muuito tempo então criei altas expectativas, e essas expectativas foram completamente atendidaaas.
QUE LIVRO INCRÍVEL!
Uma história que te prende,
Escrita impecável,
Personagens cativantes,
Desenvolvimento incrível,
Sim esse livro é perfeito.
Me identifiquei *muito* com a Susana, o que só melhorou minha experiência..
Quero um Eduardo pra mim.

Enfim, LEIAM!

Maria.Paula 02/03/2022

Pode parecer um pouco óbvio o que eu tenho pra falar sobre a história, mas não é um livro ora todo mundo.

Eu me diverti bastante, ver todo o deslumbre do primeiro período na faculdade, os medos, os trabalhos... isso é tudo muito legal pra mim que já estou no fim.

Não curso moda e nem sou a maior entendedora do assunto, mas gosto muito do tema e a influência da arte (tópicos muito descritos na história). E por isso, por descrever bastante as especificações de cada matéria ou técnica de desenho acredito que nem todo mundo goste.

Existem mais histórias dos próximos períodos, mas por agora achei suficiente e resolvi ficar só com a memória boa do primeiro período.

isa 28/04/2021

Esse livro é incrível e os personagens são muito maravilhosos também, dá vontade de entrar dentro do livro e fazer faculdade de moda com eles!!! Leiam essa perfeição!!!

Lala 06/07/2021

Esse livro conta a rotina de uma estudante de moda que não sabe nada sobre moda.

Livro super rapidinho e super leve. Eu leria de novo sem dúvidas alguma. Amei

newromantic0 08/10/2021

Eu li a sinopse do livro e presumi que era um livro bem levinho, e como estou lendo um livro de ficção científica mais denso e vou começar uma nova série, achei que era o momento certo para essa leitura, e realmente foi.
Eu gostei muito da temática do livro sobre o curso de moda, e todos os empecilhos que a protagonista passou lá, mas tiveram algumas coisas que me irritaram e incomodoram bastante:
- algumas falas do livro. Uma das que mais me incomodou e que eu fiquei ???? foi o fato da protagonista e as amigas delas acharem que um garoto que faz imediatamente curso de moda é gay. ????? foi assim que eu fiquei quando li. Pra mim isso é totalmente um estereótipo, como se os gostos de alguém imediatamente definissem sua sexualidade. Outra fala que me incomodou bastante foi a protagonista falar "ele não tem cara de você sabe... gay." Gays tem uma cara????????? Eu conheço vários e todos eles são BEM diferentes, então achei que todo esse assunto não foi abordado de uma boa maneira pela autora, e se eu fizesse parte desse grupo ficaria bem magoada com essa representação totalmente estereotipada.
- a infantilidade da protagonista com alguns assuntos. E não, eu não estou falando com o fato dela gostar da Disney ou algo do tipo, isso é gosto pessoal. Mas a forma como ela lidava com coisas que davam errado, de simplesmente chorar e esperar receber apoio dos pais, eu achei que estava lendo uma menina de 11 anos.
Outra coisa que eu não gostei foi da fala sem filtro que o Eduardo teve com a Juliette, eu sei que personagens precisam errar e eu amo personagens humanos, mas eu fiquei meio triste porque queria muito ter gostado mais dele, principalmente com ele refutando as meninas sobre a questão da sexualidade e do curso.
De resto eu gostei do livro, foi bom pra distrair, mas espero que a autora tome cuidado com isso nos próximos livros da série, que inclusive pretendo ler pois espero muito uma mudança nesses assuntos e uma valorização maior da cultura nordestina, que por mais que não tenha faltado no livro, acho que poderia ter sido muito mais explorada.

Biahmithi 10/07/2021

Já quero ler o próximo
O livro conta a história da Susana, uma garota que mora em Fortaleza com seus pais e que ganhou uma bolsa para cursar moda em uma universidade particular. Ela não conhecia muito da área e só poderia esperar para ver, mas o mais legal, é que ela se surpreende positivamente com o curso.

É um livro curtinho, uma leitura gostosa, ótima pra sair de uma ressaca literária. A história te prende e você fica louca pra saber o que vai acontecer depois.

Marcos Antonio 29/11/2020

Moda
Qual meu pensamento ao dar cinco estrela para um livro? Eu penso o livro cumpriu sua função? Passou o que era proposto? É envolvente? Se tem isso então é cinco estrela.
Como sempre digo esse é o tipo livro de menininha, muito bem escrito que cumpriu sua função. Descreve perfeitamente uma aula de uma faculdade moda, aprendi muito com o trabalho de uma faculdade de moda, nunca havia barato para imaginar o custo de um curso deste.
Amei o livro e que para minha mente se tornou um romance adolescente muito fofo.

melina30 11/09/2021

adorei
eu gostei bastante dos personagens, o livro se passa na minha cidade e quando eu descobri eu fiquei toda feliz, eu adorei aprender um pouquinho sobre moda e adorei a amizade da Susu com o Ed, a Juliette e a Gabi. Eu estou super ansiosa para ler os outros livro da série!

Bia 03/04/2020

Brasileiro e lindinho
Resenha também no ig @charmeliteral

Suzana, a personagem principal, nunca ligou muito pra moda. Esse curso caiu de pára-quedas em seu colo quando seu nome foi selecionado para uma bolsa integral numa boa faculdade da região. Ela é primeira da família a fazer um curso superior e tinha medo de, por conta de sua renda baixa, não ser considerada apta para cursá-lo.

O livro se ambienta no nordeste e a autora deixou várias notas de rodapé sobre expressões ou lugares nordestinos que nos explicam um pouco mais de sua cultura e isso foi uma coisa que me surpreendeu positivamente. Outro ponto positivo é que a personagem, além de bolsista, é bastante dedicada aos estudos e mostra, através de seu olhar, como é, de fato, a rotina de um universitário.

Eu particularmente fiquei um pouco incomodada porque os capítulos iniciais são longos e os finais são pequenos. A história demorou um pouquinho pra se desenrolar, mas tinha certas coisas que eu gostaria que tivessem acontecido mais rápido e que me frustaram ao não acontecer (quem leu sabe ?). Talvez isso se deva ao fato de, antes dele, eu ter lido um livro de chick lit adulto em que tudo acontece rapidamente.

Eu quero agradecer à Lidia por ter escrito um romance tão condizente com a realidade das faculdades brasileiras e ter criado uma personagem tão diferente daquilo que estamos acostumadas. Eu consegui entender a importante da faculdade pra uma pessoa como Suzana e principalmente, ver o quanto ela luta pra comprar os materiais caros, entregar os trabalhos a tempo e se dedicar aos estudos.

Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º semestre é o primeiro livro de uma série que acompanha a vida de Suzana em toda a sua trajetória na faculdade e também na vida pessoal. Eu gostaria de ter lido um livro assim quando estava no meu primeiro vestibular da vida, prestes a entrar em uma universidade. É por isso, por essa ambientação tão legal, que eu o indico pra todas as pessoas (jovens ou não) que nunca fizeram curso superior, mas pretendem fazê-lo, logo mais quando tudo isso melhorar.