Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Leandro.Santana 07/08/2023

Comece pelo Porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
O livro "Comece pelo porquê" gira em torno do Círculo Dourado. O que Sinek propõe é que líderes e empresas de sucesso começam definindo os seus PORQUÊs, isto é, começam pelo centro do círculo. A partir daí, definem o COMO e o O QUÊ, que são as camadas mais superficiais do círculo. As empresas comuns, por sua vez, sabem o que fazem e como fazem, mas dificilmente sabem porque o fazem.

No livro, o autor traz uma série de exemplos de empresas e indivíduos que claramente são ou foram movidos por um propósito (Apple, Harley Davidson, JFK com a conquista da Lua) e que por isso alcançaram o sucesso. Também relata diversos casos de imitadores que fracassaram na tentativa vazia de copiar "O QUÊ" essas empresas faziam, sendo que o que as diferenciava era justamente o seu "PORQUÊ".

"Não importa o tamanho da organização, não importa o tipo de atividade, não importa o produto ou o serviço, se todos assumirmos a responsabilidade de começar pelo PORQUÊ e de inspirar outros a fazerem o mesmo, então, juntos, podemos mudar o mundo. E isso é muito inspirador".
Douglas 17/09/2023minha estante
Que ótimo resumão ??

Michely.Matos 04/08/2023

Se você não tiver o PORQUE, nem comece!
É um ótimo livro para entender o mecanismo das decisões. Eu confesso que não foi um livro que me prendeu, é um pouco cansativo porque é bem repetitivo.
Mas existe uma lógica da tomada de decisão que levo pra vida, toda vez ao iniciar algo novo penso assim:

1? Porquê?
2? O quê?
3? Como?

Claro que só lendo por cima não é tão intuitivo concluir algo, mas o livro gira em torno da explicação sobre esses três amiguinhos aí. Recomendo se você estiver um pouco perdida na tomada de decisões e propósito.

Monyque 25/07/2023

Pessoas com propósito são capazes de inspirar grandes multidões 💡

É nisso que o autor acredita. Para ele,as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

O PORQUÊ é o motivo de você querer empreender para vender um determinado produto ou serviço.

Ninguém vai comprar o seu produto ou serviço, vai comprar o seu PORQUÊ. As pessoas se conectam pelo propósito, pelos benefícios que você tem a oferecer e em como a vida dela melhora depois que comprar de você.

No livro tem exemplos de empresas que começaram pelo porquê e que alcançaram o sucesso, a exemplo da Apple, e como isso impacta o crescimento contínuo do negócio.

É preciso definir o propósito do negócio para ter clareza, se manter disciplinado e consistente em fazer o que precisa ser feito para continuar evoluindo. Quando você não sabe o motivo da sua empresa existir, não vai conseguir entender se está indo no caminho certo ou se está desperdiçando seu tempo.

Ele explica a importância também do "O QUÊ" e do "COMO" para o desenvolvimento de um negócio, inclusive essa é a forma que geralmente as pessoas começam, dizendo o que é o seu produto/serviço e como faz pra adquirir, mas esquecem de mostrar o principal, que é o "PORQUÊ".

Excelente leitura, bem fluida e esclarecedora. Se você ainda vai começar o seu negócio, tenha este livro como seu guia. Se você já começou, não tem problema, ainda é tempo de reorganizar, descobrir seu propósito e deixar claro pra seu público.

Julie 18/07/2023

O círculo dourado
A técnica explicada neste livro é geralmente utilizada em empresas, mas pode ser aplicada para a vida também. É buscar primeiramente o porque de tudo antes de fazer.

Andrezza Cristina 16/07/2023

Esse livro abre a mente, direcionando o olhar para uma abordagem pouco explorada: identificar quais são as nossas verdadeiras motivações.

aninha 14/07/2023

Maravilhosooo
Esse livro foi simplismente maravilhoso.
Ele explica de forma simples o conceito, da exemplos tangíveis e explica o passo a passo, claro que assim como todo livro que se preze ele acaba enchendo um pouco de linguiça. Mas, mesmo assim ele é um livro maravilhoso para quem está começando um negócio e quer construir algo sólido e não somente vender produtos, mas sim ter um
motivo por traz da sua marca.

Fernando1054 13/07/2023

Bom, porem extremamente repetitivo
Muitos exemplos interessantes sobre a aplicação na fundação de grandes marcas, porem os exemplos se tornam muito repetitivos e o livro se torna um fardo para ser concluído.

Todo ensinamento valido e aproveitado do livro pode ser resumido no link abaixo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=SAJyyl5jTpo&t=3s

Talita411 12/07/2023

Gostei bastante
Este livro faz parte da minha meta de leituras (não romances) de desenvolvimento pessoal.
Confesso que demorei bastante pra completar essa leitura, e só consegui com a ajuda de um audobook do youtobe (aliás adorei a narração, recomendo).

Gostei bastante do livro, ele é ótimo na argumentação, e nas considerações sobre o Golden Circule. Fiquei com vontade de ler o outro livro do autor. "Encontre seu Porque". No entanto, confesso que não é meu gênero de leitura preferido, contudo não é uma leitura que rende, e que me faz sentir vontade de devorar o livro.

Mas com toda certeza valeu o esforço e a persistência.

Ivan Fonseca 12/07/2023

Bom, mas poderia ser melhor!
O autor é muito repetitivo. Poderia ter trazido mais exemplos, mas o texto às vezes fica cansativo porque são sempre os mesmos exemplos. Parece bajulação. Mas o conteúdo do texto em si é bom.
Fernando1054 13/07/2023minha estante
tive que me obrigar a terminar ele repente tanto a palavra porque que incomoda

Nicaelle 03/07/2023

Muito bom para pessoas que querem se diferenciar
Excelente livro que mostra o porquê de existir de diversas marcas famosas. Ensina a como entrar no subconsciente dos clientes através do propósito da empresa. E como círculo de ouro pode ajudar a conquistar as pessoas através do subconsciente. Interessantíssimo, vale a pena a leitura.

Ju Carla 02/07/2023

Por que?
É fácil responder o que você faz e como faz.
Mas e o por quê você faz?
Neste livro saber responder o porquê você faz é a receita para o sucesso bê manter o foco.

Babi 23/06/2023

Livro mto bom e bem escrito,a filosofia do golden circle é realmente muito interessante mas achei que ele seria um livro melhor aproveitado pelo pessoal do marketing

Layziane 20/06/2023

Uma leitura muito fluida e que nos faz pensar muito não só sobre o lado profissional, mas também o pessoal. Livro necessário.

Fabricioevellin 14/06/2023

Impactado
Sempre ouvi falar deste livro porém meus olhos ainda não haviam brilhado para ele, mas após assistir um TED (até antigo diga-se de passagem) do autor, me despertou a necessidade de ler este livro. Sim, este é um livro necessário para aqueles que sabem que tem algo a somar na vida dos outros mas não sabe O QUE, e é aí onde está o nosso erro, buscar os O QUEs e não os PORQUÊs, agora eu sei por onde devo COMEÇAR.