A Grande Solidão

A Grande Solidão Kristin Hannah

Resenhas - A Grande Solidão

Isabela.Lopes 25/03/2022

Incrível!!!
Que livro é esse???? Nunca havia lido nada da Kristin Hannah, comprei em uma promoção, não li resenhas e me surpreendi muito.
A descrição das paisagens é algo fora do comum. Mesmo se você nunca tivesse visto uma foto do Alasca, conseguiria imaginá-lo na sua cabeça, tamanho é o detalhamento.
Em várias cenas conseguia imaginar o cenário e sentir o que os personagens estavam sentindo. Recomendo muito e fiquei curiosa em ler outro romance da autora.

anaclarbastos 21/03/2022

Assim como em "O iluminado", "A grande solidão" revela os riscos que o isolamento causados pelo inverno podem trazer a segurança de uma família.
Ernt é um homem assolado pelos horrores da guerra, mas um pai dedicado e marido amoroso.Após ver um dos seus companheiros de guerra ser executado em sua frente, recebe dele, como forma de lealdade, um testamento, que deixa a ele terras no Alasca.
Como se encontra desempregado, Ernt leva sua família pro Alasca, e inicia uma nova vida lá. No entanto, somando -se seu despreparo para lidar com os desafios impostos pelo inverno a seus próprios demônios que o assolam, ele coloca a vida de sua mulher, Cora, e Leni em perigo.

Jhosi 18/03/2022

Mais um da Kristin pra conta (:
Um dos livros mais difíceis que eu li da autora - que é uma das minhas preferidas.
A abordagem de assuntos como violência doméstica, relacionamento abusivo, trauma pós-guerra, enfim, tudo isso tornou a leitura densa, muito carregada.
Em alguns momentos entrei em desespero pela protagonista e sua mãe, de sentir uma aflição real e já prevendo uma tragédia.
O romance é lindo, mas no meu ponto de vista, acabou ficando em segundo plano diante de tantos conflitos.
Pra mim foi o livro mais desafiador da Kristin - não só porque demorei a me envolver com os personagens e a trama (que achei um pouco lenta no início), mas por ser doloroso em muitos pontos.
Apesar de tudo, como todo livro dela que eu li até aqui, é um livro bem escrito, que não deixa pontas soltas e com personagens incríveis - mesmo os secundários.
Para quem é fã da autora, vale muito a pena se aventurar nesse livro que é, acima de tudo, sobre família e superação.

mah 13/03/2022

?[...] O Alasca não atrai muitas pessoas; a maioria é dócil demais para aguentar a vida por aqui. Mas, quando ele fisga você, se crava fundo e se prende, e você se torna dele. Selvagem. Um amante de beleza cruel e isolamento esplêndido. [...]?

Selvagem e indomável. Simplesmente mais um favorito. Escrita extremamente sensível, rico em detalhes no que se diz ao cenário que serve de fundo dessa história. O Alasca de 1974 é feroz e belo, um dos pontos altos dessa narrativa tão bem construída. Personagens fortes e profundos, um livro que faz você o amar com todas as forças.

Nay C 06/03/2022

A angústia de uma terra remota
A grande solidão é um livro que trata de um tema sério, que é violência doméstica num emaranhado de dependência, raiva, amor e nostalgia. No caso, o marido tem episódios em que bate e oprime sua esposa, que tolera isso por amá-lo e por se agarrar às lembranças de como ele era antes de se empreitar na guerra do Vietnã, na qual os horrores presenciados fizeram com que ele desenvolvesse um comportamento agressivo e o deixasse paranoico com a questão de sobrevivência, se mudando com a família para o Alasca, pois lá eles poderiam ser livres.

Na história acompanhamos Leni, a filha desse casal, de sua infância até a vida adulta, e o impacto do comportamento dos pais por toda sua vida. Há um romance envolvendo Leni, que é essencial para a evolução da história, mas achei os momentos iniciais mal desenvolvidos, o que deixou a história menos crível do que deveria ser. Acontecem várias tragédias ao longo da história, que são consequências das atitudes dos personagens, e chegam como avalanches.

As descrições das paisagens do Alaska são bonitas e silenciosas, mas às vezes me sentia oprimida, me passavam uma sensação de aperto, principalmente quando descrevia a rotina da família, de trabalho, trabalho e mais trabalho, uma vida muito dura. Isso achei um ponto positivo na narrativa, pois a autora conseguiu passar o sentimento de angústia.

O final foi um pouco corrido, apesar de ser conforme o esperado, entretanto um ponto específico foi além de desnecessário, mal desenvolvido, penso que poderia ter sido encarado de outra forma e só serviu para meu descontentamento.

É meu segundo livro da autora, meu primeiro foi O rouxinol, que gostei bastante, talvez as expectativas advindas do meu primeiro contato tenham ofuscado um pouco minha experiência com A grande solidão, é um caso para se pensar, mas ainda assim, no geral, é um bom livro.

Luisa Jordana 16/03/2022minha estante
Tive quase exatamente a mesma experiência de leitura que você. O Rouxinol e O Jardim de Inverno me deixaram com muitas expectativas.

Nay C 16/03/2022minha estante
O Jardim de Inverno ainda pretendo ler, já vi boas avaliações, já A Grande Solidão, resolvi ler por mim mesma, gostei da sinopse, capa, autora, mas ngm tinha me recomendado.

Vanessa 18/02/2022

Kristin Hannah sendo Kristin Hannah ?
Este lugar é mágico, menina, você só tem que se abrir para ele, sabia? Vai entender o que estou dizendo. Mas também é traiçoeiro, nunca se esqueça disso. Acho que foi Jack London que disse que havia mil maneiras de morrer no Alasca. Fique alerta.

isabelle 04/02/2022

Primeiro livro que eu pego dessa autora e ela me surpreendeu muito positivamente. Eu comprei por indicação e não tinha ouvido falar nada sobre esse livro antes deve chegar aqui em casa e eu começar a ler. Aí eu terminei ele em 3-4 dias, porque depois que tu começa não quer mais parar de ler.
A ambientação em um Alaska frio, hostil e isolado é uma das características mais marcantes da história, porque só por estarem lá os conflitos se tornam bem mais acentuados. Em certo ponto eu parei de pensar nesse livro como 'drama' e mais como 'terror', de tanta tensão que a situação da família passa pra gente.
A Leni é uma protagonista bem legal, mesmo que às vezes inconsequente. Não sei exatamente o motivo, mas o Matthew me lembrou bastante o Peeta Mellark, o que é um ponto positivo pra ele!
Eu pensei em recomendar esse livro "pra quem tem paciência de ler algo grande", mas tu não precisa de paciência já que a história é interessante e acontece uma coisa ou outra toda hora. Praticamente um 5 estrelas, mas eu quis ser chata.

Isadora 01/02/2022

Passeio pelo Alasca
Um livro detalhado que nos traz muitas emoções diante dos relatos de sofrimento dos personagens e suas lutas para enfrentar os desafios. Além de mostrar detalhes sobre o Alasca e sua cultura!

Flávia 26/01/2022

Ritmo lento.
Mais ou menos. Os personagens sofrem tanto que parecem até Jesus Cristo.

"Quando a sobrevivência é uma escolha que deve ser feita repetidas vezes, você aprende quem é. Não é quem você sonhou ser, não quem imaginava que fosse, não quem foi criado para ser. Mas, a verdade de sua existência."

Vih @quemevclivro 25/01/2022

Eu não tinha certeza de que precisava tanto desse livro até o ler. E simplesmente necessário, me senti envolvida e não conseguia e queria parar de ler.

Tatynha - @cantinho_datati 20/01/2022

Mais uma vez, surpresa com o modo que a autora consegue criar histórias com temática bonita, mas repleta de momentos difíceis com questionamentos sobre a natureza humana...

Lauzeira 19/01/2022

Mar de emoções.
Faço essa resenha (na verdade nem sei ao certo como fazer resenhas direito) na esperança que mais pessoas possam conhecer esse livro incrível. No começo você é invadida (o) por sensações como curiosidade, dúvida e esperança. Não direi aqui exatamente porquê, espero que leiam para saber, você inclusive vai se apegando com o tempo a algumas personagens e suas construções.
Por mais que se possa julgar o começo parado, de repente, o livro te toma e você só precisa ler para saber o que vai acontecer. Ele aborda temas difíceis, dentre eles o luto e violência doméstica. Ler algumas frases de algumas personagens e me deparar com quão reais elas soam, é assustador.
Depois as suas emoções se misturam entre ternura, medo, angústia e raiva. Caso você esteja lendo isso agora, saiba que esse livro consegue proporcionar diferentes emoções em um curto número de páginas.
Tenho certeza de que isso não foi uma resenha da forma que você talvez esteja acostumada (o). Por isso realmente recomendo que procure por outra também, caso se interesse.
O final mexeu comigo de várias formas e espero que após essa resenha, eu possa conseguido te fazer ler e se sentir tocada(o) também.

Noemia 17/01/2022

Este livro é mais um livro emocionante de Kristin Hannah.
Ele nos conta a história sofrida de Leni, filha de um pai abusivo e de uma mãe submissa e extremamente sofrida.
Leni se vê aos 13 anos indo morar no Alasca, totalmente despreparados e passando fome e frio, começam uma vida com esperança de que a vida melhore.
Leni conhece Matthew, seu grande amor.
Não esperem um romance fácil e meloso.
Muitas dificuldades os aguardam, muita dor e sofrimento e um final simplesmente incrível e emocionante!

Letícia Santos 07/01/2022

Extrema sensibilidade.
Eu realmente não estava preparada para esse livro, mas como eu sempre leio os livros da Kristin Hannah nas férias é justamente por saber que ela vai arrasar com a minha vida. Esse livro foi um misto de muitas emoções, eu comecei sentindo muita pena da Leni, depois morrendo de raiva da mãe, com um ódio absurdo do pai, fui muito grata pela comunidade que elas duas tinham ali. Marge, Tom, e Thelma eram pessoas incríveis. A relação dessa família e a mudança para o Alaska que ao mesmo tempo era o lugar perfeito para elas. Mas também era o último lugar aonde elas deveriam estar com aquele homem. O relacionamento de mãe e filha em toda aquela situação em que elas viveram ali me fez refletir em muita coisa e também ver como desde o mundo que o mundo é mundo as mulheres sempre são usadas, subjugads e acabam sofrendo pelas escolhas de outras além das suas. Muito grata pela chegada do Matheus na vida Leni, porque olha se com ele já era difícil, nem gosto de pensar o que seria sem ele. Enfim, foi uma leitura muito, muito difícil em alguns momentos, não que o livro seja ruim. Mas sim porque as emoções ali para mim foram muito reais, senti alegria, tristeza, muita raiva, e aí fiquei com raiva de novo... Recomendo demais a leitura, mas deixando claro que violência doméstica, relacionamento abusivo e violência fazem parte desta história. Mas é um livro que fala sobre amor, perdão, amizade, família e família que escolhemos.