Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Renato 12/01/2021

Necessário
Livro necessário para os dias de hoje. Para o entendimento da máquina esfomeada que nos prente nas nossas telas da atualidade, do comportamento modificado pela IA e das intenções cegas e desenfreadas das Big Techs.
É essencial para compreender os fenômenos de hoje, como as questões sociopolíticas estão sendo manipuladas e realmente modificadas pela tecnologia (ou até pela high tech) e, num turbilhão de mudanças abruptas egrandes, a sociedade é incapaz de discernir a verdade da mentira e, muitas vezes, de compreender essas mudanças.
Recomendo demais a leitura!

yokiitos 27/09/2020

Leia, mesmo que você não vá deletar suas redes sociais!
Esses dias eu conversei com a minha amiga sobre o quanto eu estava me sentindo carente no Instagram, sempre checando quem havia visualizado meus stories e me preocupando com suas opiniões. E eu estava me sentindo mal porque eu simplesmente não conseguia parar de me importar com isso. Mas esse livro me mostrou que não sou só eu que busca atenção o tempo todo e está mega preocupado com a opinião alheia. Na verdade, as redes sociais são feitas para isso mesmo. Isso acontece com todo mundo (ainda que eu acredite que, no meu caso, isso vá muito além das redes sociais em si). Bem, nem todo mundo... Essa minha amiga me disse que não consegue dar muita atenção pra isso, mas eu desconfio que isso se dê exclusivamente ao fato de que ela é um anjo, e como dizem, os anjos são os seres mais perfeitos que existem... Pode ser que você também não sinta nada (não, você não é um anjo, só minha amiga belê), mas a questão é que você está vulnerável sim, queira ou não. Talvez você ainda não tenha desenvolvido ansiedade, pânico, depressão ou algo parecido. Mas algo que não dá para contestar é o quanto você é manipulado pelos algoritmos.

Antes de ler esse livro, eu estava com medo de que seus argumentos fossem construídos à base do clichê. Imaginei que fosse falar sobre como a população se tornou zumbi ou coisa do tipo. Mas o escritor Jaron Lanier, que é um cientista da computação e que tem um contato super privilegiado ao que compõe o "Bummer", nos presenteia com dados e informações reais sobre o quanto a inteligência artificial está se desenvolvendo cada vez mais e, consequentemente, afetando toda uma sociedade de usuários. Não de propósito. Pelo menos não no início de tudo. A inteligência artificial tem sido aprimorada por empresas compostas por pessoas reais, e não, elas não estão criando um plano maléfico para acabar com a sociedade e tornar todo mundo burro. A questão é que essas empresas só ganham dinheiro porque vendem os nossos dados para outras empresas, as quais utilizam desses dados para nos venderem seus produtos. No final, nós não somos nada a não ser uma moeda de troca. Mas o problema é que para que empresas comprem nossos dados de outras empresas, elas precisam de exatidão. Ou seja, elas precisam saber quem somos nós, dessa forma fica muito mais fácil atingir um público que será mais propenso a comprar o que quer que esteja sendo anunciado. Para que isso aconteça, empresas donas de redes sociais, como o Google e o Facebook, aprimoram seus respectivos algoritmos o suficiente para que estes coletem toda a informação necessária de nós com cada vez mais precisão. Mas quando eles fazem isso, a última coisa em que pensam são em nossa saúde mental, ou até mesmo física. Quando a meta é ganhar dinheiro, não importa qual vai ser o método utilizado para atingi-la, o que importa é atingi-la e ponto final.

Eu tô namorando esse livro desde seu lançamento. Depois de um tempo eu perdi o interesse e esqueci totalmente. Mas recentemente assisti ao documentário The Social Dilemma, o qual é um ótimo complemento a este livro, e senti uma vontade imensa de entender mais sobre o assunto. Lanier, escritor desse livro, aparece no filme ao lado de profissionais da computação, alguns que trabalharam de fato para o Google, Facebook ou Twitter. Aquele documentário é uma maravilha e é muito bom saber que está tão popular, mas esse livro dá uma noção mais realista sobre como tudo funciona, confrontando àqueles que usam das redes sociais para o mal e escancarando a verdade àqueles que estão tão viciados que não enxergam outra coisa. Quer dizer, aposto que esse tipo de gente nunca vai ler um livro como esse, mas se lessem, seria assim. Já pessoas que possuem uma mente aberta e estão mais preparadas para aceitar a verdade, e talvez mudar seus princípios, vão encontrar aqui um balde de informações valiosíssimas sobre a manipulação e controle de dados de usuários na internet.

Além de tudo, particularmente estou mais certo de que quero me tornar um cientista da computação. Esse livro suprimiu quaisquer hesitações que eu tinha em relação a isso e agora me sinto mais localizado. Jaron Lanier pode não ter quebrado meu vício no Instagram, mas fez o suficiente em me mostrar algumas das engrenagens que compõem esse mecanismo tão complexo.
Giselle.Albuquerqu 28/09/2020minha estante
cristalzinho inteligente ? te amo d+ bicho

almeidalewis 02/05/2020

Uma voz para considerar
Apresenta como funciona a metodologia das redes sociais e suas consequências nefasta para nós

Rose 03/04/2020

O livro fala sobre motivos de não usar redes sociais.
Pessoas que usam em excesso são mais tristes, tem suas vidas a mostra, com o Google nossas vidas são rastreáveis.
E se não puder excluir, que reduza e viva um pouco mais a vida presente, viver através dos olhos e não só através das câmaras.

@danisz92 25/07/2023

Achei o livro chato e repetitivo, mas, serviu como um pontapé para me afastar um pouco mais das redes sociais e pensar mais na minha própia vida, priorizando meu tempo, energia e pensamentos.

PS: Não entendi tudo que o autor quis dizer, mas, também não quero me forçar a fazer uma releitura. Já foi difícil concluir, quem dirá reler.

William.Brandini 11/05/2020

Dez argumentos bem desenvolvidos e relevantes para, no mínimo, repensarmos nossa relação com as mídias sociais.
Uma leitura essencial para tempos em que um mecanismo de manipulação extremamente sofisticado está em pleno funcionamento, modificando as estruturas sociais, culturais, econômicas e políticas da sociedade.
Luiza - @oluniverso 14/05/2020minha estante
E por que raios você deu 3,5 estrelas?

William.Brandini 14/05/2020minha estante
Por escolhas de linguagem e redundância de alguns argumentos. 7/10 é uma boa nota, poh!

peedroferreiraa_ 18/09/2021

recomendo.
livro legal, tem um conteúdo interessante e diferente. argumentos válidos para nos libertamos das redes sociais.
me convenceu? não. talvez um pouco.
Kell 01/12/2021minha estante
Eu amei este livro!

peedroferreiraa_ 01/12/2021minha estante
Legal demais msm? porém eu uso o celular mais ainda agr KKKKK

Kell 01/12/2021minha estante
Kkk

Camila.Dias 18/10/2020

Me surpreendeu
Li esse livro porque assisti o Dilema das redes e achei que seria um bom com complemento.
Realmente me surpreendi, pois devido ao título, achei que seria um livro alarmista com regras rasas sobre porque deixar as redes sociais, mas não, os argumentos usados são bem plausíveis e o fato do autor trabalhar no vale do silício e com tecnologia há muitos anos traz uma base sólida para a argumentação.

Geovanna.Holanda 19/09/2021

coerente
Achei a postura do autor coerente durante todo o livro, principalmente pela consciência dele a respeito da posição dele como homem, branco e do próprio meio tecnológico. Os argumentos dele tem muitas referências de pesquisas o que é interessante, pois ele não se baseia em achismos. Outro ponto interessante do livro é que ele apenas reforça a exclusão das contas em redes sociais sem usar daquele desespero que muitos livros sobre o assunto trazem, como se a tecnologia fosse acabar com tudo, quando na verdade não é bem assim.
Fatos relevantes são bem abordados ao longo do livro e sua proposta é bem interessante, acho interessante ele trazer o assunto de forma simples e objetiva como ele trouxe. E de um modo geral, o livro é ótimo, é algo que realmente acrescenta para a vida.
Gostei muito das ideias e pretendo aplicar muitas delas na minha vida.
Chelsea.Archer 07/10/2021minha estante
Eu li esse livro a uns 3 anos e me marcou muito. Desde então, exclui o Facebook da minha vida e modero com muito cuidado meu tempo de interação nas outras redes sociais.

Lindsey 19/03/2019

Necessário
Para começar, esse livro não me fez deletar minhas redes sociais, mas me tornou uma pessoa mais consciente da influência delas sobre minha vida. Acho que é esse o objetivo desse livro, tornar as pessoas usuários conscientes, as fazendo pensar no que consomem e no que alimentam dentro do Facebook, Twitter, Instagram.. Escrito por um cara que trabalha com isso, além de ser famoso por ser um dos precursores da realidade virtual, esse livro explica tudo o que rola, mas o que achei mais interessante foi saber que um dos objetivos das Redes é deixar você deprimido, te dando pequenas doses de recompensas.. é sim que nos faz querer voltar lá o tempo todo, causando uma espécie de dependência. Ele também explica o motivo de que 'quanto mais idiota melhor', 'quanto mais babaca mais sucesso nas Redes'.. Leiam e tirem suas conclusões.
larissa_emy 19/03/2019minha estante
Adorei sua resenha. Acho que essa é a proposta do livro, fazer com que os usuários sejam conscientes do que está por trás das redes e como nossos dados são manipulados pelas empresas. Cabe a cada um, após a leitura decidir se deleta ou não as contas.

Dayane 26/07/2021

Confesso que não foi fácil terminar a leitura. Não é um livro rápido de ler, e a linguagem algumas vezes é bem técnica, em outras partes o autor fugiu um pouco para assuntos distantes. Sinto que ele fez um grande esforço para tentar simplificar ao máximo tudo o que ele queria transmitir.
É um livro com bastante referências e pesquisas. Posso dizer que seja um livro um tanto fundamental.
Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais é uma visão um tanto radical sobre o assunto. E exatamente por isso é uma leitura que vale a pena, para que possamos não apenas nos proteger contra os males a que elas nos expõem, como também aprender e refletir sobre quem somos na internet. Aliás, esse foi o maior legado desta leitura para mim. Depois que terminei o livro, pensei sobre quem sou nas redes sociais e, gostei do que vi. E esta é a maior razão para que eu continue aqui por enquanto?

Za.lima 23/01/2021

Impressionante
Já se perguntou, porque você não tem tempo ? Ja se perguntou quantas horas vc passa por dia na internet sendo manipulado ? Quantas vezes você ficou triste por conta de uma publicação de alguém no seu feed? Tudo isso meu amigo foi manipulado pelos desenvolvedores das redes sociais, se vc ficar feliz e satisfeito vc não vai precisar das redes sociais, então não é lucrativo para os donos dessas redes
Esse livro abriu meus olhos em diversos aspectos, recomendo a todos

04/12/2018

todo mundo deveria ler esse livro.

Letícia Motta 18/05/2021

DEZ ARGUMENTOS PARA VOCÊ DELETAR AGORA SUAS REDES SOCIAIS

Nesta obra, Jason Lanier faz um manifesto contra o uso de redes sociais e usa dez argumentos fortíssimos para justificar o porquê acredita que as redes podem ser prejudiciais a longo prazo, ele além de se manter longe desse mundo, justifica: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”.

Como ele próprio diz, não é um livro que vai aprofundar no tema ‘’diga não as redes sociais’’ e muito menos te dar a sensação de obrigação de fazer isso. Como usuária das redes sociais mais conhecidas atualmente, pude constatar que cada argumento contempla uma situação real que vivemos, por mais discreta que seja, e aponta para o mesmo fim: fazer parte do mundo online da forma que estamos fazendo não nos trás benefício algum, mas enriquece e dá poder a quem as comanda.

Vale ressaltar que é uma leitura científica, o livro é repleto de referências caso o leitor tenha interesse em saber mais a respeito do que está sendo dito naquele momento da leitura, mas não trás nada que já não sabemos e fingimos não ver. A internet não deve ser taxada como a vilã, o que tornaram as redes sociais e o quanto sugam dos usuários, talvez sim.

Uma dica pessoal que posso dar é que se você tem interesse nessa leitura mas está em cima do muro, assista ao documentário da Netflix ‘’O dilema das redes’’ o qual o próprio Jason participa, caso goste, com certeza vale a pena ler esse livro, eu considero que ele seja uma boa extensão do que é dito nesse documentário.

Gean Pereira de Lemos 27/09/2021

Não rejeite a internet; aproveite o que ela tem de melhor! A internet em si não é o problema.
Um bom livro, vou diminuir bastante meu uso das redes sociais, um dos pontos negativos do livro é que ele coloca muito sua opinião política no livro, achei um pouco desnecessário, foram bons argumentos, leitura rápida e fácil, mas não seria um livro que eu leria novamente.