Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Janaina Edwiges 07/10/2022

"Vivíamos para resistir e resistíamos para viver"
Os fornos de Hitler é um relato forte e comovente dos horrores cometidos em Auschwitz-Birkenau. A crueldade dos nazistas buscou a todo instante promover a degradação física, humana e mental dos prisioneiros, mas mesmo diante de tantas atrocidades e sofrimento, um pouco de esperança renasceu no coração de Olga Lengyel, impulsionando a luta pela sobrevivência.

sally20 04/10/2022

Uma linda e trágica história de esperança
Essa história é muito forte, mas eu agradeço muito a Olga por ter força de ter escrito em detalhes o que aconteceu nesse período sombrio da humanidade. Ela foi tão forte, tem tantos detalhes nesse livro, e eu até hoje me lembro de certos eventos ai que me marcaram muito enquando eu lia esse relato, é um livro que me deixou muito sensível. Recomendo muito para entender mais o que aconteceu na segunda guerra mundial.

Aline 28/09/2022

Livro sensacional!
É uma grande imersão no mundo horripilante da segunda guerra.
O livro serve de alerta para o passado não se repetir no futuro.

Luiza 27/09/2022

Nunca imaginei que a maldade do ser humano pudesse chegar a essas proporções. Consegui me envolver durante a leitura e tudo o que tinha em mente sobre o holocausto apenas colaborou para uma melhor compreensão das páginas.

Espero que todos tenham o conhecimento sobre o sofrimento dessas pessoas que infelizmente passaram pelos horrores de Auschwitz-Birkenau e que acontecimentos parecidos não venham se repetir na história.
Indico.

JAlia 19/09/2022

Uma leitura difícil, mas que deveria ser obrigatória. Precisamos ter dimensão da maldade humana, para que isso nunca mais se repita e outros atos de violência também não. São descrições fortes que não consegui ler de uma vez, terminei o livro ainda em choque, mas necessário demais. Recomendo muito, principalmente para quem se interessa sobre o holocausto e campos de concentração.

Larissa.Avila 19/09/2022

absurdo
Um relato completamente cru sobre os horrores cometidos nessa época tão infeliz da história da humanidade. Um tapa pra quem nega e pra quem ainda hoje apoia absurdos como o governo fascista e o nazismo.

Um povo que não conhece sua história tende a repeti-la.

Necessário.

Evy 06/09/2022

Um livro informativo
Esse livro fala sobre como era os campos de concentração pelo ponto de vista de uma judia, ele comparado com outros do meu tipo e mais informativo, fala de alguns que outros livros não falam, e uma leitura mais devagar e bem densa

ani 02/09/2022

Foi MUITO difícil ler esse livro, é doloroso ver a forma que as pessoas foram torturadas e mortas por um discurso de "pureza racial" e dominação, parece tão irreal que não consigo acreditar o quão longe ia a mente dos nazistas quando se tratava de tortura e extermínio. Cada página foi um soco no meu estômago e uma facada no meu coração.
Os sobreviventes dessas atrocidades que conseguiram retomar a vida depois de passar por tudo aquilo foram pessoas muito fortes.
É importante que lembremos o passado para compreender a atualidade e para que jamais aconteça outra vez. Como a própria Olga disse: "memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu, elas guiam nossas ações no futuro.?

Thais Takeuchi 27/08/2022

Que livro necessário! Foi um, se não O livro mais realista que já li sobre o holocausto. Em vários momentos tive que parar a leitura por me sentir tão impactada, que precisei de um momento pra me recompor. História real, que não poupa detalhes do quanto as minorias e judeus sofreram na 2a guerra, de quão longe a maldade do ser humano com o seu igual pode chegar. Apesar de horripilante, essa marca na nossa história não pode ser esquecida e livros como esse permitem ter a noção clara do quanto e como devemos impedir que situações como essa se repitam!

Déa 22/08/2022

Escrito após o término da segunda guerra mundial, por uma sobrevivente. Narra de forma clara as atrocidades praticadas pelos nazistas, pelas quais sobreviveu a narradora. A vida dos que sobreviviam enquanto o mundo continuava com sua rotina normal, imaginando que alguns boatos não passavam de exageros, de teoria da conspiração.
Para se lembrar e não repetir os mesmos erros, embora se saiba que, atualmente, ainda que em outros locais deste mundo, há campos de concentração. Pensamos que são boatos, exageros, teoria da conspiração? Continuamos com a nossa rotina normal.

Jheny17 16/08/2022

Difícil de ler rapidamente
"Olhando para trás, também quero esquecer, também anseio pelo sol, a paz e a felicidade. Mas quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer. Mesmo enquanto escrevo minhas últimas palavras, rostos surgem á minha frente e, em silêncio pedem que eu conte a história deles também"

- Olga Lengyel

Os fornos de Hitler foi uma leitura muito difícil pra mim, por isso demorei muito pra ler, pois a história de vida de Olga Lengyel me fez ficar muito pensativa e me sentir muito mal com que aconteceu naquela época.

Quando o leitor se coloca no lugar de todas aquelas pessoas e todas as situações que elas foram submetidas, nos sentimos vazios e sem esperança sobre o ser humano, e pensamos até onde o homem pode chegar para cometer tamanho ato de crueldade.

Eu amei esse livro mas claro que as emoções que me fizeram sentir não foram boas no geral por ter como principal tema o holocausto, não há como sentir felicidade quando se vê um ambiente tão hostil e impiedoso.

Além de ser um ótimo livro me fez aprender mais sobre a segunda Guerra e conhecer um pouco mais sobre algumas figuras que fizeram parte disso como Josef Mengele (o médico nazista) e Irma Greese ( o anjo loiro de Belsen) e saber de suas tamanhas crueldades.

Acredito que tudo foi muito triste nesse livro, Olga sofreu muito, não tem nem como falar sobre tudo de ruim que ela passou até chegar onde está.

A atmosfera do livro torna-o pesado e cansativo não por ser ruim, ao contrário, por se tratar de algo que nos sobrecarrega ao lermos, sempre começava e vivia parando para aliviar os pensamentos, o mais cruel dessa leitura era imaginar que tudo realmente aconteceu e isso foi o maior fator de sobrecarga sobre mim.

Rayza.Figueiredo 11/08/2022

Revoltante
Narrativa real, crua, de tocar o mais frio dos corações e revirar o mais forte dos estômagos.
o que os nazistas fizeram? não há palavras que expressem tamanha crueldade e desumanidade.
saber que um humano fez tanto mal a outro ser humano, é revoltante; foge do meu entendimento; não consigo compreender, apenas sentir: pesar, muito pesar. ??

Naty 10/08/2022

Uma história tão profunda, tão crua e, por isso, tão real.
Um dos livros mais pesados que já li, que retrata a situação dos prisioneiros nos campos de concentração Bikernau-Auschwitz e a crueldade humana e os horrores que todos passaram e ainda assim a autora não poupa detalhes. Isso para que "todo mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer"
E também "memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações para no futuro"

Italo Lima 08/08/2022

Leitura difícil e triste, mas muito importante!
?Olhando para trás, também quero esquecer. Também anseio pelo sol, a paz e a felicidade. Mas quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer." ?Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?

Poly 01/08/2022

Essa foi uma das leituras mais difíceis que já fiz. O relato da Olga é totalmente cru, sem amenizar nenhuma situação. A escrita é muito fluida, mas a história é tão pesada que eu não conseguia ler muitas páginas de uma vez, precisava de um tempo pra me recuperar do embrulho no estômago. É bizarro pensar que existiram pessoas tão cruéis. É um livro extremamente necessário pra que não esqueçamos da história e pra que ela não se repita.