A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

Maisa @porqueleio 15/05/2020

Estória forte, sobre um tema doloroso
Resenha – A filha do Rei do Pântano | Autor: Karen Dionne | Tradução: Cecília Camargo Bartalotti ǀ Ano: 2018 | Páginas: 281 | Editora: TAG Inéditos/Verus Editora | Gênero: Suspense e mistério

Helena teve uma infância diferente. Até os doze anos, ela viveu em uma cabana no pântano no Michigan, convivendo apenas com seu pai e sua mãe. Idolatra o pai, que a ensina as histórias do povo Ojibwa, a caçar, a atirar. Já a relação com a mãe é diferente, já que ela é apática, submissa, e não sai da cabana. O que Helena não sabe é que sua mãe foi sequestrada ainda muito jovem pelo seu pai.
Mas sua vida muda completamente. Fora do cativeiro, vivendo com sua mãe e seus avós maternos, ela tem de se adaptar a vida na cidade. É vista como uma garota selvagem, que tem dificuldades de convivência, mas ela está longe da natureza que aprendeu a amar. Quando chega a maioridade, resolve se afastar das pessoas que não a entendem, e tenta enterrar seu passado. Conhece Stephen, com quem se casa e tem duas filhas – sem contar ao marido seu passado.

Seu pai consegue fugir da prisão depois de quase vinte anos enjaulado. E Helena sabe que é a única capaz de encontra-lo e devolvê-lo à prisão. Assim, pensando na segurança da sua família, Helena decide ir atrás de seu pai. No que depender dela, pela última vez.

O livro mescla presente e passado, talvez por conta disso tenha ficado um pouco perdida no início, já que os fatos que levaram a formação da personalidade da Helena, bem como os acontecimentos após sua libertação, vêm devagar. A Helena criança é difícil de ser entendida, mas consegui ver toda a situação pela perspectiva dela, afinal essa é uma estória do resultado de um sequestro, de alguém que não faz ideia do que acontece ao seu redor. Senti falta de mais detalhes sobre a mãe dela, Mas não era essa a estória a ser contada. Brutal, mas incrível!

site: https://www.instagram.com/p/B_8dBBjDzlc/

Luana.Rosario 09/05/2020

Angustiante
História muito triste mas achei bem interessante a perspectiva de uma menina que foi criada por um psicopata. A escrita detalhista as vezes deixa a leitura cansativa mas também ajuda na construção dessa personagem tão complexa. A dinâmica do passado se encontrando com o presente é muito legal. Só achei que a autora pecou um pouco no final.

Kfuri 08/05/2020

Legal
Gostei de como aborda o psicológico da menina
Interessante

Isabel 07/05/2020

A premissa do livro é interessante e a escrita é fluida mas achei um pouco cansativo do meio para o final. Mesmo assim, recomendo a leitura, pois, no geral, o livro é bem escrito, não deixa ponta solta e o enredo nos prende ao livro até o final.

Dani - LunaBlue2000 02/05/2020

Vale a pena conhecer a história
A filha do rei do pântano conta a história de uma jovem mulher assombrada por seu passado fatídico. Enquanto leva uma nova vida com sua família construída sem muitas informações íntimas sobre sua infância, Helena se depara com a notícia que seu pai (que raptou sua mãe ainda nova e a manteu trancafiada por anos) fugiu da prisão.. e sabe que apenas ela mesma consegue capturá-lo novamente.

Esse não é um estilo de leitura que eu normalmente procuro mas tive a oportunidade de ler algo novo, então resolvi aproveitar.

Inicialmente achei bem maçante e chato. Tive muita dificuldades em me ligar com a personagem, sentia ele fria narrando suas lembranças e pontos de vista quando criança, mas creio que um pouco depois da metade do livro aí sim que a história começou a engrenar.

É visível a melhora da narrativa de Helena, talvez pelo fato de que ela amadureceu de acordo com as histórias contadas de quando morava no pântano e das emoções contrastantes sobre o pai (que ódio fiquei desse cara. Foi então que comecei a sentir suas emoções, dores e pequenas alegrias.

O final é eletrizante e nos últimos capítulos não dá pra respirar.

Fiquei com raiva pelo corte de vários momentos tensos das histórias, em que no capítulo seguinte mudava para um trecho do presente ou passado... ficava na angústia de saber o que aconteceria, mas acho que no geral, a forma que a escritora colocou cada passagem do tempo ficou interessante.

Os detalhes escritos sobre as diversas plantas, animais exóticos, árvores, natureza e da cultura nativa norte americana são muito bem escritos. Dá pra ver a escritora fez um bom trabalho de pesquisa quanto à isso, e admiro muito a obra nesse ponto.

Felipe 30/04/2020

Foda!
Esse livro conta a história de uma mulher que faz de tudo para caçar um cara que a prejudicou muito no passado e pode tirar tudo o que ela tem atualmente, o cara que por um acaso é o pai dela.

Ela tem um segredo: é fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada quando adolescente por seu pai e mantida em uma cabana nos pântanos. Ela nasceu dois anos depois do sequestro. Ela amava sua casa na natureza e, apesar do pai ser absurdamente ogro, ela o amava também... Até perceber o quão selvagem ele poderia ser.

É um livro muito legal de se ler, ele se apega muito a cultura nativa norte americana e isso pode causar um certo desconforto com a leitura se você não é tão familiarizado com o tema.

Tirando esse fato, é uma leitura agradável que prende a atenção e isso faz com que queria ler rápido para conhecer os desfechos das histórias. Recomendo!

Neusa 30/04/2020

A história é boa, mas muito monótono. Se realmente bom nas últimas 100 páginas. A autora mistura muito passado é presente, é demora muito pra contar o passado.

Patricia 29/04/2020

Este livro é uma obra prima na minha concepção. Muito bem escrito, diálogos bem construídos entre outros atrativos. Confesso que cheguei a sentir raiva da protagonista algumas vezes, por muitas vezes ela ficar ao lado do pai e não da mãe. Porém, no final eu entendi o motivo. Recomendo a leitura a todos.

Aninha Selva 26/04/2020

Decepção
Um livro que se propõe a ser um romance policial, mas fala mais sobre o pântano do que tudo.

clararaya 23/04/2020

Um arrastado que vale a pena
Definitivamente não é o melhor livro que eu já li, mas a autora mostrou uma construção muito interessante na história. Sua personagem principal era instigante, me deixando muito curiosa para o que ela iria fazer.

O início e o meio do livro foram um pouco arrastados, por isso o título da resenha. Mas, tudo vale a pena a partir dos 55% do livro. A partir daí, a leitura fica mil vezes mais prazerosa.

Recomendo muito esse livro aos futuros autores. Temos aqui um exemplo ótimo para uma boa escrita e desenvolvimento da história.

Kau 21/04/2020

Dionne, Karen. A Filha do Rei do Pântano. TAG, 2018.
"(...) é preciso aceitar a responsabilidade por suas decisões, mesmo quando elas não têm o resultado que se esperava. Coisas ruins acontecem." (p. 270)

Refugios das Letras 20/04/2020

Helena é filha de um sequestrador com uma adolescente em cativeiro. Embora Helena tivesse vivido 12 anos com seus pais no pântano e fosse objetivamente proibida de sair, ela não compartilhava o mesmo cativeiro da sua progenitora. Foi singularmente feliz na sua infância na natureza, no universo criado sob os moldes do seu pai.

Com um surpreendente domínio da escrita, Karen Dionne nos leva a duas direções. Os capítulos sem título narram o movimento presente da história em direção ao futuro da personagem: uma mulher, casada e com dois filhos que descobre que o seu pai e sequestrador fugiu da prisão de segurança máxima e se engaja em uma jornada para detê-lo. Nos capítulos denominados "A Cabana", Helena relembra a sua história no pântano e nos oferece os elementos da sua infância que permitem compreender os aspectos mais contraditórios das seus sentimentos em relações aos seus pais: amor pelo pai e distanciamento emocional pela mãe.
Acredito que o título A Filha do Rei do Pântano deve-se ao nome que Helena ganhou nos tabloides, mas, sobretudo, a falta de autonomia na construção da própria identidade que a personagem foi submetida pelo seu pai narcisista, violento e controlador.

"Mas eu não vou lhe dizer o nome da minha mãe. Porque essa não é a história dela. É a minha (p.11)."

A Filha do Rei do Pântano é aquele livro que você não quer largar, mas também não quer que acabe. Dionne solta os elementos da história na medida certa para você se fazer as perguntas certas no momento certo. Recomendo.

site: https://refugiosdasletras.blogspot.com/2020/04/a-filha-do-rei-do-pantano-karen-dionne.html

Yuri181 15/04/2020

Esse livro meche muito com os sentimentos do leitor. Uma história que vc se surpreende a cada capítulo e que ganha um final "justo". Recomendo aos leitores que gosta de livros de suspense.

Dani 10/04/2020

Apesar de ter um "prólogo" surpreendente e marcante, o enredo em si não me despertou tanto interesse por conta da personalidade da protagonista, que mesmo tendo consciência de tudo oq aconteceu, preferia criticar a mãe pela "falta de atitude" enquanto idolatrava o pai.
Entendo que ela possivelmente também estava com problemas por conta dos abusos psicológicos do pai mas mesmo assim nao concordei com as atitudes da personagem. Mas mesmo com tudo isso as últimas 70/60 o livro voltou a ser mais instigante por mostrar os finais da história enquanto ainda estavam presas na cabana e no presente, mostrando os planos do seu pai após fugir da prisão.