Camis 17/11/2020
bolsonaro = merda seca
Peguei esse livro para ler depois de assistir o documentário "Dilema das redes", por isso já sabia mais ou menos o que encontraria e já estava também com uma opinião pré-formada sobre o assunto. O autor do livro, Jaron Lanier, é um engenheiro das antigas do Vale do Silício, então ele traz um olhar crítico de dentro da bolha das high-tech norte-americanas que hoje controlam nosso mundo. Ele explica que o problema central das redes sociais é o modelo de negócio delas - nós, usuários, somos os produtos sendo vendidos e infelizmente quem nos compra são empresas cujas motivações muitas vezes cagam na cabeça da nossa sociedade.
As redes sociais estão vendendo para essas empresas mudança no nosso comportamento, e isso é absolutamente sério e problemático. Se fosse só influenciar nossas compras seria ok, mas essa manipulação vai muito além como a gente pode perceber com o crescimento da extrema-direita no mundo todo.
Essa manipulação causou, indiretamente, problemas incontornáveis na nossa sociedade - o estrago no meio-ambiente brasileiro é um exemplo; o retrocesso na educação, o aumento do desemprego e da pobreza do nosso país também... Tudo isso foi ocasionado pelo governo Bolsonaro e essa mula sem cabeça só é presidente justamente por causa dessa manipulação sobre a qual o autor explica.
Gostei muito e acho que as reflexões que Lanier traz são extremamentes urgentes e necessárias, o único defeito para mim (que me fez dar 4 estrelas ao invés de 5) é a escrita do autor, que acho ser a maior prova de que ele é um engenheiro (desculpa aí para os engenheiros). Simplesmente não é tão bem escrito, o autor não consegue explicar direito as coisas e faz umas comparações/metáforas que parecem só complicar o que seria fácil de entender.
Mas, fora isso, reforço que as críticas que ele faz são urgentes de serem discutidas. Fiquei tensa principalmente porque me identifiquei com muitas das coisas que ele descreve serem causadas por essa manipulação das redes sociais - percebi de uns tempos para cá, por exemplo, que minha irritabilidade tá podre, me estresso facilmente com o que leio online, coisa que Lanier explica ser um dos meios das empresas de rede social para produzir engajamento.