Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Yasmin 14/07/2021

Eu gostei muito do livro, é assustador pensar o quanto as redes sociais mudam o nosso comportamento, recomendo.

Luna 10/03/2022

Esse livro me deu a mesma sensação que o documentário da Netflix ?O Dilema das Redes?, que inclusive o autor fez parte, desespero. Desespero por perceber o mal necessário que a internet e as redes sociais são. Hoje as pessoas utilizam de grandes redes sociais para realizar o networking, mas é a mesma rede social que as colocam em uma bolha. É um paradoxo interessante de se pensar.

Eliane Sousa 28/02/2020

Fiquei frustrada de não ter lido a tempo do Enem de 2018 que não terminei de ler... Mas agora peguei pra concluir a leitura e, assim como no começo, fiquei um pouco confusa. Acho que o autor é muito repetitivo, poderia falar de forma mais fácil e breve.

Nathalia184 15/03/2022

Gostei, mas faltou argumentos mais óbvios.
Vivemos em um mundo onde tudo, ou quase tudo, gira em torno da internet/redes sociais. Não ter um perfil é ser considerado uma figura estranha, ou no mínimo, uma bem excêntrica. Sou de 1999, mas quando criança, ter redes sociais era algo divertido, quando cresci, no entanto, elas criaram um caráter quase que obrigatório. Isto não me assustava, até ler esta obra.
10 argumentos para você deletar suas redes sociais apresenta sistematicamente os motivos pelos quais as redes têm sido um mal para a nossa geração. Segundo o autor, elas têm nos usado como produto, tirado nossa privacidade (e na maioria dos casos, gostamos disso!), além de nos tornar babacas, intolerantes e irracionais.
Caso queira realmente conferir se estas consequências são reais, leia este livro! Recomendo seriamente.

Larissa3637 08/09/2021

Interessante
Estava curiosa com esse livro há um tempo, e após assistir o documentário "O dilema das redes" vi uma oportunidade de já engatar na leitura.
É um livro muito bom, e que o autor expõe pontos mega importantes em relação ao funcionamento das grandes redes, como Google e Facebook. Sem contar que o autor buscou deixar o máximo de referências possíveis, para que o leitor possa consultar suas fontes.
Só o que me desanimou um pouco foi como a leitura foi ficando extensa, com muitos termos técnicos e difíceis para a minha compreensão. Mas, lógico, é um tema que para ser tratado muitos desses termos são necessários.
Enfim, é uma boa leitura! Muito informativa e que levanta reflexões muito importantes.

Gusma 20/06/2021

É uma leitura bem tranquila até. Como eu já tinha visto a entrevista do autor pro documentário "Dilema das Redes" não teve tanta informação nova, mas ainda assim a leitura vale a pena. Eu discordo dele em trocentos posicionamentos, porém é mo legal ler a experiência de alguém que viveu as coisas que ele viveu. A conclusão ficou bem legal. É um livro interessante.

?O que na verdade acontece, sempre, é que as ilusões se desfazem quando já é tarde demais, e o mundo é herdado pelas pessoas mais rudes, mais egoístas e menos informadas. Quem mais se machuca é qualquer pessoa que não seja uma babaca.?

Myy 13/06/2021

Muito bom ??
Acho que apesar do nome a temática principal é nos ensinar de fato o que devemos ou não publicar, quanto tempo desperdiçamos ali, muitas vezes horas do dia que poderia ser utilizada pra fazer algo que tivesse muito mais a acrescentar. Uma leitura bem válida.

Izabel 27/01/2021

LIVRO DESAFIADOR

Até mais ou menos a metade do livro, confesso que mantive a leitura por persistência, pois muitas vezes a linguagem e as voltas que o autor dava me cansavam e dificultava a compreensão, no entanto da metade para o final não larguei o livro até concluir.
Os argumentos e as informações são excelentes e é desafiador o que ele propõe. Aliás, o título é um tanto pobre para o que esse livro realmente é, mas também não sei que título seria melhor.
Pretendo reler o livro a fim de digerir e compreender melhor algumas coisas, porém esta primeira leitura já foi suficiente para compreender a dimensão daquilo que ele trata.
Recomendo muito.

Gabriela Gonçalves 16/08/2020

eu não aguento mais as redes sociais
Esse livro é um tapa na cara para você entender que as empresas tipo o Google e o Facebook estão te manipulando e te transformando num babaca. Nada novo sob o sol. Meio que sabemos lá no fundo que tudo o que fazemos na internet vira dados para serem agregados a algoritmos. O poder dessas empresas dependem da gente, dos nossos dados e informações. Temos elas na palma da mão apesar de parecer que não. Fake news, bots, ansiedade, busca por popularidade/seguidores, é isso que as redes sociais nos entregam. O autor apresenta bons argumentos e te mostrando a verdade dos bastidores. Os primeiros argumentos são melhores, os do final acabam sendo repetitivos. Eu já diminui bastante o uso das minhas redes sociais. Mas como elas se tornaram um vício na nossa sociedade, deletar completamente exige um pouco mais de esforço e força de vontade. Mas é super interessante você saber o seu valor para o sistema e entender que as coisas não são tão bonitinhas assim. O autor afirma que é possível deletar as redes sociais e ainda assim continuar usufruindo das maravilhas da internet. Evite os feeds personalizados, isso tudo é uma ilusão para te enganar.

Karisma 11/12/2021

Relevante.
O livro trás um tema muito relevante, sobre o uso de redes sociais, com posicionamento bem definido e também com argumentos interessentes.

Não se trata de um livro profundo ou técnico, mas sim de uma leitura que demonstra uma preocupação com as relações atuais e a utilização de dados.

Gostei.

Att.

Nathy215 02/09/2020

Necessário.
Sempre que vou ler esse tipo de livro, dando dicas ou sugerindo como alguém deveria agir, pesquiso sobre o autor e sua conduta.
E não consigo deixar de admirar Jason Lanier sobre seus posicionamentos.

"Se as pessoas querem ser subordinadas, quem sou eu para dizer "você deve lutar por sua dignidade individual?" Será que isso não faz de mim aquele que não está respeitando a vontade dos outros?"

O assunto parece tão raso, não é a toa que o autor já joga todos os argumentos na contra capa do livro. As redes sociais vão muito além dos feeds bonitos e divulgação de produtos, as questões abordadas no livro, como as fake news e como estamos deixando de lado nosso poder e individualidade, são palco para questões maiores, como a eleição de um candidato como nosso "querido" presidente, ou a questão das vacinas, cadê as pessoas contra as vacinas nesse momento ? Talvez pedindo a vacina para o corona?
É triste saber que temos acesso a muita informação, mas preferimos tudo mastigado, mesmo que não seja a verdade, um tipo de suicídio intelectual (e da nossa empatia).

Sobre quem é atingido pelo livro, o próprio livro tem uma ótima passagem:

"E se atingir profundamente um pequeno número de pessoas for mais importante do que atingir todo mundo com nada?"

? só achei chato e cansativo a repetição da palavra "Bummer".

Diógenes Gimenes 16/01/2022

A realidade das redes sociais
Livro muito interessante. O autor escreve com propriedade sobre as estruturas que sustentam as redes sociais. É muito importante entender que ao entregar de modo sorrateiro o acesso a nossa privacidade para essas empresas, estamos também permitindo que elas influenciem nosso destino.

Kelly_domings 18/01/2022

Seja como um gato
Cheguei até esse livro pelo documentário ?o dilema das redes? (doc. incrível, recomendo pra todo mundo) mas infelizmente a leitura não me impactou.

Em algumas partes do livro senti como se o autor procurasse desesperadamente alguém para culpar.

Trás um breve aprofundamento sobre a dinâmica por trás das redes (o que é interessante, apesar de raso).

Não é uma leitura que eu recomendaria, mas também não tiro a relevância de livros sobre as prováveis consequências de uma exposição excessiva as redes sociais.

???
Tiago Absolão. 19/01/2022minha estante
Conheci o livro por um vídeo do canal meteoro, parece ser bom, ainda mais que tem um gato na capa. Rs

Kelly_domings 19/01/2022minha estante
Confesso que o gato na capa me deixou muito intrigada kkkkkkkk

Tiago Absolão. 20/01/2022minha estante
Pois é, botar ele na capa foi uma boa sacada kk Inclusive lembra muito a capa do livro "iludidos pelo acaso" do Taleb.

Kelly_domings 20/01/2022minha estante
Não conhecia o título, mas fui olhar e parece mesmo! Kkkkk

Patricia 28/09/2020

Saia da sua bolha
O livro é muito direto e explica bem seus argumentos, como estamos sendo leve e gradualmente influenciados pelas grandes empresas de redes sociais e o impacto na vida real das pessoas em todo o mundo. Recomendo a todos que utilizam essas redes, para que tenham pelo menos consciência do que está acontecendo e possam escolher com liberdade o que fazer.

Thayse 02/10/2020

Faz a gnt repensar
O livro apresenta ótimos argumentos para a gente repensar o uso das redes sociais e o que estamos fazendo com nosso tempo.