Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Vinicius 25/04/2020

Muito interessante!
Livro pequeno, mas bastante denso.

Considero difícil que alguém leia esse livro e realmente delete alguma conta que possua em uma rede social, seria ingênuo acreditar nisso, porém, vejo muito valor na obra. O autor apresenta soluções para as redes serem melhores e ao meu ver os argumentos apresentados não servem necessariamente para deletar, mas para usar melhor as redes sociais.
Alguns pontos principais: passar menos tempo, conhecer como elas funcionam, chamar atenção para comportamentos que devem ser evitados, mostrar como o ódio, fake News, bots e todo tipo de coisa ruim é normalmente favorecido, etc.

Particularmente percebi que passava muito tempo no YouTube, então estabeleci um limite de 1h por dia, fui seguindo, monitorando e o tempo passando. Depois de várias semanas parei de monitorar e percebi que naturalmente eu respeitava o tempo de 1 hora, sem precisar ficar olhando. Tenho uma relação complicada com o Twitter com idas e vindas, atualmente resolvi abandonar apagando o aplicativo do celular. O Facebook parei de usar por ser muito chato, Instagram sigo pouquíssimas pessoas e quando enjoo paro de seguir. Sem contar que em todas os Bolsominions foram bloqueados por que ninguém merece aguentar esses lunáticos. Tudo isso foi antes de ler, porém a obra serviu como um complemento para algo que eu já fazia.

Com certeza vou ler de novo! Não é um livro rápido de se ler, a linguagem algumas vezes é um pouco técnica, em outras partes o autor divagou em demasia indo para assuntos distantes, mas, não atrapalha tanto assim, sinto que ele fez grande esforço para tentar simplificar ao máximo. Tem bastantes referências, reportagens, pesquisas, o livro é bem fundamentado. Fala sobre política e é AntiTrump o que me agradou muito.
@eu_sandroka 26/04/2020minha estante
Ótimo.

Jéssica.Aparecida 10/06/2020minha estante
Mto legal, vou por na minha lista!

Lutty1 22/09/2020minha estante
Gostei da sua resenha. Despertou minha curiosidade. Odeio o Facebook. Quero ler.

airallis 15/10/2020minha estante
me ganhou quando falou dos bolsominions

Vinicius 16/10/2020minha estante
Kkkkk ainda bem, nunca foi tão fácil saber quem presta ou não, nem todo mundo que é ruim é bolsominion, mas todo bolsominion é ruim. Detalhe falei bolsominion (fãs dele) a maioria dos eleitores era apenas burro mesmo

airallis 16/10/2020minha estante
uma das piores partes pra mim é o cinismo, é ficarem passando pano pra tudo de ruim que acontece e justificar falando do pt. só me estresso!

Anna 24/11/2020minha estante
Pra mim deu certo com Facebook e Instagram mas, de alguma forma, eu já estava saturada das duas, então ler o livro só me ajudou a concretizar a ideia. É como você disse, tão cedo a gente vai poder se libertar totalmente das redes sociais, mas ao menos começar a usá-las com sabedoria. Foi assim que vim parar aqui no Skoob.
Grande abraço!

Christine.Sousa 07/01/2021minha estante
Gostei da sua resenha! Obrigada!

Andrea 20/02/2021minha estante
Eu deletei todas as redes que tinha antes de ler o livro e agora quero muito lê-lo pra ver se tiro o twitter da minha vida definitivamente (também tenho uma relação complicada, hahaha).
Já vi algumas entrevistas do autor e acho sensacional ele falando, explicando, mostrando o que tá acontecendo. Aquela fala do Dilema das redes é maravilhosa (que a gente não é o produto, é a nossa gradual mudança que é o interesses dessas corporações). Quero ler seus outros livros também.

Lutty1 20/02/2021minha estante
Andréa nem sei usar o Twitter e Instagram. Face não abro a mais 5 anos, porque não consegue deletar essa treva. Só tenho WatchsApp por ser um canal de comunicação para o trabalho. Mas sou muito criticada por ser off line demais. Ser for urgente? Me liga!!! Nem sofro...

Vinicius 21/02/2021minha estante
Já ouvi ele falando tbm Andrea, muito bom

A Leitora Compulsiva 10/07/2022minha estante
Faço parte do 1% de pessoas que deletou as redes sociais depois de ler esse livro; depois do Lanier, nunca mais!

E não sinto a menor falta.

É com prazer que digo: NÃO tenho Facebook, nem Twitter, nem Instagram.

Apenas Skoob e Wattpad, que são redes voltadas para livros e mesmo assim, não demandam tanto do seu tempo.

Vinicius 10/07/2022minha estante
Vc foi bem corajosa em deletar de fato, redes sociais realmente não são essenciais

Lutty1 10/07/2022minha estante
É isso, existe vida aquém da internet!

A Leitora Compulsiva 10/07/2022minha estante
Aquelas né, com exceção do trabalho, acho absolutamente tedioso e até depressivo ficar rolando o feed para ver o que outras pessoas estão fazendo. Eu não precisa saber o que a Andreia tá vestindo, o unboxing de Harry Potter da Valéria, a viagem internacional do Igor ou Pedro/André falando mal do Bolsonaro no Twitter.

Nada disso me edifica de fato.

É um tempo que eu poderia usar tipo, pra mim mesma, num curso, numa viagem, num dia de descanso, numa leitura ou simplesmente escutar música.

E eu acho que essa é a principal crítica do Lanier. Não é que a rede social é ruim. Dar aquele oi pra um amigo distante que você vê uma vez por ano é sim gratificante, ou mesmo ler a postagem de um livro que você curte.

Mas o problema é: até que ponto sou eu usando a rede, ou a rede me usando?

Acho que essa é a principal pergunta que devemos fazer quando passamos muito tempo nas redes. Porque como tudo na vida, também evolui pra vício.

E quando vira vício, deixa de ser útil e vira doença.

¯\_(?)_/¯

Vinicius 10/07/2022minha estante
Excelente cometário o seu

Andrea 11/07/2022minha estante
Eis que 1 ano depois, tá eu aqui com rede social, hehehelp. (Mas consegui tirar o Twitter da minha vida, amém!)

Complementando o maravilhoso comentário da Leitora C., tem um livro que fala disso e eu achei muito bom, acho que é o Minimalismo Digital. O autor fala que nem sempre é necessário você excluir as redes, mas fazer uso consciente delas.

Vinicius 11/07/2022minha estante
Eu diminui bastante o uso

Sandra 26/11/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha e concordo com tudo que disse. Acho que a parte "técnica" do livro que vc mencionou, (achei um pouco enfadonha) tem mais a ver com a tradução.

Vinicius 26/11/2022minha estante
Concordo a parte técnica pode ser mesmo

Ale - ð· 21/03/2023minha estante
Eu sou um que deletei tudo fiquei apenas com YouTube que é uma rede social onde não nos expomos e somente adquiri outros hábitos no lugar de ficar vendo feed.

Ale - ð· 21/03/2023minha estante
Sempre tem um jumento pra falar alguma besteira

_ta.am_ 12/12/2023minha estante
Deletei Facebook e Instagram faz anos por causa da influência de fato do livro

Yorgos 24/12/2023minha estante
sua resenha foi bem assertiva e coerente

Luís Br 29/04/2024minha estante
A resenha é top, vim atrás desse livro após ser sugerido por um cara que sigo no ramo dos concursos militares. Confesso que virei um pouco a cara quando você se refere apenas aos bolsonaristas, embora eu não seja um deles, acredito que ambos os lados que são fanáticos por seus políticos de estimação agem de maneira muito semelhante. Portanto, pra mim, petistas e bolsonaristas estão no mesmo barco. Mas entendi a mensagem que você quer passar.
Valeu pela resenha, contribuiu para me convencer a ler??

Bruna | @bmartinssss 12/10/2020

Não pretendo excluir minhas redes, mas achei muito interessante entender como funciona as redes e como somos facilmente manipulados. Dá para tirar uma ideia de como agir para diminuir um pouco a manipulação e tentar, mesmo que seja pouco, fazer escolhas próprias. Recomendo a leitura para reflexão!
Michele F. 12/10/2020minha estante
Assistir o documentário da Netflix e desinstalei o insta, mas quero ler esse livro

Bruna | @bmartinssss 13/10/2020minha estante
O documentário complementa bastante esse livro. É bem interessante!

Sergio.Gouveia 13/01/2021minha estante
Concordo com você.

Andréa 06/03/2019

A opinião de uma programadora/profissional de TI
Pelo jeito que esta descrito no livro sou a única programadora não milionária do mundo. Não sou rica, porém, estou tentando. Pessoas próximas de prestar o vestibular, não se iludam assim tão fácil haha. Brincadeiras a parte, mencionei isso para ficar claro que eu mesma me benefício da tecnológica em todos os aspectos da minha vida. Discordo de alguns pontos do livro:
Não é só a uber ou apps com mapas que segue seus passos. Seu iphone/smart watch tem gps e sabe todo lugar que você vai. Com esses dados já dá para saber onde é sua casa, seu trabalho e seu restaurante favorito. Esses produtos também tem microfone e registra tudo que você fala, ou vai dizer que você nunca falou sobre um produto e magicamente um anúncio apareceu na sua rede social?! Os objetos de Smart home, como a Alexa, registram tudo que acontece na sua casa 24/7. Existem muitas cameras nas ruas com reconhecimento facial. Seu sistema de alarme sabe a hora que você entra e sai de casa todo dia e sabe sua rotina, etc.
Sendo assim, o uber não esta fazendo nada além do que já é feito, porém, o uber nos fornece um pouco de segurança (pessoal e do seu bolso). Antigamente, você podia chegar em um país em que você não fala a língua e não conseguir sair do lugar, além do risco do motorista ser um maluco e te cobrar 3x o valor da corrida – o motorista tbm pode ser um maluco e te roubar na sua cidade. Com o uber dá pra rastrear onde você vai, quem é o motorista, classificá-lo, ver a classificação e saber o preço antes de entrar no carro. Ou seja, se já estão te rastreando mesmo, então pelo menos faço proveito positivo disso.
De maneira clara, a única forma de você não mandar dados para as empresas é sair completamente da internet, caso contrário, sinto muito, você esta mandando dados. Talvez com menor quantidade, mas estará.
As pesquisas que você faz no google, o que você fala perto do seu celular ou de um amigo, o seu email, tudo isso está gravado e não apenas redes sociais. Os programas leem inclusive o que esta dentro do email. Sabe quando você manda um email pra sua mãe e menciona ‘Europa’ e aparece alguns anúncios de viagens da Europa? Pois é!! Quando eu usava Facebook, anos atrás, ele já sabia quem era meu namorado e eu nunca entrei esses dados de livre espontânea vontade.
Aquele rebuliço que fizeram sobre o desafio dos 10 anos ser feito para saber como as pessoas envelhecem foi engraçado. O Facebook foi lançado em 2004, todo mundo posta fotos sempre, mas as pessoas surtaram com isso.
Sendo assim, se você não decidiu fugir para as colinas ainda, apenas seja esperto e saiba como você alimenta a internet. Pense antes de enviar algo, uma vez na internet, sempre na internet. Isso devia ser conhecimento geral. Algo postado hoje pode te prejudicar em todas as áreas da vida em qualquer momento do futuro. Costumo dizer que certas coisas devem ficar na memória/cabeça e não no celular/internet.
Existem muitas redes sociais legais na rede e não só o Linkedin. Estamos em uma rede social de leitura que é um app maravilhoso. Além do Skoob e do GoodReads, existem apps legais para viagem, para pessoas que se sentem sozinhas, de exercício físico. Saiba usar a internet – o autor fala isso no final do livro também.
O livro comenta que a internet fez mais babacas. Babacas sempre existiram aos montes desse sempre. Na minha opinião, a condição de falso anonimato – falso pq ta tudo gravado, inclusive a localização da sua máquina/celular – faz com que as pessoas mostrem que são babacas com mais facilidade. Eu sou de SP e atualmente moro em uma cidadezinha pequena da Irlanda. Ficou bastante óbvio pra mim que quando as pessoas se conhecem e é possível identificar quem é quem, as pessoas dão o melhor de si. Atualmente as pessoas não conhecem nem seus vizinhos, então sentem que são anonimas. As bolhas de pensamento dão aquela ajuda também, mas ‘clubinhos’ também sempre existiram. Livros de história estão aí pra comprovar tudo isso. Assim como fofoca sempre existiu, inveja e notícias falsas – As mulheres queimadas em Salém que o diga. As fofocas sobre a Maria Antonieta ajudaram a derrubar a monarquia na França e fizeram uma revolução no mundo. Não tinha internet nessa época.
Sobre a internet minar a verdade. O que é a verdade? Por anos a verdade era que a terra era quadrada, ainda bem que algumas pessoas extremamente corajosas pensaram diferente. E se a verdade que a internet mina é na verdade uma mentira que ainda não foi descoberta? Temos que tomar cuidado com o que tomamos como verdade. A verdade absoluta é em grande maioria uma mentira. Também não precisa ir de 8 a 80 e passar a acreditar que 2+2 = 5, mas sempre questionar dentro da lógica.
Profissões sempre mudaram, desapareceram e outras foram criadas. Infelizmente ou felizmente esse é a evolução e isso tem acontecido desde a revolução industrial. O avanço absurdamente rápido da tecnologia esta fazendo todo o processo acelerar muito, mas não há nada de novo nesse ponto.
Além disso tudo (desculpa o textão), isso de colocar coisas políticas em tudo já ta chato demais. Realmente não gostei dessas partes mesmo que fossem pequenas. Quando eu quiser ler um livro sobre opinião política do leitor, eu compro um livro de política.
Tomé 05/04/2019minha estante
Muito interessante suas observações. Creio que no livro há sim muita viagem do autor. Um ponto que não curti foi exatamente esse: colocar as redes como a principal fonte pelas quais somos observados.

Porque não é verdade! Porque pra tal, só precisamos entrar na net. Mas acho que o que o autor quis dizer (o que fica evidente não ter sido alcançado por ele) é que estas redes sociais causam mais danos que qualquer outras fontes com mesmo propósito.

Olha, você fez um textão kkkk... Mas valeu !!!

Tomé 05/04/2019minha estante
Ah, outra coisa: você não tem conta ou não faz uso do Facebook? Foi isso mesmo que você diz no texto? Desculpe : no textão! Kkk

Andréa 08/04/2019minha estante
Olá Tomé,
Não sei te marcar aqui e espero que vc veja minha resposta :)
Sou muito comunicativa, então explicar em poucas palavras é quase impossível, mas vou ser breve na resposta - vou tentar pelo menos haha
Eu não uso FB desde 2014 mais ou menos. Reativo minha conta apenas quando tem algum evento e eu quero ver as fotos que as pessoas postam e já logo desativo denovo. Sai do FB por achar que é muita informação e muitas delas totalmente irrelevantes pra mim. Além das notícias ruins que eu prefiro não ver ? se eu não posso mudar, não faz sentido eu alimentar minha cabeça com desgraça. Acredito que tudo o que vemos, lemos e ouvimos afeta nossa vida e nossos hábitos.
Eu uso o instagram, eu AMO fotografia e acho que lá as pessoas focam mais em coisas boas: viagens, aniversários etc. Então, mesmo que eu esteja consumindo informação irrelevante, pelo menos é algo positivo (mesmo que nem tudo seja verdade haha)

E aí, fui curta? Ou foi textão? hahahah

Tomé 08/04/2019minha estante
Claro que foi curta . Kkkk Muito legal. E prazer conhecer

Matheus 26/03/2020minha estante
Faço das minhas palavras as suas.. A parte política foi a que realmente me incomodou. Não precisava.

Otávio - @vendavaldelivros 26/09/2021

?A diretriz principal de gerar engajamento se retroalimenta, e ninguém percebe que as emoções negativas são mais amplificadas do que as positivas. O engajamento não tem o objetivo de servir a nenhum outro propósito particular além do próprio aprimoramento, e ainda assim o resultado é uma amplificação global e anômala das emoções ?fáceis? que por acaso são as negativas.?

Pode parecer uma grande contradição falar sobre um livro que argumenta contra as redes sociais em uma rede social, mas o trabalho incrível do americano Jaron Lanier em ?Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais? vai muito além de críticas vazias e sem fundamentos. É o trabalho de alguém que está no Vale do Silício há quarenta anos e vem acompanhando os efeitos nocivos que o uso descontrolado das redes sociais tem causado na sociedade.

Nós gostamos de redes sociais e tudo bem com isso. Mas é cada vez mais claro que não podemos simplesmente ignorar as mudanças que essas plataformas geram. Em ?Dez argumentos?, Lanier fala de maneira didática e simples, para explicar como os algoritmos das redes sociais se comportam e como nós somos afetados diretamente por algo que nem mesmo quem cria e controla essas plataformas sabe o que pode causar.

Perda do livre-arbítrio, insanidade dos nossos tempos, a capacidade de transformar você em um babaca, a destruição da verdade, a perda de sentido na autoexpressão, a perda de empatia, a infelicidade, a falta de dignidade econômica, os efeitos políticos e o ódio à alma são os dez pontos explorados ao longo do livro e que estimulam nossa reflexão.

Trabalho com redes sociais há quase dez anos e participei (como usuário) de boa parte das transformações recentes da internet nos últimos dezessete anos. Confesso que tenho um sentimento de nostalgia em relação a muitas coisas que hoje se perderam. Venho, há um bom tempo, extremamente incomodado com o que as redes sociais potencializaram no mundo que vivemos. É por isso que o livro de Lanier é tão importante. Precisamos pensar sobre o que vivemos, mesmo que não para abandonar, mas utilizarmos com mais sabedoria.

Geolê 28/01/2023

Não deletei minhas redes sociais, mas...
O livro mostra como as redes sociais são prejudiciais à nós como sociedade em diversos aspectos. Ao considerá-los, ficamos até meio que constrangidos em querer manter nosso perfil no Instagram ou nossa página do Facebook, mas sua abordagem faz, ao menos, a gente pensar em como temos sido transformados por influência, não de uma pessoa específica, não por um dono de uma rede social, mas por um sistema integrado que nos molda mediante algoritmos. Estamos sendo transformados e nos tornando menos humanos.
Vladi 28/01/2023minha estante
Ler esse livro foi o que faltava pra mim tomar a decisão de sair de vez das redes sociais, hoje acredito que pro cristão principalmente só vale a pena permanecer nelas com propósito profissional ou ministerial.

Geolê 28/01/2023minha estante
O livro é muito nesse tom mesmo!

Thai 16/10/2021

Recomendo!
"A hipnose pode ser terapêutica se o hipnotizador for confiável, mas quem confiaria em um hipnotizador que trabalha para terceiros desconhecidos? Quem? Pelo visto bilhões de pessoas."
É um livro curto, porém denso, todos os temas que ele aborda, ele dá a referência com um link de onde você vai encontrar determinada pesquisa, determinado dado, enfim, a origem daquela informação.
Acredito que a maioria de nós sabe, que está sendo manipulado o tempo todo. Que cada um possui um feed diferente e que isso nos molda de alguma forma. Mesmo assim, ainda parece chocante o quanto as redes mexem com a gente. Interferem na política, interferem nas crenças, nos relacionamentos e criam imbecis. Não é o tipo de leitura que mais gosto, mas por se tratar de um cientista da computação do vale do silício e falando sobre isso. Dei chance, valeu a pena!

Sabrina 13/10/2020

Muita reflexão!
Eu procurei esse livro para ler depois que assisti "O dilema das redes" na Netflix.
Eu amei o livro e fiquei convencida pelos argumentos bem "amparados" do autor.
Com certeza vou repensar meu uso com as redes sociais e excluir, acredito que todas.
Não apenas pelo livro ou pelo documentário, mas pela reflexão que provocaram em mim e por eu perceber que realmente as redes sociais me fazem mais mal do que bem, já pela redução que tenho feito no uso das mesmas.
Acredito que todas as pessoas que usam redes sociais deveriam ler. Mesmo que não acreditem ou não se convençam, mas para pelo menos refletir!

É só olhar em volta, as pessoas a seu lado estão fazendo o que?

Com certeza com um smartphone ou outro eletrônico na mão, acessando alguma rede.

Se alguém souber de mais livros sobre o assunto, aceito indicação!
Lutty1 16/10/2020minha estante
Sabrina adorei sua resenha. Mas penso que poucos lerão esse livro, pois o título já desestimula os bitolados, até por receio de serem convencidos.

Lutty1 16/10/2020minha estante
Eu gostei, mas sou suspeita pois tenho birra de Facebook!

Sabrina 16/10/2020minha estante
Muito obrigada! Concordo com você. O autor utilizou como base das suas afirmações vários estudos e fatos, mas quem encontra-se alienado (a maioria, inclusive eu) procura argumentos e desculpas para ir contra o que ele fala. Eu estou estudando sobre o tema e "diminuindo" minha alienação.
Ótima leitura =)

Lutty1 16/10/2020minha estante
A informação está aí. Cabe a nós selecionarmos o que nos convém. Palmas para nós! Bom final de semana!

Sabrina 16/10/2020minha estante
Isso aí ???? ótimo fim de semana!

Alyne Lima 14/07/2021minha estante
Oie! Achei massa sua resenha. E tenho a impressão que você sumiu do Instagram (?) Kkkk acabei de ler esse livro e vi sua resenha! Também estou repensando meu uso nas redes, mas não vou largar por completo, apenas reduzir bastante :)

Sabrina 14/07/2021minha estante
Eu sumi um pouco sim. Pelo menos dando um tempo sem. Não exclui por completo, mas não estou usando, se "necessário" eu volto, por motivos profissionais ou outros.

Daniel1784 10/08/2021minha estante
Oi, Sabrina. Talvez eu esteja escrevendo um pouco tarde, mas como você pediu, deixo aqui alguns sugestões de livros que podem ter a ver com esse tema, em especial privacidade e fake news:

- A Era do Capitalismo de Vigilância por Shoshana Zuboff;
- Manipulados: como a Cambridge Analytica e o Facebook invadiram a privacidade de milhões e botaram a democracia em xeque por Brittany Kaiser (mulher do Cambridge Analytica);
- Documentário "Privacidade Hackeada", relativo ao livro acima;
- Algoritmos de Destruição em Massa por Cathy O'Neil;
- A Geração Superficial por Nicholar Carr
- Eterna vigilância: Como montei e desvendei o maior esquema de espionagem do mundo por Edward Snowden (clássico, né?);
- O Filtro Invisível por Eli Pariser;
- Humilhado: Como a era da internet mudou o julgamento público por Jon Ronson;
- Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições por Giuliano da Empoli;
- Todo Mundo Mente: O que a internet e os dados dizem sobre quem realmente somos por Seth Stephens-Davidowitz.

Bom, creio que seja isso. Alguns eu já li, outros ainda não, mas segue minha lista particular de indicações.

Abraços!

Sabrina 11/09/2021minha estante
Muito obrigada Daniel, só agora vi, mas já vou printar e salvar os nomes. Com certeza vou ler.

Abraço!

Dayse.Ariane 13/07/2023

Neste livro, o autor apresenta , como o próprio título diz, dez argumentos para deletarmos nossas contas nas redes sociais e expõe toda a maquinaria de manipulação por trás destas redes , o que ele chama de "Bummer" , sendo apresentada no início e mencionada ao longo dos capítulos.
Foi muito interessante ver esta perspectiva partindo de alguém do Vale do Silício. A leitura não me prendeu tanto, não foi aquele livro que eu "devorei", não deletei todas as minhas contas, como vocês percebem, estou escrevendo uma resenha numa rede social ?. Estou afastada de algumas redes desde o início do ano, portanto foi uma leitura por curiosidade mesmo, não para ser convencida, porque isso já fiz anteriormente. Vi vários pontos apresentados pelo autor que de fato já presenciei em redes sociais e concordo que há sim muita manipulação.
Os pontos fracos deste livro foram a repetição de ideias em vários pontos (o que torna a leitura exaustiva) e muitas críticas desnecessárias ao então presidente na época em que o livro foi escrito (ele poderia ter "enchido menos linguiça" com isso), mas mesmo assim é uma voz a considerar e a leitura é válida, recomendo!

Alysson 26/04/2021

Até onde temos controle sobre nossa privacidade online? Estamos realmente preparados para o que de ruim acontecer por conta da BUMMER? Em geral, é um livrinho que tenta responder essas duas perguntas se forma pessoal na visão do autor, óbvio! Em alguns momentos parece que ele tem raiva de alguma empresa e deixa isso implícito na escrita, e algo que ele tenta fazer é discutir a ideia de que todos nós deveríamos ficar um tempo sem redes sociais para nos conectarmos conosco e aproveitar a internet de outras formas.

Dione 03/10/2020

Delete suas redes sociais agora

Posso me considerar um viciado no Facebook. Não tenho conta no Twitter e pouco utilizo o Instagram. O Google está em vários aspectos da minha vida, pois uso vários serviços deles.

Tem um tempo que estou tomando coragem para deletar o Facebook, mas sempre me pego em alguns dilemas, pois e os amigos da época do ensino médio/faculdade? os antigos colegas trabalhos? os eventos, onde vou ver depois? os grupos maneiros tipo "a odisséia de morar sozinho", "budismo", "filosofia", "minimalismo"... que só tem lá? e minhas fotos, todas minhas memórias de desde 2009 compartilhadas lá?

Mas comecei a me incomodar muito com as postagens, fui deixando de seguir amigos militantes até não restar ninguém além das páginas dos principais jornais e revistas.

Fui percebendo cada vez mais a manipulação por trás dos algoritmos, percebi que sempre que rolava o feed depois ficava irritado, desanimado, triste, etc.

O livro só reforçou minhas desconfianças, agora tenho até um nome para referir a tudo isso, BUMMER.

Podemos até não concordar ou ver com desconfiança os argumentos do autor. Mas no fundo sabemos que é verdade a maioria das coisas ditas por ele. E ele foi esperto, fundamentou bem o livro para que os céticos possam conferir suas fontes.

Ah, deletei meu Facebook. Não salvei nada, senão acabaria voltando atrás. Tive uma sensação libertadora, ainda não sei como me livrar do Google, mas pretendo achar uma saída.
Carol Genaro 03/10/2020minha estante
Nossa, muito interessante!

°°° 03/10/2020minha estante
Tem um documentário na Netflix muito bom também sobre o tema, chamado o dilema das redes, inclusive com participação do Jaron Lanier, que também é muito esclarecedor sobre o assunto.

Dione 03/10/2020minha estante
Alisson, vou assistir. Vi muitas recomendações aqui.

Bia 18/08/2021

A gente vive um Black mirror?
Antes de ler, eu ja tinha apagado minha conta do twitter, Pinterest e facebook. Também diminui o tempo do Instagram, que agora só uso a trabalho de projetos. Além de consumir muito meu tempo, eu começava a ficar paranóica, ansiosa e deprimida.
Não é fácil, é a mesma coisa que usar drogas. Não vai ser fácil parar.
Mas no geral esses pequenos passos foram grandes passos.

Eu recomendo
Elaine.Santos 18/08/2021minha estante
É libertador.

Felipe.Camargo 09/04/2021

Postando em uma rede social um livro contra redes sociais
Adoro contradições !
39º Livro do ano - Dez argumentos para você deletar suas redes sociais ? Jaron Lanier
Com um livrinho bem curto, o cientista da computação Jaron Lanier tentar provar através de dez argumentos como os Bumers - ?Behaviour of Others, Modified, and Made into an Empire for Rent (ou em Português ?Comportamento de Terceiros, Modificado e Transformado num Império para Alugar?) está idiotizando as relações humanas, promovendo os ?tribalismos? e desenvolvendo uma série de problemas contemporâneos, como a ansiedade social, a intolerância e a falta de empatia.
Apesar de desenvolver o conteúdo com falta de profundidade, o autor traz algumas observações importantes, como a ressignificação que as redes sociais estão sofrendo: se no início da década passada, principalmente a partir da Primavera Árabe, muitos depositavam as esperanças em sites como Facebook, Twitter e Google, hoje devido a sua imparcialidade e suas técnicas apuradas que levam seus usuários a tornarem-se cada vez mais dependentes, não importando as consequências e sim o fim ? o lucro.
Inegavelmente, desde as esferas mais privadas até a dimensão política e social, as ferramentas criadas por Nerds do Vale do Silício tem impactado profundamente a nossa experiência, nos tornando cada vez mais dependentes, aprofundando desigualdades e uma visão mais simplista da realidade, porém, os caminhos propostos pelo autor talvez não convençam, até porque é muito difícil você abrir mão de reforçadores tão dopaminérgicos através de simples argumentos racionais. Ao meu ver é muito mais fácil tentar a redução de danos do que romper radicalmente com a realidade virtual na qual vivemos, por isso, qualifico o livro como uma literatura dotada de certa inocência, mas para quem se interessar, Lanier foi um dos pioneiros no desenvolvimento de várias empresas bilionárias e a visão dele pode ajudar a entender como a relação entre os Cidadãos Kanes da Califórnia olham para nós ? como simples produto.
Bianca.Ruivo 09/04/2021minha estante
Kkkkk

Cintia.Vieira 25/11/2021

Faz você refletir
O livro faz vc repensar em como utiliza as redes sociais. Não é um grande clássico, mas traz uma bela reflexão.

Luiz.Sena 05/07/2021

Um bom livro
O autor deixa ao longo do livro inúmeras pesquisas nos rodapés para comprovação de teses, não é imparcial e se posiciona visivelmente e fala como você está sendo manipulado e transformado pelas redes sociais. É um livro que exige foco para não se perder na leitura, e as vezes um pouco cansativo. Algo que me surpreendeu foram alguns bons conselhos de conduta em certo capítulo. É um bom livro, nos permite refletir, mas não me convenceu a deletar alguma de minhas contas. O próprio autor fala que a vida é de experiências, então cabe a nós experimentar nos isolar das mídias ou não.

Suely.Fernandes 06/10/2021

Um tempo desconectado pode ser muito válido!
É, realmente a sensação de que estamos sendo vigiados o tempo todo é bem sinistra...
Fora todo o tempo que perdemos estando com o celular sempre à mão e tentando estar conectados com o "mundo". Quando na verdade não passa de uma grande ilusão...
Isso de ter essa vida virtual eu nunca achei nada legal. Muito melhor a vida aqui fora...
Devemos deixar um pouco de lado o "falso" pra vivermos o presente, sentindo de verdade e amando de verdade!