O Noviço

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bibi 08/04/2019

O Noviço, de Martins Pena
Uma leitura rápida e divertida, puro entretenimento que retrata a época e costumes do séc XIX fazendo críticas à hipocrisia e a vida de aparências, também da postura da igreja.
Pra ver a resenha completa acesse o blog floreioselivros.com
Instagram @floreioselivros

Volnei 02/10/2018

O noviço
O livro mostra muito bem como as pessoas do século XIX eram muito ligados ao materialismo de forma a se casarem não por amor mas somente por interesses financeiros.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

Brunov 03/03/2017

Ah, vá!
Leitura leve, rápida e fácil. Aqui ainda mais dado seu tom envernizado pelo sarcasmo, tanto do antagonista manipulador, quanto do noviço rebelde denominador. Aqui retrata-se um pouco da vulnerabilidade de uma mulher carente frente aquele que diz coisas agradáveis e aconselhar outras que mitigam sua insegurança enviesando a interesses escusos.

Retrato de sua sociedade com seu local-época, ainda assim, amor era assunto para quem tinha algumas posses. Só na segurança financeira podemos amar com maturidade?

Valnikson 26/07/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: O Noviço
Luís Carlos Martins Pena traçou um quadro vivo do convívio carioca oitocentista através de sua prolífica produção dramatúrgica. A comédia 'O Noviço' foi elaborada em 1845 e montada pela primeira vez em agosto do mesmo ano, no Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro, sendo lançada em livro depois da morte do escritor. Sua narrativa apresenta uma crítica sutil às convenções do meio social burguês, marcado pela hipocrisia e falso moralismo. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/07/26/70-o-novico/

Allan.Lucena 11/03/2016

Leitura gostosa, mas nada fácil.
"O Noviço" e "Os Irmãos das Almas" são excelentes, engraçados, tem um bom tempo e boa estrutura. Empregam bem o humor do dia a dia com as desavenças em família!
Para estes 5 estrelas!
"O Judas em Sábado de Aleluia" é uma trapalhada que só e mostra muito bem o poder que tem quem sabe dos segredos de outrem. Um texto difícil de fazer, mas que sempre se mantém atual e ensina muito. 4 estrelas.
Agora "O Juiz de Paz da Roça" é demorado de ler, desinteressante e, apesar de tratar de tema recorrente de abuso de poder e despreparo do sujeito para assumir cargos de responsabilidade, não tem tempo nenhum de humor. É mais uma crítica, muito bem feita por sinal, da podridão que encontramos na humanidade. 4 estrelas pela verdade. 3 pela execução.

Indico muito a leitura! Diversão e, para quem gosta de relacionar literatura ao seu tempo presente, muito conhecimento e identificação.

site: http://www.umikizu.com

Igor Henrique 07/08/2013

Rotina Passada
Peça em 3 atos, "O Noviço" retrata de maneira cômica os maiores defeitos dos hábitos brasileiros de então, num estilo chamado "comédia de costumes". Excelente leitura para o intervalo entre livros.

denilson 05/04/2013

engraçadinho... e só
este livro meu filho teve que ler na escola... eu tb li paa comentar com ele.....

é interessante, engraçado, cheio de críticas sociais

foi bom ler, com certeza

Mateus 10/11/2010

Martins Pena foi um dos maiores escritores de peças de teatro no Brasil, além de ser considerado o criador da comédia teatral brasileira. Tal talento pode ser claramente visto em O Noviço, livro no qual reúne quatro de suas melhores histórias.

O Noviço, história que dá nome ao livro, narra sobre um homem que, de olho no dinheiro de sua mulher, a convence a colocar todos os seus filhos na Igreja. O Juiz de Paz da Roça conta a história de um juiz que tem grande domínio na roça e abusa um pouco de seu poder. O Judas em Sábado de Aleluia fala sobre duas irmãs, uma na qual é bastante namoradeira. E por último, Os Irmãos das Almas narra uma peça sobre um homem farto de sua mulher e sua sogra

Todas as histórias possuem características em comum. Na maioria delas há pessoas que ficam escondidos, que se fantasiam, que fogem da polícia, que possuem namoros secretos, dentre outras coisas. Todas possuem personagens amáveis que garante nossa admiração, como Carlos em O Noviço, e outros personagens bastante detestáveis, como Mariana e Eufrásia em Os Irmãos das Almas. E o final é sempre feliz, não importa o que aconteça.

Como podem ver, Martins Pena abusa do clichê e cria uma atmosfera de comédia um tanto que forçada. Mas quem lê não deixa de dar algumas risadas, sem falar que é um ótimo livro para se conhecer um pouco do Brasil do século XIX. De certo ponto de vista, é uma boa obra.

Lara Moreira 25/04/2010

Ambrósio , um homem ambicioso, casado com Florencia( que possui dos filhos do antigo casamanto) obriga- a por eles no convento para assim usufruir do dinheiro dela. No entanto Emília, filha mais velha é apaixonada pelo primo Carlos que também foi convertido ao seminário, não aceita ser freira e com o apoio de seu primo aprotam o tempo todo com o padrasto. Carlos sem dúvida é o noviço mias lost que eu já conheci....kkkk ele deixa o mesteiro de pernas pro ar, pinta e borda com os mestres da igreja e foge inúmeras vezes. Certo dia uma mulher misteriosa diz conhecer o tal Ambrósio e a peça ganha um final surprendente. Recomendo a todos!É uma divertida lição de moral.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6