Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Raquel726 28/04/2024

Não dou 5 estrelas porque achei que o livro se delonga muito em termos mais técnicos (o que não é de todo ruim), mas às vezes tira a fluidez da leitura.
Com certeza entrei nesse processo de deletar minhas redes sociais Bummers.

Rafael.Prearo 26/04/2024

Muito interessante a temática do livro, com ctz vendo com outros olhos todas postagens e algoritmos. Cada vez mais preocupado principalmente politicamente.

Leandro137 23/04/2024

Para quem pretende se desligar parcial ou totalmente das redes sociais, esse livro pode servir de impulso. O autor traz argumentos que buscam persuadir os leitores do livro a excluírem suas contas nas redes sociais, ou experimentarem se distanciar por um tempo delas, depois de conhecer os perigos e prejuízos que elas provocam. Muitos dos problemas que as redes sociais geram nos usuários acredito que já são conhecidos pela maioria, já que me parecem ser bastante evidentes atualmente. Mas para quem não conhece, o livro traz alguns deles. O autor tem propriedade ao escrever sobre o assunto por ter feito parte do desenvolvimento das redes sociais. Assim a visão dele e os argumentos que utiliza são interessantes. Ainda assim, achei que o autor poderia ter sido um pouco mais direto, não se aprofundado muito no que não era foco do livro, abrangendo assim mais argumentos. De qualquer forma, foi uma leitura relativamente proveitosa..

Bia F. 09/04/2024

Denso, técnico, mas talvez te convença
Hey meu povo, esse livro pode ser polêmico e dividir opiniões, rs. O livro de Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais de Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”

O livro denuncia (e critica) a estrutura e as intenções por trás das nossas amadas redes sociais… Como o nome mesmo já diz, temos 10 argumentos e motivos para deletarmos nossas redes sociais agora mesmo.

Minha Opinião:

É um livro curto, porém denso com uma escrita de fácil compreensão, mas não de fácil absorção. No decorrer da leitura nos deparamos com muitos pontos que de fato já sabemos… sobre o vício nas telas, a dificuldade de estar por fora além de outras informações mais técnicas e robusta, como informações de experiências de como nossa mente funciona e reage diante dos estímulos das redes sociais, a necessidade de estar por dentro do que tá rolando. Em outros termos, somos apenas ratinhos de laboratório aguardando coraçõeszinhos vermelhos e sonoras notificações sobre o que estão comentando sobre a foto do por do Sol na praia do ultimo fim de semana…
Fiz essa leitura em no final do ano passado, quando estudava um pouco mais sobre minimalismo digital, como sabem, eu trabalho quase que 100% de forma remota e todo esse universo de internet, redes sociais e estar ON faz parte da minha vida profissional e senti a necessidade de buscar uma forma de balancear e organizar uma rotina mais off, pois estava em um ponto que realmente estar online o tempo todo estava mais me prejudicando do que ajudando (e claro sempre com a bela desculpa é o meu trabalho)
Se você quer se aprofundar nesse tema, entender de forma racional e concisa um pouco desse universo que é basicamente a extensão de nossas vidas online, esse livro é uma boa pedida!
E ai, já deixou seu like e comentou nesse post para deixar essa ratinha feliz? 🙃

site: https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Thams3 08/04/2024

Vai palestrinha, fala
A ideia é ótima, a execução uma merda.
Os argumentos são super válidos, e ter embasamento científico é fundamental! Infelizmente é um tema que pode ser permeado por achismos e paranóias, então isso é muito positivo. Ainda assim, o autor peca completamente na abordagem. Mesmo que tenha experiência pessoal nisso e evidências científicas, o autor se utiliza de um tom muito conspiracionista pra "provar o seu ponto" e acaba em consequência, sendo bem prepotente, e essas coisas pra mim vão imediatamente contra a ideia principal do livro, que é convencer o leitor. Quem vai levar a sério um cara que quase caçoa da sua cara como se você não fosse capaz o suficiente de chegar a algumas conclusões básicas? (Ainda até que isso possa ser verdade em algum caso). Desculpa, se o leitor se sentir ofendido, ele não vai comprar o papo. Então ao invés de pegarem o conteúdo e ponderarem de fato, os argumentos, as consequências do uso das redes sociais, o mais provável é que se comportem como o título dessa resenha.
Ele fala muito sobre empatia inclusive, mas parece que esqueceu de usar....
Enfim, gostaria de uma versão atualizada do livro, pois sinto que se tratando de opinião, algumas ele teria mudado de prisma e se tratando de evidências, teria muito mais coisas a acrescentar.

Wanessa 01/04/2024

Excluir suas redes sociais não é a solução
Eu esperei uma coisa totalmente diferente do que foi entregue nesse livro.
O livro é bom, mas é um manifesto, onde o autor passa quase todas as páginas falando tudo de negativo que ele pode, sobre as redes sociais. Ele está errado? Não. Mas, a ótica dele é bem enviesada e seus argumentos são um tanto massantes. Dito isso, ainda acredito que seja um bom livro e que pode beneficiar muitas pessoas, principalmente, as que não entendem bem como os algoritmos funcionam e o seu poder, e as que são um tanto alienadas ou viciadas em redes sociais.

Adriel69 24/03/2024

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais" é tipo um tapa na cara da sociedade digital! O autor, Jaron Lanier, basicamente joga na nossa cara todos os problemas das redes sociais que a gente finge não ver. Ele fala sobre como a gente fica viciado nelas, como nossos dados são usados sem piedade pelas empresas, como rola muita treta política por lá e como isso tudo afeta nossa saúde mental.
O legal é que ele não só reclama, mas também dá umas dicas de como podemos lidar melhor com isso, seja deletando as redes sociais de vez (radical, né?) ou pelo menos usando de forma mais consciente.
É um livro que faz a gente repensar nosso relacionamento com essas plataformas e nos faz questionar se toda essa exposição virtual realmente vale a pena. Super recomendo pra quem quer uma visão mais crítica e realista desse mundo digital que a gente vive hoje em dia.

GABI 24/03/2024

Considero a leitura fluída, porém densa. O tema é polêmico, visto que trata-se de algo inserido como necessário à sociedade atual. As redes sociais são vida no ambiente virtual: as pessoas se entretem, falam de política, compartilham a vida íntima, negociam e impulsionam seus negócios e carreira, ou simplesmente veem a vida alheia passando diante de seus olhos e aos toques dos dedos...
A exposição dos motivos para deixarmos as redes sociais são bem explicados e coerentes, todavia, não vejo como suficientes para fazer alguém deixar esse mundo virtual viciante. Entretanto, é inegável que a leitura trará um olhar crítico a quem se dispõe ao menos ler a obra e ponderar sobre o assunto.
Por não ter rede social, concordei com todos argumentos apresentados.
Vale a pena ler e refletir!

Andressamachado19 18/03/2024

As redes sociais
Após a leitura, em minha mente se tornou mais claro como as redes sociais, meio de comunicação em um geral, influência a massa de gente, sem que percebamos, constantemente em nosso dia a dia, livro muito explicativo e exemplificado, recomendo.

Tiago.Costa 16/03/2024

E fato que as redes sociais tem influênciado as pessoas a viverem uma vida de faz de conta. Movidas muitas vezes a inveja do q o amigo posta. Admito que elas são importantes como meio de comunicação e é fato q as empresas por trás delas sabem mais sobre seus hábitos que vc mesmo. Mas as pessoas não estão nem aí.

Maricel.Torres 06/03/2024

Apenas leia
Talvez você se surpreenda... Leia!
Talvez você se inspire... Leia!
Talvez você se incomode... Leia!
Talvez você discorde... Leia!
Talvez você mude... Leia!

Para mim, este livro é um convite com argumentos úteis. Se vou deletar minhas redes sociais, ainda não estou certa a esse respeito.

JCastellani 24/02/2024

Vivemos num tempo onde as redes sociais fazem parte da nossa vida. mas onde há a separação da rede social da vida cotidiana? o que são as redes? qual é a vida que você quer viver?

são esses, e alguns outros, os questionamentos que a leitura levanta. o autor argumenta sobre pontos que em algum nível nós já temos ciência, mas não paramos pra elaborar sobre (porque provavelmente estamos vidrados no celular) muito menos fazer alguma coisa a respeito. são pontos muito bem expostos e embasados, sempre lembrando que é uma visão de mundo do autor, que faz a leitura interessante e fluida

a Internet é revolucionária, é fonte de descobertas mas também de distrações. as redes nos aproximam em certo nível, mas nos isolam do mundo em outro; despertam senso de pertencimento, mas também desperta o que há de pior em nós se provocados da maneira certa; expomos nossos pensamentos como indivíduos, mas somos catalogados e tratados como uma grande massa junto com outros que "pensam da mesma forma"; nossos horizontes são ampliados, mas apenas como uma forma de olhar o que o outro tem que eu não tenho (e me sentir triste por não ter)
toda experiência online vai ter vários lados, cabe a nós filtrar e aproveitar a experiência, ou se deixar ser levado pra onde a maré vai te levar, se distanciando cada vez mais do que você já foi um dia

a leitura bate com o sentimento de que tem mais coisa pra se viver fora do celular do que dentro dele. talvez eu não exclua minhas redes, mas com certeza utilizarei com mais sabedoria e moderação

Carla França 20/02/2024

Dez argumentos para você deletar agora as suas redes sociais | Jaron Lanier

Este livro foi publicado em 2018, mas é um daqueles livros que mesmo tendo se passado anos continua ATUAL, principalmente pelo assunto abordado que já se fazia preocupante no ano publicado e ainda mais no dia a dia mesmo estando no ano de 2024, o que se agrava cada vez mais.

O autor em nenhum momento do livro possui uma figura impositiva de que o leitor deve, obrigatoriamente, deletar as redes sociais, mas sim oferece ALTERNATIVAS para que a pessoa como indivíduo não seja prejudicada pelo que ele define como ?máquina bummer? ou que reverta de alguma forma o prejuízo já presente.

? Porque a referência aos gatos ? ???
O autor no diz que os gatos diferentemente dos cães não são domesticados e em parte, domesticam a si próprios e são imprevisíveis, em contrário dos cães que aceitam ser treinados e são previsíveis e criados para serem obedientes e que tendo em vista o apelo das redes sociais que funciona como uma ?modificação de comportamento humano para que se torne um produto? é melhor que sejamos como gatos um animal que ninguém domina e que se faz no controle.

? Behaviorismo
O autor trás esse movimento científico que surgiu antes da invenção dos computadores como um sistema metódico conhecido como a caixa de SKINNER em que os animais eram testados em uma ação mecânica isolada e que depois foram testados em humanos quando estes se candidatavam para tanto (nem sempre) e não percebia a maneira como estavam sendo manipulados, ou seja, embora soubesse que havia um experimento em curso, não se percebia como ocorria a manipulação.

Neste contexto, o livro argumenta de dez maneiras diferentes ?que o que se tornou subitamente normal - a vigilância generalizada e a manipulação constante, sutil - é antiético, cruel, perigoso e desumano? pois não seria possível saber quem utilizaria esse poder e qual seria a finalidade.

Por fim, o autor trás mais assuntos que são abordados na leitura e fala um pouco sobre a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e em como as pessoas foram convencidas de que certas atividades humanas são obsoletas, o que não é verdade para fins de dados à máquina bummer.

Valéria 17/02/2024

Pense com sua cabeça
Adorei o livro. Te mostra caminhos para vc analisar de que forma estamos sendo manipulados e direcionados,sem nem percebermos. Vale muito prestar atenção nos argumentos apresentados.
Lotus 17/02/2024minha estante
E detalhado o quanto as redes nos afeta e quanto nos tornamos dependentes

Laura 14/02/2024

Desesperança racional
Jaron lanier é extremista! Assim como eu, em relação as mídias sociais. Esse livro trouxe argumentos racionais sobre o meu desejo intuitivo de não possuí-las. Consegui concretizar e nunca me senti tão bem e feliz.
Indico fortemente para pessoas que enxergam e vivenciam os danos das maquinarias "bummer", como o autor descreve. Com certeza te levará a consequências drásticas! E sintomas que incluem:
- Tecnnofobia
- Algoritmofobia