O Noviço

O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raphael Milão 21/07/2022

Mais autor brasileiro que desconhecia mas que apreciei lendo esra obra. A forma irreverente de certas situações da sua época torna a sua leitura agradável.

ajlopes 21/07/2022

Comédia de costume
A historia do O Noviço é uma comédias de costumes, em 3 atos, que apresenta a história de Carlos, que é enviado a um convento por decisão de sua tia ( sendo seu marido o mantande por tras da escolha) . Carlos não tem vocação para a vida religiosa e ele e sua prima são apaixonados. No entanto ele acaba fugindo do convento e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio Nunes, segundo marido de sua tia, que queria roubar toda a fortuna dela.

notindy 19/07/2022

O Noviço
Nunca tinha lido peça teatral e confesso que gostei bastante! Os personagens são bem desenvolvidos mesmo em poucas páginas e o plot foi bem divertido. Queria ver a peça em si.

Ana Carolina 07/07/2022

O Noviço | Martins Pena.
É um livro que te arranca boas risadas e mostra um pouco do Brasil ainda imperial. Eu acho muito interessante ver como a justiça tratava assuntos, como a traição. Trair a sua esposa ou seu esposo era crime e o cônjuge tinha total direito de levar a justiça e pedir um mandato judicial de prisão.

Imagina se fizessem isso até hoje? O nosso sistema carcerário ia ficar ainda mais superlotado, porque nunca vi um povo ser tão condizente com a traição, normalizar um homem ter mais uma mulher como o brasileiro.

Enfim, outra parte interessante é o fato de obrigarem o Carlos a ser aquilo que ele não quer. O sonho do garoto era ser militar, mas enfiaram-no em um convento para ser frade; em compensação, ele era sempre punido e vivia fugindo do lugar. Há um momento da peça que ele fala sobre não fazer sentido as pessoas crescerem pensando em ser algo, mas aí vem a sociedade impondo outra coisa.

É como se algumas profissões fossem mais dignas do que outras, mas, na real, todo trabalho é digno e não deveria ter diferença entre atividades braçais e intelectuais quanto a valor. Porque um médico não consegue exercer com excelência sua profissão sem o auxílio da zeladoria. A sociedade é um mecanismo vivo, todos nós dependemos uns dos outros.

O final é bem cômico, onde duas mulheres traídas pelo mesmo homem se juntam para se vingar ao invés de se odiarem. A parte de vingança não concordo, mas na minha mente faz mais sentido uma mulher não ter que odiar a outra sendo que a traição veio do homem. Enfim, é uma boa peça, rápida e gostosa de ler.

Ana Carolina.

Maju 27/06/2022

Muito bom!! Leitura extremamente fácil e fluida e a história é engraçada e divertida de ler. Martins realmente não se prendeu aos modelos tradicionais do movimento o que tornou a história mais interessante de ler.

Guilherme Felipe Agapto 16/06/2022

O HUMOR SATÍRICO DO SÉCULO XIX
Martins pena retrata a sociedade da época com maestria e humor. O noviço, que trata de um bígamo e pais que buscam colocar seus filhos no convento; e o Juiz de paz na roça que trata do abuso de autoridade foram os destaques. Tem uma parte que trata com sinceridade e humor da realidade como os pais definem a profissão dos filhos que me deixou bastante satisfeito sobre o teatro da época, que ainda é atual e de necessária leitura. Mesmo se tratando de um livro para vestibular, é um livro gostoso e que pode ser lido num final de semana.

Natalia 16/06/2022

Uma comédia gostosinha
Uma obra curta de ler em uma única sentada, adorei a obra, acredito que seja um teatro. Uma comédia muito gostosinha de ler e divertida, dei boas risadas, personagens cativantes, principalmente o Calos, na minha opinião, valeu a pena a leitura.

Joyce Nara 12/06/2022

Nunca li algo tão engraçado e tão brasileiro em um só lugar.
Super recomendo pra quem estiver de ressaca literária.

Malu 12/06/2022

Saindo da zona de conforto?
Tive que ler ?O Noviço? por conta do vestibular e não estava com muita expectativa, porém confesso que me surpreendi. Eu sei que tem muitas pessoas que não curtem romances de época, mas vocês podem ler esse livro com tranquilidade que eu tenho certeza de que vão gostar pelo menos um pouco. A história não é tradicional e não segue a idealização dos romances daquele período. Martins Pena cria o teatro de costumes com o objetivo de denunciar e satirizar os comportamentos da sociedade, com humor e sarcasmo. Nessa história ele vai denunciar o casamento por interesse, a bigamia, a exploração da Igreja, a pressão da sociedade em relação à escolha de carreira dos filhos, entre outros aspectos. A linguagem é mais simples do que eu pensava, bem fácil e rápido de ler.

Spoiler: o final é o melhor, bem girl power mulieres! ??

livrosdajess 01/06/2022

Engraçado
Ótima leitura, engraçada e rápida. Dá pra ler numa sentada só.
Achei particularmente muito interessante.

Cury 10/05/2022

Só li esse livro por conta do vestibular.
A linguagem não me agrada muito mas não tinha muito o que fazer.
Gostei bastante da parte do Noviço, mesmo sendo bem previsível. Já o Juiz de Paz na Roça eu não gostei nem um pouco.

Joao 08/05/2022

Confesso que somente li essa obra por conta do vestibular, porém tbm confesso que estaria mentindo se falasse que não achei interessante a representação e a crítica feita aos costumes da época. Além disso, embora a obra retrate o período do segundo reinado, é possível perceber algumas semelhanças com a cultura atual, por exemplo, a imposição da vontade dos pais aos filhos. Mas no geral, recomendo a leitura para aqueles que apreciam obras teatrais de comédia de costumes.

Gigi 18/04/2022

Foi uma história totalmente fora da minha zona de conforto, principalmente, por se passar em forma de teatro...foi bom sair um pouco dos meus padrões de leitura. É uma história que te prende do início ao fim e bem rápido de ler. Mas aindo tenho minhas ressalvas em relação a forma como retratou uns personagens e sobre o final.

giulia29 10/04/2022

o retrato cômico do Brasil
Tendo que ler livro clássico pra vestibular, e apesar de gostar muito de história do Brasil, saber que os clássicos daqui retratam toda a sociedade, eu simplesmente não consigo gostar. Acho os clássicos um saco, leio porque sou obrigada, mas ainda achei essa releitura melhor do que quando li pela primeira vez. Definitivamente literatura brasileira não é meu tipo de livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6