O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Elora4 23/04/2024

A primeira peça com certeza foi a mais legal, foi mais longa e a principal do livro. A segunda foi mais ou menos, e a terceira também foi engraçadinha. Gostei do formato de roteiro, eu peguei esse livro justamente pra testar esse formato, as histórias são bem legaiszinhas e é um livro bem curto pra passar o tempo.

tvgirlsgirl 20/03/2024

Simplesmente transcreveram um episódio de casos de família e querem que eu leve a serio ???????????? gostei

shuhuavr 23/02/2024

Eu achei bem interessante a ideia de ser um teatro e 99,9% do livro ser diálogo. A história é meio chatinha mas sei lá não é ruim

ravenclawazkb 31/01/2024

Li para uma prova da cadeira de teatro na faculdade e achei ok
tem algumas reviravoltas interessantes, mas nada que chamasse muito a minha atenção

Tcharles.Amarante 16/01/2024

Martins Pena deu preferência à comédia de costumes em três atos, e à prosa como maneira adequada de se representar o discurso das personagens. É importante destacar que antes do Romantismo, as falas dos personagens teatrais eram registradas em versos. O primeiro ato compõe-se de dezesseis cenas; o segundo, de nove; e o terceiro, de dezenove, todas razoavelmente curtas.

Dudu 20/11/2023

O Noviço
Peça de 1845, mas que consegue ainda ser muito atual. Eu me diverti bastante lendo, tem um tom satírico em relação aos modelos sociais, dispensa o foco no casalzinho apaixonado, como normalmente teria em peças da época, a linguagem é simples, leve e eficiente, e o enredo da vingança é divertido demais, me lembrou Esqueceram de Mim. As cenas do Carlos travestido também são ótimas, e algo que eu não esperaria encontrar em um texto de meados do séc XIX.

mickanasto_ 09/06/2023

Oh mulheres, mulheres!
Uma comédia em três atos que realmente me fez rir!
parece uma grande fofoca ou casos de família, simplesmente bom demais e super atual para algo tão antigo!
acho que é a primeira leitura obrigatória de que gosto :)

Gabriel1994 06/06/2023

O Noviço e Outras Peças de Martins Pena.
Martins Pena não viveu muito tempo, mas viveu o suficiente para marcar o teatro nacional.

Na empolgação de leituras marcantes de peças Shakespearianas, busquei e arrisquei outros livros do gênero e caí nesse livro da Ediouro que reúne O Noviço e outras peças de Martins Pena.

O Noviço é uma excelente peça! De cara gostei muito, achei os personagens interessantes e a trama muito bem bolada. Achei cômico e muito bem arrojado o desenvolvimento das cenas nessa peça. É uma peça muito aclamada do autor e a comédia harmônica e inocente presente nessa obra justifica a bajulação e fama sobre a peça teatral.

A qualidade decai muito nas duas peças que seguem O Noviço. O Juiz de Paz da Roça e O Judas em Sábado de Aleluia são histórias muito chatas. Personagens bem mesquinhos e com narrativas burguesas e flageladas que amargam os olhos e fazem o cérebro inchar de tão cansativa que se torna a leitura.

Por conta da escassez mental que essas peças geraram em mim, cheguei na última peça um tanto quanto fadigado. Não aproveitei como deveria Os Irmãos das Almas, porém foi uma peça melhor e até boa em comparação com essas do meio do livro.

O Noviço vale muito a pena e recomendo muito!! Essa última também vale a pena degustar, é legal.

Foi uma leitura boa. Mais pela primeira e última peça, as outras duas, realmente, foram como joio no trigo.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Pois é, assim fez Martins Pena. O Noviço é uma peça linda, gostosa e super divertida (não tem chance alguma de não dar risadas)

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Miss Depressed 12/04/2023

Teatro de Comportamento e Fúria Feminina
A peça é curta, pioneira do teatro de comportamento e traz sátiras à burguesia carioca do século 19. Adoro a forma leve e cômica que a bigamia, ganância e engenhosidade ganham, por meio de personagens que facilmente geram identificação por sua essência ordinária ou rebelde. Recomendo a todos, ótimo leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/03/2023

O noviço é uma peça teatral de comédia. Dividida em três atos, o enredo gira em torno da deslealdade de Ambrósio, que se casa por interesse com Florência, rica viúva, mãe da jovem Emília, do menino Juca e tutora do sobrinho Carlos, este o personagem principal da peça. O vilão Ambrósio já havia convencido a mulher a colocar Carlos (o noviço) em um seminário.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/

Sofia 04/03/2023

O Noviço
Me chamou muita atenção o fato de Martins Pena desenvolver um estilo próprio de escrita, não seguindo a risca a tendência romântica, provendo diversas críticas sociais encapuzadas pelo tom humorístico. É bom no que se propõe a fazer e me surpreendeu com a astúcia de alguns personagens, como Carlos. Leitura simples, mas completa.

Láisa 01/02/2023

o livro é fininho mas o vocabulário, por ser muito antigo, é meio cansativo (por isso não consegui ler tudo em um dia). fora isso, li pra fazer a prova da UFU

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6