A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

Bibi 21/10/2021

não consegui gostar da Helena, personagem que idolatrava muito o pai controlador, abusivo e sempre desprezava a mãe que foi raptada quando criança ainda é sofreu muito
ela é uma pessoa muito fria e não tinha dó de nada, e mesmo depois de adulta já percebendo que o pai dela era mau eu não consegui entender os pensamentos dela

Rafael 17/10/2021

Estiloso e de forte reflexão
Em um momento essa forte conexão com o pai e que ao ser contada a história mostra um poder afetivo emocionante. Nos da raiva por Helena venerar o pai, mas ela não iria deixar o lugar mais alto de seu amor ser abalado por um homem que ela descobre ser mau. No final ela expõe o vilão que é o pai e mostra a força e coragem de sua mãe.

Isabelle @juntandocapitulos 13/10/2021

Eu tava com as expectativas la em cima pra esse livro e a gente sabe que quando ta assim é bem fácil de quebrar a cara...?
Pra aqueles que não se deram o trabalho de ler a resenha e ta conhecendo o livro aqui pelo ig, a história é basicamente sobre o ponto de vista de Helena e sua mãe foi vitima de sequestro e foi assim que a protagonista foi concebida. Helena é filha de um sequestrador com sua vitima. O livro varia entre presente, quando o pai fugiu da cadeia e o passado, onde ela vivia num pântano sem saber da real situação em que vivia.?
?O confinamento as atrofia exatamente no momento da vida em que elas deveriam estar amadurecendo emocional e intelectualmente.? ?
Comecei esperando uma coisa e bati de frente com algo completamente diferente. Vou ser sincera e dizer que preferia muito mais que o livro se focasse na busca da personagem pelo pai, mas é uma leitura intercalada entre capitulos: um no passado e um no presente e outro com um trecho do conto de Hans Christian Handerson - A filha do rei do pântano. A divisão da história torna o livro mais cheio de conteúdo, mas talvez por isso fique ate um pouco cansativo, mas pra mim valeu super a pena e não me arrependi de forçar um pouquinho pra receber a lição que o livro da.?
?Eu não gostava quando meu pai batia na minha mãe, mas havia vezes, como agora, que ela merecia.??
?Se meu pai fosse capaz da minima lógica, eu lhe diria que a vida que ele imaginou sempre foi inalcançável, que sua ilusão de que de que poderia criar uma vida no pântano de acordo com seus desejos e preferências terminou no momento em que fui concebida.??
Helena é uma mulher altamente antipatica (no sentido de não possuir empatia) para com o sofrimento das pessoas, principalmente da mãe e dos animais que viviam a volta dela, mas ela amadurece muito ao longo do livro e acho que a principal lição que aprendi foi a distinção de bem e mal, que é algo que não existe e é bom duvidar desse conceito de vez em sempre. ?

yaya 23/09/2021

Mixed feelings
Em muitas partes fiquei revoltada com a postura de Helena em relação a mãe dela. E o livro tem tantos detalhes sobre o pântano que me senti lendo uma das National Geographics que ela tanto gostava. Mas o final foi bem emocionante. Achei a história arrastada, mas é um livro bom no geral.

Mariana 21/09/2021

Como algo ruim pode ser bom ?
Helena, como não compartilhar de seus sentimentos e dúvidas, depois de conhecer sua história nada convencional.
Crescer em uma cabana com seus pais, em uma vida que se sente confortável e depois descobrir que tudo aquilo era fruto de um crime, de uma maldade, ver seu ídolo como um sequestrador. É no mínimo confuso para uma criança.
Karen Dionne nos mostra em uma perspectiva diferente uma vida fruto de um sequestro.
Com reflexões sobre amar e odiar a família, e principalmente como adquiri empatia pela perspectiva do outro, que teve condições, valores e circunstâncias diferentes da nossa.

Bel's 03/09/2021

Bom!
É um livro bom! Porem me sinto absolutamente horrível por detestar tanto uma personagem que sofreu como a Helena, infelizmente acredito que isso é culpa da firma como a narração foi escrita, faz parecer que a personagem sente as coisas em um momento diferente do que ela está e que narra o passado no presente e no passado ao mesmo tempo.
Confuso? Sim, totalmente.
Isso foi o que eu senti o livro todo, confusão.
Claro que tem pontos positivos??? como a trágica história que ela viveu no passado , que querendo ou não prende o leitor, mas todo o resto, a parte de suspense, é bastante previsível.
Mais no geral é um bom livro, talvez em alguns anos eu volte a ler com outros olhos.

Bel's 03/09/2021

Bom!
Confuso? Sim, totalmente.
Isso foi o que eu senti o livro todo, confusão.

juresenhas 25/08/2021

gostei da escrita dela, eu senti a raiva que ela queria transmitir sobre o pai da Helena
a descrição sobre o sequestro e sobre o pântano foram tão boas que eu fiquei arrepiada de imaginar essa situação

Yara Benevides 14/08/2021

Estressante
Apesar de fino, é um livro bem lento. Em muitas partes senti que estava lendo um Guia para Sobrevivência no Pântano.
E eu DETESTEI que a Helena ficava o tempo todo endeusando o pai psicopata e tendo ZERO empatia pela mãe dela.

Caraminholas 07/08/2021

Uma grande surpresa
Comecei a ler sem esperar muita coisa e me surpreendi no quanto me agarrei a história, amei a narrativa, foi uma leitura muito bem vinda que me tirou de uma ressaca vinda de livros bem mesmo-do-mesmo.
Me surpreendi com a relação dela com a infância dela, com o pai e com a mãe.
Recomendo muito a leitura!

Maria 31/07/2021

Me surpreendeu
Descobri esse livro aqui nas recomendações e resolvi das uma chance pela sinopse, mas sem nenhuma referência!

Gostei demais! Aquela leitura que vicia, dá vontade de ler toda hora, li super rápido!

O ponto fraco é que deixa um pouco a desejar sobre a vida na atualidade, a autora podia ter debruçado em mais alguns capítulos ao pra deixar uma história mais redonda e envolvente...

Mas vale a pena ler! Curti bastante! Me lembrou um pouquinho "Um lugar bem longe daqui" (mas não tão bom hehe).

Juliana 18/07/2021

A Filha do Rei do Pântano
Me interessei pelo livro quando vi que estavam filmando sua versão para o cinema. A história é muito interessante, mas a versão em português não tem todas as cenas da versão em inglês.