O Ódio Como Política

O Ódio Como Política Camila Rocha

Resenhas - O ódio como política

1 | 2 | 3 | 4

Amanda Guelso 08/06/2024

É um livro bom, com bons textos e excelentes autores. O motivo de ter tirado 2 estrelas é que acho todos os temas tratados muito complexos, entendo que a proposta do livro é fazer um aparato geral de todas as esferas do ódio na política. Contudo, os temas abordados são extremamente densos e, possivelmente, não teria como abordar todos seus aspectos nem que tivesse um livro individual sobre cada assunto. Mas a leitura vale a pena, com ela pode se obter um panorama geral do contexto político contemporâneo. Só não espere algo muito revolucionário.

Mah 19/04/2024

É uma boa leitura, consegue explicar e exemplificar muito bem como a extrema direita conseguiu tanto apoio nos últimos anos. Não é nenhuma novidade, mas pela qualidade das pesquisas e dados presentes merece uma boa nota.

Fabiana 21/01/2024

Política
A realidade que sempre vivemos, o ódio que reflete na política é só mais uma maneira de manobrar as massas.

Charleees 28/03/2023

Se tem uma coisa que o Brasil não precisa é de moral cristã e ordem militar. Tudo que a gente teve até hoje é porrada e missa. E a gente é a prova viva do fracasso de ambos.
Ninguém no Brasil nunca fez merda em nome do Capeta, da Maconha ou da Sacanagem. Toda vez que mataram, escravizaram e torturaram no Brasil foi em nome de Deus, da Pátria e da Família.

GREGÓRIO DUVIVIER - prólogo

Entender como age a direita e como ela está organizada desde a redemocratização do Brasil é imprescindível. Depois de anos sob um governo que deu brilho aos pobres e as classes menos favorecidas, é difícil engolir o atual governo que alguns já chamam de extrema-direita, diferente deles a esquerda no Brasil anda cada vez mais desorganizada e tentando a todo custo ainda entender o que se passa desde as manifestações de 2013 que culminaram no impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a chegada de Bolsonaro ao poder.
A leitura desse livro nos abre os olhos para muitas coisas importantes, inclusive as atuais pautas da direita no país: Escola sem partido, Reforma da Previdência, Conservadorismo, entre outros, é hora de ficarmos cada vez mais atentos e fortes contra tudo isso.

* Resenha editada em Março 2019

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
SOLANO, Esther. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. Boitempo, 2018.

O livro "O ódio como política" da socióloga Esther Solano trata sobre o discurso de ódio presente na política brasileira contemporânea e a sua utilização pela direita no país. A obra faz uma análise sociológica sobre como esse discurso foi construído, a sua relação com as redes sociais e com as novas formas de comunicação que surgiram nos últimos anos.

A autora inicia o livro traçando uma breve história das direitas no Brasil, desde o Império até o atual momento, destacando a influência de figuras históricas como Carlos Lacerda, Jair Bolsonaro e Olavo de Carvalho, que se tornaram referências do pensamento conservador no país.

Esther Solano apresenta uma análise sobre como o discurso de ódio, especialmente direcionado às minorias, ganhou espaço na política brasileira a partir das eleições de 2014. O discurso da "necessidade de combater a corrupção" foi utilizado como uma forma de encobrir a disseminação de ideias extremistas e de direita.

A autora também discute a relação do ódio com as novas tecnologias e com as redes sociais, que possibilitaram o surgimento de grupos extremistas e a disseminação de informações falsas. Essas plataformas permitem que indivíduos comuns, que antes não tinham espaço na política, sejam protagonistas do discurso de ódio e se unam em grupos de discussão para disseminar suas ideias.

A autora destaca ainda que o ódio é uma das principais ferramentas utilizadas para a conquista do poder pela direita. A partir de uma análise do processo eleitoral de 2018, Esther Solano mostra como as redes sociais e as novas formas de comunicação foram fundamentais para a vitória de Jair Bolsonaro, que soube utilizar o discurso do ódio para conquistar a simpatia de uma parcela da população brasileira.

Em suma, "O ódio como política" é uma obra fundamental para compreender a relação entre discurso de ódio, novas tecnologias e as direitas no Brasil. A autora apresenta uma análise crítica sobre os discursos extremistas que ganharam força no país nos últimos anos, e como essas ideias estão presentes no atual governo brasileiro.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Alan Alves 26/12/2022

A direita como sempre, prefere se aliar aos fascistas do que fazer política de verdade. Necessário, atual e convergente com o ano de 2022 e com o que está por vir em 2023. O livro é honesto ao dizer desde o início que se trata de autores de viés progressista e pessoas de esquerda. E a análise muito bem certeira, fundamentada e baseada em fatos, que por sinal não poupa o Partido dos Trabalhadores, que por sinal se descolou um tanto da sua base que é a classe trabalhadora. Precisamos retornar a ela.

Dude 08/06/2022

A política em 2018
O livro traz alguns acontecimentos e visões do passado. Pode soar datado em alguns aspectos, mas ainda é uma boa fonte de consulta para entender onde estamos.

jhdep 28/02/2022

O perigo mora à direita
Uma ótima compilação de curtos textos que analisam a ascensão da extrema-direita no Brasil, escritos por intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento. Nos elucida aspectos relacionados ao crescimento de movimentos, figuras e ideias conservadoras, essaa ultimas envolvendo desde o punitivismo até a aversão a lutas sociais de grupos minoritários. Mostra como essas ideologias que flertam com o autoritarismo, o fundamentalismo religioso e o nazifascismo tem criado uma banalização do discurso de odio e da violência, colocando em risco direitos conquistados às duras penas ao longo da história e a integridade física de boa parte da população.

Lucikelly.Oliveira 04/09/2021

Não achei grande coisa
O livro é uma reunião de artigos de diversos autores mas sinceramente achei muito superficial e mais do mesmo.

Ana Luiza Silva 07/06/2021

Era uma leitura que eu já estava devendo há muito tempo. Os textos são bem didáticos e, como o próprio livro propõe, são muito necessários! Explicam aspectos das discussões políticas pós-2013 que, para quem é da academia, podem parecer óbvios, mas ainda geram dúvidas. O apanhado feito relacionando os eventos desde a redemocratização até a eleição de 2018 (o livro foi publicado em setembro de 2018) são brilhantes. Recomendo a leitura!

Talvanes.Faustino 15/04/2021

Importantíssimo
Este pequeno livro, composto por uma série de ensaios, procura fazer um apanhado das razões que nos levaram à catástrofe e a tragédia humanitária que representou a eleição de Jair Miliciano Bolsonaro Genocida.

Não precisa ter conhecimento prévio, em áreas como sociologia e ciências políticas, mas se tiver é melhor.
Marc 16/08/2021minha estante
Kkkk. Consigo até imaginar vc escrevendo "Jair Miliciano Bolsonaro Genocida" com a boca espumando e se sentindo um gênio. Pessoas como vc (até fui dar uma olhada em seu perfil) pensam ser arrasadoras, mas ficam só nos xingamentos, sem argumento algum, o que termina por ser cômico. Sim, eu dei boas risadas lendo suas resenhas.

Cortina 19/01/2021

Muito bom, leitura muito interessante, vale a pena ler essa obra!

Nathan Oak 17/01/2021

Pólis do séc XXI, política do séc XX
Política como ferramenta para a construção social. Para construir, precisa-se de destruir? De qualquer forma, a política se mostra como uma constante reconstrução do instante, do ideário, do cultural e culturalmente aceito

Hostyn 12/01/2021

Ótimo texto, mas...
Um livro excelente, com ideias concisas e bem elaboradas. Dessa forma, adentra-se diversos assuntos pertinentes à política brasileira pela visão de pessoas capazes de argumentar sobre o assunto.

A única ressalva seria o enviesamento político de alguns textos.

1 | 2 | 3 | 4