O Senhor da Chuva

O Senhor da Chuva André Vianco

Resenhas - O Senhor da Chuva

Dessa 24/05/2017

Bandido bom, mocinho ruim
Nesse livro conhecemos Gregório um traficante que esta tentando sair do trafico para levar uma vida tranquila em Belo Verde. É então que surge a oportunidade de uma venda grande de cocaína, mas como um bom charlatão, Gregório tenta passar a perna nos compradores, ele faz dois pacotes de maizena e mistura com a Cocaína original, mas seu plano de enganar os compradores e ficar com a grana da errado e ele se da muito mal.
Conhecemos o Anjo Thal, general e guardião. O destino dos dois se cruzam, Thal tenta acreditar que Gregório possui um lado bom e que ele merece sair dessa vida de traficante.
Gregório e Thal se encontram a beira da morte após se meterem em uma confusão, Thal se da mal em uma briga com os demônios e Gregório com os compradores de Cocaína. Sem saída para sobreviver e salvar Gregório, Thal se apossa do corpo do humano, porem isso ira desencadear em uma guerra contra a força do mal, pois possuir humanos é contra as regras.
Tudo isso dito não foi spoiler, essa situação esta logo na premissa do livro.
Minha opinião foi que o livro é muito bom, é uma ótima leitura, com cenários bem fáceis de imaginar, achei bem diferente o vilão virar mocinho e o mocinho virar vilão, isso foge do cliche.
Sobre a batalha, achei que ela demorou muito para acontecer, passamos o livro ansiosos para que isso ocorra, porem quando ela começa vale muito a pena pq não, vc não vai conseguir parar de ler, chega a ser agoniante ver os anjos com um exercito tão pequeno contra tantos demônios.
O último paragrafo do livro me surpreendeu, gostei muito, eu cheguei a imaginar qualquer destino pro Gregório menos o que ele teve, mas o final que ele teve foi melhor do que qualquer um que eu tenha imaginado.
Rafael 10/07/2018minha estante
O livro surpreende com uma boa leitura e um grande estilo de história. Mostra que temos ótimos escritores de todos os estilos.

JACK BLACK 08/10/2010

O primeiro livro q li da coleção. E até agora o melhor de todos!
A narrativa de ação assemelha-se a de Bernard Cornwell e nas senas de suspense e terror, ao proprio Stephen King. Ganhou meu respeito!
Ligran 12/12/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que li na vida (tirando os paradidáticos, é claro). Além de incrível, foi-me emprestado por um grande amigo que não está mais entre nós. Comprei um pra mim só para recordá-lo e agradecer pelo incentivo.

Karine Coelho 06/08/2010

Impressões íntimas sobre O Senhor da Chuva
Um dos melhores livros que eu já li, com certeza absoluta! Empolgante, ele te prende numa trama boa, ágil, que mistura o sobrenatural com a vida brasileira (e foi o primeiro livro que eu li nesses moldes) Um daqueles livros devoráveis, que você lê em pouco tempo e fica com gosto de quero mais. Eu senti medo, nojo (muito nojo), pena e fiquei terrivelmente apaixonada pelo anjo Thal. E um final surpreendente numa trama surpreendente. Um clima cinematográfico que merece um longa-metragem. A emoção seria ainda maior ao ver a Batalha Negra na telona: seria um filme e tanto, assim como o livro é um livro e tanto.

É impressionante não acreditar na existência de anjos já no começo do livro. Mas essa é só a pontinha do iceberg. O que dá o tom mesmo é a fé. O livro é uma aula de fé, uma massagem gostosa na alma de quem crê, e um cutucaozinho na de quem não crê. Quem acredita que tem um anjo da guarda passa a orar por ele, estreita seus laços. É diferente de ler um livro sobre outro tipo de seres fantásticos, como os vampiros, por exemplo. Nesse livro, talvez não-intencionalmente, o autor te faz acreditar em anjos. Pelo menos comigo foi assim. Enquanto lia, eu orava pelo meu Samuel, conversava com ele, tentava sentir sua presença (e conseguia) Eu passei a acreditar mais, ter mais fé. E isso, nenhum livro ainda tinha feito. É um puxão irresistível para o lado da Luz. É como se não fosse ficção. Apenas o Samuel (o do livro) parecia deslocado na história, depois do que acontece com ele. Ele parece o único personagem fictício da trama. De resto, tudo é real. Incrivelmente real.

Em 22/04/2009
Ruan 06/08/2010minha estante
Realmente a história poderia virar um belo filme.

Fe 09/07/2010

Leitura bem fácil... o final é um pouco forçado, mas mesmo assim é a uma boa historia.
Ruan 06/08/2010minha estante
Também achei a mesma coisa do final (:

Macedo 01/11/2010

Não gostei.
até q começou muito bem, mas... acho q a história foi ficando “trash” em muitos momentos. Achei q ele usou muitas palavras (e até gírias) muito “chulas” q poderiam ter sido escritas de outra forma para dá um aspecto melhor a leitura e a história!

O André Vianco até q me surpreendeu no fato de saber lidar com o desenrolar da história, saber criar uma história, mas... ficou meio q “um conto de fadas”, com muitos acontecimentos e personagens tirados “num sei da onde”. Sem falar q até encheu o saco o fato dele falar INÚMERAS vezes (as vezes até sem necessidade) palavras tipo: Demônio, Satã, Satânico, Satanismo... sei lá! acho q tentou forçar a barra para q a história ficasse sinistra, terror... não conseguindo!

Mas, percebi q com a prática e experiência esse autor pode ir longe!
Heloisa e João 08/08/2013minha estante
É exatamente o que pensei! Isso de ficar chamando os personagens de demônio, cão maldito, etc é um porre. Cansa, é infantil. Além de que várias vezes pensei: "nossa, eu teria dito isso de uma forma bem melhor" parece ter faltado dedicação com o texto, sei lá. Comecei a ler André Vianco com esse livro e sinceramente fiquei decepcionada, esperava MUITO mais.

Beta Quirino 21/08/2010

Um maniqueísmo de tirar o fôlego...
Admito que quando li André Vianco pela primeira vez, não me empolguei tanto quanto esperava...

Mas como a primeira impressão nunca é a que fica, tentei mais uma vez e me surpreendi!!!

"O Senhor Da Chuva" é um livro empolgante e difícil de se parar de ler. É aquela velha história do "Vou ler só esse capítulo, depois paro"...

Paro é o caramba (interjeição preferida o Fiuk, kkkkk)...

Eu não consegui... Não quis parar...

É como se cabos saíssem do livro e me prendessem a ele (tal qual o videoclipe "Do The Evolution" do Pearl Jam)...

Enfim...

Leiam!!!!

O bem e o mal retratados de formas diferentes, sem o clichê de romances e corações espalhados pelas páginas...

Há sim, muita batalha e cenas épicas...

Descritas por um simples autor...

De Osasco para o Mundo!!!!
Danilo Silva 26/08/2010minha estante
Ótima resenha!!! Concordo plenamente... rsr Muito bom o livro!!!

Biula 31/08/2010

Resenha: O Senhor da Chuva
Hoje eu vou postar uma resenha sobre este livro fantástico que eu li recentemente: O Senhor da Chuva! Esta narrativa é escrita por André Vianco o escritor de mistério/sobrenatural/fantasia mais querido do Brasil! ;D

Este foi o primeiro grande romance que André Vianco considerou “de gente grande” e por ele é considerado seu primeiro livro para valer, escrito entre 1997 e 1998.

O livro conta a histórias de dois irmãos gêmeos Samuel um fazendeiro e Gregorio traficante de drogas que escolheu essa vida por falta de oportunidades. Tudo começa com um mal entendido entre um traficante grande e Gregorio, ele tinha pedido 7kg de droga para Pablo para vender, mas Pablo pediu uma garantia e acabou levando seu amigo e protegido Renan. Gregorio entrega a droga pedindo a Deus para que não descobrissem 2 kg de farinha que ele tinha colocado em um dos sacos no lugar da droga, os riquinhos acabam descobrindo e voltam para matar Gregório. No plano espiritual anjos e demônios brigam pelas almas humanas. Khel (um demônio cachorro muito poderoso) e Thal (um anjo de luz também muito poderoso) se enfretam, o anjo estava sozinho na briga e Khel estava com seu "irmãos". O anjo foi ferido gravemente e estava perdendo a vida, ao mesmo tempo que essa briga acontecia no plano espiritual Gregório lutava também pela vida fugindo dos caras que queriam matá-lo.

"O Anjo juntou as forças remascente e moveu-se alguns centímetros, estendeu a mão, tentando alcançar a mão de Gregório. As gotas de chuva bateram no peito do anjo. Não adiantaria mais soprar a trombeta. Quando os irmãos chegassem já estaria morto. O anjo tocou a mão de Gregório e baixou o rosto. Sentindo a última lufada de ânimo escapar, Thal cerrou os olhos. O céu gritou. Gritou intensamente. Em forma de trovão. O céu chorou. Chorou imensamente. Em forma de tempestade."

Daí então começa o grande problema, O anjo Thal quebra uma regra muito importante, ele se apossa do corpo humano de Gregório e os dois passam a viver 2 em 1. Ocupando o corpo do rapaz, eles vão até Belo Verde, onde moram seu irmão gêmeo Samuel e sua esposa, Vera. Se apossando de um corpo humano ele dá aos demônios permissão para que convoquem uma Guerra Negra. Esta guerra é diferente das outras guerras espirituais, nela o Todo Poderoso não se faz presente, é uma guerra entre anjos e demônios e vença quem puder. Só que nessa batalha os anjos tem muito mais a perder pois o ser de luz que morre, se reverte em um ser das trevas. Para os anjos essa guerra é opcional e Thal ao ser intimado pelo demônio Khel tenta reunir o maximo de anjos para enfrentar os demônios na Guerra Negra se os demônios ganhassen essa batalha eles tem até vinte e quatro horas para tomar todas as almas que pudessem.

Ao todo Thal consegue reunir 1.201 anjos contra 23.666 demônios e Guerra Negra começa. Um outro fator de destaque é que os anjos ficam mais fortes com orações de fé verdadeira, então vários anjos começam a visitar pessoas avisando-as da grande e dificil batalha que estava por vir e pedindo para que elas orassem para fortalecê-los, o primeiro a ser visitado foi o Pastor de uma igreja Batista chamado Elias.

Quem será que vencerá essa guerra?Fique preparado para as piores batalhas e as mais sangrentas situações... O mundo vai parar para orar pelos anjos, fortalecendo-os, e os demônios têm a força dos satanistas!
Uma narrativa totalmente envolvente, que ninguem consegue parar de ler! André Vianco é sem dúvidas um dos melhores escritores brasileros!

"Thal sentiu a armadura de luz refulgir. Lágrimas cor de sangue desciam da face do guerreiro. Maldito Khel! Queria matá-lo mil e duzentas vezes. Uma vez para cada irmão... Só um milagre poderia mudar a situação... "

Biula 17/01/2014minha estante
Novo link para o blog: http://sibipapoliterario.blogspot.com.br/

Cacá 23/10/2012

Resenha: O senhor da Chuva
Título Original: “O Senhor da Chuva”.
Autor (a): André Vianco.
Ano:2001.
Número de páginas: 268.
Editora: Novo Século.
Edição: 1ª edição.

Quando vi “O Senhor da Chuva” pela primeira vez na livraria Cultura de Porto Alegre, em primeiro lugar me apaixonei pela bela capa, o modo como as sombras se fundem, o raio que cai iluminando parcialmente a escuridão... Os traços que correm pela capa e se cruzam até que tomam a forma do anjo misterioso.

Mas como costumo fazer com muitos livros, fui enrolando nos primeiros capítulos, o início não me prendeu muito e eu parei de ler completamente. Aquele não era o tipo de romance que eu esperava, e pensei que talvez aquele livro não fosse um dos melhores do André Vianco, do qual eu já tinha lido outros livros que acabei por amar descontroladamente.

Mas então, quando comecei a trabalhar a noite me vi obrigada a começar a ler um livro para me manter acordada por doze horas a fio no hospital, pensei que já era hora de tirar novamente aquele livro de capa tão bonita da minha prateleira e me forçar a lê-lo.

Minha surpresa foi grande quando abri as páginas de O Senhor da Chuva novamente sem esperar nada e, quando dei por mim, parei de ler já era dia, hora de passar o plantão e ir embora. Aquela com certeza era a minha hora de ler o livro.

A história começa com Gregório, um traficante pequeno na cidade de São Paulo, que consegue um trabalho grande, o qual acabaria com os seus problemas para o resto da vida, dando a ele a chance de sair do tráfico com seu único comparsa, Renan.

Thal é um dos guerreiros divinos mais bem visado entre os irmãos de luz. Famoso por seus feitos, ele alça vôo pelos altos prédios da capital de São Paulo olhando e protegendo aqueles poucos humanos que ainda tem fé e amor no Todo Poderoso dos cães malvados de Satanás.

Até então não há como imaginar que estas duas vidas de essências tão distintas vão se cruzar, mas Thal enquanto rege por sua protegida vê o humano Gregório por em risco sua própria vida e de seu companheiro Renan, e acaba olhando pelos dois rapazes a fim de que eles consigam sair com vida da negociação com Pablo, um traficante dos grandes que leva Renan como garantia de pagamento pela droga que forneceu a Gregório. Kel, o cão infernal, se sente afrontado pela intromissão do anjo em sua área e planeja se vingar da criatura celeste.

Thal, então, se sente na obrigação de salvar a vida do menino das mãos de Pablo, visando que ainda há salvação para sua alma. Então o anjo acaba por reger por Gregório durante a negociação, porém acaba emboscado pelos comparsas de Kel, e anjo e humano acabam sucumbindo ao plano malévolo do cão.

Em meio ao desespero nem mesmo a chuva, que é força benéfica para as criaturas de luz, é capaz de curar as feridas do anjo que em meio à dor acaba por quebrar a maior de todas as regras do plano espiritual.

Mas quando você acha que tudo vai girar em torno apenas destes dois seres, eis que entra em cena Samuel, um agricultor da pequena cidade de Belo Verde, interior de São Paulo. Preocupado demais com a época de seca, o fazendeiro nada mais deseja que a chuva abençoe suas terras engordando sua colheita e, quando ele tem suas preces ouvidas com um temporal muito esperado uma surpresa a mais vem com a chuva: Gregório, seu irmão gêmeo desaparecido há anos é encontrado ferido em meio às folhas do milharal, mas o que Samuel não imagina é que a aparição misteriosa do irmão mudará todo o rumo de sua pacata vida.

Gregório acorda na fazenda do irmão isento de ferimentos e de memórias, sem saber pelo que passou e em como chegou até ali, porém quando chega à noite e Gregório adormece. É a vez de Thal, o anjo,despertar e descobrir que estava vivo e compartilhando o mesmo corpo do mortal que tentara salvar no beco. Uma manobra que salvou sua vida e a do Humano, mas que acaba também por condenar muitas almas de Belo Verde no momento em que Kel os encontra e exige seu direito pela Batalha Negra; o preço pelo qual Thal terá que pagar pelo erro de tomar o corpo de Gregório para se salvar.

Uma história totalmente digna e cheia de surpresas. Vianco rende seus leitores com tamanha descrição de detalhes onde você acaba por se sentir em meio a batalha onde demônios digladiam pelo direito de tomar almas humanas transformando-as em vampiros e os anjos guerrilham pelo direito de salvá-las.

A vitória dos anjos depende apenas da fé dos humanos que devem proteger, mas a escuridão também tem suas cartas na manga e farão de tudo para que nem a chuva e nem a fé sejam capazes de salvar estes anjos de luz.

Um livro de sentimentos simples e que nos mostra que para ter fé não é preciso ver com os olhos, mas sentir com o coração.

E apenas para dar fim ao que comecei, tomarei conta das palavras que André Vianco utilizou na contracapa do livro, e que a meu ver acaba se tornando a frase mais importante:

“De qual lado você vai estar?”

Cari
Queli.Cristina 15/12/2016minha estante
Simplesmente esse é meu livro favorito!!!Já li e reli..Amo!

Rafael 25/01/2011

História sobre lutas entre anjos e demonios, com meros mortais como plano de fundo. Apesar de interessante e render algumas horas de entreternimento, não posso dizer que há muito o que aprender com ele. Pelo menos dá um motivo para aqueles que creem (e talvez quem não crer) rezar: supostamente torna as armas dos anjos de luz mais afiadas e sua armadura mais resistente...
Lari 26/01/2011minha estante
Quero ler!

Silvio 19/10/2011minha estante
Rafael, concordo com você. Porém, o fato de rezar tornar as armas dos anjos de luz mais afiadas e sua armadura mais resistente, me parece fanatismo religioso, talvez até proselitismo.

Rafael 20/10/2011minha estante
Concordo com Silvo sobre o negócio da oração, parece mesmo. Mas só interessante como as pessoas podem dar significados novos às coisas, principalmente para ilustrar ou justificar uma idéia.

Soliguetti 11/10/2023

Uma verdadeira tortura
"O Senhor da Chuva" foi o primeiro livro que peguei pra ler do aclamado autor André Vianco. E, pelo jeito, comecei com o pé esquerdo. Espero que esse seja o pior livro do autor, porque é difícil ficar mais sofrível do que isso. Personagens fraquíssimos, cenas sem pé nem cabeça, narrativa maçante... o pior livro do ano, até o momento.
Letícia 09/01/2024minha estante
Já li outros livros do autor e gostei, mas este... simplesmente desisti. ?

Daniel Pellegrino 09/03/2010

O melhor.
Com certeza o melhor livro do André Vianco (tudo bem que ainda não li muitos, mas esse é realmente muito bom). Demorou para transformarem esses livros em filme.

Uma guerra de anjos de demônios, escrever uma história sobre isso pode sair a perfeição que saiu o Sr. da Chuva ou sair uma merda. A história foi muito bem escrita, os personagens (que não são muitos) foram suficientes para deixar a história envolvente e o desenrrolar de tudo foi fantástico, eu não queria parar de ler. Não queria descer do ônibus, só pra ler mais um capítulo hahaha.

Guerra, anjos, demônios, suspense, muita luta, mudanças internas que um ser humano pode fazer, fortalecimento de fé ... esse livro tem tudo isso e um pouco mais.

Enfim, se alguém um dia me perguntar qual livro do André Vianco deve ler, esse com certeza será o primeiro indicado.
Pefico 24/03/2010minha estante
Eu gostei desse também, mas achei Bento muito superior.

Crazydani 24/08/2010minha estante
eu li a saga do Bento antes desse livro e *bang* achei O Senhor da Chuva fraquíssimo, tanto que nem consegui terminar... preciso tentar novamente, mas a diferença na qualidade é tão grande que desanima demais! agora tô terminando "Os Sete" e também está sendo difícil de terminar apesar que este é mais intermediário, só não é tão maravilhoso quanto Bento.

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro é beeeem diferente dos outros que Vianco escreveu e desse eu gostei muito!
O Senhor da Chuva fala sobre uma guerra entre anjos e demônios, que se desenrola em uma cidadezinha rural no interior de São Paulo.
A peça-chave é o anjo Thal e o mortal Gregório, que acabam “unidos”.
Apesar do Vianco citar vampiros, eles não têm um papel de destaque na história, o que é ótimo porque ficaria extremamente carregado.
O livro dá umas viajadas, pra quem é ateu (como eu) às vezes fica difícil de engolir a história, mas…leia como a obra de ficção que é e você vai gostar do livro.
Pra finalizar, quero chamar atenção para as cenas de batalha entre os anjos e os cães do inferno. Demais! Muitíssimo bem retratadas, você realmente vê a horda de criaturas do inferno vindo para cima.

Ruan 10/08/2010minha estante
Os detalhes são bem trabalhados mesmo, só a viajada no lado religioso que ficou meio foda mesmo hehe

Van Baldacim 10/01/2009

Adorei!! Comece por ele, e vc se tornrá fã do autor.
Heloisa e João 08/08/2013minha estante
Comigo foi o contrário... Não me convence a querer continuar lendo André Vianco.

Lucas 24/04/2012

Li Finalmente O Senhor da Chuva
Resenha apresentada no vlog Li Finalmente, para ver o vídeo basta copiar o link abaixo e colar no navegador:

Nem tudo que é nacional é ruim, mas não espere que seja la grandes coisas.
- Lucas Coppio
O Senhor da Chuva

Autor:
André Vianco
André Vianco é um escritor brasileiro, nascido na capital de São Paulo.
Em 1999 após ser despedido de seu emprego em uma empresa de cartões de crédito, André utilizou o seu FGTS para produzir 1000 cópias de seu primeiro best-seller, Os Sete. Em 2000 ele foi pessoalmente promover seu livro em livrarias e editoras. Em 2001 a editora Novo Século se interessou por seu trabalho e re-publicou o livro. Desde então a parceria entre autor e editora proporcionou mais livros e uma obra que está sendo gradualmente ampliada.
Os Sete deriva diretamente do primeiro romance de André Vianco, O Senhor Da Chuva (1998), que é a obra que irei falar aqui.

Sinopse:
Num mundo fantástico, mas quase igual a esse em que vivemos, anjos e demônios caminham lado a lado dos seres humanos, anjos defendendo aqueles de grande fé e demônios se deleitando dos pecados e descaminhos humanos, mas eles são etéreos para os mortais, podem de certo modo se comunicar ou influenciar nos homens, mas não podem agir diretamente neles, então anjos e demônios lutam entre si para impedirem que um possa influenciar a vítima do outro.
No início do livro, o grande anjo de luz Thal, general das forças do senhor, tem como dever proteger uma velha que não oferece risco a ninguém, e ninguém oferece risco a ela, e ela também não é ninguém... e... desperdício de experiência hein? Colocar um general para acompanhar uma velha que não faz nada da vida além de trabalhar a 20 minutos a pé de onde mora e vive do lado de um traficante... Ah mas é aqui que começa, a história gira entorno de dois irmãos gêmeos, Gregório e Samuel.
Gregório vive em São Paulo, cidade grande, mas lá ele é peixe pequeno, desde sempre vendendo coca e maconha, tentando viver sem precisar enfiar a mão mais fundo na lama do que ele já está enfiado, ainda mais com essas chuvas quase incessantes.
Samuel é o “gêmeo bonzinho” se posso dizer assim, dono de uma fazenda de milho no interior, em Monte Verde, com sua esposa Vera e tentando tocar a vida em paz.
Alias, vamos falar um pouco sobre o antagonista, Khel, um cão infernal, que se torna inimigo mortal de Thal quando o mesmo resolve interferir em seus negócios e com suas vítimas. É só isso mesmo que tinha pra falar dele sem estragar muito a história.
As cenas de maior tensão e/ou ação no livro são descritas de forma poética, mas não combina nenhum pouco com o resto da narrativa, o que torna um tanto quanto esquisito uma narrativa ritmada e com uso excessivo de pontos finais e de frases quase desconexas e repetitivas contraposta com a narrativa leve do resto do livro (alias, do parágrafo anterior!)

Conclusão
Mas alguém pegou e enfiou na cabeça do André que a melhor forma de escrever é preenchendo algum assunto qualquer num parágrafo até que canse de discursar sobre ele... Para quem não conhece isso é uma técnica de brainstorm para escrita, quando a criatividade tá foda e precisamos preencher texto ou desenvolver melhor uma ideia. O inconveniente é que parece que ele não “limpa” o texto depois dessa cessão de brainstorm, portanto o texto fica com tanta informação “insossa” que você pode, sem nenhum prejuízo para a leitura, pular linhas e até parágrafos de texto que simplesmente não dizem nada, ou pelo menos da forma que são postas, não são interessantes (vou abordar mais isso quando falar do Senhor dos Anéis).
Outro problema na narrativa de André, e essa é bastante grave, de meu ponto de vista, é o uso contínuo do mesmo adjetivo de qualidade. Ele determina uma qualidade para algo, como digamos “olhos vermelhos como brasas” para o demõnio Khel, e o repete sem cerimônias três ou quatro vezes numa mesma página, as vezes duas vezes num mesmo parágrafo.

Se você quiser criticar o livro, sinta-se a vontade para fazer sua própria resenha, para perguntas, meu formspring está livre para isso.
Formspring: http://adf.ly/7lgCL
meu vlog Li Finalmente: http://adf.ly/7lgI6
meu blog Li Finalmente: http://adf.ly/7lg9E
leosilva 26/01/2014minha estante
"O livro não é ruim, pelo menos não muito... de verdade, é uma leitura agradavel, com lições morais muito superficiais mas em suma é uma boa leitura..." E ganhou uma estrela somente? Se fosse ruim, então...