O Noviço

O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

sete 28/03/2022

ah, a doce militância rebuscada do século XIX.
vou fazer ao contrário dessa vez porque não tenho grandes coisas pra comentar, então só vou colocar uns trechos f0das e é isso ;)

?Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa.
As leis criminais fizeram-se para os pobres.?

?Este nasceu para poeta ou escritor, com uma imaginação fogosa e independente, capaz de grandes cousas, mas não pode seguir a sua inclinação, porque poetas e escritores morrem de miséria, no Brasil... E assim o obriga a necessidade a ser o mais somenos amanuense em uma repartição pública e a copiar cinco horas por dia os mais soníferos papéis. O que acontece? Em breve matam-lhe a inteligência e fazem do homem pensante máquina estúpida, e assim se gasta uma vida??

?Que não se constranja ninguém, que se estudem os homens e que haja uma bem entendida e esclarecida proteção, e que, sobretudo, se despreze o patronato, que assenta o jumento nas bancas das academias e amarra o homem de talento à manjedoura.?

Clara Elis 20/01/2022

1845, porém tão atual
Carlos (malandro "do bem") é mandado à Ordem de São Bento para se tornar noviço, entretanto não possui aptidão para isso e tenta a todo custo livrar-se dessa situação e casar-se com sua prima Emília. No entanto, o vilão Ambrosio, novo marido da viúva e tia de Carlos, Florência, tenta manter o menino na Ordem, além de pretender enviar também Emília e seu irmão mais novo, Juca, a fim de dar um golpe na esposa.
A trama é rodeada de sátiras sobre os costumes da época, principalmente a defesa de que as pessoas assumem as profissões as quais não têm inclinação por influências alheias (tema ainda pertinente na atualidade). Além disso, possui inúmeros quiproquós que deixam a obra cômica e fluída.
Gabriel Meneses 22/01/2022minha estante
Resenha muito bem escrita. Parabéns.

Darlene_Poetisa 14/01/2022

Comédias da sociedade
Os textos falam de forma crítica e ao mesmo tempo muito engraçada sobre a sociedade da época, sobre escolhas e sobre o autoritarismo patriarcal que predominava.
Num momento histórico em que Estado e Igreja ainda misturavam seus poderes, o autor demonstrou imensa coragem ao se expressar em crítica ferrenha a ambos. Infelizmente Martins Pena faleceu aos 33 anos, mas foram 33 anos bem vividos, literariamente falando.

Leandro 13/01/2022

O livro reúne três peças de Martins Pena: "O Noviço", "O juiz de paz da roça" e "quem casa quer casa".
As peças satirizam bem as relações familiares da época.

Lu 05/11/2021

Uma boa surpresa.
Achei que fosse ler um texto meloso do romantismo, mas me deparei com um texto que já estava no realismo.

Rafa 03/11/2021

Uma peça engraçada e que levanta questionamentos importantes e válidos até hoje. A leitura é fácil e leve.

Lorrayne104 31/10/2021

O Noviço é uma comédia romântica da literatura dramática brasileira. A peça explora a ideia de liberdade de escolha dos jovens através de uma visão maniqueísta (bem x mal), utilizando do humor e da sátira para fazer denúncias sociais. Jamais leria essa peça se não fosse obrigada (leitura obrigatória no vestibular), afinal a sua abordagem é bem distante da que eu gosto. Indico para quem quer aumentar o seu repertório sociocultural.

bela 11/09/2021

é bom, li para o vestibular e com um pouquinho de pressa, mas gostei bastante e a forma com que o livro foi escrito me cativou bastante, acho que além de ver o que estava acontecendo na realidade tinha como ver o que os personagens estavam pensando

Lury0 27/08/2021

Confesso que tive um pouco de resistência em ler um livro desse gênero, pois as experiências passadas não foram tão estimulantes. Porém, confesso que essa história, simples e rápida, me cativou! Adorei o empoderamento feminino retratado e achei diferente das obras clássicas no geral. Ah, e o desfecho valeu a pena!

Carlinha 19/08/2021

Rum pam pam pam mate um homem
Essa peça transmite *totalmente* a vibe da música da Rihanna (e com razão). Fora isso, segue o padrão Martins Pena de efetuar críticas à sociedade, aos costumes e às instituições, mas de maneira cômica. Em síntese, é uma leitura fluída, por isso, caso tenha um tempinho livre e busque uma leitura leve e rápida, mas, ao mesmo tempo, a qual seja um clássico, essa é uma excelente opção!
Jessica1248 19/08/2021minha estante
Julinho corre aqui ????

Lívia 14/08/2021

primeira peça teatral que eu li e o audiolivro ajudou bastante

para um livro escrito no século XIX traz perspectivas e atitudes, que eu diria, bem inesperada para a época

gostei bastante apesar de, em alguns momentos, a leitura ter ficado arrastada

Maria Brenda 05/08/2021

Leitura para UFU 2021.2
Gostei bastante do personagem Carlos, afim eles é a luz do livro, mas o livro traz um proposta diferente q estufa o leitor a querer ver a peça teatral (pena q não é tão acessível em termos de valores no Brasil)

Geovana584 04/08/2021

Leitura Ótima
Leitura leve e divertida , recomendo a todos.
Carlos é uma força da natureza ao não aceitar que os outros escolham seu destino

Maria Clara 03/08/2021

Curta peça do século XIX, com um humor meio pastelão-meio trapalhões, mas que me fez rir em alguns momentos

Editora QQ 02/07/2021

O Noviço - 2021
Gosto ler essas obrar que dê certo modo são antigas e de outro estilo de vida. O interessante é que mesmo nunca tendo lido o livro ou ouvido falar sobre ele, sem saber você acaba vendo ele ser refeito/homenageado em outros lugares, as vezes, de formas um pouco diferente. O ponto é que obrar assim acabam virando base de várias coisas que você conhece.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6