Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Amanda 01/04/2023

ME SENTI EM BLACK MIRROR
Faço parte do clube de pessoas que desejam se divorciar das redes sociais e principalmente da máquina do mal que tira nossa atenção e míngua a criatividade: o celular.

Esse livro foi escrito um pouquinho antes da pandemia começar e sem exageros previu o futuro com os relatos de como o movimento antivacina surgiu, os tribalistas, as eleições que culminaram em seres descolados da realidade primeiramente nos EUA com o ataque ao Capitólio e previsivelmente no Brasil com os acampamentos após a eleição acirrada.

Já percebeu que o(a) crush da gente sempre aparece em primeiro lugar nas redes sociais mesmo que a gente não o tenha stalkeado tanto assim? Obviamente isso não é coincidência mas sim o algoritmo das redes sociais treinado do jeitinho que a gente gosta.

Apesar de não nos agradar não o adestramos corretamente, tanto que o livro explica o motivo do conhecido tiozão do zap abandonar o senso crítico e ser uma isca fácil para os criadores de fake news.

A questão é: Quem está por trás dessa polarização política mundial e porquê se beneficia disso.

Torço por um próximo volume mesmo com o documentário O Dilema das Redes com a participação de Jaron Lanier, quero muito ler sobre o que aconteceu para ser necessário c3n$ur@r as palavras no Facebook, Twitter, YouTube e as consequências do TikTok na mentalidade de crianças e jovens.

Bia 09/02/2021

então, achei que fosse gostar mais do livro, mas linguagem assim técnica mais o meu cérebro inculto não deram o resultado que estava à espera. uns argumentos entendi melhor, outros nem tanto. não acho que seja um livro que te vá fazer eliminar as redes sociais (nem esse é o propósito do autor), mas, provalmente, vai fazer-te repensar sobre o seu uso.

Letícia Motta 18/05/2021

DEZ ARGUMENTOS PARA VOCÊ DELETAR AGORA SUAS REDES SOCIAIS

Nesta obra, Jason Lanier faz um manifesto contra o uso de redes sociais e usa dez argumentos fortíssimos para justificar o porquê acredita que as redes podem ser prejudiciais a longo prazo, ele além de se manter longe desse mundo, justifica: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”.

Como ele próprio diz, não é um livro que vai aprofundar no tema ‘’diga não as redes sociais’’ e muito menos te dar a sensação de obrigação de fazer isso. Como usuária das redes sociais mais conhecidas atualmente, pude constatar que cada argumento contempla uma situação real que vivemos, por mais discreta que seja, e aponta para o mesmo fim: fazer parte do mundo online da forma que estamos fazendo não nos trás benefício algum, mas enriquece e dá poder a quem as comanda.

Vale ressaltar que é uma leitura científica, o livro é repleto de referências caso o leitor tenha interesse em saber mais a respeito do que está sendo dito naquele momento da leitura, mas não trás nada que já não sabemos e fingimos não ver. A internet não deve ser taxada como a vilã, o que tornaram as redes sociais e o quanto sugam dos usuários, talvez sim.

Uma dica pessoal que posso dar é que se você tem interesse nessa leitura mas está em cima do muro, assista ao documentário da Netflix ‘’O dilema das redes’’ o qual o próprio Jason participa, caso goste, com certeza vale a pena ler esse livro, eu considero que ele seja uma boa extensão do que é dito nesse documentário.

Alan.Schecter 22/08/2020

Você realmente escolhe o que consome nas redes sociais ?
O livro foi escrito por um dos maiores programadores de mídia e tem relatos de fundadores do Facebook que confirmam como as redes sociais são nocivas e perderam o controle. A leitura ajuda a diminuir o uso excessivo das redes e nos dá explicações bem plausíveis que realmente te faz questionar do por que estar ali.

dehtavi 16/10/2021

Necessário, porém precisamos ir além
Esse é um livro ótimo para se entender esse momento histórico que estamos vivendo. A Internet está intrinsicamente ligada a praticamente todosos os momentos da nossa vida, e isso deve ser questionado. O autor levanta questões muito interessantes, e portanto reconheço que aprendi bastante lendo esse livro. Porém acredito haver muitos pontos a serem questionados aqui! O primeiro deles é como o autor eleva um fenômeno da realidade para tratar do mesmo como a essência do mundo atual. A Internet é sim muito importante, mas de longe engendra (e é capaz de constituir) a realidade material num âmbito geral. Só existe Internet para humanos. Sem humanos, sem produção e sem invenções, não haveria Internet. Portanto, como algo inventado por nós mesmos poderia nos sobrepujar? Não acredito nessa lógica do maior e do menor em âmbitos quantitativos ou qualitativos. O que existe é a manipulação de pessoas por outras, devido às condições daquele momento, que mesmo assim são diversas e questionáveis. É um livro recomendável e bom, mas na minha opinião sugiro uma leitura crítica para se extrair o melhor!

Camis 17/11/2020

bolsonaro = merda seca
Peguei esse livro para ler depois de assistir o documentário "Dilema das redes", por isso já sabia mais ou menos o que encontraria e já estava também com uma opinião pré-formada sobre o assunto. O autor do livro, Jaron Lanier, é um engenheiro das antigas do Vale do Silício, então ele traz um olhar crítico de dentro da bolha das high-tech norte-americanas que hoje controlam nosso mundo. Ele explica que o problema central das redes sociais é o modelo de negócio delas - nós, usuários, somos os produtos sendo vendidos e infelizmente quem nos compra são empresas cujas motivações muitas vezes cagam na cabeça da nossa sociedade.
As redes sociais estão vendendo para essas empresas mudança no nosso comportamento, e isso é absolutamente sério e problemático. Se fosse só influenciar nossas compras seria ok, mas essa manipulação vai muito além como a gente pode perceber com o crescimento da extrema-direita no mundo todo.
Essa manipulação causou, indiretamente, problemas incontornáveis na nossa sociedade - o estrago no meio-ambiente brasileiro é um exemplo; o retrocesso na educação, o aumento do desemprego e da pobreza do nosso país também... Tudo isso foi ocasionado pelo governo Bolsonaro e essa mula sem cabeça só é presidente justamente por causa dessa manipulação sobre a qual o autor explica.
Gostei muito e acho que as reflexões que Lanier traz são extremamentes urgentes e necessárias, o único defeito para mim (que me fez dar 4 estrelas ao invés de 5) é a escrita do autor, que acho ser a maior prova de que ele é um engenheiro (desculpa aí para os engenheiros). Simplesmente não é tão bem escrito, o autor não consegue explicar direito as coisas e faz umas comparações/metáforas que parecem só complicar o que seria fácil de entender.
Mas, fora isso, reforço que as críticas que ele faz são urgentes de serem discutidas. Fiquei tensa principalmente porque me identifiquei com muitas das coisas que ele descreve serem causadas por essa manipulação das redes sociais - percebi de uns tempos para cá, por exemplo, que minha irritabilidade tá podre, me estresso facilmente com o que leio online, coisa que Lanier explica ser um dos meios das empresas de rede social para produzir engajamento.

Lucc.cvv 10/07/2021

Incrível!!!
As redes sociais já me fizeram muito mal, mas felizmente descobri seus malefícios e como usar de maneira consciente. Esse livro explora de maneira inteligente, sarcástica o lado escuro das Redes Sociais.
Indico com certeza!!!

Keila.Oliveira 12/09/2021

Se todo mundo tivesse a oportunidade de ler esse livro , tenho certeza que muita coisa mudaria na vida digital social.
O livro fala sobre muitos pontos referentes a como somos manipulados pelas redes sociais e pelos feeds personalizados, com certeza qualquer um já passou pelo momento de comentar sobre algum produto ou pesquisar na internet e depois disso só aparecer anúncios referentes a eles no feed das redes sociais. Esse é só um dos pontos que no livro fica bem claro que precisamos ficar espertos!

É um livro bastante interessante , com muitas fontes para serem pesquisadas sobre os assuntos falados! É como se fosse um ponta pé inicial abordando o assunto pra que sirva pra todos procuraram e se informarem mais sobre !!!

Irineu.Dias 26/10/2020

Delete suas redes agora!
Não uma ameaça utópica, mas um livro que se parece um aviso da consequências de nos viciar em redes bummer. Seus efeitos na sociedade e em nossa vida pessoal.

Izabel 27/01/2021

LIVRO DESAFIADOR

Até mais ou menos a metade do livro, confesso que mantive a leitura por persistência, pois muitas vezes a linguagem e as voltas que o autor dava me cansavam e dificultava a compreensão, no entanto da metade para o final não larguei o livro até concluir.
Os argumentos e as informações são excelentes e é desafiador o que ele propõe. Aliás, o título é um tanto pobre para o que esse livro realmente é, mas também não sei que título seria melhor.
Pretendo reler o livro a fim de digerir e compreender melhor algumas coisas, porém esta primeira leitura já foi suficiente para compreender a dimensão daquilo que ele trata.
Recomendo muito.

Eliane Sousa 28/02/2020

Fiquei frustrada de não ter lido a tempo do Enem de 2018 que não terminei de ler... Mas agora peguei pra concluir a leitura e, assim como no começo, fiquei um pouco confusa. Acho que o autor é muito repetitivo, poderia falar de forma mais fácil e breve.

joedsonfrl 02/06/2021

Interessante e assustador
O livro de forma geral é interessante! O autor apresenta bons fatos e argumentos mas é necessário ter um certo filtro das informações. Acho muito válido pensar e conhecer a respeito da super exposição de dados e privacidade na internet e o quanto isso pode ser prejudicial em vários aspectos de vida (tento praticar ao máximo o minimalismo das redes e controle de uso diário).
Achei a leitura um pouco travada porque, ao contrário do que aparenta, o livro não trás uma linguagem muito simples e acessível aos leigos. Não achei uma leitura do tipo que senta e se ler de uma vez só, apesar de ser curtinho. Pra mim funcionou melhor a leitura de um argumento por dia.

Só a título de curiosidade, o autor nos trás e frisa bem o conceito de “blummer”, uma espécie de robô que trabalha em cima de comportamentos nas redes pra personalizar a experiência de cada usuário. O tempo gasto em cada publicação e o tipo de interação com ela (curtida, comentário etc), tudo é armazenado para “”aperfeiçoar”” a experiência e entregar cada vez mais posts relevantes e semelhantes o que provoca uma cascata infinita de rolagem no feed.
Facebook e Google, por exemplo, são considerados Blummers classe A porque os dados dos usuários servem de informação a terceiros que consequentemente gerará renda pra empresa.

Gusma 20/06/2021

É uma leitura bem tranquila até. Como eu já tinha visto a entrevista do autor pro documentário "Dilema das Redes" não teve tanta informação nova, mas ainda assim a leitura vale a pena. Eu discordo dele em trocentos posicionamentos, porém é mo legal ler a experiência de alguém que viveu as coisas que ele viveu. A conclusão ficou bem legal. É um livro interessante.

?O que na verdade acontece, sempre, é que as ilusões se desfazem quando já é tarde demais, e o mundo é herdado pelas pessoas mais rudes, mais egoístas e menos informadas. Quem mais se machuca é qualquer pessoa que não seja uma babaca.?

Myy 13/06/2021

Muito bom ??
Acho que apesar do nome a temática principal é nos ensinar de fato o que devemos ou não publicar, quanto tempo desperdiçamos ali, muitas vezes horas do dia que poderia ser utilizada pra fazer algo que tivesse muito mais a acrescentar. Uma leitura bem válida.

Cássia 20/01/2021

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais
Muito interessante, os argumentos são válidos, porém achei a linguagem muito técnica.