Vox Christina Dalcher

Resenhas - Vox

@unirversoecafe 10/11/2022

Mais uma distopia favoritada!
Já pensou em, você como mulher, ter seus direitos reduzidos a NADA ? Ou melhor dizendo: reduzidos a cem palavras por dia com direito a choque caso ultrapasse esse limite, sem direito a emprego e ser controlada pelos homens de sua família onde seus próprios filhos podem te denunciar por algo banal? Assim é VOX, uma leitura que te prende do início ao fim e que traz momentos de pura agonia.

Jean McClean nunca ligou para questões políticas e sempre achou os manifestos uma grande perda de tempo, inclusive nem chegou a votar nas últimas eleições. Até que se sente na pele as consequências de sua pacividade.

Uma das grandes preocupações de Jean é com a filha Sônia de 5 anos e seu maior sonho é que a filha seja livre e não tenha sua infância perdida.

Ela vai enfrentar um governo perigoso junto com alguns aliados e arriscarão suas vidas nessa grande missão em busca da liberdade.

Governo controlador, fanáticos políticos, resistências? um mundo onde o objetivo principal é tornar as gerações de mulheres completamente submissas aos homens e sem direito a fala, VOX é uma distopia que merece destaque na lista de leituras.

_____________

ale 10/11/2022

acho que foi o momento perfeito pra eu ler esse livro, com base na atual situação em que estamos. Foi uma leitura fluída e nada maçante mas fiquei decepcionada com o final do livro, esperava que teria mais desenvolvimento, com mais detalhes...

Phoenix 09/11/2022

Limite de palavras ultrapassado
Esse livro caiu em ótima hora dado o momento político que nosso país se encontra. Achei a leitura um pouco pesada devido a toda parte científica, mas, essa parte também torna o livro ainda mais interessante. A trama secundária voltada para vida íntima da protagonista me tirou um pouco da história e me fez perder conexão com a mesma. Apesar de não ter conseguido me conectar muito com a personagem, considero um livro importante para refletirmos sobre o que queremos para nossa sociedade futura.
Lembrem-se: Não se cale, faça barulho. Sua voz é importante, não deixe que tirem isso de você.

gabriela nagel 03/11/2022

Vox foi um soco no estômago, e tê-lo lido na semana do segundo turno das eleições fez tudo ser elevado a décima potência.
Adorei a leitura, mas dei quatro estrelas porque achei que em alguns momentos a autora pecou no desenvolvimento da história, diminuindo o ritmo de leitura.

Barbara857 01/11/2022

Será que vou usar menos de 100 palavras?
Distopias são incrivelmente desconfortáveis, sempre. Você nunca é o mesmo depois de ler uma, por mais "absurdo" que possa parecer o enredo. No entanto, Vox não é dos mais absurdos, nem o mais distante. E talvez por isso seja dos mais incômodos. Vale muito a pena a leitura justamente por esse "efeito abridor de mentes" e pela sua pertinência e correlação com a realidade atual.
Apesar disso, cabe pontuar que a história precisaria ser um pouco mais balanceada na cadência dos acontecimentos. Muito pouco acontece durante longos períodos e em alguns momentos acontece tanta coisa ao mesmo tempo, que não dá pra entender exatamente o que houve. Ainda, o final, que seria o ápice para nós leitorAs, foi assim todo meio que defenestrado de uma vez, sem detalhes, parecia que a autora estava cansada já e fez qualquer coisa. Não foi possível saborear direito o desenrolar da vitória, e a história merecia.

Autores: parem de ter preguiça de seus finais!

kelen.lero 31/10/2022

Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina.

O governo de extrema-direita decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia, em que as mulheres servem apenas para cuidar da casa, dos filhos e dos maridos. Mas a Dra. Jean McClellan não aceita isso, ela não acredita que isso que ela tá vivendo seja real. Mas isso é só o começo... em pouquíssimo tempo as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Mas não é o fim.... Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar a sua voz. Será que ela conseguirá desarticular as forças que controlam o Estado?

Pelo que li na sinopse eu achei que o livro seria muitoo TOP, uma história incrível, mas infelizmente não gostei tanto assim, achei uma história muito mal desenvolvida, era muita história para poucas páginas, o enredo foi pequeno, ficou alguns buracos na história, se a Autora tivesse desenvolvido melhor a história seria um livro perfeito. Não é que a escrita não seja boa, é sim, porém, ao mesmo tempo é muito densa. As coisas demoram a acontecer e quando acontece, acontece tudo de uma vez, deixa muitas perguntas sem respostas (na minha opinião). Esperavaa muito mais do final e fiquei meio borocrochó sabe, hahaha. Mas é aquele tipo de livro que abre sua mente e que você pode até ficar meio paranoica (ainda mais se for mulher) e pensar: será que isso pode acontecer de verdade? Te deixa bem pensativo, uma história necessária, cativante e ao mesmo tempo triste.
Vox, é o tipo de livro que nos deixa pensando nele por muito tempo após concluirmos o último capítulo. Eu indico o livro apesar de tudo, é um livro que todos deveriam ler e refletir sobre.

Fefe 26/10/2022

Esse livro foi como um tapa na cara
Eu adoro como esse livro foi trabalhado, achei q seria uma história maçante, mas a escrita flui de uma forma muito tranquila e sinceramente? Sempre q penso q algo é mimi eu lembro desse livro e fico pensando "será q é o começo de algo?" Enfim, me fez ficar na paranóia q talvez tudo seja importante

Mili 26/10/2022

Vox
Tipo de distopia que te deixa paranóica, principalmente se você for uma mulher. Muito atual e necessária, fluida e bem envolvente, amei demais.

maria 25/10/2022

A premissa da história é incrível, mas achei muito mal desenvolvido. A escrita é muito bom, mas ao mesmo tempo é muito densa.

As coisas demoraram muito pra acontecer e quando acontece, é muito rápido, deixando muitas respostas pra trás.

Enfim, só terminei de ler porque não gosto de abandonar livros.

Paola.Greco 18/10/2022

A história se passa num universo distópico, mais ou menos como no The Handmaids Tale. Gostaria que a história tivesse sido mais desenvolvida, parece que se resolve rápido demais. Mas é excelente, inovadora. Amei. Estava na minha lista de desejo há tempos e não me decepcionou.

Talita.Lopes 18/10/2022

Vox
Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais machista, e isso parece só piorar.

|Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.|

Em Vox, vemos um futuro distópico nos Estados Unidos, onde após as eleições, o país é governado pela extrema-direita.

Uma ideia de governo totalmente patriarcal, em que as mulheres servem para cuidar de casa, dos filhos e dos maridos, somente. Não existe mais mão de obra feminina. A mulher agora, é a escória da sociedade, com o direito de apenas 100 palavras por dia. E claro, qualquer outro que venha discordar, perde todos os seus direitos igualmente.

Os acontecimentos da história são narrados por Jean, ou melhor, Dra. Jean McClellan, esposa e mãe de quatro filhos, um deles, Sonia.

A personagem é dona de casa, e seus anos de estudos e qualificações são oprimidos por homens puros. Aliás, devido ao Movimento Puro, o país está nessas condições.

Jean, Sonia e todas as mulheres do país, vivem seus dias com contadores em seus pulsos, aparelhos que contabilizam cada palavra dita, e que ao ultrapassar o número 100, é emitido um choque, a cada palavra.

De repente, Jean encontra-se em uma nova perspectiva. Está sendo convocada para um projeto. É uma das únicas profissionais capacitada para o trabalho. Se vê resistente no primeiro momento, mas logo percebe que é uma chance para lutar por todas as outras mulheres.

O livro te prende de uma forma assustadora. A narração em primeira pessoa nos faz sentir-se na pele de Jean, pensar como ela, e se perguntar: O que eu faria se fosse comigo?

Isso é um facilitador para podermos compreender atitudes e pensamentos das personagens.

A autora tenta trazer ao leitor essa sensação de semelhança com a própria realidade, mesmo sendo o extremo onde uma sociedade pode chegar.

Ao contar como é a situação atual do país nesta história, talvez a ideia de impossível seja plausível, mas quando refletimos sobre o Movimento Puro dentro do livro e, de como se sucedeu este governo, podemos mudar para possível e talvez próximo à realidade.

Este movimento é proveniente da religião, e se torna um estilo de vida, seguindo uma linha de família tradicional heteronormativa. Dito isso, já entendemos que estão ??livres?? apenas casais heterossexuais, e qualquer escolha diferente é rejeitada e punida.

Obviamente que em uma história com tantos detalhes, a autora vai se prender em alguns deles, por conta disso, não é comentado sobre economia, por exemplo, e como o país sobrevive sem metade da força de trabalho. No entanto, vemos mais o olhar sentimental e real da situação, sentimos o dia a dia das personagens e suas dores.

Uma leitura necessária.

Vox me encantou devido a essa semelhança citada acima, e a urgência de se manter falando sobre os direitos da mulher na sociedade. Suas temáticas e problemas me fizeram passar raiva e me encantar ao mesmo tempo. Uma história cativante e triste.

Isadora.Machado 17/10/2022

?Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada.?
É uma distopia incrível, baseada no conto de Aia.
O começo do livro foi um pouco maçante, com muitos termos técnicos. Apesar da contínua mudança de tempo verbal durante o decorrer do livro, a leitura foi super fluída.
O final deixou um pouco a desejar pela falta de desenvolvimento, acho que a autora já estava cansada de escrever rs

Loh 16/10/2022

Necessário
Bom, quero iniciar dizendo que quebrou todas as expectativas que eu tinha sobre ele (no bom sentido), mesmo lendo a sinopse não imaginei que tomaria esse rumo.
O livro conta a história de mulheres que vivem em um país controlado por um governo autoritário de extrema direita que determina que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. Controladas por uma pulseira de choque, as mulheres são obrigadas a viver em silêncio, sendo boas donas de casa, reprodutoras e ótimas esposas. Até que um dia, acontece algo que pode mudar o rumo de todos aqueles que não concordam com as imposições dos "homens puros" (como eles se chamam).
Fiquei com muita raiva em muitos momentos, sei que apesar de ser ficção, muitos possuem alguns pensamentos retrógradas em relação a nós, mulheres.
Acho a leitura necessária, recomendo a todos, para nos fazer pensar fora da caixinha e nos fazer analisar os papéis daqueles que elegemos.
Ps: até lágrimas rolaram. Nota máxima