Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

@leitoradassombras 14/06/2020

Muito bom!
É muito bom ver nossos autores brasileiros escrevendo cada vez melhor! Fantasia muito bem desenvolvida e sem deixar a desejar. É claro que em alguns momentos achei que poderia ter sido resumido mas no geral me senti bem imersa na história e fiquei bastante curiosa com o final que acho que indicou um próximo livro.

luanpatric.k 18/06/2020

Surpreendente!
Confesso que no começo da leitura eu demorei um pouco pra me adaptar a narrativa, por conta dela ser intercalada em pontos de vista diferentes. Krystallo é um livro de fantasia, cheio de magia, seres místicos e mais uma riqueza de detalhes que fazem com que a estória se torne única!

A escrita do autor é inovadora. A forma como ele conseguiu desenvolver um universo tão original, fazer toda uma "mitologia" e ainda assim conseguir fechar o livro sem deixar nenhuma ponta solta foi excelente. Os personagens que foram muito bem apresentados e desenvolvidos, fazendo até com que eu quisesse que eles tivessem um final feliz hahaha.

Pra mim o ponto mais surpreendente do livro foi toda a abordagem política em torno. Entender como funciona todo o sistema de governo, as desigualdades sociais e as diferenças dos países foi algo muito novo pra mim. Não pude deixar de notar semelhanças com a vida real. Mas acho que isso foi o que o autor quis passar, pois faz com que a gente lute por uma sociedade com democracia, liberdade de expressão e garantia dos direitos.

Krystallo: jornada para além das fronteiras é um livro inspirador, que aborda várias temáticas com perfeita maestria, e pode ser porta voz para outros livros do gênero! Agradeço muito ao autor pelo convite para eu ler, fiquei muuito feliz com a leitura! Já estou ansioso pela continuação.

micaela 21/06/2020

Uma fantasia com muito sci-fi
Com uma pegada de sci-fi e com uma pitadinha de fantasia, Raphael Fraemam constrói um enredo cheio de aventuras, mistérios e debates políticos.

Eu fiquei muito surpresa ao ver que Krystallo é totalmente criativo e cheio de significado nas entrelinhas. Com uma trama onde governos ditatoriais ganham cada vez mais força, o autor consegue trazer críticas bastante construtivas para narrativa.

Com direito a diversos pontos de vista de narração e com duas histórias opostas que se interligam no fim, Krystallo consegue entreter e ao mesmo tempo fazer com que o leitor reflita.

Apesar de sentir que em certas ocasiões o autor pecava nas explicações já óbvias, o livro é uma ótima fantasia/sci-fi que vale super a pena ser lida.

site: https://www.instagram.com/p/B7CQANlBruB/

Juliana.Santos 03/07/2020

Econ e Opus estão em guerra há mais de 100 anos. Os países eram aliados na guerra anterior, contra Cratia. Contudo, após a derrota do ditador Tito Loste, as duas nações entram em guerra.
Econ e Opus são as grandes potências do continente de Emperon. Cada um deles ficou com um Krystallo que fornece energia limpa e infinita e isso garante a supremacia dos dois países.
Econ é um país que acredita na meritocracia e é marcado pela desigualdade e pelo desemprego.
Tomé mora em Econ. Apesar da propaganda do governo que vende a ideia de que Econ é um lugar perfeito, o rapaz consegue enxergar os graves problemas sociais e econômicos que o país enfrenta.
Opus é um país socialista. Lá não existe desigualdade, mas a população está acostumada com a escassez de recursos e não pode criticar o governo.
Em Opus, vive a jovem Gray. Seu sonho é entrar em uma Universidade e para isso ela se dedica totalmente aos estudos.
Um dia, a vida desses dois adolescentes muda completamente.
Tomé é teletransportado para o Reino de Stae, enquanto Gray é sequestrada e vai parar em um navio em alto mar.
Em suas jornadas, Gray e Tomé vão aprender que a versão contada pelos países perdedores da guerra contra Crátia é bem diferente da contada em Opus e Econ.
Para voltar para casa os adolescentes vão precisar enfrentar grandes desafios, incluindo a atuação de um grupo político com ideias bem radicais.
Krystallo é uma história realmente INCRIVEL!!!
Apesar de ser uma obra fictícia não é difícil identificarmos muitas semelhanças com o momento que estamos vivendo atualmente.
Vale MUITO a pena ler Krystallo: jornada para além das fronteiras.

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/?hl=pt-br

Ottaviou - @octaliterario 09/07/2020

Fantasia e política andam de mãos dadas.
"As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra para garantir o controle dos cristais de energia?"

Em "Krystallo: jornada para além das fronteiras" vamos acompanhar a jornada de dois personagens: Tomé, que mora em Econ, um país onde o governo diz que ali é um lugar perfeito e da jovem Gray, que vive em Opus, que por sua vez é socialista e não existe desigualdade, mas há muita escassez de recursos.

Cada um tem seus objetivos pessoais e suspeitam que o governo esconde muitos segredos, tornando-se uma farsa para muitos cidadãos. E, em um certo dia, Tomé é teletransportado para um lugar desconhecido e Gray é sequestrada para dentro de um navio. Perdidos em locais que jamais viram, ambos vão viver muitas aventuras e ouvirão outras versões do que é contada pelo governo de seus respectivos países.

Uma história de fantasia e sci-fi que, apesar de ficcional, apresenta diversas similaridades com a nossa atual situação. Dona de uma trama cheia de plot twists, conflitos políticos e objetos mágicos, essa é mais uma história que com certeza deve estar presente na estante de cada leitor que curte o gênero, sendo ela virtual ou não. Mesmo achando alguns momentos cansativos, não retiro o mérito do bom desenvolvimento que a história tem.

No fim, essa foi minha resenha de "Krystallo: jornada para além das fronteiras" e espero que tenham gostado.

paginas.de.livros 26/07/2020

Motivos pra ler
Mostra o gigante problema educacional em Ecos, onde a maioria da população não possui recursos para pagar os cursos/escolas.

Censura explícita dos livros publicados e uma editora "oficial" para as publicações literárias em Opus.

É nítido o modo como o governo se apossou das opiniões do povo, todos eles são muito alienados, tanto da parte de Opus quanto em Econ. A população acha que o país em que estão é o melhor lugar do mundo e aceitam as afirmativas negativas do governo quanto aos outros países.

Governos corruptos que escondem a verdade e omitem informações ao povo.

O livro lembra outros livros como Acotar, Jogos Vorazes, Legend e Percy Jackson.

Criação de uma organização criminosa baseada em uma ideologia elitista, totalitarista, segregacionista e ditatorial, que nos permite entender mais sobre esses conceitos e assumirmos posicionamentos políticos.

Todos os acontecimentos fazem sentido, em determinado momento do livro eles serão explicados e irão se encaixar perfeitamente.

(4, 0) estrelas

@paginaseimagens 01/08/2020

Diversão para todas as idades
Ouvi falar desse livro pela primeira vez no ano passado, vi tantas resenhas sobre ele que despertou minha curiosidade. Não curto muito fantasia, gosto de histórias fictícias sim, mas que sejam verossímeis. Tenho uma certa implicância com elementos fantásticos, mas vez por outra, gosto de sair da minha zona de conforto, então coloquei na minha lista.
??????
Krystallo é uma espécie de distopia. No início, acompanhamos a jornada de Tomé e Gray, dois jovens que vivem em Econ e Opus, países que estão em guerra há anos. Tomé filma com seu celular uma cena estranha, e quando tenta descobrir o que aconteceu, acaba envolvido em uma aventura bem distante de casa. Gray é sequestrada e precisa dar um jeito de voltar para casa. Ambos se deparam com um mundo totalmente diferente do que conheciam. No meio da história, ganhamos dois novos narradores e a história fica ainda mais rica. O livro tem animais fantásticos, piratas, sereias e tritões e muita fantasia, mas conta com um enredo muito real de luta por poder e brigas políticas. Os personagens são bem desenvolvidos e carismáticos. Apesar de ter um perfil jovem, a história garante diversão para todas as idades. Mesmo não sendo fã do gênero, terminei o livro com vontade de ler mais.
??????

Vanessa.Cristina 02/08/2020

Melhor fantasia já lida
Krystallo se passa nas cidades de Opus e Econ. Duas grandes cidades com tecnologia avançada e governos com democracia mascarada. (Lembra algo?)
Os jovens Gray e Tomé ganham destaque por sua bravura e inteligência, vivendo uma grande aventura na busca por defender sua nação.

Amei a narrativa! Embora, no meio do livro ela aparente permanecer na mesmice, ela dá ma reviravolta surpreendente!
As formas como foram finalizados cada personagem também foi algo que me encantou. Mesmo sendo uma trilogia, a história não ficou no meio do caminho mas sim, teve início, meio e fim. E com gostinho de QUERO O PRÓXIMO LIVRO!

Luanafossile 05/08/2020

Um universo maravilhoso
Livro muito muito bom, um universo riquíssimo, história envolvente e com temas atuais que nos fazem refletir.
Super recomendo.

Nysmaella | @literalmentenys 13/08/2020

Uma aventura eletrizante
As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar.
As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.

O livro Krystallo é uma história muito alem da fantasia.

Nessa aventura ao Krystallo, iremos conhecer dois adolescentes que moram em estados distintos, Gray em Opus e Tomé em Econ. Dois estados em guerra há mais de cem anos por causa do cristal de energia, o Krystallo.

Opus e Econ são estados com ideologias totalmente diferentes, mas com um único objeto, controlar politicamente o povo.
Até que um dia, a vida dos distintos cidadãos viram de cabeça para baixo, Gray é sequestrada no dia de seu aniversário e Tomé é transportado para outra estado a quilometros de Econ.

Quem ama o universo da fantasia, como Harry Potter, Jogos Vorazes e Divergente, também irá amar Krystallo, não se engane por ser um livro de fantasia, as reflexões políticas que Raphael criou sao incríveis e os diálogos, então? Omg!

bibliotecadajordana 16/08/2020

[RESENHA: Krystallo: jornada para além das fronteiras]
Autoria: Raphael Fraemam
Editora: Publicação independente
Páginas: 390
Ano: 2018
Assunto: Fantasia; Literatura Jovem Adulto; Distopia; Ficção Científica.

As duas maiores potências de Emperon, Econ e Opus travam uma guerra secular pelo controle dos cristais de energia denominados “krystallos”. Essa guerra começou após o fim da aliança entre esses dois países para derrotar Cratia, que era liderada por Resol, em um regime de ditadura. Antes do começo da Grande Guerra, Resol havia localizado no continente de Parsagena, um cristal amarelo com poder ilimitado de energia, e isso permitiu que sua tecnologia e poder aumentasse em uma velocidade maior que os países vizinhos.

Por isso a aliança entre Econ e Opus foi formada, mas com o fim da guerra, nenhum dos dois líderes queria ser submisso ao outro e o desejo de serem independentes no controle de cada país, levou a criação do “Tratado Internacional de Guerra”.

Tomé Stalmer mora em Econ, com a mãe e o irmão. O país possui um sistema de organização social muito parecido com o capitalismo, onde nem todas as pessoas possuem o mesmo nível de vida, classes sociais bem diferentes, a meritocracia e o nacionalismo são defendidos e o mesmo grupo político sempre é “eleito”. O sistema de ensino possui certos níveis, e partir de determinado nível é preciso ter certo valor alto para pagar as aulas, por isso nem todos conseguem chegar a fazer uma faculdade.

Tomé está se preparando para o exame de vestibular, e odeia ter que assistir as vídeos-aulas, ele é o total oposto do seu irmão Ricardo, que é visto como um exemplo de filho e de aluno na faculdade, um dia ao presenciar um atentado Tomé começa a suspeitar sobre a verdade que o governo pregava. Ainda mais depois que uma menina aparece no seu quarto e ele a persegue pelo jardim foi quando toda sua vida mudou de rumo, ao ir parar em um local desconhecido.

Gray Frost mora em Opus com seus pais e sua irmã mais nova. Esse país possui um sistema social mais parecido com o socialismo, todas as pessoas possuem o mesmo nível de vida, nada muito luxuoso, mas todos conseguem sobreviver. Existem apenas três opções para seguir: lutar no exército, trabalhar nas fábricas ou estudar para ser pesquisador no governo. E Gray escolheu a última opção por isso se dedica aos estudos com afinco, apesar do ensino precário com poucos livros, já que o governo controla tudo que é publicado. Ela tem em mente fazer uma faculdade, para poder ajudar a sua família no futuro. Mas no dia do seu aniversário ela é obrigada a deixar seu país e as pessoas que mais ama.

Quais serão as jornadas que esses dois irão enfrentar?

O livro possui uma narrativa incrível, temos uma história envolvente com piratas, soldados de elite, fantasia, tragédia e mistério. Cada um luta para sobreviver enquanto descobrem os segredos ocultos de cada país e que mudaram o curso da história. Além de ser um universo único o livro aborda várias reflexões para nos questionarmos a respeito do nosso próprio mundo através de mensagens de cunho político e social.

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 18/08/2020

Política, guerras, fantasia
Krystallo: Jornada para além das fronteiras é uma distopia fantástica lançada em 2018 de forma independente pelo autor pernambucano Raphael Fraemam, e tem como pano de fundo uma guerra que ocorre há mais de 100 anos entre os dois países mais poderosos de Emperon, Econ e Opus.
O livro conta com dois personagens principais, Tomé Stalmer, um adolescente de Econ e Gray Frost, uma jovem de Opus, e suas histórias vão se apresentando alternadamente para o leitor e na mesma ordem cronológica. Através da visão dos personagens conhecemos o sistema político de cada país. Enquanto Econ possui grandes tecnologias, um regime capitalista com uma enorme desigualdade social e a cultura geral de que os mais necessitados não devem receber auxílio, os cidadãos de Opus vivem em um sistema semelhante ao socialismo ditatorial, onde ninguém vive nas ruas, porém todos vivem com pouco, nenhuma liberdade e de forma mais arcaica do ponto de vista tecnológico. Conforme a leitura transcorre, entendemos que a guerra sem previsão de fim entre as potências se deve ao controle dos cristais de energia, e que ambos países têm governos problemáticos.
No início da narrativa, Gray, que vive em Opala, a capital de Opus, é sequestrada no dia de seu aniversário e levada para um navio sem saber onde está, e Tomé, habitante de Monei, capital de Econ, é teletransportado para Stae, outro país bem distante de sua casa. Ambos personagens vivem grandes aventuras, conhecem pessoas e vão descobrindo que seus países estão sofrendo uma grande ameaça que precisam deter: A Ordem do Dragão.
A história envolve piratas, criaturas fantásticas, soldados de elite, crises políticas e personagens bem construídos e marcantes, e aqui devemos exaltar os personagens secundários que são fundamentais para o desenrolar da trama, como Ricardo e Marian de Econ com uma história paralela muito interessante , os integrantes do Esquadrão Delta, a tripulação do navio Katrina... Também há momentos hilariantes durante a leitura (Colosso do Katrina me rendeu boas risadas).

Um livro com uma história rica em detalhes para quem aprecia uma boa aventura com fantasia.

Ilana.Nobre 22/08/2020

MELHOR FANTASIA NACIONAL
Krystallo é um livro brasileiro, que conta a história de Tomé, de Econ, e Gray, de Opus, países que protagonizam um guerra centenária. A guerra e a política desses países que movimentam os acontecimentos da trama. Os dois protagonistas entram para o centro da história de maneiras inusitadas, Tomé por um acaso, e Gray por um sequestro. Após os dois acontecimentos a história de desenrola nos levando para campo de treinamento, um navio super tecnológico um navio pirata, um campo de guerra e até ao entro de tritões e sereias, tudo isso de uma forma instigante e viciante que não te deixa largar o livro. Krystallo é o livro nacional - e talvez geral - mais diferente que já li. Me senti presa desde a primeira página, estimulada a continuar e descobrir o que estava acontecendo, as cenas são muito bem descritas, muitas coisas do mundo do livro me surpreenderam, cada país do livro é um mundo, com suas características específicas de roupas, alimentação, estudos... Amei a formatação do livro, com os personagens principais ziguezagueando entre os capítulos, já que cada um se encontra em um núcleo diferente, mas ao mesmo tempo conectado, e o capitulo final com certeza é o meu preferido! Meu sonho seria que todos os livros tivessem seus últimos capítulos como o de Krystallo!

site: https://www.instagram.com/p/CEEtQf0D0bP/

Gabriela Vandeveld 29/08/2020

Krystallo- Jornadas para além das fronteiras
"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?"

?Econ e Opus estão em uma guerra há 100 anos para garantir o controle dos cristais de energia.

?Tomé Stalmer é um garoto de Econ, que está tentando se habituar com toda a tecnologia do seu país. Após um "acidente" ele vai parar em um lugar totalmente desconhecido.

?Gray Frost é uma garota de Opus, que sempre foi dedicada à sua família e seus estudos. No dia do seu aniversário, Gray acaba sendo sequestrada e vai parar em um navio, onde encontra outros jovens.

?O que eles não imaginam é que estão prestes a descobrir um enorme segredo que o governo de Econ e o governo e de Opus escondem da sua população e que podem, com ajuda de seus amigos, salvar seu país.

?A história, ao todo, é muito bem construída, tem fantasia, distopia, tecnologia, cristais de alto poder, piratas e apesar de envolver tantos elementos o autor conseguiu fazer com que nada fosse desnecessário. A escrita do autor é ótima! Os personagens são incríveis, tanto os protagonistas, quanto os personagens secundários. Em minha opinião, tudo foi feito da melhor forma possível e fiquei extremamente satisfeita com essa leitura.