Ten Arguments For Deleting Your Social Media Accounts Right Now

Ten Arguments For Deleting Your Social Media Accounts Right Now Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

CharlesSouto 22/07/2023

Uma crítica forte, contundente e necessária. O contra peso da balança.

Em um mundo já desenhando pelas redes sociais compreender a água do aquário onde nadamos é tentar compreender o óbvio, portanto tarefa nada simples.

Vai doer.
Se tem medo ?continue a nadar? e Ignore.
Se tem coragem, saia da zona de conforte; da sala de espelhos e da caverna de eco.

Luísa Lui 16/07/2023

As redes sociais estão corroendo nossos neurônios
Este livro, fosse o que fosse, provido de qualquer conteúdo, seria lido e aproveitado por mim neste momento de minha vida, em que careço sair das redes sociais e precisava muitíssimo de argumentos que me convencessem a isso (ainda que estes um tanto terroristas, por vezes). "Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais" coloca no título exatamente tudo a que se propõe e conseguiu me afastar, pelo menos por enquanto, das minhas redes sociais. Remanescem apenas o Youtube, o Whatsapp (que o autor sugere que deletemos também, mas como?!) e o Skoob, que eu adoro. Sair desse mundo tecnológico pode causar uma solidão pelo nível como a vida hoje acontece online. Entretanto, sinto-me viciada e pouco propensa às tarefas mais elaboradas do meu dia. Projetos a longo prazo restam comprometidos pela falta de disciplina e foco que atribuo a culpa, majoritariamente, às telas de celular e computador. O estimulado fácil têm nos tornado ridículos e pouco tolerantes à desaceleração. Tentando dar uma melhorada nisso pra ganhar qualidade de vida.

Mari 16/07/2023

Livro perfeito pra fazer refletir sobre o que as redes sociais fazem com nossa cabeça e com a sociedade num geral.
Hoje creio que ele está até um pouco obsoleto pois hoje existem reels e TikTok, o que agravou ainda mais as consequências das redes sociais na nossa vida(o livro é de 2018).

Diane 13/07/2023

Esperava mais, porém é uma leitura que faz refletir
As redes sociais atualmente são praticamente um segundo documento de identidade, pois quem não participa delas acaba se tornando isolado socialmente. Mas como seria se você deletasse seus perfis na rede e levasse uma vida diferente?

"O que quer que uma pessoa possa ser, se você quer ser uma, delete suas contas."

Este livro é um verdadeiro manifesto para que possamos refletir sobre o poder das redes sociais. Devemos permitir que elas tomem o curso de nossas vidas? Apesar do título, o autor não nos incita a sermos radicais a ponto de realmente deletar nossas contas nas redes sociais, mas pensar em levar uma vida onde as mesmas não sejam prioridade. Para Jaron Lanier, autor do livro, os algoritmos modificam nosso comportamento sem que a gente nem perceba, e um simples clique em um "inocente" anúncio nos priva do livre-arbítrio, distorcem a percepção da verdade e até estimulam emoções negativas. Essa manipulação, nomeada pelo autor de "Bummer", mostra que nos tornamos uma marionete das redes e por isso, o autor lista dez poderosos e convincentes argumentos para que possamos largar as redes sociais de vez. Não é uma leitura envolvente, é tanto que demorei alguns dias para concluir, mas é uma leitura que faz refletir. Claro que não me radicalizei a ponto de deletar as redes sociais, mas sou totalmente ciente dos pontos abordados pelo autor e concordo demais quando ele afirma o quanto essas redes nos manipulam e o quanto a total dependência delas nos fazem perder tempo, um tempo que nos é tão escasso nesse mundo tão louco que vivemos atualmente. Vale a leitura!

Dayse.Ariane 13/07/2023

Neste livro, o autor apresenta , como o próprio título diz, dez argumentos para deletarmos nossas contas nas redes sociais e expõe toda a maquinaria de manipulação por trás destas redes , o que ele chama de "Bummer" , sendo apresentada no início e mencionada ao longo dos capítulos.
Foi muito interessante ver esta perspectiva partindo de alguém do Vale do Silício. A leitura não me prendeu tanto, não foi aquele livro que eu "devorei", não deletei todas as minhas contas, como vocês percebem, estou escrevendo uma resenha numa rede social ?. Estou afastada de algumas redes desde o início do ano, portanto foi uma leitura por curiosidade mesmo, não para ser convencida, porque isso já fiz anteriormente. Vi vários pontos apresentados pelo autor que de fato já presenciei em redes sociais e concordo que há sim muita manipulação.
Os pontos fracos deste livro foram a repetição de ideias em vários pontos (o que torna a leitura exaustiva) e muitas críticas desnecessárias ao então presidente na época em que o livro foi escrito (ele poderia ter "enchido menos linguiça" com isso), mas mesmo assim é uma voz a considerar e a leitura é válida, recomendo!

Lucas 11/07/2023

Um ótimo livro
Bem, eu li o livro pois já havia comprado ele no ano do lançamento, quando o assunto estava quente. Então, muitas coisa mudaram e outras continuam igual - e algumas ladeira a baixo.
O livro traz reflexões interessante de como funcionam as redes sociais e como elas trabalham para no viciar e mudar nossos comportamentos.
Se estiver afim de ler esse, vai fundo, não é ruim não! ???

Lydia10 09/07/2023

Em breve ficará datado
Mas por enquanto é muito bom.
Este livro nos convida a pensar sobre a importância das redes sociais na nossa vida e o porque delas terem tamanha importância, além de nos apresentar diversos termos, explicações e como funcionam as redes sociais em seus interiores, porque elas tornam seus usuários viciados, tristes, irritadiços, dentre vários outros adjetivos péssimos para indivíduos em uma sociedade.
Só me entristece que com a rapidez das coisas, este livro esteja ficando datado. Em 2018 (quando o livro foi lançado) muitas das coisas que são uma realidade hoje em dia eram apenas uma ideia. O autor descreve o que imagina que possa ser o futuro com a IA, e infelizmente, muitos de seus pontos de vistas já podem ser vistos e vividos atualmente, apenas 5 anos depois.
De fato é um livro denso e repetitivo, mas adorei entrar na cabeça de alguém com um ponto de vista sólido sobre o assunto e que, por seu trabalho no Vale do Silício, compreende melhor do que ninguém tudo que está acontecendo.

Ligia 08/07/2023

E aí ?! Vc consegue deletar ?
Há tempos queria ler esse livro pelo instigante título e também pela minha intenção de diminuir o tempo gasto ( = perdido) nas redes sociais.
E sim, ao final do livro estou mais convencida disso e agora com mais argumentos que vão além do ?focar em coisas mais úteis?
Indico livro para pessoas que já leram algo à respeito e simpatizam com a ideia, se você ama redes sociais ( Whats, Insta, TikTok, twitter? ) e nem pensa em abandoná-las você não será convencido por este livro, é preciso já ter dado algum passo, ter a mente madura e aberta.
A internet é um mundo, mas muitos de nós a reduzimos às redes sociais que nos monitoram a cada instante.

Duda Ramalho 19/06/2023

Provocativo
É uma leitura interessante e informativa para quem quer refletir sobre o impacto das redes sociais em sua vida. Posso dizer que concordo com muitos dos argumentos apresentados pelo autor, como a perda de privacidade e a dependência excessiva das redes sociais, mas
não acho que o autor precisa ser tão extremista em sua abordagem - Deletar todas as redes sociais pode não ser a solução para todos os problemas relacionados a elas.

No ligar disso, acredito que é importante aprender a usar as redes sociais de forma saudável e equilibrada, conciliando-as com a vida real. É possível usar as redes sociais de forma consciente e responsável, desde que haja um equilíbrio entre o tempo gasto nas redes sociais e a vida offline.

Enzo 20/06/2023minha estante
???

Ana Paula 17/06/2023

A intenção é boa, porém o texto é MUITO repetitivo!! Foi uma leitura difícil de terminar pois o texto não é fluído e toda hora fica voltando aos mesmos pontos.

Cassio64 10/06/2023

Bom!
O autor traz reflexões bem importantes sobre o tempo que estamos vivendo das redes sociais mas ainda sinto que faltou argumentos mais concretos de como viver nessa era sem ficar dependente das redes sociais. Achei que tiveram argumentos muito repetitivos e não muito relevante para a narrativa dele do contexto apresentado.

Bruna 10/06/2023

Este livro introdutório aborda os efeitos negativos das redes sociais, destacando especialmente aquelas que espionam, manipulam e influenciam nosso comportamento. Ele oferece informações fascinantes sobre como a política está sendo moldada pelas redes sociais e como elas exploram movimentos ativistas visando lucro e manipulação.

Atualmente, torna-se cada vez mais desafiador discernir quais informações são verdadeiras e quais estão sendo manipuladas. O autor ressalta que não é necessário abandonar a internet, uma vez que ela é uma ferramenta valiosa e extremamente útil. No entanto, ele enfatiza a importância de nos afastarmos das redes sociais que nos restringem e nos moldam.

Lucivania Maria Ferreira 25/05/2023

Pra quem está disposto ao desconforto da mudança
Convergiu com algo que já vinha aplicando em minha vida. O li com as redes sociais já excluídas. A leitura com certeza fez com que a possibilidade de retornar a elas seja bem pequena.
O autor expõe bem a sua angústia em explicar algo que até sabemos, mas insistimos em permanecermos ignorantes quanto aos detalhes, a inércia é confortável.
Mas pra que está disposto ao desconforto da mudança, boa leitura!

AiedailGuine 25/05/2023

Razoável, mas contraditório
O livro é interessante. À primeira vista, parece totalmente ideológico e sensacionalista. O primeiro argumento chega a ser assustador em relação ao quanto ele parece alguém gritando ideias prontas em nossos ouvidos e nos obrigando a aceitá-las. Mesmo assim, decidi dar uma chance às próximas páginas e, realmente, a partir do terceiro argumento os fatos foram ficando mais verossímeis, as ideias pareciam mais concisas e a quantidade de fontes e referências a notícias era assustadoramente impactante. Cheguei até mesmo a me retirar do Twitter por uns dias por causa de reflexões sobre meu próprio comportamento que esse livro me incentivou a fazer.
Mesmo assim, seguindo até o final, os últimos argumentos voltam a parecer uma lavagem cerebral ideológica. É justo e certo que um tecnólogo saiba falar com destreza a respeito de algorítimos e tecnologia de manipulação, mas não é razoável que, além de não ser alguém preparado para fazer críticas sociológicas da maneira que foram feitas, criticar explicitamente cientistas sociais (que estariam aptos a refletirem o modo de vida social de maneira justa) e outras ideologias estara fora da alçada. Genuinamente, senti que estava vendo um clássico filme americano em que o mocinho se aliena da realidade para compreendê-la e que, apesar de chegar a boas aproximações da verdade, perde a coerência quando o vilão de repente surge infestado de bandeirinhas russas. Mas enfim, isso é sobre os últimos argumentos.
O miolo do livro realmente é interessante. Fosse só por ele, eu realmente daria mais ?s por me ter feito parar pra pensar como realmente as redes sociais e os algoritmos funcionam e nos influenciam/manipulam. É um livro bom. Mas acho que, não importa quão indignado o autor esteja com a realidade, ele não pode querer que simplesmente concordemos com ideologias que vão além do objetivo do livro.

Aurelio.menezes 24/05/2023

Será que vamos fazer isso ?
O livro de Janier Lenier faz refletirmos sobre o que nós fazemos nas redes sociais, e o pq que disso existir. Ainda é interessante fato da amostra de coletagem de dados, como são processados e armazenados para nos controlar, é um livro muito bom, e que vc aprende mais sobre o sistema, e como a engrenagem funciona.